"Ser bruxa é muito mais do que... Roberto José Faria de...

"Ser bruxa é muito mais do que dedicar-se ao esoterismo, ao conhecimento dos segredos da alquimia ou ao domínio da magia, é um estado d'alma. Uma bruxa já nasce bruxa, ela só não sabe, pois não se lembra mais da época em que não havia uma separação entre os mundos natural e sobrenatural.

Quando você puder, sem medo, caminhar com os pés nus e desprotegidos em uma floresta, correr pelos campos, olhar as árvores, as flores e sentir os ciclos da natureza em seu corpo, em suas entranhas, você é uma bruxa!

Quando você entrar confiante e nua no mar, nos rios, nas lagoas, nas cachoeiras, ficar sob a chuva sem receio de se molhar, não temer os temporais, os raios, os trovões e sentir em seu sangue o pulsar da vida e o movimento das águas, você é uma bruxa!

Quando você olhar a chama da vela, o fogo, a fogueira, sentir a fragrância e o crepitar da madeira em transmutação e perceber que seu espírito quer dançar ao redor das labaredas, você é uma bruxa!

Quando você olhar o céu, respirar fundo, sentir o vento acariciar o seu rosto e convidá-la para voar com ele, você é uma bruxa!

Quando você desejar em sua mente, caminhar como um gato, nadar como um golfinho, voar como uma águia, sorrir como uma criança, ser sábia como uma anciã, admirar o sol e compactuar com a lua, você é uma bruxa!

Quando você interagir com os reinos animal, mineral e vegetal e reconhecer que nada é, tudo está, e que você faz parte do Todo e o Todo lhe contém, que a Natureza é você e você é o Universo, você definitivamente é uma bruxa! Eis a essência das bruxas.”