47 frases do Estoicismo (para viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo)
Tu, efetivamente, laboras em erro ao atribuir a certas coisas maior valor do que o devido, e laboras tanto mais em erro quanto é certo que coisas consideradas entre nós como especialmente valiosas (riqueza, influência, poder) não valem na realidade, sequer um sestércio.
Amar, Amar...
Nada se dá a ti pobre coração, se de morada foste um dia e agora na vermelhidão de seu amor se encontra por amar, amar e não ter a quem amar se apega nestas palavras que um dia virá a oferecer, no declarar de um só gesto um só olhar, esse coração eis de dar a ti, que por minha irei chamar.
Tudo o que você jogar em mim eu transformarei em uma bênção, uma dádiva.
Se alguém puder provar que estou errado e me mostrar meu erro em qualquer pensamento ou ação, mudarei de bom grado. Busco a verdade, que nunca fez mal a ninguém: o mal é persistir no próprio autoengano e na ignorância.
Nenhum homem é livre se não for senhor de si mesmo.
Preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã.
São postas diante de ti coisas adequadas às forças que possui. Tu contudo, neste momento, antes a pões de lado, quando deverias tê-la desperta e atenta.
O único porto onde pode abrigar-se esta vida agitada e conturbada está em saber desprezar as casualidades, em mantermo-nos firmes, em estar preparados para receber em pleno peito os golpes da fortuna sem nos encolhermos nem virarmos as costas.
Põe a tua inteligência em ação, observa como é na realidade a nossa vida, e não o que dizemos ela ser, e verificarás que muitos males nos são mais benéficos do que prejudiciais.
Não imagines nunca que poderá proteger-te com armas dadas pela fortuna; luta, isso sim, com as tuas.
A fortuna não fornece a ninguém meios de defesa contra ela própria.
Por isso é que os homens estão bem defendidos contra os inimigos, mas se veem inermes perante a fortuna.
Na vida, lembre-se de conduzir a si mesmo como se estivesse em um banquete. Se algo for passado até você, pegue uma porção moderada. Algo passou direto por você? Não peça para que voltem. Algo ainda não chegou até você? Não se consuma de desejo, mas espere até que chegue em suas mãos.
De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são vícios e tudo o que as satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor.
"Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar."
Porque a inteligência derruba e afasta tudo o que é obstáculo para sua atividade encaminhada ao objetivo proposto, e converte-se em ação o que retinha essa ação, e em caminho o que era obstáculo nesse caminho.
Quando um homem não sabe a qual porto ele está indo, nenhum vento é o vento certo.
Por vezes é um ato de bravura até mesmo viver.
O sábio, porém, não se sente menosprezado por ninguém, conhece sua grandeza e afirma para si mesmo que ninguém tem poder sobre ele.
