Fracos
Amigo ou inimigo?
Agora nós exortamos você. . . conforte os fracos de coração, defenda os fracos, seja paciente com todos. - 1 Tessalonicenses 5:14
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 5: 12-22
Durante a Guerra dos Bôeres (1899-1902), um homem foi condenado por um crime muito incomum. Ele foi considerado culpado de ser um “desencorajador”. A cidade sul-africana de Ladysmith estava sob ataque, e esse traidor subia e descia as fileiras de soldados que defendiam a cidade e fazia todo o possível para desencorajá-los. Ele apontaria a força do inimigo, a dificuldade de se defender contra ele e a inevitável captura da cidade. Ele não usou uma arma em seu ataque. Não foi necessário. Sua arma era o poder do desânimo.
O incentivo, por outro lado, pode ser um amigo poderoso. Fortalece os fracos, dá coragem aos fracos de coração e dá esperança aos fracos. Um dos maiores ministérios que podemos ter é elevar o espírito dos irmãos na fé.
Muitos cristãos se cansaram de seu conflito diário com o maligno e são tentados a desistir de sua luta espiritual. Eles precisam de uma palavra encorajadora. Pastores e outras pessoas envolvidas no ministério precisam de expressões de gratidão e a garantia de nosso apoio à oração. Com o desânimo cobrando seu preço, eles precisam de incentivo para incentivá-los.
Incentive alguém hoje!
Refletir e orar
As pessoas ao redor estão sofrendo,
feridas pelo desânimo;
Deus nos chamou para fazer amizade com eles,
trazendo Seu encorajamento. —Sper
Um pouco de incentivo pode desencadear uma grande conquista. Richard DeHaan
Às vezes precisamos nos fingir fracos e feridos para detectarmos os verdadeiros amigos, e mais que isso, o predadores ao nosso redor.
Filosofando biblicamente...
Segundo a Bíblia, quando estamos fracos, significa que estamos fortes.
Como assim, você pode perguntar: Sim! Por que, quando estamos fracos, nos humilhamos; quando nos humilhamos, nos rendemos: quando nos rendemos, alcançamos misericórdia, quando alcançamos misericórdia; alcançamos perdão; quando alcançamos perdão, alcançamos comunhão; e, quando alcançamos comunhão somos restaurados diante do Pai.
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Nunca se lamente por ter perdido! Mas se orgulhe por ter tentado, pois desistir e a saída dos fracos.
A felicidade aguarda aqueles que choram que lutam,que sofrem, pois essas pessoas sabem o valor de amar alguém especial.
Tenha fê e esperança pois o dia de lagrimas pode ser a véspera de um dia de sorisso e Vitórias.
Val Assis.
Quando os fortes e poderosos enfraquecem em suas lutas desleais, os fracos vencem a guerra honestamente.
Eu não quero esses amores fracos não, onde a sintonia não passa da cama. Quero olhares safados na rua, namorar cada traço seu no meio dos amigos, te admirar e pensar na sorte que eu tenho em levar você pra casa no fim da noite. Retribuir cada olhar envergonhado seu com um sorriso. Quero você me olhando com a mesma fome e admiração, quero reciprocidade. Isso é tão raro, ou talvez eu que sonhe demais.
A verdadeira força não vem dos braços, mas sim da mente e do coração. Por isso, enquanto os fracos controlam com a força, os fortes convencem com a sabedoria.
A força é uma característica muito importante para os seres humanos. Ela nos ajuda a sobreviver em condições extremamente difíceis e durante a história de nossa espécie foi fundamental para a nossa evolução, para sermos capazes de chegar onde estamos hoje.
Através da força, somos capazes de perseguir os nossos objetivos e vencer os obstáculos que nos afastam de onde realmente desejamos chegar, mas ela precisa ser usada com muita consciência, o que nem sempre acontece. Ao longo de nossa história, conhecemos diversas pessoas que usaram sua força e poder para objetivos ruins. Ao invés de unirem às pessoas, apenas aumentaram a distância entre elas.
Em nossas vidas pessoais, também conhecemos pessoas assim. Elas acreditam que a força é a maior aliada na hora de fazer com que suas ideias sejam vistas e apoiadas por outros. Não aceitam opiniões diferentes e estão a todo momento usando suas maiores armas para convencer a todos a fazer sua própria vontade.
Essas pessoas podem ser familiares emocionalmente desestabilizados, chefes autoritários, amigos tóxicos, entre outros.
Elas nos pressionam a fazer as coisas do seu jeito e raramente demonstram qualquer tipo de preocupação com a nossa opinião ou sentimentos.
Elas acreditam fortemente que esse comportamento egoísta e manipulador é um sinal de força, de que são capazes de fazer as pessoas se submeterem aos seus desejos e que, ainda assim, serão bem-sucedidas. No entanto, sua capacidade de análise é muito limitada.
Usar a força para tirar de outras pessoas o direito de fazer suas próprias escolhas e seguir suas vidas como bem entendem, na realidade, apenas mostra fraqueza e incapacidade de fazer com que suas ideias sejam ouvidas e respeitadas de uma maneira saudável.
Aqueles que usam a força contra outras pessoas podem ser algumas das pessoas mais fracas que podemos conhecer. Elas não são capazes de convencer através de sua própria inteligência e capacidade de argumentação, por isso precisam partir para a força física para conquistarem qualquer coisa em suas vidas.
Isso é realmente muito triste. A força deve ser usada para ajudar a comunidade, para levar todos para frente, ao invés de servir a objetivos egoístas.
Quem faz da própria força uma ferramenta de repressão, está realmente perdido.
As pessoas verdadeiramente sábias e fortes são aquelas que convencem usando a própria sabedoria. São inteligentes, empáticas, sabem como se comunicar com as outras pessoas e respeitam todos os pontos de vista.
Elas sabem que cada um vê a vida de uma maneira e que não é preciso usarmos a força para sermos compreendidos, precisamos apenas ter bons argumentos. Por isso, não buscam controlar, mas sim convencer, fazendo isso da melhor maneira possível.
Suas palavras, ainda que não sejam aceitas como verdade por todos, são sempre respeitadas, porque vêm de um lugar de humildade, e é isso que as torna realmente fortes.
A verdadeira força não vem dos braços, mas sim da mente e do coração. Por isso, enquanto os fracos controlam com a força, os fortes convencem com a sabedoria.
Energizar!
Ele dá poder aos fracos e àqueles que não têm força, Ele aumenta a força. - Isaías 40:29
Enquanto ainda está escuro, um carro solitário passa pelo portão da fábrica. Uma figura solitária caminha até uma porta dos fundos, destrava e entra. Uma luz continua, depois outra. Grandes máquinas são acionadas, equipamentos de controle de temperatura são acionados, bancos de máquinas logo começam a cantarolar. Quando as 7 horas da manhã chegam, o moinho tem a planta toda ligada e pronta para a produção de um novo dia.
Como seguidores de Jesus Cristo, podemos experimentar um "poder" semelhante. Isso deve acontecer todas as manhãs. Não estamos preparados para um dia de produtividade espiritual e pessoal até passarmos o tempo “aquecendo”. Um capítulo da Escritura, alguns momentos bem passados de leitura devocional, meditação e oração estabelecem o clima espiritual adequado para o resto. do dia.
Precisamos ainda mais do poder de Deus quando passamos por períodos de vazio, depressão ou testes. Sentindo-se desligado, clamamos a Deus. Isaías declarou que o Senhor “dá poder aos fracos” e “aumenta a força” (40:29).
Precisamos da força do Senhor não apenas para provações severas, mas também para a vida cotidiana - e Ele prometeu isso. Quando nos voltamos para Deus, podemos “subir com asas como águias” (v.31). Vá a Ele diariamente para ligar.
Embora fraco e desamparado na luta da vida,
o poder de Deus será minha permanência;
Sem, dentro de mim, Ele me dá a
força para obter a vitória. —DJD
Conhecer a presença de Deus é conhecer o poder de Deus. David C. Egner
