Antônio Carlos G Magalhães: Desarme-se(em todos sentidos) você...

Desarme-se(em todos sentidos)
você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, deita no sofá. Mais relaxado começa a esquecer de um dia muitas vezes problemático. Passado alguns minutos, de repente, se assusta com estalos que parecem tiros. Imediatamente escuta-se gritos e choros. Então começa a imaginar o que está acontecendo...
Poucos instantes depois constata o que houve e percebe uma tragédia. Uma discussão, briga e gatilho acionado. Mas o que houve?
Os filhos dos vizinhos brigaram por jogo de futebol...
Você provavelmente já ouviu falar desse tipo de situação, não é mesmo?
Tudo poderia ser evitado.
Nesse texto, coloco o meu ponto de vista nas razões que provocam esse tipo de crime.
Para começar, lembremos o que
Motivou essa discussão é um simples desentendimento entre crianças, e só chegamos a esse extremo pelo motivo de alguém estar portanto uma arma de fogo e os ânimos ficarem exaltados.
Aqui nós já podemos entender o porquê de desarmar a sociedade é vital para não proporcionar ainda mais violência. Quando uma pessoa está descontrolada pode cometer erros que afetarão a vida de várias outras, além da dela. O cotidiano nos mostra isso. É fato comprovado.
Em nenhum lugar do mundo o combate a violência surtiu efeito com violência. Incentivar o uso de armas é expor todos a tragédias.
Nova Iorque, Chicago, Medellín, entre outras cidades desenvolveram estratégias inteligentes de combate a violência e se tornaram exemplos. Por que não adaptar isso? Que tal pouparmos vidas? É o ideal.
Não devemos radicalizar, e lembro a vocês que o responsável por garantir a segurança são os poderes instituídos.
Se existem leis são para serem cumpridas, afinal somos sociedade civilizada não é mesmo...
É claro que nós precisamos fazer nossa parte. Não sou partidário, mas a política é importante neste cenário. Não é uma questão de ideologias ou estatísticas e sim de obrigação, responsabilidade e consenso. O que está em jogo são vidas.
Então que o discernimento e a humildade de buscar soluções seja ampliada para todos os envolvidos. Isso é tentar ser eficaz, democrático, racional e justo.
Vamos fazer nossa parte e demonstrar (para que o poder público entenda) que incentivar a morte, mesmo que de bandidos só vai gerar ódio, rancor, revanchismo e consequentemente mais violência. O problema está muito antes da vida de um ser humano se tornar criminoso. Preconceito, falta de oportunidades, humilhações, entre outras razões.Então sejamos razoáveis na visão e entendimento de valores e concepção de soluções.
Planejamento, estratégia, inteligência e ação podem e devem mudar o cenário que sem dúvida só tem piorado ao longo dos anos por políticas inadequadas, corrupção e desvalorização das pessoas.
O Brasil e o mundo precisa de paz.

Inserida por AntonioMagalhaes