Eu Vou mais eu Volto meu Amor
"" Quando as palavras não puderem expressar o sentimento
talvez uma lágrima o faça
quando um gesto falar de doçura
pode ser que acabe a procura
ou inicie
quando em uma flor o perfume for mensagem
quando a paisagem
te lembrar de alguém
preste atenção
tudo leva a crer que é o amor
chegando em seu coração...""
"Vá a lugares onde você é querido e não tolerado".
(Fernandha Franklin)
Essa frase ficou em minha mente durante os últimos dois dias. Fiquei pensando sobre os tantos lugares que somos obrigados a irmos... seja para resolver problemas, para tratar de negócios, por questões de saúde, ou qualquer outra situação na qual não iríamos por vontade própria.
Se eu pensar no desconforto que há nesses contatos necessários, vou imaginar que seja por que nenhum deles envolvem sentimentos, afinal não se trata de uma visita de família, amigos ou algo do tipo. São relações frias, no qual há interesses envolvidos.
Diga-se de passagem, mas é impossível frequentarmos só lugares onde possamos conhecer e nos sentir bem com todos, até por que, "conhecer" não significa ser "bem vindo". Por isso, após amadoramente "filosofar" sobre a frase (qual desconheço o autor), chego a conclusão de que apesar de normalmente termos contato com pessoas que nem sempre nos cativam, ou de irmos à lugares que nem sempre nos motivam, a verdade é que enquanto todos se "toleram"... nós, devemos ser quem cativa, quem recebe bem e de forma atenciosa cada pessoa que passa por nós, para que o nosso ambiente seja sempre o lugar onde quem chega sinta-se querido(a) e não apenas tolerado.
Dessa forma eu refaço a frase:
"Faça com que as pessoas sintam-se queridas (e não, toleradas) nos lugares onde você estiver".
A saudade é um sentimento bem complexo. Nela você sente e pensa em coisas boas, ruins, legais e até mesmo torturantes. E é um sentimento que muitas vezes iremos sentir por toda à vida, seja pela espera de algo que nunca mais irá voltar, de um momento, de um alguém, de um porquê, ou o que for.
Acredito que ele é o primeiro e o último sentimento que aprendemos conviver. Digo o primeiro porque ele é literalmente o primeiro sentimento que nós sentimos. Por que você acha que muitas vezes o bebê chora por falta da mãe? Saudade do cheiro, da pele, daquele aconchego… A saudade é um sentimento mais difícil de se lidar do que o amor. Vamos pensar o seguinte, você ama alguém mas essa pessoa não tem reciprocidade com esse seu sentimento. O fazer para que isso passe? Se você quer mesmo, isso é fácil, desapareça, mude de cidade e crie novos vínculos sociais, faça de tudo para não ver essa pessoa. Agora você tem um ente querido, que aprendeu a vida com ele, e duas semanas depois ele acaba morrendo, e consequentemente nasce uma saudade que a cada dia que passa só cresce e fica cada vez mais forte. Como fazer para que isso passe? Como lidar com algo lamentador e que ganha força a cada dia? Não sei. Muitos dizem que para “matar” a saudade, temos que estar perto, beijar, sentir o calor da outra pessoa. Nesse caso sera impossível!
Particularmente, não gosto muito desse sentimento, de sentir agonia e vontade de correr atrás de alguém sendo que você não pode fazer isso, principalmente quando a saudade que sentimos é de você mesmo. Aquela saudade de como às coisas eram menos complicadas, de como você agia e pensava sobre algumas coisas e pessoas, saudade de quando a única preocupação que eu tinha era de dormir mais cedo no final de semana para assistir desenho no domingo de manhã e ir para a escola no próximo dia. Muita coisa não volta mais… Amigos, familiares, o jeito em que olhávamos uns para os outros, o jeito em que conversávamos. Tenho saudades das risadas, das brincadeiras em família, de como eu ficava feliz em saber que já era sexta feira, e eu ficava super animado para ir até a casa da minha avó para ficar com os meus primos, minha irmã e meus tios jogando bola até meu avô gritar chamando a gente para tomar banho. E quando chovia então? Nossa, meu final de semana ficava perfeito. Não queria outra coisa, só queria rir e ser eu mesmo com as pessoas que eu amo.
É… muita coisa mudou e muita coisa ainda vai mudar. Eu sei que daqui cinco anos irei sentir saudades dos dias de hoje, de como eu queria ter dezenove anos outra vez, ou não. Ás vezes sentimos saudades de ter saudades, meio doido isso não? Mas existe! Saudade da saudade é algo bem comum, principalmente com pessoas que não vimos a tempos, e quando elas chegam perto, acabamos não tendo saudade dela, mas sim, saudade da saudade que você tinha sobre ela! “Doideira” isso né ? rsrs. Mas existe e é muito comum,principalmente quando se trata de alguem que você ama muito
Aprenda à viver com a saudade, muitas vezes ela ajuda “calejar” o corpo e a alma para o que estamos prestes a viver. Acredito que tudo que acontece na nossa vida não é por acaso, tudo tem o seu porquê. Nem sempre as coisas são do jeito que queremos, só que muitas vezes queremos algo que nós não precisamos. “Saudade é um sentimento profundo, que deixa a pessoa pensar em alguém ou algo que está distante”. Então aproveite cada momento do presente, para que você possa sentir uma boa saudade dela no futuro. Veja mais em http://dlvr.it/4GbGLz
Aquele ardor, aquela alegria de receber apenas um bom dia, ops! Não mais a tenho, na verdade nunca a tive, apenas em meus pensamentos ou em minhas tentativas fracassadas, amor é fogo que arde sem se ver, e é ferida que dói e nunca se cessa quando não correspondido, existe para isso uma solução? Ou será o único remédio minha total devoção a esquecer sua magnífica existência ou o tamanho descaso que fora feito por meio de ti com minha essência, sofro por amor, e por amor lutei, luto e finalmente o perco…
Boa noite
Por quê apenas podemos lamentar e chorar, por perdermos aqueles que mais amamos.
Por quê temos que repetir o erro, e culpar o amor?
Por quê fazemos tudo aquilo que não queríamos, para flor que amamos?
O amor, por quê, por quê, por quê...?
Por quê o adeus é mais fácil de ser dito, do que o eu te amo?
Por quê o eu te amo, tem que ser uma mentira para o tolo?
Por quê o arrependimento, é tão pesado.
Por quê não voltamos atrás?
Por quê eu não posso simplesmente, dizer que sinto sua falta?
Por quê não podemos recomeçar?
O amor, por quê, por quê, por quê...?
Por quê tudo que amo, no fim não floresce?
Por quê tudo que sinto, é um vazio?
Por quê a unica vontade, é a morte?
Porque tudo, é uma mentira...
Todo dia a insônia me convence que o céu faz tudo ficar infinito. Eu não consigo mais confiar em ninguém, não consigo mais fazer poemas. Não consigo mais amar. Por medo dos términos, comecei a evitar os começos.
Por onde começar? Do começo? Mais e se o fim foi o que prevalece ou o fim eo começo? Estou confusa sentindo um vazio, não quero partilhar isso com ninguém, pois ninguém poderá me ajudar, a não ser eu mesma e o tempo.
Com o tempo tudo vai se acerta. Cada coisa vai pro seu lugar.
E eu. Bem eu vou estar aqui talvez, não sei se bem ou se mal mais vou estar levando.
cheguei em uma certa idade que nada mais me satisfaz
uma certa idade que tudo dói
certa idade que tudo está ruim
até a paz
idade que nao sabemos se prantamos silenciosamente
enquanto a idade lhe tira um pulmão e um rim
ou gritarmos arduamente
ou só esperar, que ela corrói
idade que já não se quer mais levantar as seis
ou muito menos coitar a vizinha da esquerda
idade que se nota a babaquice nas leis
enquanto se vê sempre na perda
a atualidade é totalmente estranha
diferente do que já se viveu
que olha pra juventude e sente vergonha
num futuro de falsos revolucionarios
descendentes daquilo que já se perdeu
essa certa e minha idade
que já se cansou da cidade
mas esse tal amor não mais me comove
pra ele até criei barragem
e nem cheguei nos dezenove
Capone.
Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma, e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.
Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci.
Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.
Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama, te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo filho da...
A Alegria na Tristeza
O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.
O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.
Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.
Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.
Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.
Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.
Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.
Nota: Texto originalmente publicado na coluna de Martha Medeiros, no website Almas Gêmeas, a 8 de março de 1999.
...MaisTu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
VOA
Deixa que meu olhar te persiga...
Deixa que minha alma te encontre...
Deixa que as tuas asas me ensinem,
A força com que enfrentas a tempestade,
A paz com que deslizas sobre a espuma do mar... e deixa...
Deixa-te voar...
Voa ...
Voa bem alto...
Voa...
Voa até onde ninguém te alcance...
Voa até onde ninguém te prenda...
Voa até onde só tu sabes...
Voa...
Voa bem alto...
Voa...
E é nesse teu voar que me inspiro...
Nessas asas que me solto...
Nessa força que me prendo...
Nessa ousadia que me rendo...
Voa...
Voa bem alto...
Voa...
e me leva com vc
sinto várias coisas por você....
tristeza por não lhe ter ao meu lado...
felicidade, ja é noite e amanha vou te ver...
paixão porque a vontade é de lhe da um beijo...
segurança póis quando estou ao seu lado é simplis a sensação de esta nas nuvens...
amor....não da para explicar...deve ser porque sinto iso tudo ou porque te amo!!!
Você é minha música... minha rima e meu tom...
Você é minha inspiração... que fez renascer meu coração... Te amo!
Assim…
Quero-te toda assim, abandonada
em meus braços, louca, embriagada.
Sobre meu peito entregue, possuída,
em corpo, espírito, na própria vida.
Quero-te assim gemendo qual bacante.
que se entrega inteira ao fogo do amante,
que nas chamas do amor e em desvario,
beija, morde, arranha, suplica em delírio.
Quero-te assim, cabelos desgrenhados.
mancha escura em coxins molhados,
pelo suor que emana de teus seios,
altar sagrado dos mais ricos veios.
Quero-te assim nas horas de doçura,
em medrosas carícias, toda pura
afagando cabelos despenteados
como a mãe ao filho, entre cuidados.
Quero-te assim, irmã tão carinhosa
que ao louco irmão aconselha, temerosa
por sua vida do mundo desgarrada,
que a preocupa e faz desesperada.
Quero-te toda assim, fêmea, mulher,
sendo só minha, mostrando que me quer.
Quero-te assim, mistura de mulheres,
mãe, amiga, amante, o que quiseres
ser – e pelo que és – te quero tanto.
Pois se resumes tudo aquilo que sonhei
em dias de angustias e temores,
eu sei
que te quero enfim, pois és a vida
que quero
e junto a ti eu estarei.
