Ficar Quieto
Quem realmente é bom não precisa ficar falando ou mostrando que é bom,pois a virtude é muda.Logo,sua mão direita não precisa saber o que a esquerda faz.O autoelogio não soa bonito e o deselogio serve para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Se “focar” ‘tanto no Futuro’, te cresce a este, diminuindo a seu “Passado”, se ficar só no passado, ‘você que será pequeno’ demais para o que vêm em frente!
Deixar de aprender é como ficar olhando pelo
retrovisor para ver a vida passar. A vida é generosa
e nunca vai deixar de ensinar.
Livro: O Respiro da Inspiração
O homem, esse ser tão comum e que age dentro da sua realidade: estuda para não ficar ignorante e trabalha feito um burro de carga.
O knockout de Sartre sobre Goethe – Ep. 1
Não há como ficar alheio à irracionalidade destes dias que parecem nos aproximar cada vez mais de um estágio de distopia, e cuja linha divisória não se sabe quando será cruzada. A única certeza é de que o mundo continuará seguindo sua trajetória independente de nossos bandeiras, achismos e modismos, mesmo que Sartre já o tivesse previsto há mais de 80 anos.
“Os homens. É preciso amar os homens. Os homens são admiráveis. Sinto vontade de vomitar – e de repente aqui está ela: a Náusea”, disse ele à época, e o que se seguiu depois foi a sucessão de erros que nos trouxe até este agora e que Sartre, se pudesse vê-lo, certamente o perceberia como um melancólico “déjà vu”.
Sim, até porque a vida não é um diagrama de causa e efeito, e se não temos sequer ideia de como seremos projetados nesse futuro, o que dizer de perder tempo com o “quando”? O papel que nos compete é fazer as melhores escolhas enquanto a liberdade individual se apresentar como opção, de modo a persistir na busca por significado em um mundo aparentemente insano optando deliberadamente pelo caos. Far-se-á necessário, sem dúvida, nos mantermos apegados, com unhas e dentes, à visão existencialista da liberdade humana, malgrado a indiferença do universo em relação aos nossos dramas.
A lucidez – e apenas ela – se apresentará como aliada confiável numa realidade em que ideologias, dogmas e verdades absolutas não te serão de qualquer valia, já que em tal cenário todas as tuas “crenças inquestionáveis” serão postas à prova, e terás no teu pensamento crítico e em tua busca pela verdade – aquela que não depende de mim nem de ti – o único lenitivo para seguir acreditando. Arrisco perguntar: tuas crenças ainda te servem de refúgio, ou insistes em usá-las como antídoto para teu desespero, mesmo que não acredites mais nelas?
Neste momento, és tu e tua autonomia para sonhar o agora que te serve de âncora, de modo a não seres levado de roldão para um futuro incerto, e do qual não terás garantia alguma de que sobreviverás a ele. Assume, pois, a tua parte da responsabilidade pelo que percebes, pelo que não te podes furtar da forma como o fizeste até aqui.
Vivemos um momento em que a realidade se impõe sobre o romantismo. A frieza existencial de Kierkegaard e Camus retomando o palco no qual Goethe brilhou sob os holofotes do Iluminismo, e que também acolheu Voltaire e Rousseau.
Sartre já alertava que só é livre quem pode ser responsabilizado pelas próprias ações mas, como também anunciava, esse homem circunstancial inegavelmente depende da direção dos ventos, e este pode, de quando em quando, produzir o contradicto que o eximirá da tal responsabilidade. Assim, em nome da liberdade sistêmica - dita irrenunciável – podemos destruí-la de um único golpe para garantir a pessoal. Inaceitável contradição, diriam os Iluministas, sem se estribar nas mordazes narrativas de Sartre que já alertavam para tais despropósitos do nosso cotidiano proselitista e, tanto quanto diria Nietzsche, humano, demasiado humano!
“Novos tempos”, dirão os arautos de um tempo instável o bastante para chamar de novo o que há de mais velho no mundo, que é a luta pelo protagonismo da ópera bufa que todos deverão aplaudir, incluive os que apostavam numa valsa de Strauss.
Resumo
O texto discute o pessimismo existencialista de Sartre em relação ao futuro da humanidade, contrastando-o com o otimismo iluminista de Goethe. O autor argumenta que a frieza existencialista de Sartre, representada pela ideia de que a liberdade individual é responsável pela criação do caos, se assemelha à visão de Kierkegaard e Camus, enquanto Goethe encarnava o ideal iluminista de progresso e razão. A peça argumenta que, apesar da aparente irracionalidade do mundo, a liberdade individual permanece como um refúgio contra o desespero, e a responsabilidade pela ação individual deve ser assumida mesmo em meio à incerteza do futuro.
Trata-se de um ensaio que critica a sociedade contemporânea, utilizando a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre para analisar a perda de significado em um mundo cada vez mais caótico. O autor argumenta que, apesar das aparências, a liberdade individual continua a ser um valor fundamental em um contexto onde verdades absolutas e ideologias se esfacelam. Ele compara a situação atual ao período pós-Iluminismo, onde a frieza existencialista de Kierkegaard e Camus se sobrepõe ao otimismo de Goethe. O autor sugere que a liberdade individual, apesar de ser a chave para a ação, pode ser comprometida pela dependência às forças externas, o que resultaria em uma contradição insustentável. Ele termina o texto com uma crítica ao proselitismo e ao romantismo, defendendo a necessidade de uma postura crítica e consciente para lidar com a realidade complexa e instável em que vivemos.
Eu não posso me dar luxo de ser frágil, de me fazer de vítima, de ficar de mi-mi-mi...
Ah, não espero que ninguém me defenda ou tenha pena de mim.
Vim ao mundo pra lutar e trabalhar muito, e ser forte é consequência.
Quando cair, recusa-te a ficar no chão. Levantar é o melhor a fazer, demonstrando que a força é resistente ao impossível.
“Se você parar, se entristecer e ficar preso nas perdas que temos na vida, acabará perdendo quem precisa de você” José Meireles
Tem palavras
Que tem mais força
Que uma atitude
Se uma oração tem poder
Imagina ficar falando
Chamando
Coisas ruins
Para você
Seu lar
Sua família
Então...
Fale menos
Aja mais
Agindo assim
Fará mau a si
E à todos que te arrodeia
corre corre
por que os cana tá subindo
e se ficar, você morre
igual o mlk que não tinha escolha
e entrou pro corre.
grita grita
igual a dona Maria
que sentiu a
dor de perder sua filha,
causa da morte? ah...
andam dizendo por aí
que foi "bala perdida".
abaixa a cabeça,
igual a tia teve que abaixar a voz
pro polícia que se diz feroz
e só oprime gente que não tem espaço de voz.
eu?
eu sou só mais um que é contra as
leis do sistema brasileiro e europeu,
fora da lei? não não,
só luto pelo o que sei,
para não ter que ficar beijando
os pés de um falso "rei".
Viver pode ser difícil, mas ficar preso ao passado é como pausar o tempo e impedir o próprio crescimento.
Nao deixe sentimentos de ódio no seu interior, livre se o quanto antes para não ficar nesta derrota.
Preciso descobrir quem sou,se devo ir ou se devo ficar, não tenho certeza o que é melhor pra mim,eu só preciso me encontrar!
O Sonhador
É capaz de ficar horas conectado ao tempo.
O silêncio, para ele, parece casa.
Acho que é por isso que ele dá asas a tanta imaginação.
O sonhador vive duas vidas:
a vida que tem e a vida que cria.
São esses que enxergam além do que os próprios olhos podem ver.
Só sonhando se tiram os pés do chão.
Só sonhando se pode imaginar um mundo melhor.
Todo mundo toma porrada,
mas uma vida sem sonhos:
É como uma árvore sem frutos,
a borboleta sem a flor,
o pássaro sem o céu,
o barco sem o vento,
um camponês sem chapéu.
Autoria: #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 20/02/2025 às 18:30
Ainda bem que permitimos nos encontrar; ainda bem que decidimos juntas ficar; ainda bem que você me acolheu; ainda bem, você e eu. Duas pessoas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais, decidiram que não ficariam mais sozinhas e um passo importante resolveram dar; passo importante esse, que hoje estão colhendo todos os frutos, que antes pensaram em plantar. Um amor tão puro, tão calmo, tão doce, tão recíproco e tão rápido que fizeram muitos duvidar, mas só essas duas pessoas sabem, tudo que enfrentaram para esse amor durar. Admitiram que não foi fácil chegar até aqui, que tiveram lutas para vencer e batalhas para lutar, mas que decidiram segurar nas mãos uma da outra e seguir em frente e deixar Deus comandar. Hoje estão agradecidas por todo dia ser a escolhida, por ser a calmaria nessa tempestade que se chama vida; hoje não são mais sozinhas, pensam um dia em formar uma família, em vivenciar mais coisas belas e juntas testemunhar, o quão bom é AMAR. ❤🩹
Feliz 1 ano da nossa bela história ❤🩹💍
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp