Filósofos da Ciência
A ciência não nos transforma em seres sábios, ela simplesmente nos aliena até o mais profundo fundo do poço, para que estejamos o mais distante possível da fé.
Digo aos moços que a verdadeira ciência não é a que se incrusta para ornato, mas a que se assimila para nutrição.
O conhecimento científico é uma ciência que permite-nos ampliar a semântica e o aprendizado que temos em relação ao mundo em que somos compostos.
"as vezes somos obrigados cair para termos ciência de que devemos nos levantar e ficar esperto para não cair outra vez"
A filosofia não é uma ciência, é uma técnica. [...]
Uma técnica, ao contrário, reúne várias correntes causais autônomas e heterogêneas, irredutíveis a princípios comuns e unificadas tão somente pelo resultado a obter. Nenhuma técnica, por mais simples que seja, se reduz à aplicação de um princípio científico único. Nenhuma técnica, a rigor, se deixa explicar totalmente pela ciência. A técnica tem sua racionalidade própria, interseccionada com a da ciência mas não redutível a ela. [...]
O resultado da obra técnica é um produto concreto (de con cresco, 'crescer junto') obtido pela articulação real, não ideal, de diferentes concreções parciais.
A filosofia é uma técnica porque o resultado a que ela visa não é um conjunto de afirmações abstratas sobre esta ou aquela parte da realidade, nem mesmo sobre a 'realidade como um todo': é a capacitação do sujeito cognoscente humano individual para a apreensão concreta dos nexos entre conhecimento e realidade, apreensão sem a qual nenhum conhecimento, cientifico ou não, pode estar seguro de que faz sentido, nem de que seu objeto corresponde a algo no mundo real.
"Os fanáticos religiosos refutam a ciência, entretanto, tentam provar a existência de Deus utizando dados científicos. A prova da existência de Deus, é única e suficiente e chama-se: Fé. "
A curiosidade tem dois lados: o nobre que é sobre a ciência e o funcionamento das coisas, e o pobre que é sobre o comportamento e pensamento de pessoas comuns.
"Será que a discordância [por exemplo na filosofia e na ciência] serve algum propósito construtivo? É evidente que pode e deve fazê-lo. Pois dá a cada participante de uma controvérsia um incentivo para alargar e aprofundar o conhecimento ao procurar razões convincentes. Lidar com a discordância com base em razões é claramente um estímulo à investigação e evita que nos rendamos demasiado facilmente à nossa inclinação inicial para identificar as nossas opções com a verdade incontestável das coisas."
Ideias, conhecimento, ciência, hotelaria e turismo – essas são as coisas que, pela sua própria natureza, devem ser internacionais. Mas que as mercadorias sejam fabricadas localmente sempre que possível e conveniente, e que, sobretudo, o capital seja preponderantemente nacional.
Eremítico
Busquei conhecimento, cultura, ciência,
sociologia, filosofia, para que eu pudesse
me postar à sociedade, mas que
penacho! Que dissabor saber
que a maioria absoluta não liga pra isso;
E paulatinamente fui obrigado a
arroupar-me na forma do povo, para
poder conviver no mesmo, e a este
arquétipo cheguei ao ponto no qual
nem eu conseguia reconhecer
a mim mesmo, e me tornando um, de mim
a mim mesmo eremítico.
A não existência de cooperação ou interação entre ciência e filosofia levou a chamada "ciência da educação" a não "ter" filosofia, o que corresponde realmente a aceitar a filosofia do status quo e a trabalhar no sentido da tradição escolar.
A ciência jamais poderá provar aquEle que põe à prova o cientista ao lhe dar ciência da ação inteligente em todas as coisas.
Como atividade que resolve quebra-cabeças, a ciência normal não visa novidades do fato ou de teoria e, quando bem sucedida, não as encontra.
