Franz Kafka

Cerca de 100 frases e pensamentos: Franz Kafka
Franz Kafka (1883-1924), escritor tcheco de língua alemã. É considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX.

Nada mais envelhece do que um circuito mental que se baseia em atitudes como:
Suspeitar de que os outros pensam mal de nós, querem nos enganar ou não nos valorizam como merecemos.
Fazer previsões negativas de fatos que ainda não ocorreram.
Ter expectativas exageradas a respeito do que o mundo e as pessoas que o habitam têm a nos oferecer.

Olhe pela janela, você verá como vai o mundo. Para onde correm as pessoas? Não diferençamos mais o encadeamento das coisas que lhes daria um sentido supra-pessoal. A despeito do rumor geral, cada um está mudo e isolado e isolado em si mesmo. O encaixe dos valores do mundo e dos valores do eu já não funcionam convenientemente. Não vivemos num mundo destruído, vivemos num mundo transtornado

Todos os erros humanos são fruto da impaciência, interrupção prematura de um processo ordenado, obstáculo artificial levantado ao redor de uma realidade artificial.

O Messias só virá quando não for necessário.

O homem não está condenado à morte, está condenado a viver.

Seu riso? São lágrimas que entraram.

Crer significa libertar em si mesmo o indestrutível. Ou melhor: significa libertar-se. Ou melhor: significa ser indestrutível. Ou melhor ainda: significa ser.

Numa luta entre você e o mundo, fique do lado do mundo.

A verdade faz parte do pequeno número de coisas realmente grandes e preciosas na vida: não podemos comprá-las”.

[Carta a Pollak]
Acho que só devemos ler a espécie de livros que nos ferem e trespassam. Se o livro que estamos lendo não nos acorda com uma pancada na cabeça, por que o estamos lendo? Porque nos faz felizes, como você escreve? Bom Deus, seríamos felizes precisamente se não tivéssemos livros e a espécie de livros que nos torna felizes é a espécie de livros que escreveríamos se a isso fôssemos obrigados.

Mas nós precisamos de livros que nos afetam como um desastre, que nos magoam profundamente, como a morte de alguém a quem amávamos mais do que a nós mesmos, como ser banido para uma floresta longe de todos. Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo que há dentro de nós. É nisso que eu creio.

Só tenho um sentimento verdadeiro de mim mesmo quando me sinto insuportavelmente triste.

Às vezes soluciono os problemas deixando que eles me devorem.

O importante é transformar a paixão em caráter.

Casar-se, constituir família, aceitar todas as crianças que venham, dar-lhes apoio neste mundo inseguro e talvez guiá-las um pouco é, tenho certeza, a maior meta a que um ser humano pode aspirar.

É melhor ter e não necessitar do que necessitar e não ter.

O mal é aquilo que nos distrai.

Ser rico significa depender de coisas que se possui e que se é obrigado a proteger da destruição, acumulando as posses e as novas dependências.

Um escritor que não escreve é, na verdade, um monstro que corteja a insanidade.

Trago as grades dentro de mim.

Deus nos dá nozes, mas não as abre.