Filosofo Socrates Homenagem

Cerca de 3950 frases e pensamentos: Filosofo Socrates Homenagem

Nenhum filosofo precisou de formula alguma
Para escrever as páginas da vida
Com infinitas inspirações;

Inserida por JULIOAUKAY

Eu não me considero um poeta, um filosofo e muito menos um pensador apenas antes de palavras bonitas uso sentimentos verdadeiros.

Inserida por Franciosney

Em frase de status, qualquer um vira filósofo.

Inserida por EliCunha

O filósofo reside em meio a uma ponte entre os loucos que pensam viver; e a realidade de sua libertação.
A loucura só é imposta aos pensadores por espíritos pobres e poucos racionais.

Inserida por brunomarinelli

A bela amizade de Damon e Pítias

De acordo com o filósofo Cícero, considerado o maior orador romano, a história de Damon e Pítias se passou no século IV a.c., em Siracusa, cidade-estado da Sicília. Ainda segundo Cícero, ambos eram seguidores do filósofo Pitágoras.
Damon e Pítias nutriam um pelo outro uma amizade verdadeiramente inabalável. Era um sentimento fraterno que configurava uma singular irmandade, espécie de união e de vínculo espiritual perpétuo que, com o passar do tempo, ganhava intensidade e se solidificava cada vez mais. Possuía uma ligação tão rara que os tornava, por assim dizer, irmãos de alma, uma característica nem sempre presente nos irmãos de sangue. Sob o signo sagrado desse afeto, Damon e Pítias cresceram juntos e foram, gradativamente, descobrindo as maravilhas e as dificuldades da aventura real da vida. Assim, aprenderam a somar e a compartilhar as alegrias e as tristezas da infância, da adolescência e da idade adulta.
A força e a beleza dessa amizade eram conhecidas e admiradas por todos, até que esse laço que os unia precisou ser posto à prova. Certo dia Dionísio, rei de Siracusa, enfurecido pelos discursos de Pítias – que pregava a liberdade e a igualdade entre os homens em oposição aos regimes tirânicos -, mandou chamá-lo, juntamente com o amigo Damon.
Nesse encontro – mais do que propício ao embate de idéias -, Dionísio questionou Pítias a respeito de seus discursos, alegando que suas palavras só serviam para perturbar a ordem vigente e causar inquietações entre as pessoas. Ao ouvir isso, Pítias retrucou dizendo falar apenas a verdade e não ver mal nenhum em discorrer sobre o que considerava certo. Enfurecido, o rei de Siracusa foi além e perguntou a Pítias, sem meias-palavras, se, dentro da verdade divulgada por ele, os reis teriam poder excessivo e executariam leis contrárias ao bem-estar dos súditos. Pítias admitiu pensar assim, afirmando que, se um rei tomava o poder sem o consentimento do povo, só poderia estar agindo de forma autoritária e avessa aos interesses populares. Por defender seus princípios, Pítias foi, então, acusado de traição e condenado à morte.
Triste, mas corajoso o suficiente para atacar sua sentença, Pítias solicitou ao rei a realização de um último desejo: que lhe permitisse voltar a sua casa para se despedir da família e concluir alguns assuntos domésticos. O rei relutou, mas, depois de argumentações de ambos os lados, foi convencido por Damon, que, demonstrando total confiança no caráter de Pítias, ofereceu-se para morrer no lugar do amigo caso ele fugisse durante a jornada – hipótese levantada pelo rei.
O fato de manter Damon como prisioneiro no lugar de Pítias convenceu o soberano de Siracusa de que poderia descontar no amigo fiel as “insolências” de Pítias caso este traísse a confiança de Damon e desaparecesse de forma irresponsável e covarde.
Dessa forma, conforme o combinado, Damon foi levado à prisão no lugar de Pítias. À medida em que os dias se passavam, a guarda do rei e o próprio soberano começaram a escarnecer do prisioneiro, enfatizando o fato de que o dia e a hora da execução estavam se aproximando e Pítias não havia voltado, como prometera. Damon respondia às provocações reafirmando sua confiança no amigo e alegando que deveria ser apenas um atraso, ter acontecido algum imprevisto durante o caminho, etc.
O tempo foi passando e, finalmente, chegou o dia marcado para a execução. Damon foi levado à presença de Dionísio e de seu algoz. Mais uma vez, o rei fez questão de lembrar a ausência de seu amigo e o modo como ele o abandonara. Uma vez mais, Damon respondeu que continuava acreditando em Pítias.
No mesmo instante, as portas do recinto se abriram e Pítias entrou. Ele estava visivelmente esgotado, pálido, cambaleante, ferido. Ainda assim, o exausto viajante arranjou forças para abraçar Damon e comemorar o fato de tê-lo encontrado com vida, apesar de seu atraso. Emocionado, Pítias explicou que seu navio naufragara durante uma tempestade e que bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos esses contratempos e de estar fisicamente debilitado, jamais perdera a esperança de chegar a tempo de salvar o amigo da morte, cumprindo ele próprio, a sentença determinada pelo rei.
Ao presenciar essa cena, Dionísio foi vencido pela beleza daquele sentimento grandioso que se manifestava de forma comovente diante dos olhos dos presentes. Imediatamente, o rei declarou revogada a sentença, admitindo ter cometido um erro. Era a primeira vez que presenciava evidências de tão elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei de Siracusa concedeu-lhes a liberdade, solicitando em troca que os dois amigos lhe ensinassem como construir tão sólida amizade.

Gabriel Chalita, in Pedagogia do Amor

Inserida por EmOutrasPalavras

“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?

Inserida por EmOutrasPalavras

Muitos veem o filósofo como alguém especial, que não sofre dos males que o homem comum sofre. Mas, em verdade, não é nada disso, na realidade ele é Sêneca por fora e Sófocles por dentro

Inserida por oriebirsocram

Não me chame de filósofo, pois ainda estou longe de ser...
Pois filósofos foram aqueles que pensaram para enlouquecer...

Inserida por Anderson-Meditation

venha a ser filósofo, e terás um pensamento lógico.

Inserida por Hamiltonplatonico

É fácil virar filósofo,quando não é você que está tomando no cú

Inserida por Bianca1994

Só deixarei de ser filosofo, até que os meus pensamentos se decidam em calar.

Inserida por 171094

Não me defino como um poeta... Nem muito menos um filosofo, pois não sou tão soberbo e arrogante de usar tão sabias palavras...

Inserida por JULIOAUKAY

"Não faça aos outros o que você não goste que faça a você"
O grande filósofo que proferiu este ensinamento,
JESUS, Sabia o que estava dizendo.
Se desprezar, será desprezado. Se criticar, será criticado.
Mas se distribuir bondade, compreensão e amor,
Receberá em troca amor, compreensão e bondade.
Cada um recebe de acordo com o que dá.

Inserida por DjTatooMieis

O filósofo prefere muitas vezes estar rodeado de si mesmo.

Inserida por rochaferreira

O filósofo não só ensina o que é certo e conhecido, ele ensina a pensar.

Inserida por rochaferreira

Não sou filósofo e nem mestre. Mas uma coisa eu sei... É preciso ter mestria até para pensar.

Inserida por sergiolumas

Com tantos acontecimentos no mundo, hoje só não é filósofo quem esta com o cérebro congelado e programado para acreditar nas mensagens impostas sem por em duvida a veracidade das mesmas

Inserida por katiaruiva

Quanto mais me afasto de Platão mais Filósofo me torno

Inserida por brunomarinelli

Eu sou um filosofo, você é um filosofo, nos somos filósofos, pois só de ler esta mensagem vocês mostra que é um filosofo de firmeza!!!

Inserida por LuquinhasFM

Cada filósofo tem sua maneira de pensamento, o que seria da filosofia sem nossa capacidade de pensar.

Inserida por ceziinhask8c