Coleção pessoal de Nkuame

1 - 20 do total de 81 pensamentos na coleção de Nkuame

Seja admirável sem precisar forçar a barra ou subir nas costas de alguém para que seja visto.
Ocupe seu próprio espaço sem precisar tirar o do outro.

Tata Nkuame

Encare a religião como trabalho de aprimoramento moral e ético, encare como um hospital que ao mesmo tempo que você cura também é curado e encare como casa de caridade sempre fazendo o bem sem olhar a quem.

Tata Nkuame

Não podemos ser espectadores da vida fingindo ser alguma coisa que nunca seremos, pois somos arrogantes demais para perceber que a riqueza, beleza e belos discursos são efêmeros.
O que fica é a fé e o trabalho!
Sua fama, seu nome, sua sabedoria e sua idade de iniciação ou confirmação de nada servem se você não consegue ser bom e sem interesses com o próximo.
Cada um sabe da sua meta, eu quero ser reconhecido pelo sagrado.
E você?

Tata Nkuame

A salvação de um relacionamento é saber ouvir e saber a hora de falar e sempre entender que nem tudo convém, mesmo que permitido.

Tata Nkuame
Tags: relacionamentos

Hoje em uma reflexão pós noticia chata eu e minha solidão proposital chegamos a conclusão que algumas pessoas estão perdendo a noção de gratidão e amizade.
Tudo é muito descartável hoje em dia, nenhum sentimento vem de verdade e puro, sempre tem um interesse, um motivo sórdido por trás. Não é pessimismo não, é realidade que muitos não querem enxergar.
As pessoas vivem de aparência, tudo é motivo pra mostrar quem é melhor, quem é mais rico, quem tem mais seguidores, quem ganha mais likes e etc...
Mas, dentro de vossos lares são pessoas amarguradas, mal educadas, tristes e sozinhas.
Onde deveríamos nos encontrar para nos conhecer melhor como pessoas estamos nos destruindo por causa de coisas tão fúteis, tão mesquinhas como ciúmes, necessidade de estar sempre a vista de alguém mais importante e tantas outras coisas pequenas que ficaria difícil enumerá-las.
Hoje brigamos por tudo que não importa, tudo que é descartável, assim como nos tornamos uns para os outros, descartáveis.
A responsabilidade que muitos têm e não praticam é o que tem deixado perder pessoas por nada e quando perdemos algo não é e nunca será bom. E não venha com a arrogância de dizer que foi um livramento, não foi.
O que acontece é a falta de direcionamento, pessoas que não sabem gerir o que lhe foi confiado, intolerância ao diferente, falta de capacidade em lidar com pessoas mesmo sendo parte delas, falta de diálogo, falta didática, falta carinho, respeito, fraternidade e gratidão mesmo sendo pouco o que lhe oferecem e por fim falta de capacidade em aceitar que está errado e parar para ouvir o outro.

Quem sou eu para escrever isso?

Ninguém, sou apenas um ninguém sem muita importância que enxergou antes de você onde se encontra o erro e teve coragem de expor algo que muitos fingem que não existe.
Quem sabe seja útil a alguém, talvez seja válido para quem tem mente aberta.

N'kuame

Devemos proceder de acordo com que achamos correto, porém nada nos dá o direito de impor nossas idéias.
Saber a diferença do que posso dizer ao outro sem que isso o machuque é uma evolução, agindo ao contrário estamos nos tornando aberrações e estaríamos descendo alguns degraus dessa evolução.
Respeite sempre!

Nkuame
1 compartilhamento

Se sua parte está sendo feita corretamente não sobrará tempo para detectar o que há de errado na vida do próximo!

Nkuame
1 compartilhamento

Ajudar os outros é uma prece que se faz através dos gestos!

Nkuame
1 compartilhamento

Quem nega a sua fé, não é digna dela!

Nkuame
1 compartilhamento

O orgulho é o medo de suas convicções caírem por terra quando o outro abrir a boca e deixar claro que você está errado!

Nkuame
1 compartilhamento

De que adianta você ir todos os dias em sua religião?
De que adianta ouvir seus líderes religiosos ensinar suas doutrinas?

Se seus pensamentos são o inverso do que é ouvido!

De nada adianta pedir cura se você pensa em vingar-se do outro, em derrubar esse ou aquele que está atrapalhando sua ascensão (erro básico de quase todo religioso) e de ficar fofocando sobre a vida do próximo.

Vejo tantos irmãos cobrando do outro aquilo que nunca praticaram e se esquecendo do passado em que foi exatamente aquilo que combate hoje, talvez seja complexo de inferioridade, não sei o que faz com que alguém seja tão cheio de medos ao ponto de praticar tais atos de estupidez...

Sei que essa cura que tantos procuram depende da limpeza desses pensamentos nocivos que muitos têm.
Nunca exija do próximo aquilo que não aprendeu ainda...
Não é porque você está em um lugar mais acima do outro que faz de você melhor, o que você precisa é ficar atento, pois você é exemplo para os demais, logo você precisa viver de acordo com o que prega!

Não use a famosa desculpa "de ser apenas um ser humano falho", se você cobra perfeição, purismo, sensatez e caráter integro deve ter também esses atributos.
Quando aprender a ver a falha do irmãos como um ato de pedido de ajuda, quando ver o que irmão precisa da sua atenção e que seja desinteressada e que possa ser fraterno, aí sim terá um filho, um irmão, uma mãe e um pai leal e fiel.

Seja menos juiz e mais amigo!

Washington Nkuame
1 compartilhamento

Hoje em dia algumas pessoas estão com preguiça de pensar, repensar e corrigir.
Estão constantemente rebatendo o que lhes tira da sombra da preguiça e do erro. Pessoas acomodadas odeiam quando alguém ou alguma situação os tiram da zona de conforto que criaram a vaidade não deixa ver o que estão perdendo, não aceitam que alguém muitas vezes visto como menos importante desmitifiquem algumas coisas e situações ou que simplesmente corrijam um erro, deveriam ver como ajuda e grandeza, pois assim podemos crescer, evoluir e firmar uma cultura, opinião, comunidade e etc...
Quem lhe trás o conhecimento não é seu inimigo e muito menos alguém que lhe quer tirar o brilho que achas que tens é alguém que quer crescer junto e passar o que aprendeu, isso é que deveria ser engrandecido.
A pessoa que partilha o que sabe também aprende com o ato é uma troca e isso se torna corrente do bem ...

Nkuame
1 compartilhamento

Durmam bem...
Descansem e se renovem!
Amanhã é um novo dia com uma nova oportunidade pra ser melhor que hoje... Saiba aproveitar e tempo que tempo dá!
Utilize sua força para fazer o bem, utilize sua boca para pronunciar boas palavras e sorria sempre...
Utilize seu novo dia para se renovar como ser humano...
Utilize seu para fazer algo prazeroso mais que não fira os outros!
Utilize seu dia para produzir algo de bom...
Utilize seu dia para se ocupar com a própria vida..
Tente fazer amizades são elas que vão te amparar...
E tente não perder as pessoas.
Siga seu caminho sem pisotear a grama alheia...
Seja educado de verdade, seja simples e ao mesmo tempo requintado de sentimentos bons...
Tenha classe...
Nunca despreze alguém , sentimento mais penoso é esse!
Amanhã é um novo dia para quem sabe renascer e aceita ser renovado pelo tempo... Ser igual é chato!
Paz e paciência!
Amor de verdade e caridade!
Fraternidade e carinho!
Perfeição não existe, o que existe são olhos que sabem ver qualidades, treine-os para isso e o coração vai acompanhar o esforço!
Defeitos todos tem, mas não se interesse pelo do próximo, assim você se esquece do seu... É aí que nos perdemos!

Nkuame
2 compartilhamentos

Me lembro com alegria e felicidade quando escutava uma reza assim:

"Simbele mona;
Simbele mona;
Simbele mona vunkue;
Simbele mona Vunkue mona;

E muzenza o, e muzenza o!

Ngangaio mam'etu ngangazumba
o ipe o ilo
o ipe o ilo

E muzenza o, e muzenza o!"

Isso me deixava em êxtase em saber que ali dentro do ndemburo tinha novos Mona Nkisi para Casa e isso é motivo de alegria em qualquer casa.

Dali, se espera que saiam bons Monas Nkisi, que sejam cheios de nguzu para aprender, crescer e ajudar a manter a tradição e costumes daquela casa, alguns ganharão o direito de abrir uma Casa também expandindo assim, os costumes e tradições de onde saíram, verdade seja dita, será uma extensão de onde aprenderam e cresceram...
É muito gostoso e gratificante quando vemos os mais velhos recepcionar os mais novos, ensinar, abraçar para si a boa educação daquele que acaba de nascer para o sagrado.
E como é lindo e prazeroso ver o mais novo receber como ensinamento aquilo que o mais velho lhe doa com amor e dedicação.

O nosso Candomblé não é feito de apostilas, dicionários, cds, fitas k7 ou vídeos, é feito de convivência, de trabalho e perseverança.

Façam de vossas famílias de santo lugar de afeto, respeito, amor, fraternidade e muito aprendizado!
Aceitem os conselhos de quem veio antes, de quem viu o que ainda não viram, aceitem de bom coração tudo que lhe é doado de boa fé.
Use e abuse do carinho, da paciência, do afeto e bom senso e lembre-se de que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (se não em engano é de Santo Agostinho essa frase).

Paremos com as guerras internas e externas, isso destrói o sagrado em nós, quando aceitamos as trevas da vingança, do vitimismo, da arrogância, da fofoca, da raiva e de tantos outros sentimentos negativos, deixamos a porta aberta para o mal e se o mal entrar o bem não resistirá às investidas desse mal, pois estaremos minados e sem força para nos erguer.

Ninguém é perfeito, ninguém é puro, portanto, podemos usar a tolerância e esquecer o pré julgamento e o pré conceito, para que nossos dias fiquem mais leves e menos ardidos e para que nossas relações humanas sejam mais proveitosas.

Valorize sua Casa de Candomblé, Valorize quem faz parte dela e seja fraterno com os outros!

Saudade para mim é isso...

Fim...

Nkuame
1 compartilhamento

Portanto, não puxe o tapete do amigo a troco de se sentir importante, isso é maldade!
Não fale de seu amigo pelas costas para ganhar créditos com quem quer que seja, aliás quem escuta é também um mau caráter, pois deveria cortar o mal pela raiz ...
Não suje as suas mãos com a lama dos outros e não jogue a lama nos olhos dos seus amigos!
Uma dose de respeito, decência, bom senso e educação já seria de muito bom gosto!
Amizade boa de verdade é aquela que você chega diz o que pensa e o outro escuta calado e depois argumenta e no final os dois tomam um café juntos e dizem um para outro que estamos certos, se é que me entendem?!
De nada vai adiantar discutir, discriminar, julgar, ter um pré conceito de algo ou alguém e depois agir de forma normal como se nada tivesse acontecido... Ouvir a opinião avessa a sua não faz do coleguinha que disse um inimigo, faz dele uma pessoa verdadeira que sabe ouvir sem julgar e tem uma personalidade própria e sabe se posicionar sem atacar.
Todos devemos ouvir e expor nossas opiniões de forma educada, com bom senso, imparcialidade e respeito...
Aí sim!
Serás um bom amigo e deixarás de ser um velho conhecido!

Tata Nkuame
1 compartilhamento

Por isso sempre prefiro escutar todos e correr atrás das verdades, mas isso não é pra todos.
Muitos são preguiçosos, acomodados e dependentes de alguém ou algo!
Não opine ou entre em assunto que você não conhece, mesmo que você tenha escutado um lado, pois não escutou o outro e não deu a oportunidade de sentar e olho no olho dizer o que fala com tanta coragem quando se está longe na escuridão da raiva e mágoa onde a luz da sabedoria e respeito chega!

Nkuame
1 compartilhamento

Sou desbravador...
Sou de fé firme...
Sou de curvar e nunca quebrar...
Sou de acreditar na minha capacidade....
Sei o tamanho da minha importância ...
Sei como deixar de lado o que me diminui...
Sei como isolar aquilo que não me acrescenta...
Sei escutar, falar e amar quando preciso for...
Sei observar sem me intrometer na vida alheia...
Sou imperfeito e cheio de defeitos, mas sei como minimizar esses ajudando sempre que possível ... Faço com alma e coração!
Se uma ou outra porta se fecha, eu abro outra e com certeza tenho minhas janelas abertas para o ar revigorante do amor entrar...
Se um sorriso se fecha eu abro outro maior ...
Sou desbravador e sempre serei!

Tranquilidade caminha à frente da obediência e, atrás da negligência, os dissabores...

Nkuame
1 compartilhamento

As palavras tem o poder de mudar somente aqueles que param ouvi-las.
Palavras saem da alma, se sua alma dói você produzirá palavras de dor e assim por diante...
Quando você quer desconstruir algo que "acha" errado usando as palavras, você está errando com você e com o outro, pois achar não é ter a certeza de quem viveu, mas quando você tem certeza do que fala com fatos comprovados e vividos é seu dever alertar aos demais que julga serem seus amigos.
Ouve quem quer, absorve quem tem a alma aberta e sem lados e finge que não viu quem é burro o bastante para se achar maior e mais sábio que aquilo que lê ou que aquele que escreve... Não se trata de competição de saberes ou de maior importância, se trata de sermos mais fraternos e espertos com armadilhas que vemos por aí!
Amo as palavras, uso-as em todos os momentos da minha vida e apenas paro de usa-las quando vejo que já não tem mais jeito, quando a infecção já destruiu o que de melhor uma pessoa pode ter em certas situações, O BOM SENSO E ÉTICA, seja ela religiosa ou social.
Falar em dialetos, rezar em outras línguas, cantar, dançar não fará de você uma pessoa melhor, apenas fará de você uma pessoa que estudou e aprendeu alguma coisa, fazer você melhor é saber respeitar, ser menos arrogante, ser mais honesto, ser humilde e simples e principalmente saber escutar as pessoas.
E lembre-se que quantidade nunca foi sinônimo de qualidade...
Você pode ter duas pessoas ao seu lado se essas fizerem tudo com respeito, amor, carinho, bom senso e ética tudo será perfeito!
Dirija sua vida com a mesma maestria com que conduz a vida do outro...

Nkuame
1 compartilhamento

Coisa bonita é um sentimento verdadeiro.

Esse final de semana foi para que eu pudesse refletir sobre minha vida Religiosa.
Vejo e ouço muitos relatos dos mais velhos e vejo quanto amor é demonstrado nas belas palavras que são ditas quando se lembram de seus irmãos que se foram, de seus pais e mães e da família de santo.
Eu mesmo com o pouco tempo sou muito intenso em tudo que gosto e amo, coloco essa intensidade na forma de carinho, atenção, respeito, humildade e principalmente a simplicidade que tenho com todos.
Sinto saudades do meu começo, as histórias engraçadas, as vezes me pego lembrando sem mágoa e sorrindo, foi bom aquilo tudo.
Hoje também me pego sorrindo no caminho, sou feliz em ter conhecido muitas pessoas do meu Nguzu e de outros também, aliás agradeço a Nzambi todos os dias por isso.
Tenho meus momentos de mais silêncio, mas na maioria do tempo to sempre sorrindo e falando quando se pode lógico.
Como era gostoso comer com a mão, ficar recolhido 26 dias um mês na verdade era farra da boa, muitas histórias dentro do ndemburo, quanto se aprendia, tudo era ensinamento e quem percebia aproveitava e eu aproveitei ao máximo, saí dei a sorte de nzambi de ter vários barcos de pessoas mais velhas que eu seguidos, aprendi mais ainda que privilégio o meu, tive convívio com muita gente boa de nosso Nguzu, observava todos com a maior admiração e até hoje mesmo com algumas mágoas admiro muitos pela sabedoria, inteligência e alguns pela postura.
O meu caminho se abriu e por infelicidades não permaneci no meu berço, no meu ninho tive que voar, mas voei baixo e caí em um ninho amigo, lá aprendi mais ainda, tive privilégio de me sentar com aquela que conduz o seu Nguzu no amor e carinho. Belos foram os dias em que esse ninho me acolheu e belos os pássaros que ali vivem.
Hoje estou pousado com a asa quebrada, porém me recuperando bem.
Gostaria de voar alto e de lá, bem alto soltar pétalas de rosas em todos os ninhos que conheço em sinal de amor e respeito, pois o que anda faltando é o amor, fraternidade e carinho, mas no momento não dá to sem uma asa...
Não me preocupo com aves mais agitadas com minha presença, sou um pássaro pacato e não sei simular sentimentos, quando gosto eu gosto, quando amo eu amo de verdade e quando eu elogio é de verdade sem hipocrisia e demagogia que é algo que não suporto.
Agradeço aos meus ninhos, fui feliz em todos, conheci o lado bom e vi o lado péssimo, e digo com propriedade que vi mais o lado bom e esse sempre pesa mais...
Amor de verdade é quando mesmo machucado a gente sabe que existe uma chance dos nossos algozes mudarem de vida, serem melhores não para comigo, mas para com os próximos que virão pedir auxilio a vocês, assim como eu pedi quando precisei de um rumo.
Amo todos sem distinção, não creio que quando voltar a voar eu sobrevoe os ninhos que deixei, mas sempre estarão em meus corações como aprendizado.
Eu reconheço as pessoas pelo abraço e por isso sempre faço questão de ter essa intimidade, essa troca de energia...
Por isso deixo meu mais sincero abraço a todos com amor e respeito e reafirmo que corrijam seus erros com os próximos que virão, a alguns que saibam acolher e a outros que saibam ouvir.
Eu estou corrigindo dia após dia os meus erros!

Um beijo de quem aprendeu que nem sempre as intempéries da vida são resolvidas de formas mais leves e que também aprendeu que quem tem mais visibilidade tem que saber dos riscos que corre, pois será o primeiro a levar a pedrada.

Nkuame
1 compartilhamento

Manter a boca fechada e os ouvidos abertos, porém usando o cérebro para filtrar o que lhe é dito mostra a maturidade e personalidade firme que temos que ter para continuar a caminhar.

Devemos nos abster de entrar na vida das pessoas sem o minimo de conhecimento da causa e sem ser convidado isso atrai males futuros que podem sujar nosso caráter.
Saiba diferenciar as coisas com que convive e escuta...
Muitas são as pedras, porém poucos os construtores.

Sejamos melhores não só com os nossos, sejamos também com os outros, pois ser benevolente com quem já temos convivência é muito fácil e cômodo, ser benevolente com os outros faz de você fraterno e humilde, não seria esse o sentido do que pratica como fé, seja ela qual for!?

Seja elo e não o machado!

Nkuame
1 compartilhamento