Frases de Fernando Pessoa de Perdao

Cerca de 164265 frases e pensamentos: Frases de Fernando Pessoa de Perdao

A mais bela das raparigas só pode dar aquilo que tem.

O erro é a noite dos espíritos e a armadilha da inocência.

O trabalho involuntário ou forçado é quase sempre mal concebido e pior executado.

O remorso é no moral o que a dor é no físico da nossa individualidade: advertência de desordens que se devem reparar.

O louvor que mais prezamos é justamente aquele que menos merecemos.

O que há de melhor nos grandes empregos é a perspectiva ou a fachada com que tanta gente se embeleza.

Os escolares preocupam-se em segredo com o mesmo que preocupa as raparigas nos internatos; faça-se o que se fizer, elas falarão sempre do amor, aqueles das mulheres.

Censuram-se severamente defeitos à virtude, ao passo que se não poupa indulgência para as qualidades do vício.

O cristianismo derrubou imperadores, mas salvou povos.

Se a vida é um mal, por que tememos morrer; e se um bem, por que a abreviamos com os nossos vícios?

Há muitas ocasiões em que os ricos e poderosos invejam a condição dos pobres e insignificantes.

O império mais poderoso e fatal que existe é o das circunstâncias.

Um versificador não considera ninguém digno de ser juiz dos seus versos; se alguém não faz versos, não sabe nada do assunto; se faz, é seu rival.

É triste a condição de um velho que só se faz recomendável pela sua longevidade.

A ação traz mais fortuna que a precaução.

A mais útil e honrosa ciência e ocupação da mulher é a ciência dos cuidados domésticos.

É preciso um espírito especial para se fazer fortuna, sobretudo uma grande fortuna; não se trata nem do espírito bom nem do belo, nem do grande nem do sublime, nem do forte nem do delicado; não sei precisamente de qual se trata, e espero que alguém me possa esclarecer a tal respeito.

Os homens desejam ser escravos em qualquer parte e colher aí a força para dominar noutro sítio.

Os velhos ruminam o pretérito, os moços antecipam e devoram o futuro.

Os homens sem mérito algum, brochados de insígnias e de ouro, são comparáveis aos maus livros ricamente encadernados.