Epígrafes de Geografia

Cerca de 151 epígrafes de Geografia

Geografia tresloucada essa,
de transgredir os territórios do
abstrato, vamos como lição,
percorrer cruzar o infinito.

(Nay Harrison)

Inserida por NayHarrisonDeLucena

"⁠A Geografia é a ciência que estuda o espaço e suas relações, suas construções e desconstruções, a relação homem-natureza, a antropia. Por isso, possui conexão direta com as Ciências Humanas, Sociais e Ambientais, e, por óbvio, é que, nos estudos e pesquisas geográficas há um diálogo permanente da Geografia com a Antropologia, a Sociologia, a Economia, a Política, o Direito, a História, a Biologia e a Filosofia. E como resultado desse diálogo, uma produção do conhecimento geográfico com rigor científico transcendente."

Inserida por NeyJCosta

Da Geografia eu sou humilde em qualquer Geografia sou objecto de olhar Geógrafo⁠

Inserida por Vascoemilio

Se houver uma Geografia da Geociencias, então nós faremos acontecer muitas Geografias no meio da carreira, então a Geografia não nos deixa dormir... Moçambique ainda quer Geografia actualizada⁠

Inserida por Vascoemilio

Se pensar estudar Geografia, estude primeiro seu papel como Geógrafo Tradicional, da modernidade teremos uma epifania ambiental... Estude a Geagrafia no seu meio.

Inserida por Vascoemilio

⁠[HISTÓRIA E GEOGRAFIA]


História e Geografia, nos seus primórdios, eram como que gêmeas univitelinas. Os seus estudiosos, pesquisadores, intelectuais – sem contar os homens práticos que pensavam desde os tempos antigos na importância do exame atento da história, ou que foram convocados para a tarefa de produzir relatórios em uma e outra destas áreas – nunca tiveram dúvidas de que, para a real eficácia de operação historiográfica, seria preciso pensar concomitantemente nas relações entre tempo e espaço, bem como nas várias interações entre as sociedades humanas e o ambiente físico à sua volta.


[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis. Editora Vozes, 2017, p.17]

Inserida por joseassun

[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA]⁠


A Geografia – ao menos aquela que ficou mais conhecida como “geografia humana” – pode ser definida como a ciência que estuda os seres humanos no espaço e em seus diversos meios ambientes e materiais, sejam estes relativos à materialidade natural ou à materialidade construída. Sabemos hoje, cada vez mais, que o espaço também é tempo, de modo que o geógrafo também se aproxima do historiador na sua tarefa de estudar os homens no tempo, embora com uma perspectiva própria.


[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.23]

Inserida por joseassun

[DEFINIÇÃO DE GEROGRAFIA - 2]



A Geografia é a ciência que se estabelece em relação a três fatores interpenetrantes – o Humano, o Espaço, o Meio (ou a materialidade). A Geografia tanto estuda as relações dos homens entre si, mediadas pelo espaço e pelo meio material no qual eles vivem e o qual eles também produzem, como estuda as relações entre os conjuntos humanos (populações, sociedades) e estes espaços e meios materiais. Adicionalmente, porque um quarto aspecto também é inseparável desta mesma tríade, a Geografia também estuda o Tempo.


[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.23].

Inserida por joseassun

⁠[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA - 3]

A Geografia integra-se simultaneamente às Ciências Humanas, às Ciências da Vida, às Ciências da Terra. Habitualmente, ela estuda todas as interações que se dão no interior de uma tríade: o Humano, o Meio, o Espaço. Quando a vida humana é pensada como um caso particular da Vida, no seu sentido mais amplo, a Geografia mostra a sua face como ciência da vida ou ciência natural - e, na tríade conceitual que está no centro da ciência geográfica, o conceito de Bioma substitui o conceito de Humano.

Inserida por joseassun

⁠[CONCEITOS DA GEOGRAFIA]


Os três fatores centrais nos estudos historiográficos - o fator humano, o fator espacial e o fator material (meio( - demandam cada qual uma certa ordem de conceitos; e há também conceitos que se estabelecem nos seus interstícios, ou nas relações entre dois fatores ( homem e o meio; o meio e o espaço. o espaço e o homem). Por fim, há conceitos que envolvem os três fatores de uma só vez.

Os conceitos que se desdobram são inúmeros: os que abarcam o mundo social e humano (população, classe social, gerações e gêneros); os que dividem o espaço (região, área, zona) - ou os que combinam divisão do espaço e organização social humana, como o de 'território', entre muitos outros conceitos que se situam em pontos nodais entre duas ordens. Assim, a 'paisagem' pode ser entendida como um conceito que surge na envolvência entre o espaço e a materialidade (seja esta a materialidade natural ou a materialidade construída pelo homem). O conceito de ''forma' ajuda a compreender tanto o meio como o espaço; e o de 'processo' diz respeito aos três pontos da nossa tríade. Os exemplos se multiplicam. Os conceitos de 'fixos' e 'fluxos' estão no espaço, no meio e no mundo humano, e configuram 'formas' no mesmo momento em que ensejam 'processos'.

O Tempo, é claro, oferece ainda uma chave conceitual imprescindível à Geografia - ciência que, por fim, desenvolveu também os seus conceitos operacionais, como o de 'escala'.


[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.24]

Inserida por joseassun

⁠[FORMA E FUNÇÃO NA GEOGRAFIA]


A forma, de maneira mais simples, pode ser definida como o aspecto visível de qualquer coisa. É resultado imediato da própria materialidade dos objetos físicos, ao ocuparem certo lugar no espaço. Ou, então, pode ser ainda resultado dos efeitos no espaço produzidos por qualquer fenômeno. A eletricidade, ao se projetar no espaço, pode produzir formas; a trajetória de um cometa, ao atravessar o céu, deixa em seu rastro de fogo uma forma visível.

As subdivisões do espaço, ou os arranjos dos objetos em um determinado recorte do espaço, também dizem respeito a formas. Quando pensamos em formas, consideramos a organização interna do espaço produzido pelos objetos ou pelos grandes conjuntos de objetos. Um edifício, por exemplo, além de apresentar contornos externos bem definidos, apresenta também uma forma interna: talvez ele seja subdividido em diversos andares, e estes andares em muitas salas e corredores. Uma fazenda, além da extensão e formato do terreno que ocupa, também apresenta os seus espaços internos.

As paisagens, conceito que já discutimos, são essencialmente formas produzidas por elementos presentes no espaço que são percebidos por um observador a partir de certo ponto de vista. As regiões – compreendidas como recortes no espaço realizados ou pensados a partir de certos critérios – também apresentam formas bem definidas: têm contornos externos, uma extensão no espaço, uma organização interna de seus objetos e elementos.

Um objeto, além de ter sua forma, pode desempenhar funções ao se ver inserido em conjuntos ou universos mais amplos (o meio ecológico, ou uma sociedade humana, por exemplo). Um rio, visto à distância, não apenas apresenta a forma de uma caudalosa linha de águas em movimento, como desempenha a função natural de conduzir água através de muitas áreas do espaço, contribuindo para o afloramento e manutenção da própria vida. Ao lado disso, a tecnologia pode dele se apropriar para a função de fornecer energia, inserindo-o como elemento central em um sistema hidroelétrico cuja finalidade será a conversão da energia hidráulica em energia elétrica. A forma do rio, neste caso, assume uma função. Por isso, e em vista de outros exemplos de objetos naturais ou criados pelo homem, pode-se dizer que “a função é a atividade elementar de que a forma se reveste” .

Ao inverso, e no interior de certos sistemas, pode-se ainda dizer que a forma corresponde a uma estrutura ou objeto responsável pela execução ou desempenho de determinada função. Nada impede, também, que uma mesma forma desempenhe várias funções. É assim que a ponte que se curva sobre o rio tem sua forma derivada do casamento de duas funções: a de conduzir veículos ou pessoas de uma margem a outra; e a de permitir, abaixo de si, a passagem de embarcações. O abaulamento é a solução formal que permite ao objeto-ponte abrigar o convívio das duas funções. Uma mesma forma pode, ainda, participar simultaneamente de sistemas diferentes. Um rio pode desempenhar uma função no sistema da natureza, outra em uma unidade de produção de energia, outra em um sistema turístico.


[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.67-69].

Inserida por joseassun

⁠"Último poema"

Abandonei o onde
Para apegar-me ao porquê
Larguei a geografia
Para ser fiel a filosofia

O inicio foi oque me perdeu
E o fim um fogo que nunca ardeu
Congelei o meu coração para não amar
A terra deixou de ser a margem porque nunca notei o mar

Último poema
Tão último quanto o primeiro
Tão longo quanto o coqueiro

Último poema
Um verso tão perverso
Quanto uma estrofe sem fim

"Não faz sentido"
Últimopensador

Inserida por Maurodarg

A viagem no tempo é a manipulação de espaço ( matéria + ⁠geografia ) vezes reação de movimento em dualidade, dividido por três gerações de energia e essa sendo subtraída pelo amortecimento da inércia

VT = E.M^2/3g-AI

Inserida por senssuiy

A tua nudez jamais poderia ser explicada, não fosse a geografia, a qual descreve perfeitamente os relevos do teu corpo.

Inserida por NATALINO1980

Gente o pessoal precisa estudar mais sobre geografia ,porque tá brabo em vamos lá Em primeiro lugar se você vem lá do Nordeste pra cá pra região suldeste vc não veio lá do Norte, lembrando que Norte e Nordeste são duas regiões separadas por divisas, e outra coisa nem todo Nordestino é Paraíba, ou seja Paraíba é um estado da região Nordeste e quem é da Paraíba ou nasce na Paraíba é chamado de Paraibano não de Paraíba. Continuando A região Nordeste é composta por nove estados brasileiros sendo eles:Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Piauí,Pernambuco,Paraíba ,Rio Grande do Norte e Sergipe. Então cada um desses estados tem sua naturalidade,quem nasce em Alagoas é Alagoano,quem nasce na Bahia é Baiano,quem nasce no Ceará é Cearense,quem nasce no Maranhão é Maranhense,no Piauí é Piauiense,no Pernambuco é Pernambucano, na Paraíba é Paraibano pra homem,Paraibana pra mulher ,Rio Grande do Norte é Potiguar ou Rio Grandense-Do-Norte e pra quem é natural do Sergipe é sergipano pra homem e Sergipana pra mulher,Então tá aí pra vc que não entende e chama todo Nordestino de Paraíba...todo Paraíba é Nordestino ,mais nem todo Nordestino é Paraíba... sacouuuu Ass:Gillmara Ghibertty

Inserida por Gilmaraghilbertty

“A geografia foi a ciência que me proporcionou os saberes para compreender o maravilhoso mosaico de cores, formas e fenômenos formado pelo relevo da crosta terrestre, as montanhas, planícies, rios, lagos e mares. Foi a base que me faltava para a compreensão de tudo aquilo que meus olhos viam, mas não compreendiam. Tornar-me um geógrafo completou minha formação de aviador, deu sentido aos demais sentidos, aprimorou meus sentimentos, despertou-me o dom da abstração. Eis o encantamento da Geografia.”

Inserida por Infinitum1959

Sorria para mim...!
E sinta o silêncio da minha mão
A caminhar na geografia do teu coração
Convença-me de que o teu amor é maior

Grita pelas escadas...
Antes que teus beijos asfixicie-me
Quero chamar o teu nome
Entre os fundos e do outro lado da tua pele

Daniel Perato Furucuto

Inserida por Furucuto

⁠As pessoas confundem amizade com geografia

Inserida por otiagom

A geografia é o resumo multidisciplinar da vida.

Inserida por ronaldperet

Eu via a geografia através dos romances.

Inserida por pensador

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp