Coleção pessoal de Nkuame

1 - 20 do total de 87 pensamentos na coleção de Nkuame

⁠O custo da fé cega é ceder seu espaço a quem deseja o poder acima de todos e sem qualquer escrúpulo!

⁠Nenhuma religião pode ser julgada e suja por seus fiéis sujos e perdidos!

Estamos vivendo tempos sombrios espiritualmente e nossos preconceitos cada vez maiores estão destruindo nossa ligação com o sagrado e dando espaço à falta de respeito, ódio, egoísmo, falta de amor e limite.
Condenamos as religiões usando falas deturpadas de adeptos perdidos e sem rumo, usamos todos os tipos de subterfúgios para julgar e condenar as religiões, porém não pontuamos nossa culpa nisso tudo, saímos pela lateral para não assumir nossos erros dentro dessas religiões, culpamos tudo e todos, menos nós mesmos pelas competições, pelas guerras internas e externas em nome do sagrado.
Dentro de nossas casas condenamos, julgamos e esvaziamos o que era luz para dar espaço as trevas.
Existem pessoas ruins, perdidas e sem amor, extremistas e que interpretam erroneamente essas religiões.
Reparem que sempre tendemos a procurar erros, trapaças, códigos e mensagens subliminares nas religiões, raramente paramos para ver o belo, e mensagem original, a palavra que edifica...
Queremos o fácil, queremos a resolução e não paramos para ver o caminho para isso.
Sempre queremos duvidar da existência do sagrado, queremos explicar o inexplicável, queremos isso apenas para nos satisfazer, sanar nossas faltas e poder dizer que “não somos os culpados”.

Lembre-se que nós é que somos responsáveis por difundir amor, respeito, união e bom caráter, isso não é obrigação do sagrado que você acredita, isso é nosso, portanto não são as religiões as culpadas de tanto terror, guerras, falta de amor, egoísmo, a culpa é sua que preferiu esse caminho!

⁠Segue o caminhando sem ofender ou magoar propositalmente os outros e assim terá êxito pelo caminho.
Mas, se por algum acaso você errar com próximo, seja íntegro e peça desculpas e mude sua postura, não para agradar, mas porque é o mínimo que espera de uma pessoa bem intencionada e em evolução.

⁠Cada um está passando pelo próprio deserto, porém isso não faz de você mais sofrido que esse ou aquele, somos todos viajantes do mesmo barco, uns mais machucados e outros menos, mas todos no mesmo barco que se chama: VIDA!
Portanto, saiba viver sem precisar imputar suas dores e mazelas aos outros!

⁠Ame intensamente, porém tenha consciência que um dia você será surpreendido com a dúvida sua ou da sua companheira ou companheiro.
Quando a dúvida entra o relacionamento sai!

Tenha calma e sabedoria para dedicar-se ao outro, pois quase nunca você terá a retribuição que deseja.
Você então será consumido pelo sentimento de impotência e pequenez quando não for retribuído como almeja.
Dedique-se a compreender como ser único que é...
Espere do outro o mínimo e quem sabe ganhará o máximo!

Seja admirável sem precisar forçar a barra ou subir nas costas de alguém para que seja visto.
Ocupe seu próprio espaço sem precisar tirar o do outro.

Encare a religião como trabalho de aprimoramento moral e ético, encare como um hospital que ao mesmo tempo que você cura também é curado e encare como casa de caridade sempre fazendo o bem sem olhar a quem.

Não podemos ser espectadores da vida fingindo ser alguma coisa que nunca seremos, pois somos arrogantes demais para perceber que a riqueza, beleza e belos discursos são efêmeros.
O que fica é a fé e o trabalho!
Sua fama, seu nome, sua sabedoria e sua idade de iniciação ou confirmação de nada servem se você não consegue ser bom e sem interesses com o próximo.
Cada um sabe da sua meta, eu quero ser reconhecido pelo sagrado.
E você?

A salvação de um relacionamento é saber ouvir e saber a hora de falar e sempre entender que nem tudo convém, mesmo que permitido.

Hoje em uma reflexão pós noticia chata eu e minha solidão proposital chegamos a conclusão que algumas pessoas estão perdendo a noção de gratidão e amizade.
Tudo é muito descartável hoje em dia, nenhum sentimento vem de verdade e puro, sempre tem um interesse, um motivo sórdido por trás. Não é pessimismo não, é realidade que muitos não querem enxergar.
As pessoas vivem de aparência, tudo é motivo pra mostrar quem é melhor, quem é mais rico, quem tem mais seguidores, quem ganha mais likes e etc...
Mas, dentro de vossos lares são pessoas amarguradas, mal educadas, tristes e sozinhas.
Onde deveríamos nos encontrar para nos conhecer melhor como pessoas estamos nos destruindo por causa de coisas tão fúteis, tão mesquinhas como ciúmes, necessidade de estar sempre a vista de alguém mais importante e tantas outras coisas pequenas que ficaria difícil enumerá-las.
Hoje brigamos por tudo que não importa, tudo que é descartável, assim como nos tornamos uns para os outros, descartáveis.
A responsabilidade que muitos têm e não praticam é o que tem deixado perder pessoas por nada e quando perdemos algo não é e nunca será bom. E não venha com a arrogância de dizer que foi um livramento, não foi.
O que acontece é a falta de direcionamento, pessoas que não sabem gerir o que lhe foi confiado, intolerância ao diferente, falta de capacidade em lidar com pessoas mesmo sendo parte delas, falta de diálogo, falta didática, falta carinho, respeito, fraternidade e gratidão mesmo sendo pouco o que lhe oferecem e por fim falta de capacidade em aceitar que está errado e parar para ouvir o outro.

Quem sou eu para escrever isso?

Ninguém, sou apenas um ninguém sem muita importância que enxergou antes de você onde se encontra o erro e teve coragem de expor algo que muitos fingem que não existe.
Quem sabe seja útil a alguém, talvez seja válido para quem tem mente aberta.

Devemos proceder de acordo com que achamos correto, porém nada nos dá o direito de impor nossas idéias.
Saber a diferença do que posso dizer ao outro sem que isso o machuque é uma evolução, agindo ao contrário estamos nos tornando aberrações e estaríamos descendo alguns degraus dessa evolução.
Respeite sempre!

Se sua parte está sendo feita corretamente não sobrará tempo para detectar o que há de errado na vida do próximo!

Ajudar os outros é uma prece que se faz através dos gestos!

Quem nega a sua fé, não é digna dela!

O orgulho é o medo de suas convicções caírem por terra quando o outro abrir a boca e deixar claro que você está errado!

De que adianta você ir todos os dias em sua religião?
De que adianta ouvir seus líderes religiosos ensinar suas doutrinas?

Se seus pensamentos são o inverso do que é ouvido!

De nada adianta pedir cura se você pensa em vingar-se do outro, em derrubar esse ou aquele que está atrapalhando sua ascensão (erro básico de quase todo religioso) e de ficar fofocando sobre a vida do próximo.

Vejo tantos irmãos cobrando do outro aquilo que nunca praticaram e se esquecendo do passado em que foi exatamente aquilo que combate hoje, talvez seja complexo de inferioridade, não sei o que faz com que alguém seja tão cheio de medos ao ponto de praticar tais atos de estupidez...

Sei que essa cura que tantos procuram depende da limpeza desses pensamentos nocivos que muitos têm.
Nunca exija do próximo aquilo que não aprendeu ainda...
Não é porque você está em um lugar mais acima do outro que faz de você melhor, o que você precisa é ficar atento, pois você é exemplo para os demais, logo você precisa viver de acordo com o que prega!

Não use a famosa desculpa "de ser apenas um ser humano falho", se você cobra perfeição, purismo, sensatez e caráter integro deve ter também esses atributos.
Quando aprender a ver a falha do irmãos como um ato de pedido de ajuda, quando ver o que irmão precisa da sua atenção e que seja desinteressada e que possa ser fraterno, aí sim terá um filho, um irmão, uma mãe e um pai leal e fiel.

Seja menos juiz e mais amigo!

Hoje em dia algumas pessoas estão com preguiça de pensar, repensar e corrigir.
Estão constantemente rebatendo o que lhes tira da sombra da preguiça e do erro. Pessoas acomodadas odeiam quando alguém ou alguma situação os tiram da zona de conforto que criaram a vaidade não deixa ver o que estão perdendo, não aceitam que alguém muitas vezes visto como menos importante desmitifiquem algumas coisas e situações ou que simplesmente corrijam um erro, deveriam ver como ajuda e grandeza, pois assim podemos crescer, evoluir e firmar uma cultura, opinião, comunidade e etc...
Quem lhe trás o conhecimento não é seu inimigo e muito menos alguém que lhe quer tirar o brilho que achas que tens é alguém que quer crescer junto e passar o que aprendeu, isso é que deveria ser engrandecido.
A pessoa que partilha o que sabe também aprende com o ato é uma troca e isso se torna corrente do bem ...

Durmam bem...
Descansem e se renovem!
Amanhã é um novo dia com uma nova oportunidade pra ser melhor que hoje... Saiba aproveitar e tempo que tempo dá!
Utilize sua força para fazer o bem, utilize sua boca para pronunciar boas palavras e sorria sempre...
Utilize seu novo dia para se renovar como ser humano...
Utilize seu para fazer algo prazeroso mais que não fira os outros!
Utilize seu dia para produzir algo de bom...
Utilize seu dia para se ocupar com a própria vida..
Tente fazer amizades são elas que vão te amparar...
E tente não perder as pessoas.
Siga seu caminho sem pisotear a grama alheia...
Seja educado de verdade, seja simples e ao mesmo tempo requintado de sentimentos bons...
Tenha classe...
Nunca despreze alguém , sentimento mais penoso é esse!
Amanhã é um novo dia para quem sabe renascer e aceita ser renovado pelo tempo... Ser igual é chato!
Paz e paciência!
Amor de verdade e caridade!
Fraternidade e carinho!
Perfeição não existe, o que existe são olhos que sabem ver qualidades, treine-os para isso e o coração vai acompanhar o esforço!
Defeitos todos tem, mas não se interesse pelo do próximo, assim você se esquece do seu... É aí que nos perdemos!

Me lembro com alegria e felicidade quando escutava uma reza assim:

"Simbele mona;
Simbele mona;
Simbele mona vunkue;
Simbele mona Vunkue mona;

E muzenza o, e muzenza o!

Ngangaio mam'etu ngangazumba
o ipe o ilo
o ipe o ilo

E muzenza o, e muzenza o!"

Isso me deixava em êxtase em saber que ali dentro do ndemburo tinha novos Mona Nkisi para Casa e isso é motivo de alegria em qualquer casa.

Dali, se espera que saiam bons Monas Nkisi, que sejam cheios de nguzu para aprender, crescer e ajudar a manter a tradição e costumes daquela casa, alguns ganharão o direito de abrir uma Casa também expandindo assim, os costumes e tradições de onde saíram, verdade seja dita, será uma extensão de onde aprenderam e cresceram...
É muito gostoso e gratificante quando vemos os mais velhos recepcionar os mais novos, ensinar, abraçar para si a boa educação daquele que acaba de nascer para o sagrado.
E como é lindo e prazeroso ver o mais novo receber como ensinamento aquilo que o mais velho lhe doa com amor e dedicação.

O nosso Candomblé não é feito de apostilas, dicionários, cds, fitas k7 ou vídeos, é feito de convivência, de trabalho e perseverança.

Façam de vossas famílias de santo lugar de afeto, respeito, amor, fraternidade e muito aprendizado!
Aceitem os conselhos de quem veio antes, de quem viu o que ainda não viram, aceitem de bom coração tudo que lhe é doado de boa fé.
Use e abuse do carinho, da paciência, do afeto e bom senso e lembre-se de que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (se não em engano é de Santo Agostinho essa frase).

Paremos com as guerras internas e externas, isso destrói o sagrado em nós, quando aceitamos as trevas da vingança, do vitimismo, da arrogância, da fofoca, da raiva e de tantos outros sentimentos negativos, deixamos a porta aberta para o mal e se o mal entrar o bem não resistirá às investidas desse mal, pois estaremos minados e sem força para nos erguer.

Ninguém é perfeito, ninguém é puro, portanto, podemos usar a tolerância e esquecer o pré julgamento e o pré conceito, para que nossos dias fiquem mais leves e menos ardidos e para que nossas relações humanas sejam mais proveitosas.

Valorize sua Casa de Candomblé, Valorize quem faz parte dela e seja fraterno com os outros!

Saudade para mim é isso...

Fim...