Filhos Amados
Estava ficando farta daquele comportamento de dois pesos, duas medidas. Quando as crianças se comportavam, pertenciam ao pai; quando não, eram da mãe.
Não trate sua família como extensão do seu negócio, porque quando perceber, já vendeu para o mercado negro.
Temos o costume de considerar as crianças obedientes e calmas como o exemplo ideal a ser seguido, mas nem sempre nos questionamos se essas pequenas pessoas, que estão na fase de brincar, cair e aprender, realmente são felizes quando observam o mundo “do lado de fora”, por mais confortável que isso seja para as pessoas ao seu redor.
Muitas crianças são educadas de uma maneira limitante, que ao invés de as incentivarem a se abrirem, falarem de seus sentimentos, as incentiva a se esconderem dentro de si mesmas, o que as coloca em um estado de angústia que com o tempo suga sua identidade e motivação.
A educação e a obediência parecem seguir um padrão imutável em muitas famílias, o que pode fazer as crianças sentir-se incompreendidas e muitas vezes até mesmo não amadas. Para muitas crianças, é muito comum ouvir que a única maneira de terem sucesso e felicidade é através da obediência, e assim, elas se distanciam cada vez mais de quem realmente são para cumprir ordens, e os pais não sabem o quanto isso pode fazê-las.
Uma coisa que precisa ser entendida é que uma obediência conseguida através de ameaças, de medo, não é pura e não irá cumprir a sua missão. Ensinar os filhos desde cedo que devem diminuir a si mesmos para agradar a vontade de outras pessoas pode causar um grande dano à sua saúde emocional. Em algum momento essas crianças deixarão de acreditar que são especiais e merecem ser felizes do jeito que são, e acabarão por permitir que qualquer um as manipule como achar melhor.
As consequências da educação autoritária na vida das crianças
As crianças podem ter diferentes personalidades. Podem ser extrovertidas e curiosas, daquelas que tocam e perguntam sobre tudo o que veem, ou podem ser mais discretas e reservadas, mantendo-se na sua até encontrarem algo que realmente desperte o seu interesse e as faça brilhar os olhos, e não há nada de errado com nenhuma dessas maneiras de ser.
No entanto, existem crianças que parecem se esconder, evitar contato visual e até mesmo a criação de novas conexões com as pessoas em suas vidas. Elas parecem se sentir mais seguras e confortáveis dentro de si mesmas. Essas crianças não têm vontade de explorar, perguntar, aprender… e sempre aceitam aquilo que lhes é imposto. Isso sim é preocupante.
É necessário estabelecermos limites e normas para nossos filhos, isso é essencial para sua formação de valores e caráter. No entanto, também devemos permitir que tenham liberdade de se expressar abertamente, porque aqueles que apenas aceitam tudo, sem questionar e mostrar sua opinião recebem uma educação autoritária e obedecem não por respeito, mas por medo.
As crianças devem entender o motivo de existirem regras, e o porquê elas precisam ser seguidas. Se apenas impormos o que desejamos, sem empatia para explicá-las, acabaremos criando pessoas dependentes, que não saberão fazer as próprias escolhas, e sempre precisarão ser guiadas por alguém.
Devemos criar crianças felizes e saudáveis e não limitadas por uma educação tóxica
Muitas vezes, os pais usam o poder e a autoridade que têm sobre os filhos para poupar tempo e fazer com que os obedeçam com mais rapidez, e na grande maioria das vezes, isso funciona, mas também traz consequências.
Essa educação baseada na urgência, na pressa, traz muitos efeitos nas vidas dos filhos, tornando-os reclusos ou inconformados, rebeldes, e perdemos a oportunidade de estabelecer um relacionamento saudável com eles, baseado na confiança e respeito.
Nem sempre é fácil nossos filhos nos obedecerem, especialmente quando por muito tempo as coisas foram baseadas em ameaças e castigos. No entanto, às vezes a resposta pode ser muito mais simples do que parece. Assim como exigimos respeito, precisamos também respeitar nossos filhos, confiar neles e incentivar sua autoestima e autenticidade.
Mostramos respeito aos nossos filhos quando dedicamos um tempo todos os dias para ouvi-los, fazer-lhes perguntas, ensinar-lhes com amor. Quando não impomos nossas vontades, mas ouvimos e levamos em consideração suas opiniões. Dessa maneira, a educação deixa de ser tóxica e se torna colaborativa, empática, com as crianças compreendendo o porquê de as coisas serem como são, e absorvendo as regras com naturalidade.
Nenhum pai quer criar filhos distantes. Queremos que nossos filhos sejam presentes (de sua própria maneira) e propensas a aprender e ver o mundo de uma forma positiva. Por isso, precisamos fazer nossa parte para promover uma educação saudável e afastar os malefícios do autoritarismo.
A gente aprende inúmeras coisas nessa vida... a mais linda delas é que o sorriso mesmo meio que tortinho dos pequenos da gente é o suficiente para encorajar a enfrentar o mundo.
A vida adulta não é nada fácil, são muitas responsabilidades e problemas para resolver e, na maioria das vezes, a única ajuda com a qual podemos contar é a nossa própria.
No entanto, quando temos filhos, tudo isso ganha um significado mais profundo.
O cansaço, o estresse e a lista enorme de coisas para fazer se tornam irrelevantes, quando recebemos abraço e o beijo de nossos filhos, ao chegamos em casa ou quando os observamos dormir com uma tranquilidade inspiradora. Saber que eles estão bem é suficiente para que tudo em nossas vidas valha a pena.
Nossos filhos são nosso maior incentivo, os motores que nos dão forças para continuar nos momentos mais difíceis e os responsáveis para tudo fazer sentido, mesmo nos momentos mais difíceis. Quando temos filhos, temos os melhores companheiros de jornada do mundo!
Uma das melhores coisas da vida de uma mãe e de um pai é receber um “boa noite” dos filhos antes de dormir, seguidos de um “eu te amo”. Essas palavras são como uma mágica, porque têm o poder de aquecer nossos corações e nos dar forças para encarar o amanhã com um sorriso no rosto, porque, apesar de tudo, temos uma pessoinha, só nossa, que nos ama do jeito que somos e que merece o melhor que pudermos oferecer.
O relacionamento com nossos filhos é um dos mais especiais que teremos na vida, porque é uma troca de aprendizado constante.
Nós os ensinamos a crescer e viver bem no mundo e eles nos ensinam a como nos tornar pessoas melhores, mais pacientes, educadas, empáticas e sábias, enxergando as coisas mais simples da vida como as mais importantes.
Nossos filhos são anjos enviados por Deus para as nossas vidas, que nos oferecem a oportunidade de experimentar um pouco do amor que Ele sente por nós e tornam cada um de nossos dias mais completos e significativos.
Mesmo com os muitos desafios, ter um filho é uma grande realização. De fato, muitos pais dizem que só encontraram sua missão de vida quando olharam nos olhos de seus filhos pela primeira vez.
Nesse momento, todas as suas dúvidas foram convertidas em certezas e tudo o que viveram até então passou a fazer sentido.
Nossos filhos são presentes dos céus e devem ser tratados com muito amor, atenção e cuidado. Portanto, valorize todos os sorrisos, os abraços e os “boa noite” de suas crianças. Coloque-os para dormir todas as noites com a certeza de que são amados por você. O amor é a herança mais valiosa que eles podem receber, porque jamais poderá ser tirada deles.
filho semente que brota
chega a alegria na nossa horta
cresce rápido e ligeiro
corre pra todo lado parece mensageiro
filho é noite acordado,
dia fadigado
dor em nosso corpo
cama sem o convencional conforto
sorrisos sem fim
choros que doem em mim
vasos quebrados
brinquedos espalhados
é estrepe no pé
meia com chulé
arranhão na canela
comida roubada na panela
chiclete no cabelo
comida derramada na mesa
não mais no prato tudo a avessa
termômetro que não baixa
remédio fora da caixa
boletim vermelho
foge sorrateiro
beijo gostoso e abraço forte
momentos eternos que desconhece a morte
coração que bate em outro peito
carinho dado de todo jeito
maior prioridade de nossa vida
que nos faz ter uma maior lida
neles realizamos sonhos que eram nossos
mas nos ensinam que sonhos são vossos
não mais semente como no inicio
a vida se amplia como precipício
surgem com o tempo muitos medos
agora o controle parece escapar pelos dedos
filho grande ou pequeno, fora do lar
sempre será filho não tem jeito de mudar
mas a felicidade que ele traz
nos é revelado que nada nos fará voltar atrás.
💕Está chegando o Dias das crianças!
Data muito especial...🎉🎉
Para lembrar que nossos tesouros...
Merecem amor e carinho incondicional!
Crianças são como árvores..🌱🌳🌳
Precisam de Luz!☉
E para iluminá las 🌞
Basta falar com fé da Vida de Jesus! ❤
Árvores também de água necessitam...
Para crescerem firmes e resilientes. 🍀
Que as Crianças cresçam saudáveis e os problemas sejam superados constantemente!😀
Assim como uma árvore, para surgir brotos novos, criança também deve ser podada! 🌱🌱
Limite é essencial, para que aprendam sobre respeito,
Amando e sendo amada! 💕
Criança é a esperança!
De um futuro melhor!
Que esses diamantes,
tenham exemplos de humanidade ao seu redor!
Criança é ternura, afeto e verdade!
Que suas atitudes desperte o amor infinito por toda sociedade!
Um dia é pouco para pensar em criança! Todos os dias, é tempo de refletir com atenção a infância!
A inocência no olhar, um jeito que algo quer nos passar!
Seja para expressar carência ou excesso... Mas atenção elas pedem, e com paciência, firmeza e carinho, para sempre serão um sucesso!
Adultos que moldam a infância e seu progresso!🌷⚘
Brincar, pular, correr...
Falar, dançar e conviver...
Criança feliz.. é o futuro adulto crítico e que fará muito além do que você diz! 🌹
Feliz Dia das Crianças! 🎉🎉
Sementes do amanhã!
Serão nossa herança,
Aproveite o hoje que ficará somente na lembrança!🌙⏳⌛
Autora: Heloisa Roque❤
A tecnologia torna nossas vidas muito mais práticas e é muito bom poder viver em uma época em que a comunicação entre todas as partes do mundo é altamente desenvolvida, e nossos amigos e familiares estão a apenas uma mensagem de distância.
No entanto, devemos ficar atentos ao risco que o vício na tecnologia pode oferecer aos relacionamentos das pessoas que já estão a nosso lado.
Um dos eletrônicos mais utilizados por nós são os aparelhos celulares, porque permitem uma grande tecnologia, em um formato perfeito, que se encaixa nas palmas de nossas mãos. Além das ligações e mensagens, através deles podemos acessar as redes sociais e estar mais inteirados das vidas dos amigos que não podemos encontrar todos os dias.
No entanto, apesar de todos os pontos positivos dos celulares, também existe um lado muito negativo. Quando usados em excesso e sem consciência, essas ferramentas acabam se tornando o oposto do que deveriam. Ao invés de nos aproximarem das pessoas que gostamos e que estão longe, elas apenas nos afastam daqueles que já estão ao nosso redor.
Muitos de nós, mesmo sem perceber, estamos perigosamente viciados nos celulares e passamos mais tempo olhando nossas redes sociais do que nos conectando com nossas famílias e amigos.
Essas fotos são um grande incentivo para repensarmos a importância que os celulares ocupam em nossas vidas. Não precisamos abandoná-los nem deixar de usar nossas redes sociais, mas precisamos nos reeducar para não permitir que a tecnologia nos afaste do que é real e está ao nosso lado.
As pessoas são preciosas, os relacionamentos com aqueles ao nosso redor são fundamentais para vivermos felizes e realizados. Manter uma comunicação com o mundo é muito legal e benéfico, mas os “likes” das redes sociais nunca irão substituir uma conexão real com outro alguém.
Aprenda a valorizar o que realmente merece a sua atenção e dedicação!
Eu sempre... nunca tive grandes oportunidades de saber quem sou ou pra onde ir ...mas sempre houve um coisa em minha vida que sempre fui "IRRAZOÁVEL" Ser Mãe.E com essa decisão gerei filhos "IRRAZOÁVEIS" .Sabe o que é isso? Explico : IRRAZOÁVEL é o que não está de acordo com a razão.Contrário ao que é lógico, moderado, comedido.Meus filhos são assim.Percebo isso quando muitas vezes na madrugada via Yasmin sentada em uma cadeira de madeira estudando madrugadas após madrugadas..ou em coisas aparentemente esquisitas ...como dormir com a Magg (cachorrinha),sair de uma festa após 00:00 PM voltar para casa e passear com seu bichinho de estimação.A preocupação em nunca se atrasar no trabalho...mesmo sendo pra ficar em um cubículo solitária (mas era o seu trabalho). Nunca negociar horas de estudos para namorar, levantar mais cedo estando de férias na praia com namorado para estudar ... Leandro seguiu o mesmo estilo. Eterno "IRRAZOÁVEL" , nunca negociou sua liberdade , quando se propõe fazer algo atua intensamente. Nunca vou me esquecer de quando ligava para meu filho e ele se encontrava com minha neta recem nascida chorando , ele com ela nos braços cozinhando para mamis almoçar ...quando se decidiu aprender fazer pizza ,simplesmente fazia as melhores. Quando resolveu estudar ,isso desde pequeno ,se tornava o melhor. Há boletins com sucessões de notas 10 .Era a competição com Thays e Yasmin quando faziam o primário. É "IRRAZOÁVEL" quando decide não querer algo , paga o preço e segue em frente. No basquete então? UFF !Super "IRRAZOÁVEL" pois vai sozinho treinar por horas ...pessoas
" IRRAZOÁVEIS" Seja na ótica politicamente correta ou não tanto correta são as pessoas que fazem a diferença. Airton Senna era IRRAZOÁVEL .Quando chovia todos paravam o treino ...Airton continuava e se tornou perito em vitórias em dias de chuva.
Sou eternamente grata por ser uma Mãe que nunca negociou o posto de Mãe . Sempre dizia : se eu morar na rua ...vou com meus filhos .E vejo frutos maravilhosos .Cada um com sua categoria, personalidade ...mas inegavelmente
" IRRAZOÁVEIS"
Vida é a propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte. Foi o maior presente que ganhei dos meus pais e de DEUS. Amanheceu que lindo mais um novo dia!
A VIDA
O maior presente que recebi
Não há definição suficiente para definir
Junto todos os hábitos que desenvolvi
Desde o dia que me proporcionaram o ar sentir
Um coração que bate forte todos os dias no mesmo compasso
Mas se altera nas alegrias e nas tristezas, faz parte
Razão da nossa existência entre altos e baixos, compreenda
Alma tão franca responde pelo não entendido
Espírito que transcende as designações humanas, não entendi
Superior, sem qualificação incapaz de informar
Relevantes passagens marcam nosso interior
Prazer com muito entusiasmo de viver quero sentir
Assinalar a vocação de amar, vou frisar
Tentar dar o melhor a minha parte farei
Por quem criei neste meio ambiente em que nasci
Plantas, animais, amigos, família, esposo e filhos
A amplitude não se pode dimensionar
Não há narração finita, apenas infinita, um dia saberei
Quem sabe? Quando não mais existir?
Como explicar o maior presente que recebi
A VIDA
Cassia Guimarães
A partir do momento que você tiver comportamento de pai/mãe e não de "amiguinhos" de seus filhos, eles irão conquistar a vida.
E de repente você percebe q a família numerosa , já não é mais a mesma!!
Aquele Natal/ Réveillon numeroso de família crescendo , já não existe mais .
Cada um tem um motivo ,cada um pra um lado vai ...
Os filhos(as) casam e escolhem a outra família pra ficar
A matriarca viva ainda é o motivo de sempre juntos estar .
Viajar vem a ser o melhor motivo ou estar com os amigos são mais importantes que estar em família .
Percebe se então que os anos passam e a união vai se acabando não somente pelas perdas de morte . Mas também pelas perdas causadas por motivos mais relevantes dentro de cada família em particular .
E então na ceia de Natal ou de Réveillon você percebe que *as ausências* vem a ser *os pratos principais* 😥😥
Não existem crianças rebeldes!
Existem adultos despreparados!
Não há culpados! Apenas falta de conhecimento!
O conhecimento traz paz aos relacionamentos!
Precisamos aprender a lidar com as nossas crianças!
Rascunhos de Amor
Se vocês fossem uma flor, seriam uma rosa vermelha e um cravo branco, os mais lindos do jardim.
Se vocês fossem uma música, seriam a melhor nota, e que a melodia dos seus sorrisos, seria uma das coisas mais belas que eu já ouvi.
Se vocês fossem uma estrela, seriam o sol, a maior, a mais bela e radiante de todas.
Se vocês fossem um livro, eu rabiscaria os parágrafos, esconderia os pontos finais, e quando alguém me perguntasse por vocês, eu diria ainda não terminei de ler.
Parem com essa mania de querer dar palpite na vida alheia. Foi decisão minha optar por não ter filhos(possa ser que eu mude de ideia), vocês e essa mania de achar que uma mulher afronta ou desrespeita as mães ou mulheres que desejam ser mães ao dizer que não quer ter filhos. Uma coisa não tem nada haver com a outra. Quero mais é que as mães sejam amparadas, valorizadas e compreendidas. Minha decisão pessoal não é um insulto à decisão pessoal de outras mulheres. Do mesmo modo que respeito as que desejam ou vivem a maternidade.
Não é porque não quero ter filhos, que significa que eu odeio crianças, ao contrário, eu gosto, só não quero ter responsabilidade por alguém.
Alguns me abordam dá seguinte forma *E quando você envelhecer, não ter ninguém para cuidar de você, nenhum filho*
E assim responderei a esse famoso questionamento.
Eu cuidarei de mim mesma na velhice.
É preciso ser muito egoísta para ter filhos pensando em troca de favores.Ter filhos não significa que cuidarão de você na velhice. Todo mundo conhece pelo menos uma história de pais abandonados quando mais precisaram. Sem falar que o filho pode se mudar pra outro país, falecer, ele mesmo precisar de cuidados. Há várias possibilidades para o plano de amparo na terceira idade não funcionar. Então não tenham filhos pensando na sua velhice, que eles irão cuidar de você, tenham filhos para os amar.
Enfim...
Só espero que respeitem meus planos de não ter filhos.
Seja feliz!
A maior luz que se pode ter numa casa é a energia de uma Mãe feliz, pois é ela que equilibra a harmonia.
O maior erro que se pode cometer é querer dar tudo o que não se teve para os filhos. A mãe que acaba fazendo isto, não se sentirá mais feliz e sim mais cansada e frustada.
Dê ao seu filho aquilo que ele precisa e não o que você não teve; e só ajude-o se ele
pedir, não invada seu campo de energia querendo parecer legal, apenas seja.
Então, quer que seus filhos sejam felizes? Comece por você, esbanje felicidade e ensine-os por exemplos e amor.
Coloque uma música que goste e dance, cante, ria tire um final de semana de folga e vá viajar sem culpa, deixe de ser egoísta e permita que seu filho fique com a tia, a vó, a madrinha que os ama e vivem convidando-o para ficar com elas e você não permite porque quer superproteger.
Não estou falando de abandonar, de deixar por deixar, de sair para se divertir e deixar seus filhos mal. Digo que apenas seja feliz aqui, lá ou ali!
Mãe triste fica exausta, irritada, mal humorada, dá broncas sem necessidade, perde a razão, e se torna chata demais.
Seja feliz, recarregue suas baterias, seja lá como for: se para isto você precisa ir para academia, correr, ler um livro, dormir, dançar, participar de um chá com as amigas, ir ao cinema, vá sem culpa, pois sei que se estiver feliz terá energia de sobra para distribuir; para curtir os finais de semanas, jogar bola, tomar um sol, jogar videogame e certamente amar demais seus filhos.
Então, por favor: Seja feliz, pois assim será uma Mãe em equilíbrio, e consequentemente terá filhos felizes.
Convido-a a Ser feliz, seus filhos irão amar ainda mais você!
Giovana Barbosa
Esplendoroso...
Todos esperam por dias esplendorosos,
por dias harmoniosos.
“Sabemos que nem tudo são flores”
queremos dias iluminados,
perfumados pelas mais belas flores.
Então, que possamos fazer o possível
e o impossível para que encontremos os dias assim,
pois a primavera irá chegar
suas lindas flores colorirão nossas vidas
e novos dias irão raiar...
Que possamos florir a cada dia como as flores na primavera...
Que não deixemos a escuridão, de coisas e pessoas negativas,
prenderem nossas almas em níveis inferiores.
Que nossas luzes sejam maiores e que iluminem
os nossos e os caminhos daqueles que conosco estiverem.
Que possamos exalar amor,
o amor que Deus nos dá,
sem nada pedir em troca.
Que tenhamos, a cada final de dia, a certeza de que fizemos
o nosso melhor e que assim conseguimos
transformar nossos dias, comuns, em algo magnífico.
Setembro...
Venha florido
e chuvoso...
lavando de nós
tudo o que
não nos pertence
e com suas flores
perfumando nossos dias!
