Eu e Voce de Luiz Antonio Gasparetto

Cerca de 563523 frases e pensamentos: Eu e Voce de Luiz Antonio Gasparetto

O interativismo consciente dos materialistas sempre se mostrará menos nocivo ao mundo do que o segregacionismo intransigente dos fanáticos!

Inserida por bodstein

Por que será que tantos se ocupam em contar o número de "curtidas", quando uma só - pela pessoa de quem partiu - pode ser o maior atestado de seu bom-senso e lucidez?

Inserida por bodstein

A vida é contada pela quantidade de vezes que respiramos, mas é medida pelo número de vezes que nos tira a respiração quase sempre por conta de pessoas com vocação pra nos fazer perder o fôlego!

Inserida por bodstein

Para que tua decência se mantenha intacta e – mais precisamente – se mostre LEGÍTIMA, ela não depende de religiões, de igrejas, de heróis nem de um deus que te aponte o caminho. Não abre mão, simplesmente, de teus PRINCÍPIOS! Eles, sim, é que te mostrarão a necessidade de reforço pela religião, de apoio da igreja, da inspiração através de algum herói ou da harmonização com tudo o que teu Deus espera de ti.

Inserida por bodstein

A idade nos traz o entendimento de que não cabe mais radicalizar no que quer que seja, mesmo quando o convívio com o absurdo nos subtrai a esperança no mundo e o extremismo das soluções defendidas nos produz revolta ou, no mínimo, perplexidade.

Inserida por bodstein

Minha luta incansável não é contra as soluções "fora da caixa" propostas por quem quer que seja, mas contra o radicalismo ideológico usado como meio de se chegar lá por qualquer desses agentes.

Inserida por bodstein

Basta de se tentar combater violência com ações extremistas! Por esse método não apenas se corrobora com ela quanto a agravamos, pois que violência gera mais violência. O que se precisa é atacar as origens para muda-las, não suas consequências, que são automáticas e se constituem muitas vezes na única forma percebida de sobrevivência.

Inserida por bodstein

Buscar o consenso para uma interpretação divergente é perfeitamente salutar, desejável, e sempre produzirá mútuo crescimento. Já discutir divergências estruturais – que implicam em diferenças consolidadas sobre valores e princípios inconciliáveis – não só se mostra absolutamente inócuo quanto desprovido da dosagem mínima de bom-senso; não se prestando, portanto, a contribuir com ninguém ou com o que quer que seja.

Inserida por bodstein

O problema de quem repete o tempo todo que “Deus está no controle” acontece quando a pessoa se acostuma a transferir para Deus a integral responsabilidade sobre tudo o que irá colher, esquecendo-se da parte que lhe compete na hora do plantio.

Inserida por bodstein

É bem verdade que são as pessoas, e não os livros, que mudam o mundo. Mas também se sabe que é nos livros que elas descobrem como fazer isso!

Inserida por bodstein

A confiança é, talvez, o maior capital que construímos junto às pessoas ao longo de nossa existência. Quando não lhe damos o devido valor de forma contínua e habitual, não há como esperar que esse capital não se esgote em algum momento, e sem garantias de que seja resgatado. As pessoas, numa primeira instância, podem ainda acreditar nele; na segunda experimentam oferecer um voto de confiança, mas a terceira dificilmente passa de um “pagar pra ver”, isso se todos já não estiverem convencidos de que o ponto da reversão foi ultrapassado, não tendo como culpá-los por isso! Essa é uma das coisas, portanto, onde o mais importante é o “durante” e não o depois, na construção de uma obra que jamais termina e é avaliada ao longo de todo o nosso tempo, e não no ato da entrega de um suposto “produto acabado”.

Inserida por bodstein

HUMANO é aquele que, ao chegar ao máximo de sua possibilidade, percebe que atingiu seu limite e pára, pois sabe o que acontece depois; HERÓI é aquele que, ao atingir o máximo de sua possibilidade, não o aceita como limite e continua, acreditando que pode mudar esse depois; SANTO é o que sabe ter atingido o máximo de sua possibilidade, não dá a mínima para o limite e vai em frente, ainda que saiba o depois. Mais do que a escolha, a diferença está na importância dada a um “depois” além do que ele consegue saber.

Inserida por bodstein

Para o humano é o bastante cumprir seu papel, sem achar que está ali para salvar o mundo.
Para o herói, o bônus da consagração supera todo e qualquer risco a que se expõe na tentativa.
Já ao santo o foco se resume à ação em si, e o bônus que vem depois não figura na lista de etapas.

Inserida por bodstein

O medo é saudável e necessário enquanto atua como protetor e guardião de nossa integridade física. O problema é quando lhe outorgamos uma procuração para ser nosso carcereiro.

Inserida por bodstein

São as ações, e não as palavras, que contam nossa história.

Inserida por bodstein

Não se confunda ignorância com estupidez. Ignorante é quem não teve acesso ao conhecimento – não raro por falta de oportunidade – e censurá-lo por isso não só se mostra injusto quanto preconceituoso. A estupidez, diferentemente, é própria de quem foi brindado com o conhecimento, mas não faz qualquer uso dele para analisar as situações com que se depara – por reles comodismo frente à lógica mais rasteira – o que se mostra profundamente irritante para quem pensa. Daí porque não é difícil encontrar ignorantes cujo instinto os tornou sábios, e letrados cujo descaso os tornou idiotas.

Inserida por bodstein

Quando o coletivo naturalmente sugestiona o indivíduo, ocorre a dedução. Mas quando o indivíduo deliberadamente influencia o coletivo, têm-se a indução. Nesta condição o atingido revela-se fraco, abdica de seu potencial de análise e entrega-se, sem resistência, à manipulação. A única forma de evita-lo é não aceitar verdades alheias como suas antes de submetê-las ao crivo de rigorosa auto-contestação. O exercício da indução – tanto ativa quanto passiva – é igualmente desprezível.

Inserida por bodstein

Ainda que discordando da tese, mostro-me mais inclinado a nutrir respeito maior por quem concluiu, por sua própria lógica, que Deus não existe do que por quem o declara existente simplesmente por ter deixado que a crença se instalasse por influência de alguém, sem antes buscá-la em si mesmo.

Inserida por bodstein

Ninguém está imune a derrotas. Mas só os fracos sucumbem.

Inserida por bodstein

Os meios utilizados para conseguir o que quer e a forma como as ações são conduzidas até o objetivo é que diferenciam o calhorda de quem cometeu um erro de percurso.

Inserida por bodstein