Epígrafe sobre a Consciência
Despencamos em um abismo, quando a voz da consciência lá no fundo nos diz: "Cuidado! Você está sendo enganado com palavras doces." Essa voz nunca mente.
Para muitos é mais fácil seguir adiante tropeçando, mesmo com a consciência pesada, do que voltar e tentar acertar. Nós fingimos que está tudo bem e atropelamos a dor do outro.
A consciência da opressão não é apenas uma reação (uma luta) contra a opressão. É uma reavaliação conceitual total do mundo social.
Povo com consciência política é povo que não se deixa enganar pela “perfeição” da oratória e do marketing político.
Integridade é sorrir em paz com a sua consciência. É ser inteiro para consigo mesmo e ter inteireza no sentir. É ouvir lá dentro de si e saber que não há máscaras no coração. É plenitude que se tem ou nunca vai ser íntegro.
A liberdade está na consciência das próprias ações; contudo, na prática, isso nos conduz a direções distintas, sem um propósito definido, abrindo um leque de possibilidades sem fim chamado recomeço.
Liberdade é valorizar toda escolha que, na realidade, nunca te pertenceu, mas com a consciência tranquila de que foi bem guiado.
Eu sou a consciência, sedimentada por um legado de pertencimento, que se fundamenta em atitude e se firma numa conduta esteticamente politica.
Quando você tem consciência de quem você é
E o que quer para a sua vida
Nada lhe importa sobre definições errôneas que fazem de ti
A consciência/
observou a ação
e chamou a polícia/
e o bandido coração
caiu no álibi: agora só prisão./
"Tire da mente o sentimento de culpa. Procure viver com a consciência tranquila. Afinal, somos seres imperfeitos. Não existe culpa que não possa ser superada".
Prioridades corretas e uma boa administração do tempo exigem uma consciência de que hoje é o único momento que temos para agir.
O passado é irrevogavelmente findo, e o futuro é apenas uma possibilidade.