Biografia de Tales de Mileto

Tales de Mileto

Tale de Mileto nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia. Segundo alguns historiadores, Tales era comerciante e possuía recursos para se dedicar às suas pesquisas. Teria sido um dos primeiros filósofos que buscavam explicar a origem do mundo.

Por volta do século VI a.C., Tales de Mileto lançou as bases do materialismo espontâneo ou da Filosofia da Natureza: tudo na Natureza deriva de um elemento básico – a água. Tales deu origem à Escola de Mileto, da qual fizeram parte Anaxímenes, que ensinava que a natureza se desenvolveu a partir do ar, e Anaximandro, que afirmava ser a matéria a base do mundo.

Na Grécia, não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência. Assim muitos pensadores dedicavam-se ao mesmo tempo às especulações filosóficas e às observações científicas. Tales foi o primeiro filósofo a estudar os astros. Previu e explicou o eclipse solar, em 585 a.C., ao verificar que a lua era iluminada pelo sol.

Tales de Mileto realizou estudos sobre Geometria e proporcionalidade para determinar a altura de uma pirâmide. Ele observou que os raios solares que chegavam a Terra estavam na posição inclinada e eram paralelos. Conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho de sua sombra. Tales faleceu no ano de 558 a.C.

Acervo: 14 frases e pensamentos de Tales de Mileto.

Frases e Pensamentos de Tales de Mileto

Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.

Tales de Mileto
687 compartilhamentos

Espera de teu filho o que fizeste com teu pai

Tales de Mileto
1.7 mil compartilhamentos

A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.

Tales de Mileto
695 compartilhamentos

A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm - ainda a possuem.

Tales de Mileto
652 compartilhamentos

Toma para ti o conselho que dá aos outros.

Tales de Mileto
314 compartilhamentos