Você sempre vai sofrer diante de... Jeozadaque Martins

Você sempre vai sofrer diante de algumas situações. O sofrimento é inevitável.
Primeiro, porque somos todos humanos e isso faz parte da vida tanto quanto as alegrias, as tristezas, as conquistas, as derrotas... Sofrer faz parte desse ciclo. Do ciclo da vida.
Já dizia aquela frase: “Quem ama sofre.” E como sofre... Mas em alguns aspectos, esse sofrimento é uma escolha. Sim. Escolha.
Não que eu não ouça meu coração, mas algumas coisas são tão bobas pra eu ficar sofrendo como uma criança que não entende a vida, que só faz birra, que faz aquele biquinho de “to magoada” quando o seu querer não é feito.
Com algumas pessoas é isso que acontece. Exatamente assim: Ela ama uma pessoa, a vê perfeita e acha que tudo vai ser lindo, tudo vai ser perfeito, e nisso, ela vai criando ilusões, mas quando percebe que essa pessoa não a ama, começa a vê-la de outro jeito: como uma pessoa sem coração, que só quis iludi-la.
A verdade é que somos nós quem criamos as ilusões e isso independe das palavras que as pessoas nos dizem. Somos nós quem nos iludimos por conta própria. É sua escolha se iludir.
Eu aprendi uma coisa e a levo comigo sempre que me deparo com essa situação: “...só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama...”
Às vezes, é isso que nós queremos: que a pessoa nos ame do jeito que nós queremos e as coisas não funcionam assim.
Precisamos entender que algumas pessoas foram feitas para serem amigas, colegas, primas, e outras, amores...
Você ainda não está convencido disso? Então vamos lá. Inverta os papéis.
Acredito que uma pessoa já amou você e por mais que você tentasse retribuir aquele sentimento, você não conseguia. É isso que acontece: às vezes, a pessoa até tenta retribuir o que você sente, mas o coração dela pertence a outro e o nosso sofrimento passa a ser nossa escolha quando decidimos acreditar que aquela pessoa é nossa “alma gêmea” ou então que só vamos ser felizes com ela. Grande bobagem...
Se você aprender isso mais cedo, mais cedo você para de sofrer e mais cedo você compreende o amor.
O amor não é aquela coisa linda, perfeita, em que tudo se encaixa. O nome disso é lego. Amor é outra coisa.
É tão mais prático aceitarmos os fatos. Compreender aquela citação que fiz acima. Isso nos poupa tanto tempo.
Mas eu entendo certos comportamentos. Parece que quando o amor entra pela porta da frente, a razão sai disparada pela porta de trás. Amar também é usar a razão. Amar também é entender que a nossa felicidade não está relacionada à pessoas. Amar, em alguns aspectos, não é viver sofrendo. E o que significa esses “alguns aspectos”?
Você vê a pessoa que você ama sofrendo e porque você a ama você sofre também. Isso é fato.
Mas em termos de não ser correspondido como você quer, o sofrimento é opcional. Você quem escolhe sofrer. A vida é muito curta pra perdermos tempo sofrendo por um amor não correspondido.
Pense nisso.