Frases sobre autismo que vão tocar o seu coração
Quando alguém promete algo para um autista e não cumpre, deixa-o triste e frustrado. Ninguém deve prometer o que sabe que não cumprirá. Isso é desonestidade intelectual.
Assuma que um autista tem a capacidade de aprender, independente do nível de suporte ou idade. Deixar de presumir competência é
deixar qualquer possibilidade de desenvolvimento de fora.
A conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo, celebrando suas habilidades e talentos únicos!
Quando nos esforçamos para entender sobre o autismo, criamos um ambiente de compreensão e inclusão.
Autismo - seja um agente de mudança: busque conhecimento, pratique empatia e fortaleça o respeito!"
A inclusão no autismo ainda é uma forma de tabu, pois muitos não acreditam no autismo como um deficiência, enquanto isso existir não haverá um mundo verdadeiramente diverso e acolhedor.
O autismo é uma parte de mim, uma complexidade inerente de quem eu sou diariamente trazendo consigo dificuldades e desafios, mas sem definir o ser humano que eu sou.
O autismo não é uma doença, é uma neurotipia com diversas comorbidades que precisam ser compreendidas com maior abrangência para se obter a diversidade e a inclusão das pessoas no espectro.
Cada autista tem um modo único e singular de ser, com talentos e desafios individuais e singulares.
É preciso contemplar a pessoa com autismo além das diferenças dentro do próprio espectro, pois cada uma precisa ser enxergada dentro de sua individualidade.
O autismo quando não acolhido se transforma em algo muito além da limitação, pois alimenta o preconceito daqueles que não veem as pessoas no espectro com uma perspectiva diferente e inclusiva.
Autismo é um espectro, portanto não há um "modelo" único. Cada pessoa com autismo tem sua própria personalidade, interesses e necessidades.
Não, não é que "todo mundo agora é autista".
É a sua mente que ficou estacionada no passado e não consegue acompanhar a evolução do planeta.
Se você diz isso, está apenas projetando, na sua opinião limitada, o seu atraso evolutivo.
Cura só vem depois da aceitação. No caso do autismo, não.
Mas, só a partir da aceitação, se inicia a construção de um futuro honesto.
São necessárias muitas mãos para orientar e cuidar de um autista, mas eles, sozinhos, conseguem nos ensinar lições preciosas para a vida. E a principal delas é: AMAR GENUINAMENTE.
