⁠Existem 3 tipos de colaboradores em... Túlio Rios

⁠Existem 3 tipos de colaboradores em qualquer empresa: A, B e C.
Colaborador C é aquele que vive dando dor de cabeça para empresa: falta e chega atrasado com fr... Frase de Túlio Rios.

⁠Existem 3 tipos de colaboradores em qualquer empresa: A, B e C.
Colaborador C é aquele que vive dando dor de cabeça para empresa: falta e chega atrasado com frequência, todo dia apresenta um problema diferente, um novo atestado médico, atrito com clientes e colegas de trabalho. O custo emocional, de tempo e financeiro para a empresa é significativo. Nós sabemos que o tipo de colaborador C não fica na empresa, mais cedo ou mais tarde ele é mandado embora. Para o bem de todos, que seja mandado embora o mais cedo possível. O dono da empresa paga para se livrar do “problema”.
De outra forma, o Colaborador B é aquele que entra e sai no horário estipulado, faz o que pede, porém, ele é reativo. Reage ao cliente, aos colegas de trabalho e às outras pessoas. Vale o que pagam a ele de salário ou comissão. Fica quite com a empresa. O problema daquele que fica apenas quite com a empresa é que faz apenas a sua obrigação e não coloca a pulga atrás da orelha do dono do negócio ou de seu superior imediato sobre como recompensá-lo mais pelo que faz a mais. Além disso, é um robozinho. Falta interesse, capacidade e criatividade para entregar mais. Nós sabemos que na era digital que vivemos quem se comporta como um robô, mais cedo ou mais tarde será trocado por um robô, porque a máquina não costuma errar.
E, por último, ou melhor, em primeiro lugar, o Colaborador A, o intraempreendedor, empreende dentro da própria empresa. Ele inova, se antecipa aos problemas, se conecta verdadeiramente com o cliente e com as pessoas que trabalham com ele. Vale 5 a 10 vezes mais aquilo que é pago a ele em dinheiro. Ele erra? Claro que erra. Como todos nós. Mas assume a responsabilidade por seus erros ao invés de culpar os outros. As melhores oportunidades na empresa sempre costumam aparece para ele.
O ideal é que sua equipe seja composta apenas por colaboradores tipo A. Porém, sabemos que a realidade da maioria das pequenas empresas não é assim, tem gente de todo tipo. Vamos fazer uma ressalva aqui, a forma como apresentei o colaborador A, B e C, pode ter sido interpretado como algo determinista, imutável. Sabemos que uma das maiores dificuldades em relação ao ser humano é a mudança de comportamento, no entanto os três tipos de colaborador estão dentro de cada pessoa da sua equipe. Cabe a cada um deles, tomar a decisão todos os dias qual dos 3 tipos irá predominar. (Livro "Mentalidade Empreendedora")