Frase da Cultura Afro
"Em uma sociedade onde o dinheiro tem mais valor que o respeito, saiba que se forma uma nação corrompível e sem cultura."
"No Brasil é assim: Tudo é muito fácil de teorizar e de poder fazer, mas realisticamente na prática, tudo é muito difícil de concretizar."
Perguntar a importância da educação é o mesmo que perguntar por quê precisamos nos alimentar, parece uma analogia sem sentido...
Algumas pessoas não nos entendem pois lhes falta base cultural para tal, mas muitas é por se iludirem que lhes sobra cultura.
O Português falado nos (PALOP), apesar de sofrerem algumas alterações, incorporando no âmbito lexical, semântico, pragmático e fonológico palavras das línguas nativas, sempre será uma língua imposta. Pois as línguas nativas refletem de forma pura a identidade e a cultura de cada povo
Compreender outra pessoa não é o mesmo que aceitar tudo o que ela faz mesmo que se torne insuportável. Compreender é entender os valores e motivos do outro, mesmo discordando dele.
Culturas são imposições mentais, dos que detêm o Poder e ditam o ritmo da vida, em todo tempo foi assim;
Tereza
Era uma cidadezinha pequena,
sem alma, sem empatia,
sem alianças.
Nela havia beleza,
nas montanhas,
no céu e nas crianças.
Toda sua cultura foi esmagada,
por religião, fofocas e trapaças.
E foram as primeiras noites sem dança,
sem amor, mas com vitalidade e esperança.
Cada passo dado na vida, é um motivo a mais para agradecer a caminhada. O destino pode ser longo, mas com perseverança, em breve o alcançará.
Preservação Cultural
"Os profissionais da Informação em Angola são essenciais para a preservação da rica herança cultural do país, organizando e protegendo arquivos históricos que narram a trajetória da nação."
Eu acredito que a amizade pode inspirar esforços pela construção de ligações cada vez mais fortes entre as culturas e indivíduos.
Sou herdeiro de todos os povos e culturas
Sou humano inteiro!
Minha alma já habitou todos os corpos
De todas as cores...
De todos os gostos...
Posso ser tudo!
Compreendendo isto
Hoje
Sou tudo!
Chuva forte é "toró"
Rir dos outros é "mangar"
Pão bisnaga é "tabica"
Matar aula é "gazear"
Um estouro é "pipoco"
Um botão é um "pitoco"
Afrouxar é "afolosar"
