Emmanuel Marinho Pao Velho

Cerca de 9411 frases e pensamentos: Emmanuel Marinho Pao Velho

ESTÁTICA

Leia: Isaías 59:1-15
Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações ( v.2 ).

Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, elas me seguem ( João 10:27 ).

Considere: Que questão paralisante o afastou de Deus ? O que você fará para fechar este abismo ?

Adoro as conveniências da tegnologia - especialmente os telefones sem fio, pois propiciam a mobilidade sem o empecilho de enroscar nos fios. No entanto, apesar de desfrutar dessa liberdade, muitas vezes tenhoque lidar com um incômodo - o ruído crepitante da estática. Estes problemas acontecem principalmente quando me distancio da base do telefone. Quanto mais longe, maior a dificuldade para ouvir e compreender meu interlocutor.
Da mesma forma, quanto mais nos distanciamos de Deus - nossa fonte de vida e força - maior a estática espiritual que enfrentamos, e não conseguimos ouvir a Sua voz.
A Bíblia contém uma lista dos itens que nos afastam de Deus. O primeiro item negativo é o pecado ( Isaías 59:2 ). Isaías disse que pecados e iniquidades separaram o povo de Deus dele, e que Ele escondeu Sua face - consequentemente Deus não " responde " aos seus apelos.
O egoísmo é o segundo obstáculo que cria o afastamento ( v.4 ). Tiago afirmou que Deus não respondeu as orações do Seu povo porque eles pediram com a motivação errada - para que pudessem gastar com prazeres ( Tiago 4:3 ). A rebelião é o terceiro caminho destrutivo que provoca a estática espiritual ( Isaías 59:13 ). O povo de Deus desobedeceu aops Seus mandamentos com arrogância e quando os inimigos os atacaram, eles clamaram a Deus. Porém Deus recusou-se a ouvir suas preces ( Deuteronômio 1:43-45 ).
O quarto obstáculo a comunicação é a injustiça ( Isaías 59:9, 11, 14-15 ). Deus disse que não olharia para Seu povo, pois este não defendia a causa dos oprimidos, órfaos e viúvas. ( Isaías 1: 15-17 ).
o último entrave que provoca a estática relaciona-se à nossa fonte pessoal de energia: a falta de fé ( Tiago 1:6-7 ). Aproximemo-nos de Deus, nossa fonte de vida e força, vivenciando a humildade, justiça, sinceridade de fé. - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

ROMPENDO O CICLO

Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 ).

Examine: ...o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança... ( Salmo 103:17-18 ).

Considere: Como a sua atitude parental é um reflexo da sua criação ? O que você pode fazer para proteger a sua família contra o pecado cometido por uma geração ?

Meu pai cresceu sem pai. Quando ele tinha cinco anos, o seu pai abandonou a família e nunca mais voltou. Mais tarde, ao perguntarem ao meu avô se ele tinha um relacionamento com papai, ele se recusava a admitir que meu pai fosse seu filho - renegando-o e dizendo que era um parente distante.
Conforme a maioria das estatísticas, eu também deveria ter crescido num lar destruído, com pai ausente. As Escrituras dizem que os pecados dos pais são transmitidos à terceira e quarta regações ( Êxodo 20:5 ; Números 14:18 ; Jeremias 32:18 ). Dizem que garotos molestados crescem e se tornam abusadores ; e crianças com pais ausentes se transformam em pais indisponíveis aos próprios filhos.
Não em meu caso. Jeremias 31:29-34 proclama um novo tempo no qual rompe-se o pecado de uma geração. Os filhos não precisam passar adiante os pecados dos seus pais, pois o poder da nova aliança - prometida e cumprida em Jesus - nos capacita a quebrar os grilhões do pecado em nossas famílias e iniciar um novo ciclo de amor e fidelidade.
Ezequiel 18:19-20 apoiado na promessa de Jeremias anuncia " ...o filho não sofre por causa dos pecados do pai, [ ... ] o filho fez que era correto e bom. Ele guardou as minhas leis, e as seguiu cuidadosamente, e por isso é certo que viverá. " Se somos vítimas de pais que nos feriram, não precisamos perpetuar isso. Cada um de nós tem um novo começo diante de Deus.
Não é fácil. Meu pai feriu-se profundamente pela ausência do pai, e a maneira como criou os filhos trazia cicatrizes. Às vezes, ele tentava nos compensar, lutando muito para ser o pai perfeito no lar ideal. Porém nunca tive dúvidas de que ele me amava. Meu pai optou por absorver o ódio do meu avô em vez de passá-lo adiante, e iniciou um novo ciclo. Você também pode agir assim. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

ESTRADAS ESBURACADAS

Leia: Salmo 40:1-8
Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos ( v.2 ).

Examine: - Salmo 18:30-33
- Salmo 27:4-5
- Miqueias 7:7-8

Considere: Como você reage diante de um " buraco " na estrada da vida ? Nesses momentos o que significa para você confiar verdadeiramente em Deus ?

Meus pensamentos estavam longe, quando de repente um buraco na estrada sacudiu meu carro. Enquanto balançava pelo cruzamento, me dei conta de que tinha ignorado as placas que indicavam uma rodovia em obras. Encoberto pela escuridão da madrugada o desnível no asfalto era imperceptível aos olhos. Porém, dias depois enquanto dirigia por outro trecho da mesmaestrada a suavidade da via recentemente pavimentada fez meus pneus cantarem com delicadeza. A diferença era visível.
Isaías 26:7 diz: " O caminho das pessoas direitas é fácil ; tu, ó Deus justo, tornas plano o caminho por onde elas andam. " O caminho do Senhor é sempre correto e Ele é fiel para endireitar as veredas diante de nós. Contudo, assim como a rodovia em construção, às vezes o tempoi e os métodos de Deus não correspondem as nossas expectativas. Limitados por nossa restrita visão, lutamos para compreender o que Ele está fazendo quando tentamos ultrapassar os locais
em que as obras ainda estão em andamento. Algumas vezes o solavanco provoca a dor. Confusos e na tentativa de perscrutar a escuridão, buscamos recobrar as forças.
Neste lugar de incertezas, a confiança é fundamental ( Salmo 40:3-4 ). Ansiamos pela paz e descanso divinos - para ver o resultado do que Ele está fazendo. Todavia facilmente esquecemos que os valer escuros surgirão ao longo da estrada ( Salmo 23:4 ). Sem confiança, nossa fé enfraquecerá. Sem fé continuaremos a vacilar em esforço próprio ( Hebreus 11:6 ).
Nestes trechos descobrimos como Davi, que " esperar com paciência " significa encontrar libertação ( Salmo 40:1 ). Não importa se atoleiro é consequência das nossas próprias escolhas ou de outros, somente Ele pode nos salvar.
Pés firmes em terreno sólido, não se referem ao que vemos, mas a quem olhamos. -Regina Franklin

Inserida por pao_diario

PARTE DO FUTURO É AGORA

Leia: Isaías 11:1-9
Lobos e ovelhas viverão em paz... ( v.6 ).

Examine: - Efésios 2:11-22
- Apocalipse 21:1-5

Considere: Onde seu mundo mais precisa de Deus ? De que maneira você pode se unir a Sua obra redentora ?

Bafaluto, uma pequena vilas de 300 habitantes em Gâmbia, mal podia sobreviver. Sem acesso a água limpa, toda a população estava presa a um ciclo de pobreza, doenças, implacáveis e fome - até que Brian Harrold e Pamela Morgan, empresários irlandeses gastaram uma pequena fortuna para cavar um poço de 80 metros de profundidade para este povo. Quando lhe perguntaram o que os levou a fazer isso, Brian respondeu: " Não prejudicar o outro neste mundo ainda é pouco. "
Da mesma forma, o profeta Isaías viu a confusão do mundo, e retratou uma visão instigante do mundo como Deus planejou que fosse. Neste novo mundo, Deus varrerá a vasta multidão de iniquidades da humanidade, " ...defenderá o direito dos pobres " ( Isaías 11:4 ), desfará todo o impulso direcionado a violência - tanto assim que até mesmo " Vacas e ursas pastarão juntas... " ( v.7 ). Embora uma visão como essa ecoe os verdadeiros anseios dos nossos corações, ela parece fantasiosa e irreal. Será que este trecho das Escrituras é um sentimentalismo teórico ou há exemplos concretos em nosso mundo ?
Deus não vive no abstrato - em algum lugar nebuloso do futuro. Ele vive neste momento. Apesar de Deus ter feito este mundo há muito tempo, Ele já começou Sua obra para terminá-lo. Após a catástrofe do Éden, Deus acionou imediatamente Seu plano de resgate através de Jesus - o resgate que seria obedientemente exemplificado pelo povo de Deus. Em primeiro lugar, Israel, agora a igreja.
As cartas de Paulo apresentam como nós, a tribo de Deus, somos ( como diz um escritor ) " um sinal antecipado da cura divina e do futuro restaurador para o mundo. " Até mesmo hoje, nosso amor, as obras de justiça e a proclamação do evangelho refletem o plano de Deus para "... a terra [que] ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor... " ( v.9 ). - Winn Coller

Inserida por pao_diario

ANTES DE ENTRAR

Leia: Salmo 15
Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo ? Quem pode viver no teu monte santo ? ( v.11 ).

Examine: - Salmo 24:3-6
- Isaías 33:14-16

Considere: Como você se preparará para a adoração particular e pública esta semana ? Em qual das perguntas sobre a adoração você acha que deve se focar mais ? Por quê ?

Antes de irmos ao mercado, muitos de nós fazemos uma lista. Antes de nos exercitarmos, temos o bom hábito de nos alongar-mos. Antes de viajarmos, fazemos as malas de acordo com os dias que ficaremos fora, e clima do local de destino. Antes de trazermos um bebê para casa, compramos móbiles coloridos e um bom estoque de fraldas e lenços umedecidos. Praticamente tudo que fazemos requer algum tipo de preparação - inclusive a adoração a Deus. Davi fala exatamente sobre isso no Salmo 15.
O salmo começa com duas perguntas que vão fundo na alma: " Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo ? Quem pode viver no teu monte santo ? " ( v.1 ). A resposta que ele dá a estas questões traz pelo menos mais quatro perguntas que nos ajudam a nos preparar para a adoração:
- Meu caráter é verdadeiro ? ( v.2 ). Davi disse se o " ...que vive uma vida correta... ", ou seja, aqueles cujo caráter não é marcado por falhas morais e éticas - corrupção e incoerência - estão preparados para adorar.
- Meus relacionamentos estão bem ? ( v.3 ). Um sinal de que um relacionamento está ferido é o uso de palavras que ferem. A pessoa que calunia o nome e o caráter de alguém com palavras cruéis e fofocas maldosas não está preparado para adorar.
- Honrei todos os meus compromissos ? ( v.4 ). A pessoa está pronta para a adoração, particular e publicamente, quando mantém sua palavra sempre.
- Ganho e uso meu dinheiro de modo honrado ? ( v.5 ). Deus ordenou Seu povo a não tirar vantagem dos marginalizados na sociedade, e não deveria ser cobrado juros altos demais nem aceitar subornos à custa da verdadeira justiça. Pense nisso: Estou dando mais valor ao dinheiro do que às pessoas ?
Antes de iniciar a adoração particular ou pública, permita que o Espírito Santo analise o seu caráter. - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

FAMINTOS

Leia: Romanos 10:8-15
Mas como é que as pessoas irão impedir se não crerem nele ? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem ? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada ? ( v.14 )

Examine: Abro a boca e suspiro, pois o que mais desejo na vida é obedecer aos teus mandamentos ( Salmo 119:131 ).

Considere: De que modo você valoriza a Palavra de Deus como algo necessário à sua vida diária ? Como você pode aumentar sua fome para ler e passá-la adiante ?

Pronto para ver um número impressionante ? 193.000.000. É difícil de conceber, mas trata-se do número estimado de pessoas que nunca viram ao menos um trecho das Escrituras traduzidas para a sua língua. Com a facilidade de comunicação no mundo atual, é difícil entender como mais de 2.200 idiomas não têm uma tradução da Bíblia. Muitos de nós achamos natural ler a Palavra de Deus em nosso idioma, e consideramos normal ter várias versões diferenter escritas em nossa língua nativa. Mas, infelizmente, às vezes encaramos a leitura das Escrituras como uma obrigação, ao invés de um prazer.
Aqueles que estão espiritualmente despertos sabem que a sede por Deus está intimamente ligada à fome por Sua Palavra. Como declara o Salmo 119:103: " Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar ! Mais que o mel à minha boba. " Dando vida a todos os que a degustam, as Escrituras não apenas revelam o coração de Deus, mas deixam claro o Seu plano de salvação ( 1 Timóteo 2:3-4 ).
Falando em Seus planos, Isaías profetizou: " O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz " ( 9:2 ). Se nos valermos de nossos próprios métodos, erramos o alvo. Por ser a Palavra a revelação de Cristo, ela não é apenas o parâmetro da verdade, é a própria verdade. Prometendo dar-nos entendimento e luz para os nossos caminhos ( Salmo 119:104-105 ), a Bíblia supre o alimento espiritual que precisamos.
Para aqueles dentre nós abençoados com a Palavra ao alcance das mãos, o desafio está em nos assegurarmos de que ela esteja "...na[nossa] boca e no [nosso] coração... " ( Romanos 10:8 ).
Ninguém precisa convencer um faminto a comer. Nossa gratidão a Deus por termos Bíblia precisa nos deixar famintos por ver o restante do mundo suprido e satisfeito pela Palavra de Deus. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

"PERMANEÇAM JUNTOS"

Leia: Gálatas 6:1-10 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo ( v.2 ).

Examine: Quanto ao mais, irmãos, adeus ! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco ( 2 Coríntios 13:11 ).

Considere: Que áreas você está trilhando sozinho na vida ? Como os " amigos do peito, irmãos ou irmãs " poderiam ajudá-lo a crescer em Cristo ?

Gladiador conta a história de Maximus, antes um respeitado general dos exércitos romanos que fora traído e condenado à escravidão. O filme retrata sua escalada pelas fileiras dos gladiadores, para enfim vingar as injustiças cometidas contra ele e sua família.
Momentos antes da primeira luta de Maximus contra um adversário misterioso e poderoso no Coliseu, ele diz a seus colegas gladiadores: " O que quer que saia por estes portões, teremos melhor chance de sobreviver se agirmos juntos. Entenderam ? Se ficarmos juntos - sobreviveremos ! " Para o espanto da plateia, os gladiadores em desvantagem se juntam e conquistam uma vitória improvável.
Há uma lição essencial a ser aprendida com a história de Maximus - não fomos feitos para vivermos sozinhos. Esta verdade pode ser vista na vida de dois personagens bíblicos bastante conhecidos.
Davi era um homem sompre rodeado de gente. Em sua juventude ele era " uma só alma " com seu amigo Jônatas ( 1 Samuel 18:1 ). Como rei, Davi tinha a companhia de três homens que defenderam seu trono e arriscaram suas vidas por ele em batalha ( 2 Samuel 23:8-39 ).
Sansão, por outro lado, vivia solitário. A Bíblia não menciona nada sobre qualquer amigo que ele pudesse ter tido. Ele não tinha ninguém por perto para alertá-lo dos erros que estava cometendo com a perigosa Dalila ( Juízes 16 ). E, diferente de Davi, que viveu por muito tempo e morreu com glórias, Sansão partiu prematuramente.
A vida num mundo corrupto é difícil - por vezes até selvagem. Precisamos de amigos próximos e que nos conheçam bem. Pessoas que orão orar por nós, nos fortalecer quando entivermos mal, e nos alertar quando estivermos nos desviando ( Gálatas 6:2 ).
A diferença entre sobreviver e não sobreviver geralmente está nas palavras " se permanecermos juntos ". - Jeff Olson

Inserida por pao_diario

QUEBRANTAMENTO

Leia: Gênesis 32:23-32
Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar ( v.25 ).

Examine: ...ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades ( Salmo 51:8-9 ).

Considere: Como você tem se quebrantado diante de Deus ? Por que precisamos nos quebrantar para estarmos preparados para que Ele nos use ?

" Tudo girava ao meu redor ", costuma dizer um grande amigo meu quando fala de sua vida antes de Cristo. Quando jovem, seu talento musical garantiu um lugar sob os holofotes - colhendo os louros e desfrutando dos prazeres que acompanham a popularidade.
Mas aí chegou o dia em que tudo desmoronou. O casamento. As fachadas. O ego inflado. Diante da santidade ofuscante e pura de Deus, ele caiu de joelhos e pediu misericórdia. Ele finalmente se rendia.
Jacó teve uma experiência semelhante. Pouco antes de entrar na terra prometida a seu povo ( Gênesis 15:7 ), ele se atracou numa luta com um anjo de Deus ( 32:24). As lutas não eram novidade para Jacó, que já havia lutado com o irmão ( 25:27 ), com o pai ( 27 ) e com o sogro ( 29-31 ). Agora ele lutava por uma bênção de Deus ( 32:26 ).
O desalento de uma vida de lutas contra os outro encontrou seu páreo na escuridão da noite em que ele lutou subjugar seu atacante uma última vez, ao amanhecer.
Mas o anjo " ...deu um golpe na junta da coxa de Jacó de modo que ela ficou fora do lugar " ( v.25 ). Ferido e derrotado, Jacó se agarrou ao anjo e implorou por uma bênção de Deus.
Ele estava finalmente prostado e pronto para receber aquilo que tentou conquistar pelas próprias mãos. O anjo disse que seu bome a partir deste momento seria Israel e não mais Jacó. ( v.28 ). E ele agora estava pronto para entrar na terra que Deus prometera aos israelitas. O novo nome de Jacó ( Israel ) atestava que, através do seu encontro com o poder de Deus, ele aprendera humildade e fé genuína.
Você está lutando com Deus ? Prostre-se diante dele e renda-se em quebrantamento. A rendição é o caminho para a bênção. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

BOLSA VERMELHA

Leia: Lucas 10:30-37
Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele ( v.33 ).

Examine: Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês ( Lucas 6:36 ).

Considere: O seu ministério está alicerçado sobre a um espírito de compaixão ? Por que você acha que Deus deseja que ajudemos as pessoas - nos importando com suas necessidades ?

Uma igreja cristã local deixou uma bolsa vermelha vazia à nossa porta com um bilhete pedindo doações. Levei para dentro e larguei no balcão da cozinha, mentalmente me isentando de ajudar com a desculpa de que: " a ) Não era a minha igreja, b ) Tinha acabado de participar de projeto semelhante e c ) Eu tinha um zilhão de coisas para fazer.
na manhã seguinte, quando li a história do Bom Samaritano, pensei, " Graças a Deus não sou como as pessoas que deixaram aquele pobre homem desamparado ". E a bolsa vermelha chamou minha atenção.
Senti-me como o sacerdote que " ...quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada " ( Lucas 10:31 ). O sacerdote manteve-se à distância. Este que trabalhava no templo parou por um miléssimo de segundo e disse " Parace que detonaram você " encolheu os ombros e desviou-se.
Finalmente, apareceu o samaritano e " ...Quando viu o homem, ficou com muita pena dele " ( v.33 ). A parábola e Jesus demonstrou que a compaizão - e não apenas as boas obras - diferenciaram o samaritano daqueles religiosos egoístas que passaram por ali.
O verdadeiro serviço cristão é o resultado da compaixão. Jesus, constantemente, respondia ao sofrimento humano com um coração atencioso. " Jesus chorou " ( João 11:35 ), e ressuscitou Lázaro. " Quando o Senhor a viu [ viúva ], ficou com muita pena dela... " ( Lucas 7:13 ), e trouxe o filho dela de volta à vida. Jesus viu " ... viu a multidão e teve pena daquela gente... " ( Marcos 6:34 ), e começou a ensiná-los.
Se você se tornou indiferente às necessidades dos outros, será que abrirá os olhos e o coração às " bolsas vermelhas " ? Jesus enalteceu o Bom Samaritano como exemplo de um servo compassivo, e nos encarregou de ir e fazer o mesmo dizendo: " ... Pois vá e faça a mesma coisa " ( Lucas 10:37 ). - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

CULPA E CONFISSÃO

Leia: Daniel 9:4-19
Nós temos cometido pecados e maldades... ( v.5 ).

Examine: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus ( Romanos 3:23 ).

Considere: Quantas vezes Daniel usa '' nós " em Daniel 9:4-19 e pede a Deus que " os " perdoe por seus pecados ? Esta passagem pode servir de modelo à sua vida de oração ?

Jogar a culpa nos outros é comum em nosso mundo hoje. Considere, por exemplo, o sistema bipartidário da política americana. Em vez de assumir parte da responsabilidade pelos erros, os Democratas culpam os Republicanos E estes, os Democratas. Os "conservadores de direita" culpam os "liberais de esquerda" e vice-versa. Mesmo aqueles que professam a fé em Jesus frequentemente caem nesta armadilha, agindo com a atitude de "nós" versus "eles".
O profeta Daniel, do Antigo Testamento era muito conhecido por andar fielmente com Deus. Apesar de sua bondade e integridade, Daniel não considerava seus próprios pensamentos e ações menos pecadores do que as dos outros. Ao contrário, Daniel acreditava que ele e os cidadãos da Babilônia estavam igualmente carentes da graça e perdão de Deus. Examine a humildade do profeta demonstrada nesta oração ( Daniel 9:4-19 ):
- " ...temos cometido pecados e maldades...
- ... nos voltamos contra ti...
- ...desobedecemos às tuas leis e aos teus mandamentos.
- Não demos atenção aos teus servos, os profetas...
- ...mas agora sentimos vergonha...
- Desobedescemos à tua ordem, ó Senhor, nosso Deus, e não seguimos as leis que nos deste.
- ...não temos abandonado os nossos pecados, nem temos nos esforçado para seguir a tua vontade...
- ...nós não temos dado atenção às tuas ordens...
- ...Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos. "
O que você pode aprender com esta oração de confissão de Daniel ? - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

O MAIS IMPORTANTE?

Leia: Mateus 22:34-40
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente ( v.37 ).

Examine: - Deuteronômio 6:5
- Josué 22:5
- 1 João 2:5

Considere: Como você pratica o maior mandamento de Deus ? O que acontece em nosso relacionamento com os outros, quando amamos a Deus de todo nosso coração, alma e mente ?

Se você é cristão a algum tempo, responderá facilmente a seguinte pergunta: "Mestre, qual o mais importante de todos os mandamentos da lei?" ( Mateus 22:36 ). Qual foi a resposta de Jesus ? "Ame o Senhor, seu Deus com todo coração, com toda a alma e com toda a mente" ( v.37 ).
Será que este mandamento é o mais importante para nós ? Deixe-me parafrasear esta pergunta com mais duas: Qual o mandamento que mais influência nossa forma de viver ? E também no nosso comportamento ?
Muitos outros "mandamentos" podem se destacar como mais importantes devido à nossa criação ou inclinação pessoal. A "lei" tome cuidado com o nº 1 e a necessidade da autopromoção são duas delas, com as quais você provavelmente irá se deparar.
Imagine esta cena: Alguém está espalhando mentiras sobre você. O que você fará ? Imediatamente lançará um contra-ataque para preservar o seu bom nome ? Ou você irá considerar o que o Deus amoroso exige de você, " Não pague a ninguém o mal com o mal " ? ( Romanos 12:17 ).
E quando você fica sobrecarregado com o seu trabalho, ou quando sente-se pressionado a pisar sobre as pessoas para subir na empresa - qual é o seu maior mandamento nesta hora ? Ainda é amar a Deus ? Buscar o reino de Deus sobre todas as coisas ? ( Mateus 6:33 ).
Jesus não somente descreveu " amar a Deus " como o maior mandamento, Ele também disse que este é o " primeiro " ( v.38 ). Esta palavra implica prioridade. Amar a Deus exige darmos a Ele a mais alta prioridade. Exige primazia sobre quaisquer desejos ou anseios humanos. Este mandamento deve ser a primeira consideração em todas as nossas decisões. Temos que observar o n°1 no trabalho, em nossos relacionamentos e em toda nossa vida.
Em suma, amar a Deus acima de tudo é o principal ! Isso acontece em sua vida ? - Poh Fang Chia

Inserida por pao_diario

TOLICES

Leia: Salmo 127:1-2
...Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la ( v.1 ).

Examine: Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar ( João 9:4 ).

Considere: Por que resistimos em confiar no poder e no atuar de Deus ? Como você viveria de forma diferente se você confiasse mais na obra de Deus em e ao redor de você ?

Não sou muito fã de camisetas cristãs, mas recentemente vi uma que gostaria de ter.Andando pelo centro de nossa cidade, passei por um homem idoso com os seguintes dizeres em seu peito:
SAIA DO CAMINHO E PERMITA QUE JESUS AJA. Apesar de ser uma frase relativamente comum, descreve uma excelente atitude. Todo o mal, tristeza, pobreza e escuridão de nosso mundo devem nos compelir a sairmos de nossos confortáveis sofás para agir. Como certo escritor registrou: "Jesus ressuscitou dos mortos; e nós temos trabalho a fazer."
Entretanto, o salmista, de acordo com o fio condutor em toda a Escritura, nos adverte contra pensarmos que somos a causa central ou a consequência em quaisquer de nossos esforços. O engajamento de Deus com o mundo não está em desequilíbrio, pendendo, na ansiosa esperança de que nós, humanos apareçamos.
Todo nosso esforço, habilidade e técnica são insuficientes sem a intervenção de Deus. " ...Se o Senhor não proteger a cidade... ", escreve o salmista, " ...não adianta nada os guardas ficarem vigiando " ( 127:1 ). De fato, " Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde... " ( v.2 ) porque a atividade frenética ignora o fato de sermos dependentes da bondade e misericórdia de Deus.
Esquecidos desta verdade, nos fatigamos, preocupamos e suamos. Planejamos, manipulamos e lamentamos. Raramente descansamos. Raramente oramos. E ao final, nos descobrimos vivendo de forma insensata como se fôssemos Deus.
Este não é um argumento para uma vida frouxa, sonolenta e inerte. Ao invés disso, é uma chamada para nos engajarmos com a obra redentora de Deus no mundo - lembrando sempre de que esta é a Sua obra entre nós.
Tyler Wigg Stevenson descreveu bem: " Não preciso salvar o mundo, mas posso servir ao Deus que já o salvou. " - Winn Collier

Inserida por pao_diario

MORRER PARA VIVER

Leia: Hebreus 11:32-40
...Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor ( v.35 ).

Examine: - Mateus 16:25
- Filipenses 1:21
- Apocalipse 6:9-11

Considere: Como Jesus viveu e morreu pela vida ? Como você pode entregar-se diariamente de maneira mais completa a Ele ?

"Alguns homens não podem ser intimidados ou convencidos. Alguns homens só querem assistir o mundo pegar fogo"
Alfred, o Mordomo

Essas palavras, do filme grande sucesso Batman - O Cavaleiro das Trevas, falam sobre motivações. Como eu, você pode se questionar sobre quais motivos que levam os terroristas a se amarrarem com explosivos e se auto-explodirem-destruindo outras pessoas em atos de terrorismo que alguns chamam de martírio.
O escritor do livro aos Hebreus tem uma visão diferente do que é realmente ser um mártir ( ser morto pelo que você acredita, e não tirar sua própria vida ). Ele escreve sobre aqueles que morreram por Cristo: " ...estes que obtiveram bom testemunho por sua fé " ( Hebreus 11:39 ).
Por que um bom testemunho? Porque se recusaram a dar as costas para Deus ( v.35 ) e aceitaram a morte das mãos de seus perseguidores.
Jesus é o supremo exemplo de uma fé que levou ao sacrifício extremo. Ele permaneceu calado e aceitou os horrores iminentes da crucificação ( Isaías 53:7 ; Mateus 26:63 ). Seu alvo era a vida e vitória sobre a morte ( 1 Coríntios 15:54-57 ). Estêvão, um seguidor de Jesus, falou palavras de perdão e vida mesmo ao morrer como mártir ( Atos 7:60 ) - imitando seu Salvador.
Estes exemplos definem bem o martírio - atos abnegados que levam à vida. Eles não vivem para morrer - morrem para a vida. Estas palavras de Matthew Henry esclarecem o contraste: " Devemos nos surpreender mais pela maldade da natureza humana, que é capaz de tão terríveis crueldades aos seus semelhantes, ou pela excelência da graça divina, que é capaz de sustentar os fiéis sob tais crueldades e guardá-los em segurança ? "
A vida é viver e morrer por Jesus ! - Tom Felten

Inserida por pao_diario

PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI

Leia: Gálatas 5:16-24

As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza ( v.24 ).

Examine: - Romanos 8:12-14
- Gálatas 2:20
- Colossenses 2:12-14

Considere: De que maneiras você está alimentando sua carne ? E o contrário, como a crucificará e escolherá seguir a Cristo ?

" Tudo bem. Vou cuidar disso eu mesma. " De maneira brusca finalizei a conversa e fechei o celular. Percebendo que fizera justamente a coisa que não queria fazer, minha frustração aumentou. Não fazia nem 30 minutos que eu tinha compartilhado com uma amiga como Deus estava me ensinando a confiar em meu marido, ao invés de reagir. Mas ali estava novamente. Será que conseguiria aprender ?
As Escrituras nos dizem que enquanto estivermos vivos nesta terra, dois desejos lutarão em nosso interior ( Gálatas 5:17 ). Por meio de Sua morte na cruz, Jesus destruiu o poder do pecado sobre nós. Mas a nossa luta com o pecado não se encerra quando recebemos a salvação ( Romanos 7:18 ). Jesus deixou bem claro para os Seus discípulos que a obediência e a renúncia são decisões diárias ( Lucas 9:23 ).
Ao tentar nos convencer de que não estamos indo a lugar algum, o inimigo nos diz que nunca seremos livres. Ele vai sussurrar que nada mudou, que o poder de Deus não é real em sua vida. Envergonhados e enraivecidos por fazer o que não deveríamos, nos questionamos se as suas mentiras são verdadeiras.
Não podemos vencer nossa natureza pecaminosa com nossos próprios esforços. A salavação vem somente pela graça ( Efésios 2:8 ). No entanto, quando escolho a Sua graça, minha vida já não me pertence. Gálatas 2:20 diz, " Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim ". Recebo a condição de vencer a tentação quando - pela graça - entrego minha vida a Cristo e Ele vive através de mim ( Romanos 6:6-8 ).
A Palavra de Deus promete liberdade. Mas não podemos andar onde não escolhemos ir. Ou nos alimentamos ou nos crucificamos. A pessoa espiritualmente morta escolheu rejeitar a liberdade e a vida que se encontra em Jesus. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

GRAÇA E GRATIDÃO

Leia: Tito 2:11-14
Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos [...] uma vida prudente, correta e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).

Examine: - Salmo 103:1-5
- Romanos 2:4
- Hebreus 12:28-29

Considere: É significativo o termo gratidão ( eucharistia ) no Novo Testamento basear-se no termo graça ( charis ) ? A gratidão é melhor motivação do que o dever ? Por quê ?

Martinho Lutero queria desistir. Sua congregação em Wittenberg, após ter aprendido que o evangelho de Lutero prometia perdão para todo e qualquer pecado, havia parado de frequentar os cultos e de ofertar à igreja e começará a ceder à avareza, lascívia e bebedeira. Frustrado, Lutero ameaçou entrar em greve se eles não mudassem suas atitudes, e declarou, " Suas bestas ingratas, indignas do evangelho ; se vocês não se arrependeram, não vou mais pregar a vocês. " Eles não se arrependeram e ele parou, tirando alguns meses de folga para não ser " o pastor de tais porcos ".
Como os luteranos em Wittinberg, muitos de nós pensamos no início de nossa caminhada cristã ): Se Deus nos perdoa independentemente do que fazemos, então não importa realmente o que fazemos. A salvação é um cheque em branco. Podemos pecar quanto quisermos, pois tudo está coberto !
Surpreendentemente, Paulo diz a Tito que ao invés de encorajar o pecado, a graça de Deus na verdade nos instruiu a viver de forma a " ...abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e ao vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus " ( Tito 2:12 ). O Catecismo de Heidelberg explica que somente quando percebo " o tamanho do meu pecado e miséria " posso compreender " como posso ser liberto de todos os meus pecados e miséria ", o que me fará " expressar minha gratidão a Deus por tal libertação ".
Portanto, aqui está a fórmula cristã. Compreender a extensão de meu pecado me capacita a valorizar a graça, o que automaticamente me enche de gratidão, que sempre irá procurar formas de dizer obrigado. Parece assim: Pecado > Graça > Gratidão > Boas Obras.
Se o seu amor por Deus está esfriando a sua vontade em obedecê-la enfraquecendo, a resposta não é ranger seus dentes e tentar com mais força. Em vez disso, use a fórmula. Comece com a percepção da profundidade de seu pecado. Somente então você valorizará a sua necessidade pela graça. E a gratidão e a obediência certamente o seguirão. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

FESTA OU JEJUM?

Leia: Mateus 9:14-15
...Vocês acham que os convidados [...] podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ? Claro que não ! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar ! ( v.15 ).

Examine: - Jó 23:12
- Isaías 58:1-9
- Mateus 6:16-18

Considere: Por que você jejua ? Por que você não deve jejuar da Palavra de Deus ?

Recentemente me pediram para ensinar sobre o jejum. Sabia que estava lidando com um assunto não muito praticado hoje em dia. Além do mais, moro num país onde comer é o passatempo nacional. Vamos ser sinceros - amamos comer. Portanto, é estranho falar sobre o jejum a um grupo de pessoas que prefere falar sobre seu lanche favorito !
Muito tempo atrás, os discípulos de Jesus banqueteavam no momento em que o jejum era considerado a coisa certa para se fazer. Não surpreende que foram criticados por não jejuarem como os outros faziam ( Mateus 9:14 ). Jesus declarou que Seus discípulos só jejuariam após Ele não estar mais com eles ( v.15 ). Muitos estudiosos bíblicos acreditam que estamos vivendo o tempo a que Ele se referia - entre Sua ascensão e Sua segunda vinda ( Atos 1:9-12 ). Se isto for verdade, este é o tempo para jejuarmos.
Jesus perguntou: " ...Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ?... " ( Mateus 9:15 ). Com esta pergunta Ele revelou a principal razão para jejuar - arrependimento e tristeza pelo pecado. Quando convencidos de idolatria, os judeus se arrependiam e jejuavam ( 1 Samuel 7:3-6 ). Em emergências nacionais, jejuavam também pedindo humildemente que Deus agisse em seu favor ( 2 Crônicas 20:1-4 ; Ester 4:16 ).
Nas Escrituras, encontramos apenas uma ordem direta sobre o jejum: Os israelitas deviam jejuar uma vez por ano no Dia da Expiação. Naquele dia, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos para oferecer sacrifícios e expiar os pecados de toda a nação ( Levítico 16:29-31 ).
Jejuar também nos lembra que Deus nos sustenta. O alimento pode nos manter fisicamente, mas a Palavra de Deus nos sustenta espiritualmente ( Mateus 4:4 ).
Deleite-se na Palavra de Deus e jejue quando necessário ! - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

MESMO ENDEREÇO

Leia: Cânticos dos Cânticos 3:1-4
Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... ( v.1 ).

Examine: - Eclesiastes 9:9
- Cânticos dos Cânticos 2:14
- Malaquias 2:14-15

Considere: Por que a unidade é tão crucial para o casamento ? Nesta semana, o que você pode fazer para achegar-se a Deus ?

Certo homem, japonês, que morava sozinho na cidade de Fukoka, percebeu que a comida estava desaparecendo de sua geladeira. Por esta razão, ele instalou uma câmera de segurança que mostrou alguém movendo-se pela casa, enquanto ele estava ausente. Quando a polícia investigou, encontravam uma mulher de 58 anos que estava morando em um minúsculo espaço da dispensa por quase um ano !
É difícil imaginar que duas pessoas pudessem compartilhar o mesmo endereço sem nunca terem qualquer tipo de comunicação. Infelizmente muitos casamentos optam pelo mesmo caminho. Exige-se esforço para permanecer juntos e dois se tornarem " ...uma só pessoa " ( Efésios 5:31 ).
A esposa de Salomão demonstra indícios de que vivia em unidade com seu marido. Ela diz, " Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... " ( Cântico dos Cânticos 3:1 ). Ao gerarmos pensamentos carinhosos sobre nossos cônjuges abrimos os nossos corações para a comunhão quando estamos juntos.
E falando em intimidade, a esposa decidiu, " ...Eu procurei o meu amado... " ( v.2 ). Ela se levantou, colocou sua túnica e saiu pela porta para encontrar seu marido ! Assim como ela, maridos e esposas precisam buscar um ao outro, apesar das inconveniências geradas pelas logas horas de trabalho ; louças sujas e jogos de futebol.
Finalmente, a esposa de Salomão o alcança e diz, " ...abracei o meu amado... " ( v.4 ). Ela está tão feliz de ter encontrado seu marido que o leva à cama ! Manter-se fisicamente envolvido é uma parte do plano de Deus para a " unidade " que faz o relacionamento conjugal tornar-se tão especial.
O casamento deve significar muito mais do que apenas duas pessoas que compartilham o mesmo endereço. Em seu melhor momento, envolve os pensamentos agradáveis, momentos juntos e intimidade física. Em seu pior momento, pode deixá-lo questionando, " O que aconteceu com aquele sanduíche de salame que deixei na geladeira ? - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

O DEUS QUE VÊ

Leia: Gênesis 16:1-16
Então Agar deu ao Senhor este nome: " O Deus que Vê... ( v.13 ).

Examine: - Salmo 34:17-18; 139:13-18

Considere: Você alguma vez duvidou de que Deus tenha visto a sua situação com perfeita clareza e dispensado Sua atenção e graça ? Como Deus afastou essas dúvidas ?

Radiobaliza de Localização Pessoal ( PLB ) são aparelhos de salvamentos usados por pessoas envolvidas em atividades terrestres ao ar livre. Transmitem os sinais de rádio que são detectados por 12 satélites na órbita terrestre. Os satélites retransmitem estes sinais às estações que processam e determinam a localização e o proprietário do aparelho. Em seguida, a informação é repassada à equipe de busca e salvamento.
Mesmo sendo tão útil, este aparelho não teria ajudado Agar. Pois ninguém parecia se importar o suficiente com ela e com seu recém-nascido para monitorar sua localização e progresso no deserto. Ninguém exceto El Roi.
O livro de Gênesis 16 começa com Sarai armando um plano para ajudar Deus a cumprir Sua promessa de permitir que os descendentes de Abraão fossem numerosos como as estrelas. Mas havia um problema - Sarai não podia engravidar ( v.1 ). Ela provavelmente via a si mesma como o elo fraco no plano de Deus, e ofereceu sua serva, Agar, ao marido. Quando Agar engravidou de Abraão, e começou a exibir sua superioridade em " procriar ", Sarai zangou-se e começou a maltratar Agar ( v.6 ).
Agar fugiu para o deserto, sentido o desespero e desânimo. O Anjo do Senhor a encontrou e fez-lhe algumas perguntas, e ordenou que desse à criança o nome de Ismael ( que significa " Deus ouve " ). Então ele a enviou novamente a Sarai. Entretanto, antes de deixar aquele lugar, Agar deu o nome de El Roi ao Senhor, que significa " Tu és Deus que vê ". Isto implicava que Deus viu sua situação com perfeita clareza e que ela era o alvo de Sua maravilhosa atenção
No deserto de aflição e miséria, confie que Deus vê a sua situação com perfeita clareza e lhe concede Sua presença viva ( Gênesis 28:15 ), provisão ( v.20 ) e proteção ( Deuteronômio 2:7 ). - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

15 CENTAVOS

Leia: Lucas 16:1-13
Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes ( v.10 ).

Examine: - Provérbios 2:1-11
- Provérbios 11:1
- Provérbios 16:8

Considere: O que Zaqueu disse a Jesus que faria, ao se arrepender de ter enganado as pessoas ( Lucas 19:8 ) ? Se você agiu desonestamente, de que maneira você pode reparar isto ?

Lembro-me dos dias em que praticava esportes no Ensino Médio e, queria muito uma nova luva de beisebol. Encontrei a luva que queria em uma loja de artigos esportivos e comecei a economizar o dinheiro. Mas no dia da compra, faltou 15 centavos, pois eu me esquecera do imposto sobre a mercadoria.
O dono da loja permitiu que eu levasse a luva, mas queria que trouxesse os 15 centavos que faltavam, assim que os tivesse. Eram somente 15 centavos ! Mas seu pedido estava me ensinando a importância das pequenas coisas.
Passaram-se uns 12 anos. Ao aguardar para comprar um jornal de uma máquina automática, o homem que comprava antes de mim segurou a porta aberta, prendendo-a. Dirigindo-se a mim, ofereceu um jornal " grátis ". Eu rejeitei, eram " somente " 50 centavos. Mas significava muito mais do que isso.
No livro de Lucas 16, ao ensinar uma lição sobre a integridade, Jesus usou uma parábola sobre um homem que era mais astuto do que honesto. Tal homem usava as finanças de seu mestre para assegurar a sua própria segurança financeira. Mas Jesus disse, " Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes ; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes " ( v.10 ).
Deus advertiu o Seu povo Israel sobre a integridade nos negócios " Não prejudiquem os outros... ", Ele disse, " Usem balanças certas, pesos certos e medidas certas... " ( Levítico 19:35-36 ).
Desonestidade, mesmo nos pequenos negócios, permite que outros menosprezem o nome do Deus que servimos. E como disse o sábio, " O bom nome vale mais do que muita riqueza " ( Provérbios 22:1 ).
Se você não tiver integridade nas pequenas tentações, você não terá chance alguma quando as grandes chegarem. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

MARAVILHOSO

Leia: Jó 9:9-11 "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( v.10 )

Examine: Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam ( 2 Coríntios 6:1 )

Considere: O que você acha que é mais maravilhoso em Deus ? De que maneira somos transformados ao nos maravilharmos em Deus e Suas obras ?

Em 2008, as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Pequim foram espetaculares. Os 17 dias de competições repletos de quebra de recordes foram sensacionais. Mas os Jogos Olímpicos foram maravilhosos ?
Antes de responder, primeiramente considere o que a palavra maravilhoso significa. O dicionário Houaiss define maravilhoso como: (1) que provoca grande admiração, deslumbramento, fascínio, prazer etc. (2) que é inexplicável racionalmente. O dicionário Aurélio diz que maravilhoso dignifica: (1) que maravilha; que causa admiração; surpreendente, espantoso. (2) Excelente, primoroso, magnífico. (3) Aquilo que encerra maravilha, que é extraordinário ou sobrenatural.
Sempre que a palavra maravilhoso é usada nas Escrituras, nenhuma vez ela é descrita como qualidade ou realização do homem. Este adjetivo descreve atributos e obras de Deus:
- Seus feitos ( 2 Crônicas 26:15; Jó 5:9,9:10; Salmo 9:1; Apocalipse 15:1,3 ).
- Sua graça ( Gálatas 1:15; judas 1:4 ).
- Sua glória e excelência ( 2 Pedro 1:3 ).
- Sua sabedoria ( Ezequiel 28:7 ).
- Sua habilidade ( Salmo 139:14 ).
- Sua bondade ( 2 Coríntios 6:1 ).
Quem sabe um dos testemunhos mais bonitos desta palavra profundamente descritiva foi quando Jó disse, "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( Jó 5:9; 9:10 ).
Quando fez estas declarações, Jó estava coberta por feridas extremamente dolorosas e havia perdido sua família e seus bens. Contudo, nada poderia impedi-lo de se maravilhar nos feitos e milagres de Deus.
Medite nas maravilhas coisas que Deus está fazendo hoje. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario