Eu Sonho o que eu quero Pedro Bandeira
Perguntam meu nome querendo dizer Pedro.
A data do meu aniversário, pedindo presente.
Qual a minha opinião sobre patos, bigodes, bolsas e crentes?
A rachadura na parede ouve, nitidamente, meu quack-quack, nãoseioquelá, deuses.
Já Pedro pedreiro, penseiro
só esperando seu trem
que só vai
que só vai
que só vai
E eu aqui,
já desisti de me empolgar,
só vejo um bife desfocado a tagarelar.
A onde nasce o rio Dom Pedro?
De quanto chão me resta para estar perto do futuro.
De quanta bobagem necessita o homem para criar mais desastres.
Faltam-me estrelas em gota para irrigar o seco céu da boca.
Trocou-se a simplicidade do riso por espelhos e gritos das raças.
De quanto rio resta a nadar,se de nada ira de sobrar.
O chão que sofria junto a pele, racha e se parte.
A corrente que fere alma prendendo o passado na gaiola da memória.
Ainda há de criar asas e voar meu passarinho.
Ainda há de cantar a liberdade para dentro de seu ninho.
Mas ainda há uma veia de lembranças do que nasceu esperança e morreu criança.
Vi flechas mirarem futuro e caírem nos pés de um maldito burro, que por sua ganância assassinou o meu novo mundo.
E olhando agora, que mundo o Brasil se tornou?
De quem se tornou parte o Brasil?
De que passado resta a memorar?
Quem permitirá viver o futuro ou presente, se pretendem roubar até o conhecimento de nossas mentes.
Dizem que o conhecimento ninguém o tira.
Dizem que o passado não vive no novo.
De algo posso realmente dizer, ainda tenho esperança que possamos renascer de novo.
Faltará de tudo um pouco; nascimento meio lento do que chamam de consciência, ela que pintada de negra ainda não pode ser incolor. Que pena ser utópico um algo tão simples, ainda assim vi muita gente no berço da dor. No parto da realidade encontro a verdade, ainda não aprendemos que na nossa brasilidade não deve existir distinção de cor a dar oportunidades. O pais é preto no formato de toda cor. No lixo da desigualdade virei poeta e de minha poesia tudo que tem vida vira arte. E tudo que é arte faz parte! E de que parte você faz? Parte de todo um mundo! Onde ainda irei de acreditar que ser brasileiro é ter calor, e ser do mundo é ser universal. E se somos universal somos temperados, e olhe bem! Tudo que tem tempero e sabor, é gostoso, como dizia mainha:- Você não é todo mundo, mas todo mundo faz parte do mundo.
Identifique-se:
Na comunidade de cristãos, o amor mútuo é evidente e o pecado é sufocado.
(1 Pedro 4.8)
Dom Pedro, gritou independência ou morte, e isso ficou marcado na História do Brasil, mas Jesus deu o grito mais autêntico ele disse: ESTÁ CONSUMADO
Cotidiano
Outro dia ia passando por um ponto de ônibus próximo ao parque D. Pedro e uma jovem senhora me parou e perguntou, qual ônibus passava em tal lugar?
Antes que eu falasse alguma coisa ela comentou:
"pela sua cara já vi que não sabe!"
Eu estava relacionando a pergunta dela sobre o lugar e o ônibus.
Eu sorri e expliquei para ela que só uso ônibus onde não tem metrô ou trem...
O incrível desse episódio foi saber que sou tão transparente que não deu tempo de pensar. A mulher que conversava comigo não era vidente ou coisa parecida, era apenas uma pessoa comum, mas bastante espontânea e extrovertida.
Que eu era transparente já sabia, mas não tanto; pensando bem, acho que vou colocar lentes escuras no óculos!
UMA TRAGÉDIA EVITÁVEL
Leia: "2 Pedro 1:3-11" O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver que agrada a ele ( v.3 )
Examine: Lucas 7:36-47 ; 1 Coríntios 15:1-11 ; Efésios 4:32
Considere: É o pecado ou a falta de fé que o impede de aceitar a graça de Jesus e passá-la adiante ? O que você precisa crer, e o que precisa fazer para se deleitar no perdão de Deus ?
Marvin Schur congelou até a morte em sua própria casa. O homem de 93 anos devia muito dinheiro à companhia de eletricidade. Por falta de pagamentos, a companhia restringiu o seu uso de eletricidade, e quatro dias após isso, o seu corpo foi encontrado congelado. Duas semanas mais tarde, um procurador leu o testamento de Marvin, informando que ele deixara seiscentas vezes mais o valor de sua dívida para o centro médico local.
A morte de Marvin foi duplamente trágica. É horrível um senhor de idade congelar até a morte porque a companhia de energia elétrica cortou seu aquecimento. Dói mais ainda saber que ele poderia facilmente ter quitado a conta.
Assim como ele, muitas pessoas sofrem desnecessariamente pela falta de poder espiritual. A vida, a morte e a ressurreição de Jesus forneceram tudo o que é preciso "...para viver uma vida que agrada a ele", no entanto nunca usam sua fé para ter acesso a tal recurso.
Alguns gemem sob ondas de culpa, incapazes de aceitar o perdão divino e prosseguir com as suas vidas. Outros se chafurdam em abusos e sofrimentos, e se identificam com seu status de vítima, que se recusam a estender o perdão de Deus àqueles que os feriram.
Como o servo miserável na parábola de Jesus, nenhuma das partes tem consciência de que foi perdoada "...milhões de moedas de prata", e se agitam em autocomiseração agredindo qualquer um que lhes deva "...cem moedas de prata" ( Mateus 18:23-35 ).
Uma vida desprovida de graça como essa é uma fuga da realidade ( 2 Pedro 1:9 ). A verdade é que Jesus veio ao nosso mundo e tornou Sua graça disponível a todos que a queiram aceitar.
Paremos de fingir e voltemos ao mundo real. Há graça suficiente no banco. Suficiente para pagar as sua dívidas e as dívidas das pessoas que pecaram contra você. - Mike Witmer
TEMPLO DE TOLERÂNCIA
Leia: "1 Pedro 3:13-17" ...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Porém, façam isso com educação e respeito ( vv.15-16 )
Examine: Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu ( Mateus 5:16 )
Considere: Como a nossa cultura vê a tolerância ? Nessa cultura, como ser sal e luz para Cristo ?
Um noticiário apresentou a situação de uma escola cristã forçada a se mudar porque um grupo de cidadãos sentia que era "proselitista". Como os alunos e a equipe estavam impondo sua fé a outros ? Eles louvavam e oravam em voz alta dentro da propriedade escolar. As pessoas que provocaram a mudança da escola parecem bem intolerantes, hein ?
Hoje em dia parece que há intolerância a todas as ideias e práticas concebíveis, exceto as que têm um toque de cristianismo. É verdade entretanto, que a mensagem de Jesus não se mistura bem com a definição moderna de tolerância, porque Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim" ( João 14:6 ).
Então, como expressamos a nossa fé em Jesus numa sociedade que cultua no templo da tolerância ? Pedro nos dá uma fórmula útil: Faça o bem: Talvez você sofrerá por sua crença, mas sua vida exemplar dirá muito a outras pessoas ( 1 Pedro 3:13-17 ); Esteja preparado: Prepare-se para compartilhar sua fé, sabendo em que crê ( v.15 ); Seja respeitoso: Não retribua mal com mal, mas seja gentil e cortês ao defender sua fé ( v.16 ).
Pedro viveu durante um tempo de pluralismo e tolerância. Mas, devido às afirmações de Jesus, ele e outros Cristãos foram perseguidos. Quando a receita do apóstolo não foi acolhida com entusiasmo, ele prosseguiu com esperança em dias futuros, pois escreveu: "...se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome" ( 4:16 ).
Não podemos contar com uma cultura que defina tolerância como: tudo é permitido, desde que não vá contra minhas crenças. No entanto, podemos nos esforçar para respeitosamente, apresentar a nossa fé em Jesus para outras pessoas. - Tom Felten
ANSEIOS
Leia: " 2 Pedro 1:1-8 "
... façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento ( v.5 ).
Examine: Romanos 6:12 ; Romanos 13:14 ; Gálatas 5:24
Considere: Você enfrentou as consequências por ceder aos seus desejos ? Contra quais anseios você está lutando neste momento ? Qual verdade bíblica pode ajudá-lo ?
Para nossa família as férias são preciosas fugas das exigências do cotidiano. Gostamos de visitar vários lugares, mas um determinado parque temático foi um "achado". Como não queríamos que nossos filhos se cansassem demais quando era pequenos só comprávamos ingressos para um dia. Entretanto, recentemente embarcamos na cobiçada aventura de passar vários dias ali. Após cinco dias de visitas ao parque; eventos e espetáculos, nós precisávamos de férias das nossas férias, pois meu marido e eu estávamos exaustos.
Às vezes achamos que um pequeno deslize moral não consumirá os nossos recursos espirituais - não acabarão conosco. Caindo na armadilha do diabo pensamos que se cedermos só um pouquinho o desejo vai desaparecer. Na hora funciona, mas a nossa satisfação é passageira.
Sucumbir aos desejos humanos é depositar a nossa esperança de satisfação em algo além de Deus ( 2 Pedro 1:4 ).
A atitude dos israelitas de exigirem carne, não estava tão ligada à sua dieta - mas aos seus corações ( Êxodo 16:2-3 ). Eles duvidam que Deus lhes desse a provisão de forma que se equiparasse a vida que tinham tido no Egito ( Salmo 78:18-22 ).
Rejeitar qualquer tipo de prazer não é a resposta para refrear os desejos da carne ( Timóteo 4:1-5 ). Em vez disso, a Palavra nos ensina a nos enchermos do Criador e não daquilo que Ele criou ( 2 Pedro 1:3 ). Colocá-la em primeiro lugar permite que escapemos da escravidão deste mundo ( v.4 ).
Pedro escreve " ... façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm... " ( v.5 ). Confrontar nossos desejos exige atitude. Temos que escolher enxergar o engano por trás dos nossos anseios e nos agarrarmos à verdade de que somente Deus pode nos satisfazer ( Salmo 81:10 ). Ao crermos que Ele nos capacitará, o domínio próprio e a santidade tornam-se reais. - Regina Franklin
GESTÃO DA PESCA
Leia: '' 1 Pedro 5:8-9 "
Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar ( v.8 ).
Examine: Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês ( Tiago 4:7 ).
Considere: Quais são algumas das mentiras que Satanás está tentando vender e que você precisa resistir ? Como você pode reconhecer melhor aos seus ataques sutis ?
Na última primavera fiquei observando três garotos pescarem no lago ao norte do estado onde moro. Ao olhar pela janela percebi que um dos jovens puxava um peixe muito bonito para dentro do barco. Sorri ao ver o garoto se esforçar para colocar a presa no pequeno barco.
Por instantes, desviei o olhar para tomar um gole de café. Ao olhar novamente, pude ver o garoto esmurrando o peixe que acabara de pescar, contra o lado do barco. Confuso, virei para um homem que estava próximo e perguntei-lhe se sabia o que o garoto estava fazendo. Ele explicou que o garoto estava praticando "gestão da pesca". Uma espécie indesejada de peixes invadira o lago e estava ameaçando tragar a população dos outros peixes, e os moradores locais estavam praticando o seu próprio método de gestão de pesca.
Apesar daquele método ter um pado meio bárbaro, admirei a seriedade com a qual encaravam a ameaça. Desafiei-me a considerar com que seriedade administro as ameaças que surgem em minha vida,, em particular, a maior delas - Satanás. O inimigo que maquina " planos " devastadores executados pelas " ...forças espirituais do mal... " ( Efésios 6:11-12 ). A Bíblia adverte " Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé... " ( 1 Pedro 5:8-9 ).
Jesus chamou Satanás de o " ...pai de todas as mentiras..." ( João 8:44 ), que tentará invadir o nosso coração com falsidade planejadas para nos enganar e dominar. Devemos agir sabiamente e escolher seguir a Deus " ...a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele " ( 2 Coríntios 2:11 ).
Ao enfrentar tentações e dificuldades hoje, fique alerta e perceba as artimanhas de Satanás. Seus ataques devem ser levados a sério. -Jeff Olson
CORES DIVINAS
Leia: " Atos 12:1-11 "
E assim Pedro estava preso [...] a igreja continuava a orar com fervor por ele ( v.5 ).
Examine: Mateus 18:19 ; Lucas 18:1
Considere: O que você precisa levar a Deus em oração hoje ? Quais as " cores " em suas circunstâncias que estão preocupado você ?
Já pensou como uma semente de girassol, preta e enrugada colocada num solo marrom-escuro pode se transformar numa enorme planta verde com uma flor amarela ? Esta metamorfose de formas e cores reflete os caminhos misteriosos e criativos de Deus. Muitas vezes nos surpreendemos com Sua obra em nossas vidas.
Os tons brilhantes e "luminosos" ao final de Atos 11 - cristãos sendo ensinados e ofertando sacrificialmente - são substituídos pela escura e perigosa Jerusalém em Atos 12. O rei Herodes perseguia e atormentava os cristãos para aumentar sua popularidade. Ele prendeu Tiago e Pedro. Tiago foi impiedosamente executado e os cristãos perceberam que não podiam simplesmente esperar por proteção divina para os apóstolos e para eles. Eram tempos de ansiedade e incerteza para a igreja. Você pode imaginar o que passava pela cabeça dos cristãos. Onde está Deus em tudo isto ? Quando Ele intervirá ? E eles reagiram orando ( v.5 ). A situação daquele momento não limitou Deus, nem o fato de Ele estar no controle. Confiaram nele.
A oração é a resposta mais natural para o coração dependente de Deus. Se você realmente confiar nele para fazer algo, irá orar. Se não confiar, não clamará.
Oswald Chambers afirmou: "Temos que orar com nossos olhos fitos em Deus, não nas dificuldades." A igreja de Jerusalém havia perdido Tiago e aparentemente Deus não respondeu às orações em favor dele. Pedro estava num lugar perigoso, mas eles não deixaram de orar devido à obscuridão. Em vez disso, oraram com maior fervor e , mais tarde, Pedro foi solto para prosseguir com a missão que Deus lhe dera.
Assim como a igreja primitiva, confiemos em Deus, oremos constante e fervorosamente, e mantenhamos os nossos olhos nele. Poderemos encontrar cores mais brilhantes à frente. - Kevin Gregory
Finalmente, o descobrimento da felicidade,
e não foi Cabral (o Pedro) que descobriu...
É preciso entender que a felicidade existe
dentro da alma de todos nós...
Apenas há que permitir sua saida,
e não é dificil faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
A DESCOBERTA DA FELICIDADE
Marcial Salaverry
Para chegar a tão importante descoberta, vamos entender que nem sempre é possível encontrar uma concordancia total e completa, mas com toda a certeza, o maior objetivo de qualquer ser vivente, é ser feliz. Ocorre que nem todos o conseguem atingir, possivelmente apenas por não saber como faze-lo, aliás, parece mesmo ser muito difícil encontrar essa tal felicidade, descobrir onde ela se esconde.
Acontece que na realidade não o é, pois basta que se saiba observar certas pequenas coisas, para perceber que a felicidade não é algo que se procure, uma vez que ela já está alojada em nosso interior. É então, simplesmente saber “sentir-se feliz”, saber deixar que ela saia de seu casulo, e se espalhe. Pergunta-se então, como é possível isso, de “sentir-se feliz”. Bem, pode-se dizer que podemos nos sentir felizes, sendo felizes, claro, e para isso, existem pequenas coisas a serem observadas. Então, sabendo chegar às conclusões certas, como diria L’Inconnu, “voilá, c’est le bonheur...”
Bem, podemos começar pelo princípio da coisa, e que geralmente serve como impeditivo para tanto. Atualmente existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor isto, ou quem é o melhor aquilo, e tal disputa sempre atrapalha o bem viver, já que existe essa ânsia de vencer alguém. E assim, esquecemo-nos de viver nossa vida, sabendo usufruir nossa felicidade interior. Ocorre que, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons ou não naquilo que fazemos. Façamos corretamente nossa parte, sem a preocupação de aparecer como o melhor, sem querer ser "o tal", evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha. É preciso saber respeitar SEMPRE o espaço alheio.
Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando melhorar cada vez mais, sem aquela preocupação de superar quem está a nosso lado. Fazendo nossa parte bem feita, não precisaremos tentar diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade.
Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa procurar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita, fazendo o sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade alheia. Aliás, é nisso que reside o real mérito. Ser bom entre os bons. Se estivermos rodeados de incapazes, que vantagem existe em sermos “o melhor?”. Aliás, já se diz que: "em terra de cegos quem tem um olho é rei...”
Nunca devemos deixar de repassar nossos conhecimentos a quem nos procurar. Afinal, o céu nasceu para todos. Aquilo que aprendemos, foi porque alguém nos ensinou, porque então não retribuir, ensinando a outrem? Por que esse orgulho de aparecer como “o melhor”, “o mais importante?” Não podemos nos esquecer de que a soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades.
Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão, são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém infelizmente para muitos, isso é extremamente difícil de conseguir.
É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas saibam que vale a pena tentar. A vida correrá bem melhor. Criar-se-á uma aura positiva à sua volta. É muito melhor cultivar amizades, do que criar inimizades. Obter êxito por méritos próprios, forçosamente atrairá admiração alheia. Mas conseguir sucesso derrubando oponentes, sempre criará uma idéia de represália à nossa volta, não podemos nos esquecer disso, uma vez que, aquele que derrubarmos, sempre estará estudando uma revanche...
O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia, pois não fará apenas a felicidade dos outros, mas tornar-se-á verdadeiramente feliz. Sua vida não se transformará num fardo a carregar, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada tranquila, inesquecível, gratificante e feliz.
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho. Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.
Pensando nisso, preparemo-nos para ter UM LINDO DIA, e assim sermos felizes, e procurando sempre espalhar felicidade e amizade...
"A Palavra tem tanto poder que Jesus sabia do amor de Pedro por Ele, mais só deixou Pedro apascentar a igreija depois de confessar seu amor por Cristo, na mesma proporção que antes havia negado."
—By Coelhinha
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
“Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede” (Jo 21:11).
Quantos problemas há em seu casamento?
Quantos problemas há em seu trabalho?
Quantos problemas há em sua vida financeira?
Quantos problemas há em sua saúde?
Quantos problemas há em seu corpo, mente e espírito?
Quantos problemas há em sua vida sociofamiliar?
Quantos problemas há em sua vida socioafetiva?
Quantos problemas há…
Percebeu o que aconteceu com a rede repleta de peixes? Ela não se rompeu! Como, por quê? Porque Jesus estava presente. Quando Jesus está no barco, nada pode resisti-lo. Jesus detém quaisquer amarras: tanto para reter quanto para livrar.
Não importa a quantidade de amarras na rede, literal ou virtual; não importa o tipo de amarra; Jesus rompe com quaisquer tramas de qualquer rede. Mas para isso é preciso estar com ele, em comunhão com ele, buscando a sua santidade mesmo em meio às dificuldades da vida, mesmo em meio a tantas tentações, pois o simples buscar a Deus é o suficiente para nos manter em comunhão com ele. E àquele que persevera na presença do Senhor as portas se abrem, e porta que o Senhor abre ninguém pode fechar.
Ou seja, quando Deus está no controle, pois ele tudo vê e tudo sabe, tudo vai bem. Basta confiar e esperar.
Não foi só Pedro que
negou a Cristo, não foi
só Judas que traiu Jesus,
negamos, traímos,
crucificamos e matamos
a Deus todos os dias.
Amigo faz-me lembrar da narrativa bíblica do Cristo ressurreto se encontrando com Pedro, depois deste tê-lo negado três vezes. A pergunta no encontro foi: Pedro, você me ama? Perceba, não houve um pingo de acusação ou rancor. Talvez curas e confissões (leia a passagem na íntegra!).
Em muitas traduções do grego o termo amor não está como Agapē (amor divino), mas como Philēo (amor de amigo). Neste caso específico, e apenas a partir destes originais, digo, Jesus não queria saber se Pedro o amava como Deus, e sim como um amigo. O Cristo místico deseja que tenhamos uma relação de amigo com ele. Que lembremo-nos uns dos outros também no mais alto grau da transparente amizade. Isso excede todo o entendimento.
O historiador que ainda não surgiu.
Sim, este que ainda não descobriu o Brasil.
Pedro Alves Cabral.
Ficou com a moral.
E o índio, onde está o pergaminho.
Tribos e tribos.
Idiomas tantos.
Artes, cultura.
Onde estão os velhos livros.
O que esconde a história.
O registro da memória.
Milenar geração.
A pergunta que não quer calar.
Historiador, onde tá tu, pode nos revelar.
Quem é o indio?
Talvez o negro, desde o Egito, sabe contar.
O que esconde.
Raça pura.
Grande mistura.
Irmãos tão diferentes.
Ramos de toda gente.
Sete, Noé, uma só gente.
Se a terra escrevesse um diário.
Nos contasse cada passo.
De onde veio cada genuíno traço.
Triste saber, que da Terra, pela Terra, sangra o campo.
Tempos e tempos.
Bombas, espadas, sinais nos ventos.
Pranto e vingança.
Herança.
Tronco, chicote, prostituição, perseguição.
Escravos e senhores da nova geração.
Historiador, venha revelar.
A saga do tempo.
Irmãos.
Civilizações.
Tormentos.
Nem mesmos os reis israelitas.
Os imperadores romanos.
Não foram, até hoje capaz de sanar.
A dor do semelhante.
A cada variante.
Artificialmente o homem lobo do homem insite em tragar, violar, massacrar.
Pronto, mais uma vez historiador, a semente moderna, de onde parte a raiz que nasce o ódio, de que familia é esta planta, onde está, estão localizados, quem manobra a palavra santa.
Giovane Silva Santos
Para os Santos - quadra -
Santo António tem o Menino
São João os caracóis
São Pedro no cantinho
abre a porta aos rouxinóis!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp