É tão injusto o desinteresse humano na... Clara Dawn

É tão injusto o desinteresse humano na saúde mental. Se alguém diz que tem câncer, todo mundo se compadece, mas se alguém diz que tem um transtorno mental do ti... Frase de Clara Dawn.

É tão injusto o desinteresse humano na saúde mental. Se alguém diz que tem câncer, todo mundo se compadece, mas se alguém diz que tem um transtorno mental do tipo depressão, ansiedade, bipolar, pânico e etc, logo dizem que é frescura, falta de Deus, falta de ter mala de roupa pra passar...

Não é verdade. Todos nós apresentamos algum tipo de transtorno mental, alguns são muito graves e causam sofrimentos terríveis: são 'cânceres da alma' e é comprovado cientificamente que mais de 90% de nossas dores e doenças físicas são desencadeadas por causa de nossas dores mentais e emocionais.

Nossa saúde mental está péssima. PÉSSIMA, porque há discriminação, porque há tabu, porque há julgamentos, porque quem tem transtorno mental é considerado inapropriado para o convívio com "os normais", porque quem faz terapia é considerado fraco; porque quem vai a psiquiatra e toma tarja preta é um indivíduo que não aguenta um sopro...

Nosso cérebro, nossa mente, nossas emoções também adoecem e, por isso, precisam ser escutados, tratados, sarados. Vamos dar ao assunto a cor que o assunto pede: viver dói, e todos nós precisamos de ajuda para enfrentarmos os nossos labirintos mentais. E tem que ser muito corajosa pra admitir isso, pra não se isolar na dor, pra gritar por socorro, pra buscar o socorro bem presente na angústia.

Entretanto, o que mais ocorre, por causa do tabu, da vergonha de ser taxado de fraca, de demente... é nos isolarmos na dor até que ela se torne maior do que podemos suportar, assim, a esperança não é mais a última que morre, mas a morte a única esperança. Não porque queremos morrer, mas porque não aguentamos mais viver. É diferente.

#setembroamarelo
#suicídiofalaréamelhoropção