Expressão
Os dilemas de um franco-libertário - Ep. 2
A expressão mais ouvida pela boca dos conservadores é “liberdade”: liberdade para dizer o que querem, para fazer o que querem, como se não seguir as regras do jogo liberdade fosse. O que se mostra nítido é que não conseguem diferenciar o conceito de liberdade do de libertinagem, pois que a liberdade não precisa tampouco ser visível a olhos alheios, mas simplesmente que a vivencies em ti: antes em tua consciência, e depois em teus atos. E dessa forma, para o libertário que és, não serão as correntes do corpo que irão te cercear, mas aquelas que impões a ti mesmo quando atropelas todas as regras pelo exercício da tua alegada “liberdade”.
Por definição, não é apenas falsa, mas imoral, a liberdade que privilegia alguns em detrimento de outros, numa mesma escala de poder. “Numa mesma escala de poder?”, perguntarás... E te direi que não há nada mais desigual do que tratar desiguais de forma igual, e para tanto existem as diferentes escalas de atuação, e a cada qual se aplicam as regras que seus papeis lhes conferem. A isso chamamos de “ordenamento jurídico”, indispensável para que o direito à liberdade se estenda a todas as diferenças.
Liberdade, portanto, não é simplesmente pensar e agir do jeito que entendes ao cobrar o que é bom pra ti, mas transitar livremente dentro desse ordenamento; e opressão é lhe extrapolar as fronteiras, horizontal ou verticalmente, para subverter o pensar e o agir de outrem. Precisas antes aprender a pensar livremente, questionar – inclusive a ti mesmo – e formar tuas próprias opiniões não submetidas a dogmas e doutrinações. A tua real liberdade é, antes de tudo, a tua autonomia intelectual, sem o qual nunca serás livre. Enquanto não desenvolveres pensamento crítico para discernir entre uma coisa e outra não exercerás de forma autêntica a tua liberdade, pois que não se mostrará ética e, tampouco, responsável.
A liberdade legítima não pode prescindir da igualdade como um de seus pilares mais substantivos, asseverando a cada qual a posição que lhe caiba para escapar a injustiças. E quando atrelada a um “ismo” coletivo correrás sempre o risco de vê-la convertida de livre-arbítrio em efeito-rebanho, e é quando precisarás tonificar tua essência de franco-libertário, que só responde à própria consciência. O conceito de que “a união faz a força” não se estende ao cérebro, pois que, no grupo em torno de um lider, somente um exercerá a prerrotativa de pensar, cabendo aos demais segui-lo. Na ausência dele, por outro lado, nem dois dentre todos seguirão na mesma direção, o que pode se mostrar ainda mais desastroso do que a direção única, por mais equivocada que se mostre. Daí porque teu discernimento deverá ser o fiel da balança na batalha contra a opressão e a ignorância.
Súmula
Constituindo-se no segundo episódio da série "Filosofando”, o texto de Luiz R. Bodstein explora o conceito de liberdade a partir de uma perspectiva individualista e crítica, questionando a dicotomia entre liberdade e libertinagem, a visão superficial do conceito de liberdade, e defendendo que a liberdade em sua expressão mais plena consiste na autonomia intelectual e na capacidade de discernimento crítico sobre a complexa relação entre decisões individuais e ordem social. O autor argumenta que a liberdade não se manifesta apenas em ações visíveis, mas também na consciência individualizada, na capacidade de pensar criticamente e formar opiniões próprias, livres de dogmas e doutrinações. Pelo aspecto da interação social, afirma que liberdade não se resume à ausência de restrições externas, mas a capacidade de transitar livremente dentro de um sistema de normas e leis, respeitando a igualdade e os direitos de todos, sem que essa igualdade se traduza por uma homogeneização de pensamentos. Ele critica o tradicional conceito de que “a união faz a força” no que toca ao pensamento individual pelo argumento de que a liberdade de pensamento exige capacidade de questionamento e formação de opiniões autônomas. Bodstein destaca a importância do discernimento individual e da responsabilidade em relação ao próprio pensamento, advertindo contra a alienação e o conformismo advindos da adesão acrítica a ideologias ou líderanças que se estabelecem sem o crivo das análises racionais.
Ora, pipocas!
Uma expressão
feita para exclamar
o seu desabafar:
- Ora, pipocas!
Venero na vida mesmo
são as pipocas reais
sejam doces ou salgadas
que nos alegram demais:
- Longa vida as pipocas!
Qualquer forma de discriminação é a expressão da ignorância do ser, que desconhecendo a origem da humanidade e as suas próprias raizes, logo tem a falsa ideia de ser superior àquele que discrimina.
Seu burro...
Aqui parece forte essa expressão,
Mas foi usada em cima de um vídeo em que um burro fica feliz em reencontrar uma menina que sempre tratou ele com respeito, carinho, amor e gratidão. Fortes emoções...
Burro é quem não consegue dar valor
As verdadeiras amizades
Quem despreza seus semelhantes
E não respeita as limitações e as
Diferenças de cada Ser.
Cada um tem o seu valor
Cada um tem algo para retribuir
E tem o motivo certo
De estar presente aqui
Nesse planeta
E principalmente
De surgir na sua vida...
Ele ou ela
Vieram acrescentar algo no seu aprendizado e enriquecer
A sua vida e a sua evolução...
E porque o burro?
Não leve para o lado da ofensa
Da desconsideração
E nem da grosseria
Entenda realmente
O que fazem as pessoas
Que não se importam com o outro
Lhes pisam em cima
E vivem na falsidade:
Acabam tendo uma vida
Amargurada
Sem paz e infeliz
Fingem e sustentam uma alegria
Que não possuem
Demonstram nas redes sociais
Que são poderosas: mas a alma
Está enterrada na lama
E não conseguem perceber
As maldades que fizeram
Contra eles mesmos
Em sua caminhada.
Plantaram sementes podres
Não cultivaram nada...
Aliás: pensaram em sua falsidade
Que estavam sempre levando
Vantagens sobre os outros...
Tudo passageiro, momentâneo
Ilusão e sem volta....
Vão viver solitários
Sem luz interior
Consciências pesadas
E sem um "burro"
Para lhe abraçar
Olhar nos olhos
E expressar com gratidão
Que você é muito especial...
Volte ao seu estado de nascença
Nasça de novo
Deixe a pureza de uma criança
Manifestar em sua essência.
Não sei do seu sofrimento
Da sua estrada
E do que se passou
Em sua vida
Mas tem sempre uma oportunidade
_ Você ainda está vivooooo!...
Então,
Sempre tem como dar
O primeiro passo para a sua libertação
Para ter o seu belo reencontro
Com a beleza que já está
Dentro de ti
E que nunca te abandonou
Mas tem que ter humildade
Arrependimento de verdade
Resiliência e perdão
Piedade e compaixão
Para entrar no próprio reino
E ter a sua salvação.
Digo salvação em termos de saúde
Sucesso, paz, harmonia
Leveza na vida e no coração
E assim
No fim da estrada
Sentir aquele prazer
De por aqui ter vivido
Ter aprendido e evoluído
Para continuar
Caminhando na luz
Vivendo com paz no🇵🇹🇧🇷❤️
As escritas, as frases, os poemas e outros tipos de expressão servem para desabafar, refletir e argumentar. Essas coisas me ajudam a falar profundamente e verdadeiramente sobre mim.
A verdade pode ser subjetiva, mas a liberdade de expressão é um direito fundamental que deve ser respeitado por todos.
Benê
Não vista-se com as vestes da hipocrisia, tampouco use sua expressão ou ande com ela, pois aquilo permitido e/ou feito frequentemente torna-se um hábito.
É frequente a repetição, também, da expressão "democracia coroada", para definir o regime. Sem falar nos imoderados elogios ao imperador, cidadão sábio e virtuoso, contra o qual se cometeu a suprema ignomínia de uma deposição apressada
A REPÚBLICA, pág. 11
O fenômeno do cancelamento, ao silenciar vozes dissidentes, ameaça a liberdade de expressão e o progresso social, substituindo o debate democrático por uma lógica punitiva, como nos antigos julgamentos morais medievais, onde a condenação prevalecia sem espaço para diálogo.
Nas interações interpessoais, é essencial respeitar a expressão do outro, focar no conteúdo da mensagem, evitar generalizações e comparações, e manter uma comunicação respeitosa e sem mencionar terceiros.
"A expressão "DAR O RECADO AO GARCIA, tornou-se conhecida e significa aceitar, sem restrições e sem questionamentos, uma missão difícil e adotar todos os esforços para cumpri-la. Às pessoas se esforçam e fazem o impossível para resolver" Ademar de Borba
Algumas divagações sobre liberdade de expressão...
Esse negócio de um insistir calar a boca do outro é perigoso para todos. O nosso país é imenso. Liberdade de expressão é também questão de segurança pública e de segurança nacional. É preciso ter bom senso...
A liberdade de expressão precisa ser tocada sem banquete de egos. Se errou é só se retratar e corrigir a informação.
Se expressar sem ódio já ajuda, mesmo aquelas pessoas que não têm domínio dos instrumentos do exercício da liberdade de expressão.
Entendo por exercício de liberdade de expressão tudo aquilo que eu possa expressar que não seja mentira, que não ofenda quem não merece ser ofendido e que não convulsione a estabilidade social. Verdades podem ser ditas sem ódio, sem mentira e sem desestabilizar a ordem.
Você é a expressão de tudo aquilo que está em seu interior e não nessa carcaça exteriorizada que o limita. A alma não é uma atriz tão perfeita quanto o corpo, ela é verdadeiramente transparente.
Se aos olhos de Deus o AMOR é a mais pura expressão da VERDADE, peca aquele que me impede de amar a quem meu coração escolheu para expressar essa verdade.
A percepção gera uma narrativa. Então, através de uma maior expressão, torna-se uma concepção social geral.
Comportamentos individuais surgem de uma narrativa coletiva.
A linda bravura de uma melodia emocionante, envolvente, um tom doce, muito intenso, a expressão sincera da alma numa reunião de notas, propagando a sonoriade dos seus sentimentos na viveza de uma música profunda.
Estrutura harmoniosa, a causa de um rico deslumbramento como aquele que provém de um caminhar sedutor de uma beldade deslumbrante de curvas naturalmente formosas, personalidade impotente, olhar confiante, simplicidade evidente.
Diante disso, a sua vitalidade sonoro é tão forte, consistente, acolhedora, que por um momento felizmente, nada mais importa, tem toda a atenção que merece através de uma desenvoltura encantadora, que com facilidade revigora a mente de várias formas.
A palavra gratidão tem um significado amplo na sua expressão, significa que estou reconhecendo um favor imerecido que recebi gratuitamente.
A mais sublime expressão da maturidade espiritual não está no poder de revidar, mas na fé corajosa que escolhe perdoar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
