Me lembro com alegria e felicidade... Nkuame

Me lembro com alegria e felicidade quando escutava uma reza assim:

"Simbele mona;
Simbele mona;
Simbele mona vunkue;
Simbele mona Vunkue mona;

E muzenza o, e muzenza o!

Ngangaio mam'etu ngangazumba
o ipe o ilo
o ipe o ilo

E muzenza o, e muzenza o!"

Isso me deixava em êxtase em saber que ali dentro do ndemburo tinha novos Mona Nkisi para Casa e isso é motivo de alegria em qualquer casa.

Dali, se espera que saiam bons Monas Nkisi, que sejam cheios de nguzu para aprender, crescer e ajudar a manter a tradição e costumes daquela casa, alguns ganharão o direito de abrir uma Casa também expandindo assim, os costumes e tradições de onde saíram, verdade seja dita, será uma extensão de onde aprenderam e cresceram...
É muito gostoso e gratificante quando vemos os mais velhos recepcionar os mais novos, ensinar, abraçar para si a boa educação daquele que acaba de nascer para o sagrado.
E como é lindo e prazeroso ver o mais novo receber como ensinamento aquilo que o mais velho lhe doa com amor e dedicação.

O nosso Candomblé não é feito de apostilas, dicionários, cds, fitas k7 ou vídeos, é feito de convivência, de trabalho e perseverança.

Façam de vossas famílias de santo lugar de afeto, respeito, amor, fraternidade e muito aprendizado!
Aceitem os conselhos de quem veio antes, de quem viu o que ainda não viram, aceitem de bom coração tudo que lhe é doado de boa fé.
Use e abuse do carinho, da paciência, do afeto e bom senso e lembre-se de que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (se não em engano é de Santo Agostinho essa frase).

Paremos com as guerras internas e externas, isso destrói o sagrado em nós, quando aceitamos as trevas da vingança, do vitimismo, da arrogância, da fofoca, da raiva e de tantos outros sentimentos negativos, deixamos a porta aberta para o mal e se o mal entrar o bem não resistirá às investidas desse mal, pois estaremos minados e sem força para nos erguer.

Ninguém é perfeito, ninguém é puro, portanto, podemos usar a tolerância e esquecer o pré julgamento e o pré conceito, para que nossos dias fiquem mais leves e menos ardidos e para que nossas relações humanas sejam mais proveitosas.

Valorize sua Casa de Candomblé, Valorize quem faz parte dela e seja fraterno com os outros!

Saudade para mim é isso...

Fim...