Epígrafes sobre Educação
É ensinando, comunicando, trabalhando, educando e plantando que o Brasil passa de fases, da pobreza à riqueza, da enfermidade à saúde, da educação à formação acadêmica, do crescimento à responsabilidade, da cooperação à integração da sociedade e da solidariedade à união de muitas nações.
O mundo seria melhor e altamente avançado, próspero, educado e feliz, se todos os homens dedicassem o amor a Deus e ao próximo, deixando para trás a incredulidade, a confusão mental e a voz estranha de deuses, ídolos e espíritos desqualificados pela verdade, pela luz e pela sabedoria divina.
O bom educador é para as crianças, como um bom jardineiro é para a flor.
Sem a correção necessária,
Os nutrientes serão escassos,
E a roseira não dará flor.
Assim é o jardineiro
Assim é o professor!
Cultivando afeto e paz,
Disseminando esperança
E proliferando o amor!
031023II
Está errada a educação que não reconhece na justa raiva, na raiva que protesta contra as injustiças, contra a deslealdade, contra o desamor, contra a exploração e a violência um papel altamente formador. O que a raiva não pode é, perdendo os limites que confirmam, perder-se em raivosidade que corre sempre o risco de se alongar em odiosidade.
✍️A instrução por si só não basta. É necessário a educação e a auto educação para a valorização das raízes, sua ancestralidade. Uma sociedade que as despreza, as mal trata e mal educa seus filhos colherá frutos amargos das "árvores" nas próximas gerações.
🕉️♾️❤️✔️
A educação não muda porque é feita de pessoas,
e estas estão expostas a uma cegueira
que desnorteia a razão corriqueira
incapaz de mudar, mesmo que queira,
o incômodo provocado pela teia,
que não é a filha da Gaia,
mas um sistema que semeia
a exploração e desigualdade,
qualidade presentes em suas veias.
O que muitos pais, familiares, líderes e educadores ainda não sabem é que crianças e adolescentes não aprendem, nem assimilam nada, com longos sermões, ameaças, indiferença, gritos e castigos, mas com boas histórias, bons sentimentos, amor, interação; principalmente com os bons exemplos.
"Quero trazer à memória
o que me pode dar esperança":
O evangelho regenera e educa a alma humana, como está escrito:
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
(Veja Lamentações 3:21 e II Coríntios 5:17).
Quanto mais rico for o homem mais educado, cordial e amigo ele deve ser: afinal, se relacionar e dar crédito às suas palavras deve ser um prova constante de sua honestidade, confiança e credibilidade para com aqueles que o aprova por ter um relacionamento sadio, influente, respeitável, prestativo e gentil.
Para refletir: Enquanto uns (sem citar ninguém) não se educarem para exercer as suas opiniões não haverá plataforma de rede social que durará por muito tempo neste país. A conduta de algumas pessoas têm que mudar, se não mudar é porque querem que a gente se comunique como era na Idade da Pedra mesmo.
O homem era perspicaz, tinha denominações excêntricas e um jeito convidativo. Educado, mas também era um pouco soberbo com os demais, sua fama era altíssima e sua beleza também. Provavelmente, era o tipo de pessoa que deveria acordar todos os dias metamorfoseado em um inseto monstruoso, já que sua vida ‘não deve ser lá aquelas coisas’.
A nossa educação condiz muito com oque somos e quem somos
Não importa se você tem um rosto lindo, um corpo bonito uma boa aparência
Se você é podre de caráter e sem educação
Você vai terminar de estragar tudo que tem em você a sua aparência será insignificante e você também.
Obras federais paradas, índios morrendo, educação sendo amputada, saúde descaracterizada, autoridade nacional sem credibilidade. Mas pelo menos na imprensa as coisas vão bem. É bom que o pobre e o desprovido de intelectualidade pense que as coisas vão bem. Seria muita crueldade com eles dizer que são eles quem vão pagar a conta.
A excelência educacional pautada em números,
em resultados de avaliações externas,
não significa, necessariamente, evolução de aprendizagem,
pois o que chamam de excelência,
são frutos de ações orientadas por objetivos,
cujo foco não o corpo discente,
mas o resultado que este pode aferir para à escola.
Quem pode participar da educação inclusiva? Todos. Alguma criança que não tenha qualquer tipo de deficiência é prejudicada com a educação inclusiva e a presença de alunos com deficiência? De maneira alguma. É a convivência que me faz pensar no outro e me colocar no lugar do outro, e o outro também se colocar no meu lugar.
A vida o tempo ensina corrigi educa a manter estável igual a flecha a ser lançado em direção ao alvo, mesmo com a direção do vento ao contrário a flecha tem um objetivo alcançar o alvo, assim somos capazes a vencer a tempestade mesmo em temperaturas baixas ou altas, problemas vão surgir é fato lambendo que o alvo está adiante.
Se queremos salvar a educação, a escola pública, o ensino fundamental e médio, será urgente que os governantes retirem a formação dos futuros professores das universidades. Elas não conseguem ir além dos bacharelados. Deixem a formação de professores para os Institutos de Educação e Colégios de renome e história.
Há muitos de mim que carrego aqui dentro, uns bons, outros maus, alguns educados, outros arrogantes.
Eu mantenho cada um e só os libero em ambientes propícios.
Sou fera feroz, sou manso e pacífico.
Mas, se me descuido, alguns dos males em mim escapam e eu preciso prendê-los novamente.
Sou multifacetado...
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: Para uma espiritualidade baseada na operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais
Se os professores operacionalizarem correctamente os objetivos do domínio afetivo nas suas aulas, então haverá desenvolvimento da espiritualidade nos seus alunos.
Não é difícil se desconectar dos filhos. Na real, é bem fácil. A vida atropela, as demandas gritam, o dia parece não ter fim. A gente sente o cansaço do excesso de responsabilidade bater e, de repente, os filhos parecem mais uma obrigação, um item na infinita lista de coisas que temos que dar conta.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre Educação Escolar