Era
Eu amei você mais do que a mim. Talvez esse foi meu maior erro. Você era meu tudo. Deixei uma vida pra trás por você. Pena que nunca entendeu.
Eu sempre fui idealista. Se amo é com toda força do meu coração. Se luto por algo vou até às últimas consequências. Se ganhar meu afeto me ganha pra sempre.
O preço pago pela rebeldia, desobediência e idolatria dos povos antigos contra Deus era assolações, devastações, escravidão e morte.
Eu também não era muito do género de tocar em alguém, mas de vez em quando, um abraço dado por uma pessoa de quem gostava podia ser muito útil. Preocupar-se muito um com o outro, como Sam e Amir faziam e nem poder dar as mãos... Não conseguia imaginar uma coisa dessas.
Pense nisso: Van gogh era um gênio incompreendido. Alguém solitário, vazio, considerado louco e estranho por muitos, invisível; jamais entendiam sua arte. Vendeu apenas um quadro em sua carreira vivo e hoje, seus quadros valem milhões de dólares. Às vezes, as melhores coisas são as mais invisíveis.
O desdém não se revelava por nenhuma expressão exterior; era a ruga sardônica do coração. Por fora, havia só a máscara imóvel, o gesto lento e as atitudes tranqüilas. Alguns poderiam temê-lo, outros detestá-lo, sem que merecesse execração nem temor. Era inofensivo por temperamento e por cálculo. Como um célebre eclesiástico, tinha para si que uma onça de paz vale mais que uma libra de vitória.
Era uma paixão da última hora, um ocaso ardente e abrasado entre o dia que lá ia, e a noite que não tardava a sombrear tudo.
Soneto de Natal
Um homem, – era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno, –
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,
Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.
Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca.
A pena não acode ao gesto seu.
E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
“Mudaria o Natal ou mudei eu?”
O que eu era ou sou por enquanto
É tudo aquilo que eu digo e canto
Com um pouco de espanto
Num palco ou num canto
Mesmo sabendo que ela era uma ursa capa de um caderno qualquer e ele um urso de pelúcia vindo do outro lado do mundo, se apaixonaram.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa;outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
O rouxinol e a rosa
fazem parte de mim,
e não sabia qual era
o tamanho da poesia
acesa pela lanterna
do teu amor na noite
que como poetisa
fez-se obra do destino
frente a frente com
Rumi e se mirou
por acaso coincidente,
e será tua inevitavelmente.
Nunca julgue alguém baseado no que os outros falam. Na boca do povo, Noé era maluco. Na boca de Jezabel, Elias era um perturbador. Na boca de Saul, Davi era uma ameaça. Na boca dos religiosos, Jesus era um endemoninhado, beberrão e glutão. Na boca de quem não presta, até quem tem caráter não vale nada!
Ele era apenas um covarde, e isso é o pior traço de caráter num homem.