Entender
A grande questão não é voltar a ser o que éramos antes do tombo. Não. A sacada é entender quem a gente pode se tornar agora, depois de carregar as cicatrizes e passar pelos naufrágios. Olhar no espelho e não lamentar o que foi perdido, mas enxergar o que ainda dá pra construir. E quer saber? O sol volta. Sempre volta. A dor passa, o peso some e, sem perceber, você está rindo de novo, sentindo de novo, vivendo de novo. Porque é assim que funciona, meu caro: a gente cai, quebra, esfarela. Mas, no fim, levanta. E segue. Trincado ou remendado, mas segue.
A MISSIONÁRIA QUE MORAVA EM MIM
por Diane Leite
Desde pequena eu sentia.
Antes de entender o mundo, eu já queria salvá-lo.
Disse que queria ser freira. Não por religião — por missão.
Eu queria me doar.
Queria dar meu tempo, meu dinheiro, meu colo.
E dei. Dei tudo.
Mesmo quando diziam que era burrice, que era exagero.
A minha alma sempre soube o que estava fazendo.
Trabalhei cedo. Dividi tudo o que ganhei.
Nunca me importei com o que voltava.
Porque, de algum jeito, o universo me devolvia em mágica.
Só deixou de devolver quando eu tentei ser racional.
Foi aí que tudo parou de fazer sentido.
Porque a mente mente.
E quando ela assume o volante, você esquece quem é.
Você passa a viver para caber.
E eu tentei caber.
Em festas que me esvaziavam.
Em jantares que me entediavam.
Com pessoas que não sabiam o que era dividir uma ideia, uma alma, um silêncio.
Enquanto elas bebiam até cair,
eu só queria uma conversa que me fizesse arrepiar o coração.
Mas sorria, fingia.
Voltava para casa sentindo que minha vida era uma fraude.
Como se todo mundo estivesse vivendo — menos eu.
Tinha tudo para parecer feliz.
Mas eu não estava lá.
Eu não estava em lugar nenhum.
Só seguia. Por medo de decepcionar. Por medo de estar sozinha.
Por medo de olhar no espelho e ver que eu me deixei para trás.
Me escondi no peso, na comida, nas desculpas.
102 kg de dor, de cansaço, de excesso de silêncio engolido.
Estava cercada. Mas sozinha.
Povoada de vozes, mas muda por dentro.
E aí eu parei.
Desabei.
Caí na minha própria alma.
Me tranquei do mundo.
Não por depressão — por reconstrução.
Porque se eu não morresse para aquilo, eu ia morrer de verdade.
Fiquei meses em cima da cama.
Pensando.
Chorando.
Escrevendo.
Ressuscitando partes minhas que tinham sido silenciadas para agradar os outros.
A criança que sonhava em mudar o mundo voltou.
Mas agora sem véu.
Agora com voz.
Agora com cicatriz.
Hoje eu não imploro mais por pertencimento.
Hoje eu não me encolho para caber.
Hoje eu olho nos olhos e digo:
Se não for pra me transbordar, me deixe com minha solitude. Ela me conhece melhor que qualquer multidão.
Não nasci para ser amada por todos.
Nasci para amar com força, com fé, com entrega.
Mas só onde há solo fértil.
Não rego mais terra seca.
Hoje eu sou a mulher que abracei depois que todo mundo foi embora.
Sou a mãe que meu filho precisava.
Sou a amiga que eu pedi a Deus.
Sou minha.
E isso… isso é sagrado.
Muitas pessoas não vão entender quando você escolhe trocar o mundo inteiro por uma missão.
Quando você diz “não” para o barulho lá fora e “sim” para o sussurro da alma.
Porque a maioria das pessoas — talvez 90% — não sabe o que é viver com propósito.
Não sabe o que é agir com o coração.
Estão tão presas a agradar, a pertencer, a seguir padrões, que se esquecem do que são feitas: alma.
Elas se esquecem que a vida perde o sentido quando não há missão.
Quando não há um porquê.
Todo o resto… é consequência.
E tudo — absolutamente tudo — que é seu por direito de vida, chega.
Sem pressa, sem cobrança, sem desespero.
Você não precisa correr atrás do que é seu.
Principalmente sendo mulher.
Porque uma mulher que estuda, que trabalha, que cria, que é família, que constrói com o coração…
ela não mendiga. Ela não força. Ela não se diminui.
Ela sabe que o que é dela, encontrará o caminho.
Porque ela vibra na frequência da verdade.
E a verdade sempre retorna para casa.
— Por Diane Leite
E lá se foi o Ano Velho!
Para o Ano Novo?
Quero de presente, entender o presente antes que se torne passado...
Envelhecer é entender a beleza do tempo que passa e vai transformando os filhos em pais e os pais em filhos...
Eu sempre quis entender
como dois corações podem se tornar um,
como duas almas pode ser vista como uma só,
como só um amor.
“” Te esperarei
Até você entender
Que o tempo pouco importa
Mas não vá se demorar
A rebeldia dele é aos poucos,
Nos fazer passar...””
""Casamento é a essência, simbiose de um casal, na busca para entender-se a ponto de ter um convívio que os completem, inclusive e especialmente em suas necessidades sexuais, onde parceiros que se amam, tem prazer em ser parte um do outro, numa cumplicidade que os torna sempre uma coisa só, dando e recebendo .
Se isso se desfizer, procure uma psicóloga, um religioso ou um advogado ..."" - Ainda assim há duas opções que mostram que vocês se amam e só precisam se ajustar -
Como entender o coração
Esse maluko que só sabe dizer, quero, quero
Que não ouve a razão
Que se desmancha na solidão
Como precisar o por quê
Se é ele quem cria as histórias
Vê amor onde nâo há vitória
E se faz de louco, querendo emoção
Como controlar
Se afoito quer namorar
Ficar feito bobo na sala
Dizer sim sem pensar
Como equilibrar o coração apaixonado
Que por amor só quer se perder
Para leso e louco continuar a bater....
"" Quando você voltar
Vai entender porque te esperei tanto tempo
Quando me beijar novamente
Sentirá o menino que ainda te ama
Quando você voltar
Nossa paixão renascerá
E você terá outra vez
O amor que nunca perdeu...""
Amor que nasce no fundo do peito
que deixa sem jeito
não consigo entender
ah sentimento bonito
que como um grito
invade tudo na gente
o coração bate forte , quente
e a vontade é só beijar, abraçar
coisas que a alma não consegue explicar
ah!! coração apaixonado
só quer ficar ao lado
de seu grande amor
mas ai vem o tempo e vai tramando
deixando tudo, vai passando
o que era carinho, esfria vira comunhão
por vezes contestação
acontecem brigas, intrigas
disputas por espaços que são dos dois
é preciso ser inteiro
se dividir sem medo
pois mais cedo do que se pensa
a rotina, acaba com a paixão
amor é fogo que arde e quando apaga
só fica cinzas daquilo que foi
cinzas que o vento num curto espaço de tempo
se encarregará de levar...
Aos soberbos de plantão
"" Eu não quero criticar
mas é bom entender
que não basta ter saber
é preciso ensinar
eu não quero criticar
mas olhando certas posturas
auras erradas de loucuras
que não curto de montão
e apesar
deste modo de pensar
todo mundo tem direito
tem direito de aprender
e até mesmo de errar...""
Por hoje, dá para refletir e entender certas coisas da vida.
É preciso, antes de mais nada, uma busca interior a fim de verificar pontos obscuros na relação entre alma, coração e realidade. Assim a auto analise se encaixa num poderoso tripé de sobriedade e vastidão.
Quando a alma grita é dado o momento de alerta e isso acontece por virtudes deixadas de lado, por sonhos esquecidos ou simplesmente por desilusões que podem vir de vários enfoques. Adequar os pensamentos e focar numa solução parece ser o modo mais pratico de se chegar a uma plenitude. Viajar, meditar e água salgada são ótimas idéias a se pensar. Destilam o estresse e na bolsa do resultado ficam as alegrias e novidades conquistadas.
Quanto ao coração, vai bem obrigado, se não estiver apaixonado. Ai é dose extra de oxitocina e uma infinidade de emoções a viver... Não dá pra analisar muito e é a parte mais perigosa e bela da vida ( Deixa a vida / amor me levar). Pessoas que controlam o coração, não são bons amantes, sua frieza e auto controle não combinam com paixão. Paixão é volúpia, desejo....Muita coisa se conquista com essas duas insanas e deliciosas ações.
Bem a passo largo e ao lado da alma e coração vem a realidade, furtando horas , dias, meses e até a vida inteira. Resta posto virtude, saber conduzi-la ao ponto de equilíbrio das três vertentes. A isso podemos chamar carma, suavizado pela presença do amor, encontra na alma a paz de poder viver um belo amanhã.
Ser feliz é uma opção de quem quer ser, assim como a infelicidade é companheira da necessidade de sofrência. Opte sempre pelo melhor, pela auto estima, pela vitória.
Diga sim a suas emoções mais belas e a vida fluirá num modo tranqüilo. Sua beleza lhe será suficiente, seu ganho comprará suas necessidades e deixará margem para alguns sonhos...Uma coisa de cada vez. Sua vida como presente deve ser aceita como ela é e mudá-la pode ser apenas obrigação diante de sua vontade...Vá a luta com determinação e vença...
Hoje é dia de ser feliz...
É ser
sem antes ter
a ousadia de querer
apenas entender
a mãe que consola
a mulher que acorda
na multidão que vai
mundo afora
e assim continuar
até levar
num passo só
o caminho
num abraço apenas
o ninho
onde tranquilo
repousa o amor...
