Eu sou o q sou Mesmo Caindo me Levanto Sempre

Cerca de 429028 frases e pensamentos: Eu sou o q sou Mesmo Caindo me Levanto Sempre

RECONSTRUÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sempre amei essa ideia do transbordamento;
não caber nos encaixes, ter conceitos vastos;
ter o meu testamento à deriva dos moldes,
corpo e alma sem grife nem definição...
Eu jamais me alinhei ao tanger das vertentes;
uma vez até quis me acomodar na fe;
quis querer, mas meu pé rejeitou aguilhão,
mesmo sob o discurso duma vida eterna...
Nem em mim se debruça o meu eu inquieto;
nunca tive a medida, o tamanho da moda;
não há teto nem muro que me padronize...
Sou constante pensar, que se atravessa e voa,
incansável sentir que não se castra e segue,
um à toa sem tempo pra seguir tendências...

Inserida por demetriosena

QUANDO PASSAMOS DO PONTO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

O nosso sofrimento nem sempre nos amadurece. Há quem sofra os diabos e, no entanto, passa de verde a podre sem amadurecer. Ao mesmo tempo, há pessoas que nem sofrem muito e mesmo assim amadurecem, porque têm um olhar atento, preocupado e profundo em direção ao próximo e ao que se passa muito além do seu campo de visão.
Quem sofre com egoísmo, pena de si mesmo, acha que o próprio sofrimento é o maior do mundo, e que por isso os olhos de todo o mundo devem se voltar para ele, jamais aprenderá nada. Mas quem, sofrendo ou não, tem amor o suficiente para se solidarizar com o sofrimento alheio e dar ação à solidariedade, pelo menos nos limites do seu poder de fazer algo, criará dentro de si um complexo universitário de saberes especiais que o tornarão douto em relação ao mundo, à vida e ao próximo. Ninguém se forma centrado apenas no próprio eu. Viver é mais do que a caixa de nossas carências e necessidades pessoais.
Não prego para você. É para mim mesmo. Pergunto-me a que ponto sou capaz de olhar além. Ou se o mundo está restrito aos meus caprichos, minhas mágoas do outro, por autopiedade. Pela visão tacanha de uma vida que me deve mais do que eu a ela. Mais ainda, se até transformo questões fúteis; desnecessárias a qualquer contemplação, em batalhas ferrenhas contra quem não tem culpa de minhas frustrações; minha solidão garimpada pelo gênio esturrão... meus complexos inventados para despejar sobre todos, com um grito fraudulento de socorro, dispensável mediante gritos legítimos e urgentes ao redor.
Há quem brinque de sofrer, para se vender como fruto maduro e necessário. Mete-se numa estufa de agonias inventadas, semblante caído, voz arrastada e tremida, na tentativa de arrastar seguidores apiedados por tanta contemplação. Autoestima, leveza, bom humor e vida social sem chiliques agregam muito mais do que todo esse agouro.

Inserida por demetriosena

⁠NATUREZA PERSEGUIDA

Demétrio Sena - Magé

A natureza sempre se compartilhou conosco. De uns anos para cá, sente a nossa relação com ela cada vez mais abusiva. Por isso, reclama o direito à privacidade, pelo menos por períodos... e se não lhe damos esse direito, eventualmente o seu "chega pra lá" pode ser intempestivo. Não porque ela seja cruel, mas porque a natureza já não controla sua natureza, pelo quanto sofre nas nossas mãos, por não controlarmos NOSSA natureza; esta sim, cruel.
Já ferimos demais, a nossa mãe sempre generosa; machucamos, devastamos e a tornamos vítima de zombaria; perseguição; violência generalizada; bullyng. Pela nossa ganância, estupidez, impudência e nosso tanto faz como tanto fez, praticamos muito bullyng contra o meio ambiente, a fauna e, como resultado previsível, contra nós mesmos. O que ainda não entendemos é que há muitos anos a natureza está muito magoada conosco.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠DESDE QUANDO NÃO SEI

Demétrio Sena - Magé

Sempre tive uma dor que não posso explicar;
também sinto saudades de nada e ninguém;
tenho vastas lembranças do que não me lembro,
como quem se perdeu do coração e a mente...
Trago muitas tristezas que não sei por que;
lambo tantas feridas que nem vejo em mim;
há um fim sem começo, muito menos meio
em minh'alma cansada porque não se cansa...
Eu me olho no espelho sem saber quem vi,
porque nunca vivi e mesmo assim sou velho
de jamais ter nascido no vão de quem sou...
Na verdade não sou no mais fundo em meu ser,
por morrer desde quando me notei brotar
neste chão que não sinto nas plantas dos pés...
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠AÇÃO E REAÇÃO - A PIADA E O TAPA

Demétrio Sena - Magé

Sempre vou deplorar a violência física, mesmo como forma de reação. Agressões não justificam agressões, sejam elas quais forem. Mas não posso, ao abrir mão de minha hipocrisia, deixar de imaginar e compreender o estado emocional de uma pessoa que, estando ao lado de alguém a quem ama, vê um engraçadinho fazer uma piada pública sobre a sua fragilidade, a tristeza, o infortúnio, a tragédia pessoal, a aparência física, medida estética, etnia, gênero declarado etc. Se a pessoa é pública, mas o assunto é de foro íntimo, a outra pessoa pública não tem o direito de fazer humor com isso. Ela não sabe a dimensão do drama que o seu alvo e família enfrentam. Nem tudo é justificado na arte ou na literatura. Ainda que seja humor. Portanto, se é que posso "condenar", ainda que entre aspas, condeno a reação violenta do Smith, no caso da festa norte-americana do OSCAR, mas o entendo, ao imaginar o estado emocional que o moveu.
O que não entendo é o agressor moral ou psicológico se safar de uma punição também oficial, sob o argumento minimalista e clichê, de que o agressor perdeu a razão, pela reação que teve. Se foi reação, houve uma ação; logo, ação e reação devem ser punidas igualmente. E na próxima festa, o apresentador da vez deverá ser orientado a controlar seu instinto humorístico e dar o melhor do seu talento parta fazer graça com o que é engraçado e não demanda qualquer apelação. Sacanear uma pessoa porque ela enfrenta uma doença grave ou é gorda, baixa, negra, tem vitiligo, tem fome, é homossexual, foi ou é vítima de uma tragédia não é humor. É oportunismo da falta de criatividade. Em todo o mundo, a arte do humor precisa urgentemente rever os seus cenários, conceitos e alvos humanos, para se desconstruir por completo e se reconstruir, com vistas a um novo tempo em que as desventuras e os dramas pessoais alheios não virem piadas.

Inserida por demetriosena

⁠AMORES VENOSOS

Demétrio Sena - Magé

O amor sempre dói, porque nunca está certo
da resposta esperada por sua medida;
é um grito esticado no próprio deserto
entre muitas miragens e truques da vida...
Uma porta secreta comprime a saída,
cada vez mais distante se revela o perto,
quando a cura se torna uma nova ferida
ou a velha esperança ficou em aberto...
E aqueles amores que já vêm das veias
e nos castram do riso e penduram em teias
de surpresas amargas em golpes tão frios?
Tem amor que perdoa desprezo e facada;
doa tudo, se doa e nunca espera nada,
porque tem esse dom de sufocar seus brios.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠VIAGENS MINHAS

Demétrio Sena - Magé

Nas viagens que faço, quase sempre me frustro quando chego, em razão do quanto meus olhos e minha mente viajam, nos trajetos. Amo ver pontes, construções longínquas, florestas, rios, campos e cidades por onde passo, como se tudo passasse por mim. Ao meu ver e sentir, o melhor da viagem é o viajar. O trajeto emociona mais do que o destino.
... ... ...
#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

Nada na vida acontece, sem que haja um propósito.

Sempre tem!

Inserida por demetriosena

⁠ARTILHEIRA

Demétrio Sena - Magé

Sobre a tua desculpa sempre pus a minha;
me sentia culpado se não desculpasse;
dei o passe perfeito a cada jogo teu,
para dares o chute que arbitrasses dar...
Foram tantos e tantos os gols que fizeste;
fui um débil goleiro que nem se mexia,
porque via em teus olhos uma perda eterna,
se num salto perfeito eu detivesse a bola...
De repente um descuido me fez espalmar
o teu chute perfeito como sempre foi;
meu olhar foi ligeiro e providencial...
Eu queria não ter acertado em teu dolo;
te manter artilheira sem nenhuma pausa;
preservar este colo de ninar teus truques...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠BEM-TE-VI

Demétrio Sena - Magé

Desde sempre te vi, apesar de não ver,
te senti com a força da minha existência,
no vazio do ser que alimentava um flanco
sem essência possível para se nutrir...
Eu te vi no silêncio da distância infinda,
vi teus olhos tão fora do alcance dos meus,
te achei linda sem formas nem fisionomia,
sob véus de mistérios, fundos desafios...
Foste a minha vidência, minha profecia,
que minh'alma guardava temendo ilusões,
não sabia se dava para esperançar...
E te vi conquistar o meu mundo carente,
minha mente, meu corpo como não previ,
quando vi que te vi tão real para mim...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠DAS QUEBRADAS

Demétrio Sena - Magé

Resido ao léu,
de rua em rua,
pedindo sempre
ao meio céu,
que a meia lua
me dilua...
E me situo.
Jamais em sítio,
mas em estado
Já capital,
de sítio...
Então me abrigo
onde há briga
pelo dia,
para que a noite
ainda venha...
Onde moro
eu não demoro
sem um susto;
sem esse custo
extorsivo
de morar...
e demorar...
No fundo eu sou
das quebradas
dessa gente
indigente
e quebrada...
e alquebrada...
Em já não ter
nem esperança
de residir,
sou assíduo...
O que me cansa
é que resido
onde resíduo...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠FORA DO TEU JOGO

Demétrio Sena Magé - Magé

Sempre vou atingir teu julgamento;
te fazer mastigar teus preconceitos;
remeter um momento sobre ti,
pra que meças a tua hipocrisia...
Faço isso em silêncio; no meu canto;
sem ferir teu direito e teu espaço;
sem podar tuas idas, tuas vindas
nem vencer por cansaço as tuas fugas...
Sou "pecado" evitável facilmente;
nunca hei de prensar ou comprimir
tua mente, o teu corpo nem tu'alma...
Mas a minha existência não está
para jogos de purgo e conversão;
desistência de mim ou do que sou...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠SER HUMANO

Demétrio Sena - Magé

Quem sempre cultivou espontaneidade, alegria, inclusão e calor humano, jamais permita que uma eventual conversão religiosa lhe torne uma pessoa fechada, soturna, preconceituosa (ou seletiva) e fria. Se a religiosidade vai lhe tornar um ser humano pior, prefira continuar sem religião... pelo menos sem essa religião.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

DESPALAVRA

Demétrio Sena - Magé

Nunca vi tanto nunca perder tanto sentido em quem sempre o repete. Chega o tempo em que o nunca de sempre se torna tão repetitivo, que nunca mais queremos ouvi-lo. Hoje vi mais um nunca se abraçar ao sempre, para se tornar nunca mais. Isso não é novidade...sempre vejo um nunca desvanecer no espaço... o velho nunca de nunca, mesmo, e o de pra sempre, sempre se tornam munca mais. Nunca mais acreditarei no pra sempre. Pra sempre saberei que o nunca e o pra sempre sempre podem se tornar nunca mais.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠DESRELIGIÃO

Demétrio Sena - Magé

Quem sempre cultivou a espontaneidade... a alegria... a inclusão e o calor humano, sem tentativas de manipular pessoas, não permita que uma eventual conversão religiosa lhe torne alguém distante, soturno, preconceituoso e frio com todos os que não fizeram o mesmo... muito menos com os afetos de longas datas ou de vida inteira. Se a religiosidade vai lhe tornar (ou já tornou) um ser humano pior, prefira continuar sem religião... pelo menos sem essa religião.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠ALÉM DOS OLHOS

Demétrio Sena - Magé

Era gago na fala e fluente nos olhos;
tinha sempre um discurso de afeto ocular;
escrevia sem pontos, coesão, acentos,
mas errar com pessoas não era o seu texto...
Lia mal; porém lia o caráter de gentes;
sempre foi um leitor impecável da vida;
tinha dentes escuros e o sorriso franco
de pressoa da qual não havia suspeita...
Foi alguém bem além do letreiro da faixa;
era fora da caixa; da bolha; do ringue;
seu swing nos meios foi solto e sem notas...
Teve tanta elegância, saber tão profundo,
que ninguém neste mundo lhe causou inveja;
ele ria, por dentro, de quem ria dele...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠DESPETALADO

Demétrio Sena - Magé

Foram muitas as mágoas; não contaste,
porque sempre fechei a tua conta;
fiz de conta que a conta não contava
pro excesso de afeto ativo em mim...
Pus bandagens floridas nos meus cortes,
perdoei minhas dores com silêncios,
minhas mortes com chances que me dei
de viver pra te dar mais uma chance...
Houve um dia; dia desses qualquer,
em que pude me achar no turbilhão
desse teu malmequer em minha flor...
Recolhi meus perdões e tive o brio
que o vazio de ti já renegara
com o teu tanto faz pra meus descontos...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠VERSOS ANTI-CURRAL

Demétrio Sena - Magé

Um governo está sempre devendo ao país;
não entendo quem ache que tudo está bom;
só um povo infeliz enaltece a quem paga,
sem sentir os efeitos de pagar impostos...
Multidões sempre sofrem com desigualdades;
há governos melhores por comparação,
mas nenhuma nação é feliz por completo
nem há povo que tenha por que festejar...
Os heróis que aclamamos debocham de nós;
temos voz emprestada pra brincar de gente
nessas frentes de lutas por cidadania...
Nosso voto recente nos livrou dos bichos
que roíam direitos e cavavam caos;
mas louvar menos maus não nos dignifica...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

O desespero sempre revigora e fortalece a fé no impossível e no absurdo.

Inserida por ricardovbarradas

Por conceito perverso maniqueísta nascemos do pecado original e vivos somos todos pecadores, sempre.

Inserida por ricardovbarradas