Reflexões sobre Escolhas e Decisões
O que houve com a prudência?
O que é certo ou errado?
Decisões e escolhas realizadas de forma irracional, precipitada, sem empatia alguma baseadas no ódio, tem empurrado muitas pessoas para o caos social, emocional e espiritual.
É preciso urgente realizar um auto-exame sobre si e perguntar; O que estou fazendo?
Este é o caminho?
Todas as nossas escolhas e decisões como adultos conscientes são de nossa inteira responsabilidade. Não agimos por influência de ninguém, sejam nos nossos erros ou nos nossos acertos. Podemos até nos espelhar em outras pessoas, mas não somos obrigados a agir como elas. Quando as imitamos, devemos aceitar os resultados, sem culpá-las, sejam estes resultados bons ou não.
A vida é feita de escolhas, decisões tomadas diariamente
Detalhes significam muito
Observações nos trazem conhecimento
Diferentes os ângulos a perceber
Diversas oportunidades de crescer
Cada segundo é vida a se viver
O que sei é que eu estou vivendo minhas escolhas, rezando para que as minhas más decisões sejam infinitamente menores do que as boas, e que causem o mínimo de impacto às pessoas ao meu redor(有園)
"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)
O corrosivo da escola atual é o aluno "autodesmoralizado" e desacreditado, fabricado por si mesmo no emaranhado das muitas e estafantes modalidades e veículos de atividades inúteis. Se essa autonomia dá-lhe traços negativos, também, certamente, somar-lhe-á autoestima. Tudo depende do olhar de quem vê! Quem quer aprender aprende de todos os lugares e de qualquer forma; aprende até sem ter quem o ensine. O autodidata valoriza mais o que aprende. A pedagogia de Deus é diferente, motiva as pessoas a explorarem suas capacidades, coisa que a gratuidade e o "paternalismo" não fazem! O que os pedagogos modernos ainda não aprenderam, é que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. — Paulo Freire. O que vale mais é o aprender com os exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet. "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." Provérbios 25:27. (CiFA
A vida, definitivamente, é feita de escolhas. Decisões tomadas a cada segundo que mudam tudo a todo momento. Se estamos juntos dos que amamos, por vezes buscamos a individualidade, o tempo extra que nunca parece suficiente; se a morte nos separa, então o remorso bate a porta e a vontade de voltar no tempo machuca o coração. Se não separamos por um tempo, como seguiremos com nossos sonhos, nosso propósito? Mas, se escolhemos esse caminho, e precisamos abrir mão do tempo "juntos", como suportar a partida quando a morte arrebata aquele que amamos? Se decidimos abdicar da convivência continua por um sonho, ele pode virar pesadelo justamente pelo tempo do convívio que não poderá ser recuperado. Sigamos nos equilibrando entre escolhas difíceis, sob o véu da imaturidade, que nos coloca em xeque a cada variável não controlável que diante de nós se apresente.
"Faça as suas escolhas e tome as suas decisões profundamente, em conexão com o seu eu-interior, com a sua alma, e com certeza estará bem direcionado para realizar as suas verdadeiras missões e assim caminhar para a sua evolução e realização."
O trajeto rumo ao nosso objetivo, é repleto de desafios, escolhas são decisões, onde cada uma irá refletir em consequências. A questão é, estou apto a lidar com as consequências da minha decisão? Só a prática poderá dizer...
Faça escolhas e tome decisões.
Busque novos caminhos.
Você tem potencialidades que só descobrirá quando estiver vivenciando
novos desafios. Desafie-se!
As guerras são todas nossas,
pena que as escolhas nos subtraiam de suas decisões,
porque pra guerra basta um taco,
mas pras escolhas, haveria uma guerra pra saber qual e quem vai decidir por todos,
porque nem todos gostam de pensar em guerras!
Como acertar mais do que errar nas decisões e nas escolhas ?
Com oportunidades, capacidade, inteligência e apoio externo.
Somos frutos das nossas decisões e escolhas, e quando decidimos e escolhemos bem a prosperidade sempre andará ao nosso lado.
A vida nos ensina todos os dias, que as nossas escolhas e decisões são o ponto de partida para que o tempo mova mais rápido ou devagar.
Cuidado ao tomar decisões por medo ou insegurança. Lembre-se que nossas escolhas determinam o nosso futuro e podemos perder coisas valiosas para nós.
" As nossas decisões e, sobretudo, as nossas escolhas têm o poder de determinar um futuro próspero ou desastroso. Por essa razão, é fundamental saber escolher, evitando, assim, a tendência de ver o diabo em todas as coisas e de culpar os inocentes pelos infortúnios.
O homem e a mulher possuem a capacidade de moldar o seu próprio futuro. Não permita que as emoções predominem sobre a razão; seja ponderado, adote uma postura racional e esteja atento aos sinais que a vida lhe apresenta."
Lisboa, 15 de Novembro de 2024
