Final
Hoje é dia de "fervo" no Rio de Janeiro: final de feriadão, carnaval, sol, praia, bebida gelada e animação.
Eu aqui, separando doações... eu sei que o pouco que consigo distribuir não vai resolver os problemas que afligem nosso redor: covid, desastre em Petrópolis, guerra na Ucrânia, entre outras tantas guerras que nos são anônimas e fragilizam, enfraquecem e desfalecem homens com ou sem fé em Deus.
Indiferença, individualismo, ambição, irresponsabilidades... consequências de um mundo selvagem em que a racionalidade humana é orquestrada pelo instinto animal de "sobvida": sob a vida do outro.
Postei numa página pública nesta semana um curto diálogo, resultado da reflexão sobre a selvageria do mundo e que posso ser perdoada por acreditar que o mal triunfará no final. Mas, que mal? Que final? Também não seria egoísmo entender que minha linha de pensamento é real. De qual realidade? Sob qual perspectiva de verdade? As verdades são temporais. Por isso até receio achar que possa estar certa. É muito ruim pensar demais... quando publiquei meu primeiro livro, meu pastor já me aconselhara sobre as questões político-filosóficas: podemos controlá-las ou sermos dominados nesta luta em que o maior inimigo está nas nossas mentes. Então a minha disciplina diária é manter a fé acima da política (social) e da filosofia (individual) e, desta forma, não acionar o gatilho que desencadeia uma nova crise do meu transtorno do espectro do autismo. Entender que, embora em grau leve, não sou normal levou algum tempo. Mas aceitar que o que me paralisa fisicamente esquenta muito a minha mente é paradoxal.
Portanto, exercer a fé significa controlar o que há na fronteira entre o consciente e o inconsciente.
"Não pare de lutar" foi a mensagem que tocou no meu coração: "Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:11-12)"
Foi quando lembrei-me de Ludmila Ferber e sua canção "Nunca pare de lutar" gravada anos antes de ter seu câncer diagnosticado, em 2018. Teve uma vida digna, ética e seguiu os valores cristãos. Em 2019 sua fé consolidou forças para gravar "Um novo começo". Sua missão nesta terra terminou em 2022. E uma das riquezas que nos deixou além de suas realizações como humana, mulher, real, foram suas poesias em forma de canção. Melodias que aquecem alma, trazem força ao coração cansado e a mensagem de eternidade com o nosso Criador. Não tenho medo de morrer.
Ludmila foi uma boa pessoa como tantos que passaram por este mundo em suas diferentes terras, culturas, religiões e saberes. Então acredito que há homens bons. Mas há os maus: os que mantém o ciclo dos fins e dos recomeços porque são atraídos pela ganância e seus corações corruptíveis podem não admitir, mas estão envolvidos numa grande conspiração. Só que são estes os envolvidos que estão no poder e perpetuam o câncer social.
Se estou fantasiando? Não creio. Os pensadores não são aqueles que revelam a ilusão de algumas verdades, mas os que sugerem a verdade das ilusões. Por isso acredito que Jesus foi, de fato, o maior pensador e agradeço pela herança que deixou à humanidade.
Não sou cristã temendo ir para o inferno. Tento viver esses ensinamentos porque acredito que conduzem à uma vida melhor. No entanto, busco não me guiar pela religiosidade mas pela espiritualidade em que preconiza “o temor ao Senhor como princípio à Sabedoria”.
Tenho receio de não conseguir deixar nada de aproveitável para os que ficarem, pelo tempo em que ficarem por aqui. Afinal "quod in vita facimus, in aeternum resonat" - o que fazemos em vida ecoa pela eternidade (Maximus, O Gladiador).
Se você conhecer alguém no final de semana, esteja pronto para encontrar outra pessoa na segunda-feira.
Se você deixar de fazer tudo que gosta por ouvir o desejo de outros, no final você não ira construir nada para si.
E ca estamos
Um final de uma pandemia, que abalou não só um país como um mundo inteiro.
A beira de um retorno à normalidade. Uma guerra avistada.
E a todos aqueles que ousarem infiltrar-se para chegar ao fim da guerra, receberá algo em vezes pior.
Não é só um país, é um mundo todo. O mundo não suporta mais tantas perdas, ou se quer um povo aos prantos de uma dor que sabe se la só, quando vai curar.
Feridas que ficaram sempre marcadas, sem a ideia da dor que aquilo um dia a de causar ao lembrar…
E ca estamos nós, não sabemos se oramos, choramos ou se continuamos. E assim eu adoraria dar um Adeus. Um último Adeus a todos que mesmo em complicados momentos ali estavam. As vezes certas perdas não vem ao a caso. As vezes as perdas servem de consolo, para que valorizamos cada dia mais, um dia após o outro, e que viver todos os dias como se fosse último, fosse uma excelente solução….
Dificilmente podemos mudar o começo da nossa história, mas com certeza podemos mudar o final da nossa história.
Ela quer o final
Sem saber que o caminho até esse fim é o mais importante
Ela tem sede da verdade
Sem saber que mentiras inofensivas também fazem parte
Ela quer correr tão rápido e longe como a água da cachoeira
Sem saber que não é a força do movimento nem a velocidade que faz a água atravessar mares e alcançar o oceano
É o fluir leve por entre as pedras
Ela quer tanto o que faz bater mais forte o coração e faz ela sentir como se não estivesse com os pés no chão
Mas, esquece de viver os momentos simples que acalmam, tranquilizam em meio ao caos, mantendo leve a sua respiração
Ela quer abraçar o mundo
Mas esquece de abraçar os seus, agarrar e cuidar do pouco que tem, acolher as dores do seu próprio mundo
Ela quer chegar tão longe, mas às vezes nem sabe aonde
Para vencer
Pra ganhar de quem? E a troco de quê?
Ela perde todos os dias uma competição desenfreada com ela mesma
Ela já sonhou com os perfumes mais caros e batons de todas as cores
Mas, hoje aprendeu a se sentir feliz só de se permitir sentir o aroma das flores
Ela anseia pela chegada da primavera na sua vida,
Depois de ter passado por tantos invernos longos, rigorosos e terríveis
Ela só sonha com um final feliz
Às vezes, parece que esquece que o mundo não é constituído de fadas, príncipes e gnomos
Mas, ela sabe que tem sim a capacidade de mudar a própria história e ter um final mais próximo do que tanto sonha
Ela aposta consigo mesma todo dia pra saber até onde ela vai aguentar
Ela escreve todo dia uma história diferente só pra saber até onde esse enredo irá levar
No fundo, afinal, no final
por sinal, é quando tudo termina,
é porque acabou, chegou ao fim. Muitas vezes o fim é o começo. jsl
Na história da vida, chegou a hora de colocar um ponto final.
Já não há palavras a serem escritas, não me restou imaginação para adicionar mais páginas na trama.
Foi uma boa história. Com altos e baixos, muitas vírgulas e alguns continua no próximo capítulo.
Mas como toda boa história, ninguém gosta de muito drama e enrolação, acaba ficando chato e deixa de ser atrativa.
Todos os personagens que fizeram parte do enredo, foram muito importante, e ocuparam o papel principal, cada um ao seu tempo.
Sei que é difícil quando a gente gosta de um livro, e de repente percebe que a história acabou, sempre ficamos esperando que saiam novas edições.
Calendários
Calendário riscado não por dias vencidos ao final de cada um, uma vez que pela manhã os marco como se nessa ilusão apagasse o desconforto, diminuísse o sofrimento que que com temor das mãos trêmulas diariamente na labuta aguardando o dia chegar ao fim.
A solidão me conforta contudo ficar no privado de pensamentos perdidos é um lugar que eu não quero estar, mesmo que lute lá tem tem outro "eu" tentando me derrubar. Caio aos prantos o medo consome, mas é o único lugar que eu posso me hospedar e tentar reencontrar sanidade porque quanto mais tumultuado ao redor mais acuado e sozinho me sinto. Dói dói muito, dói saber, dói sentir, dói quando vem e mais ainda quando passa..
Tentar se reconstruir em esperança em sonhos é em vão, a frustração a ruína é tudo que eu sinto.
É imprescindível enfrentar a pessoa que me tornei com o passar da vida e acabar com os traumas ocultos a inquietação que consome minha alma, sem culpados sem álibi apenas pela misericórdia, assim não mais carecer lutar contra o "eu" que insiste me derrubar. De alguma forma vencerei a dor que luto pela causa que desconheço merecer e é assim que tudo termina com mais uma luz fraca se apagando e sem calendários rasurados.
Não deixe de viver o hoje pois o ontem já foi vivido pois o amanhã virá e até o final de sua jornada você irar esta sempre lutando por algo que esteve ao seu lado não espere chegar no final de sua vida para olha a morte de frente olhe a vida de frente.
Adoro seu jeito de ser
Igual uma supernova na sua fase final
Um brilho que surpreende meus olhos
E aquece meu coração.
- Relacionados
- Ponto final
- Frases de agradecimento para momentos especiais
- Mais um ciclo se encerra: frases para o início de novas fases
- Mensagens de bom final de semana abençoado para espalhar alegria
- Frase para final de Curso Académico
- Textos de agradecimento de final de curso para valorizar toda a ajuda
- Dedicatorias Fita final Curso de Amiga
