Epígrafes para Monografias Enfermagem
FAMÍLIA 75,
Somos antiparalelos, mas devo-lhes dizer que somos tão complementares como as bases nitrogenadas do DNA.
Dedicado à FAMÍLIA 75.
Se me perguntarem o que vejo, vejo muito sucesso, esforço, dedicação, compromisso, entrega, cuidado diferenciado, respeito, amor, carinho e desejo de sempre proporcionar o melhor para cada "ser" (personalidade singular, vulgo paciente).
Realmente uma profissão belíssima, onde temos diariamente contado com as maiores angústias e misérias humanas, mas onde conquistamos uma ascensão inimaginável, incalculável e indescritível, esse crescimento se chama "CUIDAR". Isso transpõem culturas e crenças, pulsando nesses corações, onde os sorrisos refletem o sentimento e as vestimentas refletem o que se busca a alma.
Hodiernamente exige-se mais do enfermeiro uma alta performance, que significa atingir todo o seu potencial e poder desfrutar de tudo que suas habilidades possam proporcionar. Performance significa atuação, desempenho, mas também é um espetáculo em que o artista atua com inteira liberdade e por conta própria, interpretando papel ou criações de sua própria autoria ou interpretação de outrem. Pode o enfermeiro ser performático? Quando este entra em cena, o seu papel deve conter um script científico e cultural bem definido, um figurino com indumentária impecável, com texto e gestos bem ensaiados. No cenário da saúde é ele o protagonista, não pode ser coadjuvante ou figurante. A alta performance, no entanto, é uma decisão pessoal e intransferível. Dra Marislei Brasileiro.
Para nós, Enfermeiros, é essencial saber quem é o enfermo, mais até que a enfermidade que o assola. Por isso questionamos tanto e recomendamos demoradamente.
O Gado
Nem o a gado deita no Chão
O Gado não dorme
Já é de profissão
O gado rumina
E todo dia se regurgita
O gado não deita no chão
Nem uma ou três horas
No chão, Escorpião
O gado no pasto é guiado
Por um sistema precário
Mas vários vivem no chão
Até nossa profissão
segurança do paciente.
É a assistência prestada pela equipe de saúde seguindo normas e protocolos e pensamento críticos, baseado em conhecimento cientifico, de forma a manter o paciente livre de dano físico
e psicológico durante sua estadia no serviço de saúde, é uma necessidade que deve ser atendida.
O Conforto
No conforto ficamos
Em meio tamanha corrupção
No conforto estamos
Diante de tanta informação
Ah...conforto !
Diante tantas leis
Diante tanto trabalho
Pedimos só um quarto!
Oh...conforto
Já é quase Abril
Onde está você?
O conforto sumiu...!!!
Mas tem uma classe
Com tantos quartos...
Até ar condicionado
Mas tem outra classe
Que tem conforno
Deita no chão
Decepção...
O plantão é noturno
A enfermagem é enferma
E essa classe não grita
Fica na mesma
Porque no conforto ficamos
Salvem mais uma vida!
No conforto estamos
Ninguém se chocou
Acorda do sonho
O paciente parou
Vá bater o ponto
E vá pro descaso
A atividade de cuidar de um enfermo é uma das mais nobres que existe nos faz subir na escada ascética da abnegação. Ao cuidar de um enfermo nós renunciamos as nossas misérias humanas, como por exemplo, repugnância, indiferença às lágrimas alheias, ensimesmamento, ambições, vaidades, etc.
Não é só força
É técnica
Não é ser rápido e afobado
É ser ágio e hábil
Não é arte
É ciência
É o olhar clínico, crítico e atendo para as manifestações de quem passa pelos piores dias
É o saber, diagnosticar, intervir e avaliar
Implementando sempre o que for necessário, para o bem disseminar.
É ser cativo vitalício da responsabilidade da vida perpétua.
É ser Enfermagem !
Dentro da relação em saúde não há "paciente famoso" e "paciente anônimo". Há "pacientes", com direito ao sigilo em qualquer hipótese, da mais simples à mais complexa.
CARTA ENDEREÇADA À(VC)
Começo falando de turbulência, de um voo conflituoso. O destino incerto cada vez mostra a certeza de um caminho tortuoso ao longo dessa jornada. Não foi possível se dá conta do que estava acontecendo à volta, esquece-se de tudo: do avião, do voo, do destino. À deriva, poder-se-ia dizer. Aos poucos, acelera-se, esvai-se, esquece-se, de tudo e de todos. A dor surge lentamente e negligenciada é. A vida mostrou que uma pausa era preciso; essa pausa era direcionada à(vc). O corpo não soube falar de outra forma a não ser fazer uma pausa abrupta. Então, falou comigo, falou à(vc). A linguagem isquêmica eu não entendia naquele momento, não sei o que me falara. Talvez queria me mostrar os esquemas a qual não me dei conta. Não foi possível extravasar, apenas ficou recluso, se obstruiu e tentou se guardar por um momento. Enquanto se guardara, preparava-me para uma pausa necessária. Enquanto isso, tentava entender tudo a minha volta... não chegou a extravasar, a pulsar, a jorrar; não foi uma carta à(vc) em tom hemorrágico, para que morra, e sim bem álgico... uma pausa para a cura. O extravasamento se deu de outra forma, em um voo livre cheio de tripulantes a postos para mostrar que estavam ali comigo, na minha pausa, enquanto fazia uma conexão jamais vista por mim. Paralisaram-se os membros dominantes, a fala, os pensamentos, os esquemas. Morria-se aos poucos, a isquemia fez com que tudo ficasse no esquecimento, a pausa foi necessária nesse momento de obstrução. Até então não se entendia o que estava nas estrelinhas do que realmente essa carta direcionada à(vc) queria dizer. Não se sabe, ao certo, se foi um AVC, tampouco isquêmico ou hemorrágico; mas se sabe que o corpo falou à(vc) de uma forma contundente para lhe mostrar que os seus sentimentos e emoções importam. Ao chegar no destino, percebo que fiz a melhor conexão que poderia fazer até o momento, cheguei até a mim. E, agora em solo firme, ao chegar até a mim, percebo mais ainda que a carta direcionada à(vc), morreu. Posso seguir o meu voo; agora, curado e sem destino à(vc).
De onde vim, enfermeiros não podiam aparecer ou se destacar na multidão. Um dia peguei minha lamparina e, saindo da escuridão, transformei em farol.
"Sim, estamos aqui finalizando uma etapa muito importante de nossas vidas, em que cada um de nós de forma particular estivemos unidos, fizemos parte de uma grande família de sobrenome peculiar: Kuality S05.
O fechamento dessa etapa, não finaliza o que construímos nesse período juntos, amizade, carinho, respeito, admiração e todos os outros sentimentos despertados nesse ambiente de trocas tão valiosas...
Esse é o momento de confraternizar, de abraçar, parabenizar uns aos outros por cruzarmos essa linha de chegada de mãos dadas.
É o momento de agradecer por cada experiência e aprendizado que nos foi presenteado, por cada mestre que nos deu um pouco de si, por cada desafio que nos tirou da zona de conforto e nos promoveu a busca por resposta.
Parabéns pra nós, que há dois anos entramos aqui com um objetivo, e saímos hoje com o coração cheio se gratidão e uma conquista em nossas mãos.
Um pré-natal realizado de forma adequada, acompanhado de perto por um enfermeiro obstetra ou da saúde da família, aumenta a possibilidade de detecção precoce da Doença Hipertensiva da Gestação e reduz os riscos de complicações.
- Relacionados
- Frases de enfermagem que promovem a empatia e o acolhimento
- 74 frases de formatura em enfermagem para encorajar o futuro
- 73 frases para profissionais da enfermagem que refletem vocação e força
- Frases Fim de Curso para Rir Enfermagem
- Discurso Fim de Curso Enfermagem
- Frases de enfermagem de Florence Nightingale
- Pensamentos de Enfermagem
