Epigrafe Deficiencia
Aprendi isto em um conselho de classe: a deficiência é do aluno, mas é o professor que tem de mudar a metodologia! Mais antes, não tivesse ensinado nada, ficaria mais fácil para ambos.
Por mais que seja dolorido e difícil ter uma deficiência, a própria pessoa é quem vai definir o seu nível de satisfação com o mundo que a cerca.
Ver um portador de deficiência trabalhar da mesma forma ou melhor que um profissional sem qualquer deficiência física apequena os obstáculos que temos no nosso trabalho e que às vezes usamos como justificativa para as nossas falhas.
As empresas e pessoas comuns evitam ter a sua imagem associada à deficiência física e mental. Isso é compreensível.
Idade, altura, peso ou deficiência não torna uma pessoa incapaz de algo, o que a limita e a ignorância alheia!
Somos responsáveis pela deficiência de nossas próprias representações, isto porque, preferimos permanecer no conforto da “plateia”, à descermos para lutar na “arena”.
A maior deficiência do ser humano não é aquela perceptível ao olho nu, mas é aquela que está pressente na alma, a incapacidade de amar ao próximo.
Para que a inclusão de pessoas com deficiência venha existir de fato, é preciso mudar a consciência e garantir a permanência das pessoas em todos os setores da sociedade. Todos somos capazes de algo, basta criarem metodologias e garantir as oportunidades.
O dito normal de hoje pode ser a Pessoa com Deficiência de amanhã. Por isso não discrimine, mas aprenda a respeitar e conviver com as diferenças.
Uma criança especial não tem deficiência, deficiência tem aqueles que não conseguem enxergar quanto amor e carinho cabem em meio as suas dificuldades.
É nesse andamento em que o amor agradável quase não funciona mais na deficiência do útil, que pessoas se apegam a Deus, para confiarem em alguém, às vezes por acreditarem que é o único modo – e não infalível – de não se decepcionarem.
