Guerra travada A guerra está travada... Djalma CMF

Guerra travada

A guerra está travada pelos tronos espalhados em cada pedacinho do território brasileiro, chegando a assustar. Territórios são disputados em todos os lugares, ao ponto de ficarmos chocados com tantos reinos numa grande nação republicana. Há começar nas pequenas famílias, onde homens ou mulheres querem reinar. Eles geralmente são autoritários, homens grossos na relação com os seus entes queridos, enquanto as rainhas geralmente são más, elas assumem o estilo bruxa com verruga no nariz e tudo, só que às vezes são lindas e as suas motivações são até bastante incríveis em algumas situações, mas não deixam dúvidas que todos querem mandar.

Ao sair de casa para o trabalho a cena se repete quantos reizinhos sentados nos cargos de chefia, às vezes meros capachos de outros reis mais poderosos, mas eles não perdem a oportunidade de querer pisar nos subalternos. Nas igrejas os padres e pastores assolam a vida dos sacristãos e diáconos, esquecendo que dentro do cristianismo o maior sempre serve o menor.

O princípio organizacional das empresas e instituições públicas e privadas, além é claro da música e do esporte em geral não deixam de eleger seus reis, porém o que mais chamou a minha atenção foi o crime organizado: são os sem terras, as máfias de madeireiras, o jogo do bicho, os traficantes, entre outros. Eles têm esse nome porque vivem dentro de uma hierarquia criminosa, e não se melindram com qualquer ação que tenta destituir o seu rei, basta um perder o reinado por causa mortis para outro rapidamente ocupar o seu lugar, e quando o mesmo é preso, não perde Sua Majestade.

Os milicianos que apareceram no Rio de Janeiro como solução para combater esse crime organizado, se organizaram de forma tão tremenda, que já tem até o seu braço na política. Daí, percebemos como as declarações de alguns políticos ou mesmo um partido inteiro, são tão diferentes para o mesmo assunto em pauta, basta o personagem está dentro do mesmo reino ou do lado de fora, fácil perceber. Até porque, ninguém quer perder o seu lugar na corte, mesmo que seja aquele já tão desgastado lugar de bobo.

E assim vamos observando as hierarquias de todos os gostos, sabendo que essas histórias sobre rei e reinos são muito mais do que uma simples crônica de alguma coisa qualquer, é guerra, é fogo, é raio, sei lá. É sinistro mesmo!