Filosofia para Crianças
Vês pezinhos de renda e fitas de cetim,
em crianças felizes, crianças que riem;
eu vejo pezinhos descalços, sujos de lama,
em crianças tristes, crianças que choram;
Vai ser sempre assim este mundo cruel?
Ou um dia verás o que vi,
e eu verei o que viste?
As crianças não são apenas o futuro da nação. São o nosso presente. O nosso presente que ignoramos e deixamos de lado.
Tantas crianças passaram e passam pela nossa vida que precisamos muitas vezes nos perguntar que DIFERENÇA ESTAMOS FAZENDO NA VIDA DESSES PEQUENOS que estão crescendo e bem ou mal fizemos ou fazemos parte desse crescimento, a esses só podemos pedir desculpas pelos nossos erros e por muitas vezes esquecermos que que já tivemos a idade deles, e rezarmos com todas as forças para que eles cresçam melhores do que somos e sempre muitos felizes...
Crianças são pequenos mestres que nos ensinam lições muito valiosas, basta nos darmos a chance de ficar no papel de ouvinte para perceber o que elas tem a nos dizer ou melhor "ensinar".
"SE A GENTE QUISER MODIFICAR ALGUMA COISA, É PELAS CRIANÇAS QUE DEVEMOS RESPEITAR E EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS PARA QUE O FUTURO DAS NAÇÕES E DO PLANETA SEJA DIGNO".
Crianças são como o sol,
Brilham e aquecem o nosso ser.
Tornam os dias mais nublados
em momentos admiráveis quando aparecem.
Umas mais tímidas, outras mais jubilosas,
elas vêm e vão,
seja aqui ou acolá,
sempre nos convida a despertar
e a acreditar que em um simples gesto de amor e de carinho
somos mais,
ganhamos mais
e vivemos mais,
mesmo tudo estando quase sem sabor.
Presenteiam a nossa vida com o mais puro mel,
surpreendendo até mesmo o maisimpenetrável senhor.
Crianças vem a nascer
O difícil é entender quem no mundo não ficou
Deixou a sua história e o seu amor
Quando éramos crianças acreditávamos que existiam monstros em nosso armário. Puro reflexo da imaginação. Crescemos e
começamos a competir no trabalho e achamos que existem monstros em nossos concorrentes.
As crianças sentem a necessidade de serem notadas pelos adultos, dê oportunidades para uma delas e repercussões coletivas acontecerão.
O QUE QUEREM AS CRIANÇAS?
Criança não é só pensar em brinquedos, diversão e passatempo. Criança é também pensar em amor, cuidado, e atenção. Substituir o afeto, o diálogo, e os “ouvidos” por uma chupêta, um brinquedo, aparelhos tecnológicos, e até um(a) babá, não faz necessariamente com que uma criança se sinta acolhida e valorizada.
É comum que as crianças muitas vezes queiram imitar os adultos, principalmente os seus responsáveis, a princípio eles são as principais referências para elas. Então, que exemplo você tem sido para os seus pequenos? E até que ponto você tem permitido que eles reproduzam comportamentos como os seus? Quando as crianças começam a fazer coisas que são de caráter adulto, sem ainda ter uma preparação cognitiva/física para tal, isso pode ser perigoso. É importante que não sejam puladas as etapas da fase infantil para não correr o risco de prejudicar o seu desenvolvimento humano. Exemplo desse perigo, é quando crianças que veem seus responsáveis/familiares/outras referências, bebendo ou fumando, (ou exercendo qualquer atividade nesse nível de distância entre o que seria e o que não seria mais apropriado para elas) e passam a copiar condutas como estas. Elas não reproduzem ações como essas pelo simples fato de sua inocência em não entender a gravidade dessa ultrapassagem de sua fase infantil, mas também porque elas querem ser vistas, ouvidas, amadas e respeitadas. Se elas não são valorizadas nesse sentido, e percebem que apenas as pessoas mais velhas e adultas detém do privilégio e “poder” de receber esse olhar, então cria-se uma angustiante sensação provocada pela associação de: SER VALORIZADO = SER ADULTO = TER PODER; Então, pensam (inconscientemente): “Como ter poder?” “Ter poder é ser adulto, e para ser adulto eu preciso me comportar como tal.”. Daí surge uma forte tendência de querer buscar esse “poder” através da reprodução de condutas adultas.
Sendo assim, é interessante que os adultos como um todo, reflitam sobre a possibilidade de estar mais atento para perceber a criança, ouvi-la, respeitá-la, e orientá-la sem se impor na posição de um ditador hierárquico, que tudo sabe e tudo pode. As crianças também têm muito a nos ensinar...pense quantas vezes elas já vos encheram de perguntas que você não sabia ao certo como responder, e pense quantas vezes você foi paciente e se disponibilizou para ouvi-las com atenção e buscar tais respostas. Essa também é uma oportunidade para aprender algo novo! Os adultos tantas vezes se esquecem que foram crianças um dia, crescem e deixam morrer sua criança interior deixando isso refletir sobre aquelas que estão ao seu redor, de modo que também as matam aos poucos, ignoram e reprimem a sua sensibilidade. Se você faz parte desse ciclo vicioso, reflita e reavalie a sua forma de pensar e agir com as crianças (e com a sua criança interior), pois elas são o futuro do nosso planeta.
(01/10/2016)
Criança é criança e isso basta. A pureza das crianças está acima de qualquer religião, pois elas são partes verdadeiras de Deus aqui na Terra e impor uma religião a elas é o mesmo que exigir que Deus seja católico, protestante, espírita, budista etc. O encontro com Deus deve ser espontâneo, na hora certa. Obrigar uma criança a ser isso ou aquilo pode fazer com que ela mais tarde tenha ódio de algo que, caso lhe fosse apresentado na hora certa, poderia mudar sua vida para melhor. A religião do meu filho, quando eu o tiver? Ser criança apenas.
somos eternas crianças
por um tempo elas se perdem tentando se encontrar
depois se encontram novamente la na frente beirando o fio do cabelo branco, se é que me entende
- Relacionados
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Crianças Felizes
- Frases de babá para bebê que mostram cuidado e proteção
