Fim de Curso de Economia
Pão e circo. Futebol e carnaval. Política e economia para a elite pensante. Ciência para a elite mais pensante. Mídia para todos
Preservar o meio ambiente vai além de plantar uma árvore, economizar água. É necessário também cultivar a ideia na cabeça das pessoas, difundindo a necessidade de mudanças de conduta, pensando no bem-estar das futuras gerações.
Evite a prosperidade econômica, que cultiva o medo adubado pelo ódio, esta colhida das sementes do galante oportunismo.
O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.
Um grande homem não se faz pelo seu poder econômico, porque suas atitudes podem ser mesquinhas e avarentas. Um grande homem não se faz pela força física, porque ainda sim poderá ser orgulhoso e prepotente. Um grande homem não se faz pela sua estatura, porque mesmo assim poderá ter um coração pequeno, pouco generoso e invejoso. Nem se faz grandes homens só de palavras, porque ainda assim poderá esconder os piores interesses escusos em belas palavras. O homem se fará grande com suas atitudes, em atos de bondade, humildade, sinceridade, paciência, tolerância, benevolência, todas essas são caminhos por onde o amor percorre. Então o amor é o princípio, o caminho e o destino. Se Deus nos diz que ele é amor e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam, então ele seria nossa última parada, o nosso destino (last stop) Como Paulo vai nos dizer lá em 1 coríntios, permanece a fé, a esperança e o amor estes 3 porem o amor é o maior deles. O amor por si só basta. Pois aquele que ama, não comete mal ao próximo, nem tão pouco aos pequeninos. Então ame o amor e viva melhor.
Quem conheceu e enviou telegramas sabe que era preciso economizar nas palavras, pois cada uma era cobrada lá no balcão dos Correios e Telégrafos. Assim o texto era visto e revisto para não mudar a intenção da mensagem. As fotografias também, antes de darmos o "click" ou "bater" uma foto, ela era planejada, pois o filme normalmente tinha 12 poses, 12 oportunidades de fazer a foto perfeita. Então chega a era digital, escrever não custa mais nada, fotografar muito menos, e assim o texto deixou de ser planejado, deixou de ser, visto e revisto, o tempo entre o pensar e o agir tornou-se milésimos de segundo, não existem mais aquelas folhas de papel amassados jogadas ao redor da lixeira pois quando a carta não expressava o sentimento, e você amassava e começava tudo de novo. Agora as mensagens não ficam mais guardadas entre as folhas dos livros ou em caixinhas de madeiras cheias de lembranças. Não sei se este tempo volta, mas quando encontro em meio as páginas de um livro de papel amarelado uma foto antiga, um telegrama ou uma carta escrita a caneta, o tempo para e a curiosa alegria transforma um momento em uma eternidade de lembranças. Você lembra que cada pessoa tinha uma letra, cada pessoa era única e que as mensagens eram verdadeiras. Porque ficavam gravadas, sem cópia, para sempre, eram eternas. E pela letra dava para saber quem escreveu e até para "enxergar" o sentimento da pessoa quando a escreveu, dava para sentir o coração...e às vezes a lágrima que borrava a tinta pintava a alegria ou a tristeza do momento em que foi escrita. Saudades deste tempo, deste tempo mais humano. Decidi, vou te escrever uma carta e se você não conhece minha letra, vou lhe apresentar e você vai aprender a ler sentimentos escritos, descritos e planejados, letra por letra.
A agricultura como base do desenvolvimento econômico de um País, tem de ter como fim, o combate a fome e a pobreza das famílias.
A juventude só é a base sustentável para o desenvolvimento econômico de um Estado, quando a sua capacidade intelectual é geradora de riqueza, sem depender de supostas oportunidades dadas pelo Governo.
Um País jovem, mas, sem qualquer desenvolvimento sócio-econômico e turístico é igual a imensidão do mar para onde olhamos e, não alcançamos o seu início, nem o seu fim.
Vivemos um tempo onde quem ostentava hoje está aprendendo a economizar.
E quem economizava esta conseguindo se manter.
Quem nunca acreditou em Deus hoje tem fé.
As mudanças se torna real quando paramos de olhar para si mesmo e observamos ao nosso redor os milagres de Deus.
Ele faz cada coisas estranhas se torna verdadeiras, e nos mostra o significado da esperança se tornar uma nova história...
Hoje lutamos por algo que não sabemos qual significado dessa trajetória.
Mais no final tudo da certo.
Vida não se estoca, não se prorroga, não se economiza hoje para se gastar amanhã. Ela é perecível, singular, insubstituível. É terna. É divina, pois imagem e semelhança.Vida é substantivo que convida a viver com todos os adjetivos: grandiosa, brilhante, ativa, solidária, feliz!
Tempo é o que importa
Quanto resta, não se sabe
Sábio mudo, economiza
todas suas palavras
Tais que mudam com o tempo
Pendulares batidas de grãos de areia a cair uns sobre os outros afastando-nos da origem tão distante quanto o fim
(?)
Que mais é senão medida?
Mutável, desprovido de limites
Beirando a inexistência
pois sem nós, desaparece
Nos mata, envelhecendo
Nos angustia enquanto passa
tragando-nos em pacienciosa
contemplação da eternidade.
O continente africano precisa de adquirir visão estratégica no plano econômico e financeiro, de modo a permitir a que o seu povo conheça o mínimo de prosperidade.
A comunidade internacional aplaude com veemência a diplomacia economica de Angola, mas, internamente, não temos conseguido fazer uma advocacia justa em nome das várias crianças que todos os dias nos abordam nas ruas em busca de pão.
