Emmanuel Marinho Pao Velho
ESTOU CERTO; VOCÊ DEVE ESTAR ERRADO
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados... —Lucas 6:37
Minha amiga Rita admira as asas abertas da garça-azul que ao
abri-las podem medir até 1,80 m de comprimento, e ela se maravilha com
a magnífica aparência. Ela lhe dá as boas-vindas ao ver a ave planando para aterrissar numa pequena ilha no meio do lago perto da casa dela.
Ora, eu posso concordar que esta ave, garça-azul, é uma criatura maravilhosa e única. Mas eu nunca vou querer vê-la no meu quintal! Sei que a ave não estará lá somente para admirar o meu jardim. Não, eu já sei que esta versão cheia de penas não tão finas de persona non grata (alguém que não é bem-vindo) estará lá inspecionando o nosso lago para dele retirar o seu peixe para o jantar!
Portanto, eu estou certo? Ou será que a Rita está? Por que nós não concordamos? Personalidades diferentes, história, ou conhecimentos distintos podem colorir as opiniões das pessoas. Não significa que uma pessoa esteja certa e a outra errada, porém, às vezes podemos ser indelicados, rígidos, e críticos se não houver concordância. Não estou falando de pecado — somente de uma diferença de opinião ou de perspectiva. Precisamos cuidar ao julgar os pensamentos, motivos e atos das outras pessoas, pois nós também desejamos o benefício da dúvida (Lucas 6:37).
Podemos aprender com alguém que observa os fatos de uma perspectiva diferente? Não precisamos praticar um pouco de paciência e de amor? Sou tão agradecido a Deus que é abundantemente paciente e amoroso comigo. —CHK
Um pouco de amor pode fazer muita diferença. Cindy Hess Kasper
PREPARAI O CAMINHO
Preparai o caminho
do Senhor; endireitai
no ermo vereda
a nosso Deus.
—Isaías 40:3
Dwight D. Eisenhower ficou conhecido por sua corajosa liderança na Segunda Guerra Mundial. Sua capacidade de lutar guarnecia as tropas com motivos para reivindicar a Europa. Logo após retornar como herói aos Estados Unidos da América, ele foi eleito presidente.
Enquanto ele esteve na Europa, Eisenhower vivenciou o perigo e a dificuldade em dirigir por estradas sinuosas. Portanto, para fins de segurança nacional, ele estabeleceu uma rede viária que se tornou o sistema de auto-estradas interestaduais da nação. Montanhas se transformaram em túneis e os vales foram unidos por pontes gigantescas.
Na antiguidade, reis conquistadores ganharam acesso a territórios recém-adquiridos através de autoestradas construídas para suas tropas. Isaías pensou nisto quando declarou: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Isaías 40:3). E João Batista chamou as pessoas ao arrependimento para “preparar o caminho” em seus corações para a chegada do Rei Jesus.
Qual a preparação que precisa ser feita para permitir o livre acesso de Jesus ao seu próprio coração? Existem lugares de amargura que precisam de uma escavadora para cavar o perdão? Existem vales de reclamação que necessitam ser preenchidos com o contentamento? Nós não podemos negligenciar esta engenharia espiritual. Vamos preparar o caminho para o Rei! —JMS
O arrependimento limpa o caminho
para o nosso relacionamento com o Rei. Joe Stowell
O TESTEMUNHO DE AMIGOS
...e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e
nos foi manifestada...
—1 João 1:2
O vencedor do Prêmio Pulitzer, o autor David Halberstam, morreu num acidente de trânsito cinco meses antes da publicação de seu livro, um marco sobre a guerra norte americana na Coréia. Nos dias que se seguiram ao falecimento do autor, seus companheiros escritores e colegas se voluntariaram para realizar um tour nacional expondo o livro em seu favor. Durante cada compromisso, eles honravam Halberstam lendo parte do seu novo livro, e relembrando as memórias pessoais que tinham do seu amigo.
Quando é necessário transmitir a essência e a importância de uma pessoa, não há ninguém melhor do que um amigo. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo, Seus seguidores começaram a contar aos outros sobre a singular Pessoa que haviam conhecido. “…e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada…”
(1 João 1:2). O objetivo deles era de que outros pudessem vir a conhecer Deus o Pai, e a Cristo Seu Filho (1 João 1:3).
Às vezes podemos sentir que testemunhar aos outros sobre nossa fé em Cristo é uma tarefa amedrontadora ou um pesado dever. Mas falar sobre um amigo cuja presença e influência transformou nossas vidas nos ajuda a vê-lo sob novas perspectivas.
O evangelho de Cristo é sempre apresentado de forma mais poderosa por meio do testemunho de Seus amigos. —DCM
Quanto mais você amar Jesus,
mais você falará sobre Ele. David C. McCasland
TRIBUTOS DE HONRA
...será também contado o que ela[esta mulher] fez, para memória sua...
—Mateus 26:13
O Chefe do Estado Maior da Força Aérea Americana percebeu que ninguém participou do funeral de um soldado da aeronáutica no Cemitério Nacional de Arlington em 1948, e aquilo o perturbou bastante. Ele conversou com sua esposa sobre a preocupação pessoal de que cada soldado deveria receber honras no seu enterro, e esta iniciou um grupo chamado as Damas
de Arlington.
Alguém desse grupo presta honras a cada soldado morto participando do seu funeral. As senhoras também escrevem bilhetes pessoais de condolências e falam palavras de gratidão aos membros da família quando estes estão presentes. Se possível, uma representante mantém contato com a família por mais alguns meses.
Uma dessas senhoras disse: “O mais importante é estar presente apoiando as famílias. É uma honra prestar honras aos heróis que constituem as Forças Armadas.”
Jesus demonstrou a importância em prestar tributos. Após uma mulher ter derramado um óleo perfumado muito caro sobre a Sua cabeça, Ele disse que ela seria honrada por muitos anos vindouros (Mateus 26:13). Os discípulos ficaram indignados e pensaram que aquele ato fora um desperdício, mas Jesus o chamou de “uma boa ação” (Mateus 26:10) pelo qual ela seria lembrada.
Conhecemos heróis que deram suas vidas em serviço a Deus e ao seu país. Vamos honrá-los neste dia. —AMC
Nós honramos a Deus quando
honramos um ao outro. Anne Cetas
ENTRE O BEM E O MAL
Ai dos que ao
mal chamam bem
e ao bem, mal...
—Isaías 5:20
O Mágico de Oz permaneceu popular durante anos. As pessoas de todas as idades aprenderam lições morais com a Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde ao viajar pela estrada de tijolos amarelos. É claro que, no enredo o grande inimigo a ser vencido é a Bruxa Má do Oeste. O Mal é claramente caracterizado e é vencido pelo Bem.
Um novo musical da Broadway, no entanto, vira o senso moral da história original de ponta cabeça. Nesta nova versão da história, a bruxa má é apresentada como uma personagem simpática. Nascida com a pele de cor verde, ela se sente uma estrangeira. Os personagens mais importantes, as linhas do enredo, os papéis e outros detalhes são alterados de modo que a bruxa malvada é somente uma pessoa mal-compreendida. A audiência poderá sair com a ideia de que o mal transforma-se em bem e vice-versa.
Durante o ministério do profeta Isaías, ocorreu em Israel uma reversão dos valores morais. Alguns realmente consideraram o assassinato, idolatria e adultério como sendo bons. Como resposta, Isaías deu-lhes um conselho severo: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal…” (Isaías 5:20). Em nosso mundo de relativismo, a cultura popular constantemente desafia os valores bíblicos. Mas estudar, memorizar e meditar sobre a Palavra de Deus pode garantir o nosso discernimento entre o bem e o mal. —HDF
Se conhecermos a verdade,
poderemos discernir o que é falso. Dennis Fisher
NINGUÉM É TÃO CEGO
Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. —Mateus 25:40
O cantor Ray Stevens geralmente é elogiado por ter escrito a frase “Ninguém é tão cego quanto aquele que não quer ver,” uma das linhas da canção intitulada Everything Is Beautiful (Tudo é Lindo). Mas o pregador Matthew Henry usou a frase há 250 anos quando comentava sobre os poemas líricos de Asafe, outro compositor de canções.
Os poemas de Asafe não foram tão positivos como os de Stevens. Sua canção foi uma censura aos israelitas por terem deixado de cumprir o propósito que Deus lhes dera. Deus os escolhera para mostrar ao mundo como viver dignamente e julgar com equidade, mas eles falharam terrivelmente. Ao invés de defenderem os fracos e os órfãos, eles estavam defendendo os injustos e demonstrando parcialidade aos ímpios (Salmo 82:2-3).
Em seu comentário sobre o Salmo 82, Henry escreveu: “Um presente dado em segredo, cega seus olhos. Eles nada sabem por que não entenderão. Ninguém é tão cego quanto aquele que não quer ver. Eles confundiram suas próprias consciências e, portanto, andam em trevas.”
Jesus confirmou o interesse de Deus pelos fracos e necessitados. Ele explicou que tudo o que fosse feito para “um destes” pequeninos teria sido feito a Ele (ver Mateus 25:34-40). E Ele repreendeu os Seus discípulos por impedirem as crianças de virem a Ele (Lucas 18:16).
Aqueles que têm olhos que veem o que Deus vê, encontram maneiras de ajudar os necessitados. —JAL
Um teste do verdadeiro amor cristão:
você ajuda aqueles que não podem lhe retribuir? Julie Ackerman Link
TESTEMUNHAS
...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
—Atos 1:8
Numa ação penal, a testemunha fornece informações vitais sobre um possível crime. Ao ser uma testemunha é necessário dizer a verdade sobre o que você sabe ao tribunal.
Assim como o sistema penal judiciá-rio é dependente das testemunhas, Jesus também se utiliza de pessoas ousadas, fiéis e com credibilidade para divulgar a Sua Palavra e formar Sua igreja.
Antes de Jesus ascender ao Seu Pai, Ele deu aos Seus discípulos uma ordem final — o lançamento de uma campanha mundial de testemunhos. O Espírito Santo viria sobre eles e lhes concederia poder sobrenatural para serem Suas testemunhas por todo o mundo (Atos 1:8).
Jesus chamou os primeiros apóstolos para ir a um mundo onde as pessoas não o conheciam, e para dar-lhes um relato verdadeiro do que eles tinham visto; ouvido e experimentado (Atos 4:19-20). Como eles haviam testemunhado Sua vida perfeita; ensinamentos, sofrimentos, morte, sepultamento e ressurreição (Lucas 24:48; Atos 1–5), deveriam partir e dar um testemunho verdadeiro sobre Ele.
Ao levar o evangelho até os confins da terra, somos chamados a testificar a verdade sobre Jesus e sobre como Ele mudou as nossas vidas. “E como crerão naquele de quem nada ouviram?” (Romanos 10:14). O que você está fazendo para testemunhar aos outros? —MLW
Deus nos deixou no mundo
para nele testemunharmos. Marvin Williams
ARMADOS PARA O COMBATE
Revesti-vos de toda
a armadura de Deus,
para poderdes ficar firmes contra as
ciladas do diabo...
—Efésios 6:11
Paulo o apóstolo, um guerreiro espiritual, testificou até o final de sua vida repleta de batalhas: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Anos antes, aquele valente soldado de Jesus Cristo insistia com os seus irmãos cristãos para revestirem-se com a armadura de Deus que os capacitaria a permanecer firmes em seus conflitos com os poderes das trevas. Ele sabia da importância vital de revestir-se com aquela armadura todos os dias. Em seu serviço para Cristo, Paulo foi chicoteado, açoitado, apedrejado, aprisionado,
e frequentemente teve fome, sede, frio e fadigas (2 Coríntios 11:22-28).
Com o cinto da verdade, a couraça da justiça, os sapatos da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e a espada do Espírito (a Palavra de Deus) Paulo foi capaz de “…apagar todos os dardos inflamados do Maligno…” (Efésios 6:14-17). Com a armadura de Deus nós também estamos totalmente protegidos e preparados para a batalha.
O príncipe das trevas com sua hóstia de demônios auxiliadores é um inimigo astuto inacreditável. Esta é a razão pela qual precisamos vigiar contra suas ciladas enganosas e nos revestir diariamente de toda a armadura de Deus. Quando fazemos isto, como Paulo quando ele estava se aproximando do final dos seus dias, podemos ter confiança de que nós também “guardamos a fé.” —VCG
A armadura de Deus é sob medida para você,
mas é necessário, vesti-la. Vernon Grounds
UAU!
Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
—Êxodo 15:11
Num dia tempestuoso de junho, fui com minha família em férias para as Montanhas Rochosas do Canadá. Visitamos um local turístico que meu guia recomendava como: “deve ser visto”. O vento gelado me fez relutar em caminhar até que vi um grupo de pessoas retornando daquela paisagem panorâmica. “Vale a pena ir lá?”, perguntei. E eles responderam: “é claro que sim!” Isso nos incentivou a prosseguir. Quando finalmente alcançamos o local, sua beleza nos deixou virtualmente mudos. Uau! foi tudo o que conseguimos expressar.
Paulo atingiu esse ponto quando escreveu sobre a obra de Deus na salvação dos judeus e dos gentios no livro aos Romanos. Três atributos de Deus também o emudeceram.
Primeiro, Deus é onipresente (Romanos 11:33). Seu plano perfeito de salvação mostra que Ele tem soluções muito melhores aos problemas da vida do que somos capazes de imaginar.
Segundo Deus é onisciente. Seu conhecimento é infinito. Ele não precisa de conselheiro (Romanos 11:34) e nada o surpreende!
Terceiro, Deus é onipotente (Romanos 11:35). Ninguém pode dar a Deus o que Ele primeiro não lhe tenha dado. Nem alguém pode retribuir-lhe por Sua bondade.
Podemos dizer com Moisés, “Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?” (Êxodo 15:11). Que Deus maravilhoso é aquele a quem servimos! —CPH
Vemos a majestade de Deus
em Seu caráter e em Sua criação. C. P. Hia
VENDE-SE: UMA ALMA
Alguém poderia pensar que vender a alma, como Fausto ofereceu a sua ao diabo no Dr. Faustus escrito por
Goethe, é somente um produto da imaginação da ficção literária. Todavia, medieval como possa parecer, já ocorreram vários casos de venda da alma.
Uma revista americana relatou que um professor universitário de 29 anos vendeu a sua alma imortal por um alto preço. Ele disse: “Na América do Norte, você pode, metafórica e literalmente, vender a sua alma e ser recompensado por isto.” Pergunta-se: como o comprador receberá pelo que pagou?
Nós não podemos literalmente vender a nossa alma, mas podemos perdê-la para receber alguma outra coisa. Precisamos refletir sobre a pergunta de Jesus: “Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16:26). Nossas respostas hoje seriam diferentes somente nos detalhes, daquelas respostas dos dias de Jesus: o mundo, a carne e o diabo. Os desejos que nos tornam cativos e a sede por prazer desenfreado, o sucesso, a vingança, ou as coisas materiais certamente têm se tornado muito mais importantes para muitas pessoas, do que quaisquer considerações sobre
a eternidade.
Nada na terra se compara aos dons de amor e perdão de Deus. Se os prazeres deste mundo o impedem de confiar em Jesus Cristo, por favor, reconsidere. Eles não valem o preço de sua alma eterna. —DCE
A única fonte que pode satisfazer
a sede da alma é Jesus. David C. Egner
SONHADORES
Se podes! Tudo é possível ao que crê.
—Marcos 9:23
Quando Deus falou com Abrão, ele obedeceu-lhe prontamente, partiu para uma terra desconhecida firmado apenas numa promessa. Sem filhos, confiou em Deus para fazer dele “uma grande nação” (Gênesis 12:2).
Deus normalmente faz o Seu trabalho através de “sonhadores” — que se entusiasmam com uma fé absurda. No entanto, minha tendência é tomar decisões de forma ponderada e moderada.
Certa vez, em momento de crise, a minha igreja marcou uma noite de vigília. Discutimos muito a praticidade do evento antes de colocá-lo no calendário de atividades. Um grupo de idosos membros de nossa congregação e residentes em um mesmo condomínio, respondeu com entusiasmo. Eu imaginava quantas orações sem respostas haviam feito ao longo dos anos e mesmo assim, eles demonstravam uma confiança genuína no poder da oração. “Quanto tempo vocês querem ficar — uma hora ou duas?” perguntamos, pensando na questão do transporte. “Oh, ficaremos a noite toda,” eles responderam.
Uma mulher na casa dos 90 anos de idade explicou: “Podemos orar. Temos tempo e temos fé. Alguns de nós não dormimos muito mesmo. Podemos orar a noite toda se for preciso.” E assim fizeram.
Entrementes, o grupo de jovens profissionais ambiciosos e prósperos, de uma igreja urbana, aprendeu uma importante lição: A fé comumente surge nos lugares mais inesperados e vacila onde deve florescer. —PY
A oração é a voz da fé. Philip Yancey
RETRIBUIR
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz,
façais vós também.
—João 13:15
A Corrente do Bem é um filme sobre os planos de um menino de 12 anos de fazer diferença no mundo. Incentivado por um professor da escola onde estudava, o garoto convida um morador de rua para dormir na garagem da casa dele. Sem saber deste acordo, uma noite sua mãe acorda e encontra o homem consertando o caminhão da família. Ameaçando-o com uma arma, ela pede que o sem-teto se explique. Ele lhe mostra que conseguiu consertar o caminhão e lhe conta sobre o ato bondoso de seu filho. E diz: “Estou apenas retribuindo.”
Acho que Jesus tinha a retribuição em mente numa das Suas últimas conversas com os Seus discípulos. Ele queria mostrar-lhes a total amplitude do Seu amor. Então, antes da Sua última refeição juntos, tirou a túnica, amarrou uma toalha na cintura e começou a lavar os pés dos Seus discípulos. Isto era chocante, pois apenas os escravos lavavam os pés de outros. Era um ato de servidão e um símbolo que apontava para o sacrifício, a paixão e a humilhação de Jesus na cruz. O pedido que fez aos Seus discípulos foi: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (João 13:14). Os discípulos deveriam retribuir.
Imagine como o mundo seria diferente se dedicássemos aos outros o tipo de amor com o qual Deus nos amou através de Jesus. —ML
Para conhecer o amor, abra seu coração para Jesus.
Para demonstrar amor, abra seu coração para os outros. Marvin Williams
O SENHOR DOS NOSSOS ANOS
Antes que os montes nascessem, e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. —Salmo 90:2
Não foi surpreendente quando um famoso dicionário inglês anunciou em 2006 que o vocábulo tempo era o substantivo usado com maior frequência na língua inglesa. Vivemos dias em que as pessoas estão obcecadas em aproveitar o tempo, economizar os minutos e tentar encontrar mais horas no dia. Apesar de cada um de nós termos todo o tempo que há, poucos acham que temos o suficiente.
Talvez por isso o Salmo 90 seja uma passagem tão valorizada. Esta passagem transfere a atenção das nossas vidas controladas pelo tempo, para o nosso Deus eterno. “Antes que os montes nascessem, e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (v.2).
Um verso de um hino muito conhecido de Matthew Bridges diz: “Coroai-o com muitas coroas, o príncipe soberano do tempo.” O soberano é um monarca, um rei ungido — alguém que não busca uma nomeação ou concorre a uma eleição.
Deus criou o tempo. Ele o governa e o transcende. Quando nos sentimos frustrados com o calendário ou presos ao relógio, uma leitura silenciosa de Salmo 90 nos faz lembrar que os nossos dias e anos estão nas mãos do nosso Deus eterno.
Ao nos humilharmos diante dele, o tempo adquire uma nova perspectiva. —DCM
Devemos ter uma visão correta da eternidade
para descobrir o verdadeiro valor do tempo. David C. McCasland
O CÍRCULO DO MEDO
Se, todavia,
alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
—1 João 2:1
Quando uma famosa banda prepara uma nova canção para um show, seus integrantes sentam em círculo
com violões e sem projetar as vozes ensaiam os vocais mais complicados. Eles chamam este exercício de O Círculo do Medo porque não há como se esconder nem como ocultar qualquer erro que possa ser cometido na harmonia. É essa exposição absoluta dos seus erros que torna este exercício tão assustador para eles.
Distante de Cristo sofreríamos um tipo de exposição muito pior diante do Deus de toda justiça. Se não tivéssemos um advogado e uma saída, também não teríamos qualquer esperança. Mas em Cristo, o crente tem um defensor que
se coloca diante do Pai em nosso favor. 1 João 2:1 diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” Com as nossas falhas expostas, Cristo assume nossa defesa. Nosso defensor leva o nosso relacionamento com Deus além do círculo do medo para uma comunhão de graça e verdade.
Nosso desafio é viver de forma pura e íntegra para honrar ao Pai Celestial. Mesmo assim, se falharmos não precisaremos ter medo de sermos abandonados ou ridicularizados pelo nosso Pai. Temos um advogado que nos defenderá. —WEC
Aquele que morreu como nosso substituto,
agora vive como nosso advogado. Bill Crowder
ADOTADOS
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.
—Colossenses 3:5
Na Roma da antiguidade, ocasionalmente os imperadores se utilizavam de adoções para passar a sucessão a herdeiros competentes.
Augusto César foi adotado pelo seu tio-avô Júlio César. Outros filhos adotivos notáveis incluem os imperadores: Tibério, Trajano e Adriano. Todos eles provaram que eram fortes governantes porque cada um viveu como verdadeiro filho do seu pai adotivo.
Todo cristão é um filho adotivo do Rei dos reis. Temos uma dívida enorme com Ele devido ao Seu favor. Mas Deus, que tem tudo, não precisa que paguemos nossa dívida.
O que Deus deseja? Ele quer que vivamos de maneira condigna de Seus filhos. Precisamos nos livrar de atividades e valores que não combinam com a posição de filhos adotivos de Deus (Colossenses 3:5). Caminhos egoístas e destrutivos devem ser substituídos por atividades e valores que demonstrem nossa gratidão e amor por Deus e que reflitam a condição de sermos Seus filhos. Paulo escreveu: “Revesti-vos, pois… de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Colossenses 3:12).
As pessoas ao seu redor podem dizer que você é verdadeiramente um filho do Rei? Pergunte ao Espírito Santo o que você precisa deixar ou acrescentar à sua vida para refletir mais claramente a sua condição de filho adotivo de Deus. —CPH
Honramos o nome de Deus quando
o chamamos de Pai, e vivemos como Seus filhos. C. P. Hia
MALTRATADO NO TRABALHO
Leia: 1 Pedro 2:18-25
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso ( v.19 ).
Examine: - Deuteronômio 24:14-15
- Romanos 12:14, 17-21
- 1 Pedro 3:13-17
Considere: Se estivesse no lugar de Lai Meng, o que você faria ? Por quê ? Por que é tão difícil praticar o que Pedro diz neste texto ?
Lai Meng, contador sênior numa empresa há 25 anos, recentemente, foi transferido de setor e forçado a aceitar um corte de salário. Seu chefe havia contratado um substituto que receberia metade do salário. Se pedisse demissão, Lai Meng perderia os anos de plano de saúde e benefícios financeiros, uma estratégia que o seu inescrupuloso chefe tinha planejado. Quais palavras de ânimo você daria a Lai Meng ?
O livro de 1 Pedro 2:18-25 nos ajuda a lidar com situações em que os seguidores de Cristo são tratados injustamente por seus empregadores. No tempo em que o apóstolo escreveu essas palavras, estima-se que havia algo como 60 milhões de escravos no mundo. Pedro, porém, escreveu a todos os trabalhadores - usando o termo oiketai ou empregados ( v.18 ). Esta definição inclui os assalariados. Felizmente não há mais tantos escravos hoje, mas muitas pessoas ainda sofrem exploração econômica.
Seja o chefe " gentil " ou " cruel ", Pedro nos diz para sermos " obedientes aos [ ... ] patrões ... " (v.18 ). " Se você suportarem sofrimentos injustos ... " ele escreveu, " ... Deus os abençoará por causa disso " ( 1 Pedro 2:19-20 ) apóstolo Paulo alerta os empregadores antiéticos dizendo que eles também têm um Senhor a quem deverão prestar contas ( Colossenses 4:1 ).
Ao lidar com o sofrimento injusto no trabalho, devemos seguir os passos de Jesus ( 1 Pedro 2:21 ). Ao ser maltratado , Ele...
- não pecou ( v.22 )
- não revelou nem fez ameaças ( v.23 )
- entregou o Seu caso nas mãos de Seu Pai, que sempre julga retamente ( v.23 )
- carregou sobre si os nossos pecados, para que vivamos para a justiça ( v.24 ).
Podemos suportar os maus-tratos sabendo que Jesus está conosco - cuidando e protegendo-nos como Pastor e Protetor ( v.25 ). - K. T. Sim
FORJANDO QUALIDADES
Leia: 1 Timóteo 6:1-9
...Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem ( vv.5-6 ).
Examine: - Mateus 23:5-7, 25-28
- Filipenses 4:11-13
- Hebreus 13:5
Considere: Quais qualidades o ajudaram a atingir o seu emprego atual ou posição social ? Quanto do seu serviço a Deus baseia-se em aparência, e não na realidade ?
Paulo alerta o jovem Timóteo de que algumas pessoas usam a religião ou atos de piedade ( no original grego ) para enriquecer. Como assim? Os atos piedosos são bons, logo têm valor. Então sempre haverá quem compre. Mas nunca deveriam existir os vendedores.
A preocupação de Paulo ? Os cristãos virtuosos às vezes são tentados a desprezar a disciplina que desenvolveu o seu caráter e forjar suas qualidades para se beneficiar. Tal fato pode ocorrer ao perceberem que o seu caráter divino lhes abre portas e traz vantagens sobre os outros menos piedosos ( 1 Timóteo 6:5 ). O pastor que constrói o seu ministério em oração pode começar a orar mais em público do que particular se perceber que em decorrência disso, a sua igreja e a sua reputação crescem. Um atendente de enfermagem ao ser reconhecido por bem servir pode começar a selecionar os momentos que deseja demonstrar compaixão. E um professor reconhecido por seu conhecimento bíblico pode deixar de se dedicar aos próprios estudos e utilizar-se daquilo que outros já estudaram.
É nossa natureza falha que nos faz forjar nossas melhores qualidades. Os espertos sempre têm que ter a resposta certa, os simpáticos devem sorrir constantemente, e os líderes devem escolher as batalhas que já sabem que vencerão. Nesse ponto, começamos a nos identificar com a nossa imagem - uma imagem que protegeremos a todo custo ( especialmente se formos pagos para fazê-lo ).
Paulo afirma que o caminho à verdadeira riqueza está no contentamento. Diferente daqueles " ... que querem ficar ricos " e por isso " ... caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição " ( 1 Timóteo 6:9 ), aqueles que são contentes com o que são - e com o que Deus lhes deu - possuem maior riqueza espiritual. Eles continuarão a cultivar os hábitos que valeram sua reputação e recusarão oportunidades lucrativas que, apesar de aparentemente inocentes, sugariam energia demais de sua missão principal na vida. - Mike Wittmer
COISAS DO CORAÇÃO
Leia: Provérbios 4:20-27
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração , porque procedem as fontes da vida. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos ( v.23 RA ).
Examine: Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme ( Salmo 51:10 ).
Considere: Como vai a saúde do seu coração ? Está batendo no ritmo da vontade de Deus ? Quais mudanças são necessárias ?
Nosso coração bate aproximadamente 70 vezes por minuto. Logo, em um ano ele bombeia entre 3,5 e 7 milhões de litros de sangue por nosso corpo - dependendo de nossas atividades. Desempenho em 12 horas esforço suficiente para erguer um trem de 70 toneladas a 30 com do chão. Firmes e silenciosos, eles nos mantêm vivos.
Por isso no texto " ...guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida " ( Provérbios 4:23 RA ) faz muito sentido. Se o coração falhar, o corpo todo se desligará. E se o nosso coração estiver saudável, poderemos fazer coisas incríveis.
Com frequência, a Bíblia se refere ao coração como mais do que um órgão humano. O coração representa o centro das nossas emoções, pensamentos e raciocínios. Lemos no livro de Mateus 15:18-19 que " ...o que sai da boca vem do coração [...] Porque é do coração que vêm os maus pensamentos. "
Tendo isso em mente, com que intuito devemos guardar o coração ? A expressão " Sobre tudo o que se deve guardar... " pode ser interpretada como com toda uma postura proativa e honesta para manter o nosso coração saudável. Para o coração físico, significa fazer exercícios regularmente, manter uma dieta saudável e fazer exames médicos periódicos. Quanto às necessidades do nosso coração espiritual: como mantemos uma nutrição saudável com a Palavra de Deus ? Como enchemos as nossas mentes ? Há pecados obstruindo a nossa comunicação com Deus ?
É hora de seguirmos o conselho de John Edwards: " Certifique-se que o foco de sua dedicação seja o coração; e a imagem de Deus seja plantada nele; Seus interesses sejam concretizados; o mundo e a carne sejam subjulgados; o amor pelo pecado seja lançado fora; e que ali cresça o amor pela santidade. " - Poh Fang Chia
CALMA NA MULTIDÃO
Leia: Atos 19:23-34
...O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus ( 20:24 ).
Examine: Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus ( Romanos 1:16 ).
Considere: Você prefere evitar confrontos, ou vê neles a oportunidade para falar de Deus ? De que maneira as pessoas que zombam de sua fé o afetam ?
Se existissem câmeras de TV no primeiro século d.C, elas estariam direcionadas a cena do tumulo descrito em Atos 19. Uma multidão raivosa se reunira em Éfeso exigindo a cabeça de Paulo, pois ele havia afirmado " ...que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade. E está conseguindo convencer muita gente... " ( v.26 ).
Os ouvires de Éfeso ganhavam, a vida vendendo imagens de Ártemis, também conhecida como Diana. E a cidade toda levou a teologia " irreverente " de Paulo para o lado pessoal. Mas o resoluto apóstolo não viu a multidão ensandecida como uma ameaça ; ele os viu como um campo missionário. Nos versículos 30 e 31 vemosque Paulo tentou aparecer diante do povo, mas foi impedido pelos amigos, preocupados com ele.
por que Paulo iria querer falar com aquela gente exaltada ? Olhe mais adiante, em Atos 20.
Mais uma vez, vemos Paulo mergulhando numa situação perigosa ( vv . 22-23 ). Ele disse " ... prisões e sofrimentos estão me esperando ". Mas acrescentou, triunfante: " Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus " ( v.24 ).
O desdém de Paulo com a sua própria vida se sustentava firmemente no reconhecimento de que continuaria correndo até completar a corrida. Se cruzasse a linha de chegada em Éfeso ou em Jerusalém, lhe era indiferente. Ele poderia falar do evangelho da graça de Jesus Cristo a multidão.
Paulo não temia a opressão daquela multidão porque Jesus reinava em seu coração. Você está disposto a falar sobre o evangelho da graça de Deus para ao menos uma pessoa, ainda hoje ? - Tim Gustafson
CRISTÃO CONSERVADOR ?
Leia: Romanos 5:1-11
Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo ( v.1 ).
Examine: Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que você têm ( Efésios 5:16 ).
Considere: De que maneiras suas palavras e ações revelam a graça de Deus ? Em que você mudará para ter um testemunho mais cativante em Jesus ?
Pouco tempo antes de me mudar para a África, eu estava na recepção de um festival de cinema em Nova Iorque, onde encontrei o ator Tim Robbins e tivemos uma conversa interessante. Falamos sobre as causas e efeitos da guerra, questões sobre os direitos humanos em outros países, e por que os famosos de Hollywood são mais propensos que os atletas profissionais a apoiar ou se opor a vários líderes políticos.
Quando o assunto voltou-se para a religião, Tim perguntou: " Afinal, qual o significado da expressão ' cristão conservador ' ? A pergunta de Tim me atingiu em cheio. Parace que aos olhos e entendimento de muita gente, o corpo de Cristo parece fazer um trabalho melhor ao expor as posições políticas e morais do que ao transmitir com humildade esta mensagem transformadora: " Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele " ( Romanos 3:23-25 ). De que maneira as nossas palavras, ações e atitudes definem a nossa fé e o dom da salvação que recebemos gratuitamente através da graça de Deus ? Será que nós - cristãos - estamos livres de contendas e rixas ? ( Isaías 58:4 ). Estamos ajudando a libertar os oprimidos e a cuidar dos pobres ? ( v.7 ). Nossa luz por Jesus ilumina a escuridão ao nosso redor ? ( v.10 ). Falamos e demonstramos a verdade do evangelho em amor ? ( 1 Coríntios 13:1 ).
Como seguidores de Cristo, peçamos a Deus para que nos mostre como podemos demonstrar com amor o que Ele fez por nós e quer que façamos pelos outros. - Roxanne Robbins
