Fase Ruim Fase Boa Fernando Pessoa
Querer imbuir a ideologia de gênero na escola é o mesmo que desconstruir a figura do ser humano e isso seria uma colonização ideológica delirante.
A ideologia de gênero é um atendado a consciência moral, teológica e científica, pois seu ideário tem uma prisma imoral e ilógica
Implantar a Ideologia de Gênero nas escolas seria o mesmo que subverter a construção histórica e social da família.
Só se sai da zona de conforto e busca mudar quando outros ao nosso redor, mais leigos, avançam confiantes sem cogitar!
Deveríamos mesmo era nos importar mais com coisas abstratas do que com as concretas da vida! Pois as concretas são finitas e as abstratas são eternas!
Sem palavras
E eu que não sou de falar muito,
resolvi escrever aquilo que penso e não falo,
porém não sei se aquilo que penso e não falo,
seja algo relevante a ponto de ser escrito.
Vou deixar minha mudez falar mais alto.
Vou ficar escondido atrás da cortina invisível do anonimato,
com a minha visível quietude, sem infringir a lei do silêncio.
Porque se fosse para eu falar mais e ouvir menos,
Deus me daria duas bocas e um ouvido.
E para não deixar o dito pelo não dito,
vou recorrer a um velho dito popular:
“Quem diz o que quer, ouve o que não quer”
Ou como diria um poeta amigo meu:
“É melhor ficar quieto, para não falar nada”
Tem certas coisas que não sei dizer
e como não sou de falar muito, fiquei...
Sem palavras.
02/04/2013
O pensamento positivo é a voz de Deus nos falando em silêncio,
por isso que ele faz milagres.
23/12/2012
Da janela
Jesus vem 1, do alto da colina
Observava atenta e imóvel
Com sua face cega da neblina
No seu silêncio imemoriável
Um grande lençol branco gaivota
Que Cobria a mata virgem 2
Com sua proteção devota.
Bem cedo, o sol penetra seu sossego selvagem
Espalhando seu calor
Secando o orvalho da folhagem
Iluminando e aquecendo seu interior.
É o nascimento do dia,
As borboletas bailam ao sabor do vento
Os pássaros cantam de alegria
A cigarra e seu sinal barulhento
Abelhas fazendo mel com amor
Formigas trabalhando sem parar
Colibris de flor em flor
Que dia lindo! Todos a saudar.
Eu contemplo essa linda geografia
Da casa dos meus pais, da janela,
Talvez a perpetue numa fotografia
Ou pinte numa grande tela.
Fernando Luiz Silva
14/03/2005
*1- Pedra situada no morro do Barata em Realengo.
*2- Mata situada no morro do Barata em Realengo.( que não é tão virgem assim.)
Educar é muito mais do que transmitir conteúdos — é formar consciências, despertar o pensamento crítico e preparar mentes para os desafios de um mundo em constante transformação.
Que possamos, como educadores e agentes da mudança, resistir à superficialidade e reafirmar o valor da profundidade, da ética e da autonomia no processo formativo.
Porque a verdadeira educação não se rende à facilidade, mas transforma pela excelência.
Em tempos marcados pela rapidez e pela conveniência, é preciso perguntar: os caminhos da facilidade estão, de fato, nos conduzindo ao conhecimento — ou nos desviando dele? Quando o imediatismo substitui o esforço, a aprendizagem se torna frágil, e a autonomia dá lugar à dependência.
A educação do presente corre o risco de formar consumidores de conteúdo, não pensadores autênticos.
Estamos educando para a profundidade ou para a pressa?
A informação está acessível como nunca, mas sem reflexão crítica, ela se torna apenas um dado que passa, e não um saber que transforma.
Em meio a tantas inovações, urge resgatar práticas simples, porém poderosas: escrever à mão, elaborar perguntas, fazer resumos, revisar com intenção. Essas ações, muitas vezes ignoradas, são exercícios de pensamento que constroem uma mente lúcida, crítica e criativa.
Ninguém é tão grande que não tenha algo a aprender, e ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar. Por isso, que cada um reconheça seu lugar com humildade, aprenda a valorizar o outro com justiça, e seja grato por tudo aquilo que cada pessoa acrescenta em nossa jornada.
As IAs são coesas, contudo o GPT é, na maioria das vezes, incoerente. Ele aceita tudo e ainda justifica. Portanto, não demonstra sabedoria nem inteligência genuína, mas sim um funcionamento extremamente artificial. Ter muito cuidado demonstrará sabedoria e inteligência própria e não condicionada a esse modismo...
