Emmanuel Marinho Pao Velho

Cerca de 9349 frases e pensamentos: Emmanuel Marinho Pao Velho

PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI

Leia: Gálatas 5:16-24

As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza ( v.24 ).

Examine: - Romanos 8:12-14
- Gálatas 2:20
- Colossenses 2:12-14

Considere: De que maneiras você está alimentando sua carne ? E o contrário, como a crucificará e escolherá seguir a Cristo ?

" Tudo bem. Vou cuidar disso eu mesma. " De maneira brusca finalizei a conversa e fechei o celular. Percebendo que fizera justamente a coisa que não queria fazer, minha frustração aumentou. Não fazia nem 30 minutos que eu tinha compartilhado com uma amiga como Deus estava me ensinando a confiar em meu marido, ao invés de reagir. Mas ali estava novamente. Será que conseguiria aprender ?
As Escrituras nos dizem que enquanto estivermos vivos nesta terra, dois desejos lutarão em nosso interior ( Gálatas 5:17 ). Por meio de Sua morte na cruz, Jesus destruiu o poder do pecado sobre nós. Mas a nossa luta com o pecado não se encerra quando recebemos a salvação ( Romanos 7:18 ). Jesus deixou bem claro para os Seus discípulos que a obediência e a renúncia são decisões diárias ( Lucas 9:23 ).
Ao tentar nos convencer de que não estamos indo a lugar algum, o inimigo nos diz que nunca seremos livres. Ele vai sussurrar que nada mudou, que o poder de Deus não é real em sua vida. Envergonhados e enraivecidos por fazer o que não deveríamos, nos questionamos se as suas mentiras são verdadeiras.
Não podemos vencer nossa natureza pecaminosa com nossos próprios esforços. A salavação vem somente pela graça ( Efésios 2:8 ). No entanto, quando escolho a Sua graça, minha vida já não me pertence. Gálatas 2:20 diz, " Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim ". Recebo a condição de vencer a tentação quando - pela graça - entrego minha vida a Cristo e Ele vive através de mim ( Romanos 6:6-8 ).
A Palavra de Deus promete liberdade. Mas não podemos andar onde não escolhemos ir. Ou nos alimentamos ou nos crucificamos. A pessoa espiritualmente morta escolheu rejeitar a liberdade e a vida que se encontra em Jesus. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

GRAÇA E GRATIDÃO

Leia: Tito 2:11-14
Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos [...] uma vida prudente, correta e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).

Examine: - Salmo 103:1-5
- Romanos 2:4
- Hebreus 12:28-29

Considere: É significativo o termo gratidão ( eucharistia ) no Novo Testamento basear-se no termo graça ( charis ) ? A gratidão é melhor motivação do que o dever ? Por quê ?

Martinho Lutero queria desistir. Sua congregação em Wittenberg, após ter aprendido que o evangelho de Lutero prometia perdão para todo e qualquer pecado, havia parado de frequentar os cultos e de ofertar à igreja e começará a ceder à avareza, lascívia e bebedeira. Frustrado, Lutero ameaçou entrar em greve se eles não mudassem suas atitudes, e declarou, " Suas bestas ingratas, indignas do evangelho ; se vocês não se arrependeram, não vou mais pregar a vocês. " Eles não se arrependeram e ele parou, tirando alguns meses de folga para não ser " o pastor de tais porcos ".
Como os luteranos em Wittinberg, muitos de nós pensamos no início de nossa caminhada cristã ): Se Deus nos perdoa independentemente do que fazemos, então não importa realmente o que fazemos. A salvação é um cheque em branco. Podemos pecar quanto quisermos, pois tudo está coberto !
Surpreendentemente, Paulo diz a Tito que ao invés de encorajar o pecado, a graça de Deus na verdade nos instruiu a viver de forma a " ...abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e ao vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus " ( Tito 2:12 ). O Catecismo de Heidelberg explica que somente quando percebo " o tamanho do meu pecado e miséria " posso compreender " como posso ser liberto de todos os meus pecados e miséria ", o que me fará " expressar minha gratidão a Deus por tal libertação ".
Portanto, aqui está a fórmula cristã. Compreender a extensão de meu pecado me capacita a valorizar a graça, o que automaticamente me enche de gratidão, que sempre irá procurar formas de dizer obrigado. Parece assim: Pecado > Graça > Gratidão > Boas Obras.
Se o seu amor por Deus está esfriando a sua vontade em obedecê-la enfraquecendo, a resposta não é ranger seus dentes e tentar com mais força. Em vez disso, use a fórmula. Comece com a percepção da profundidade de seu pecado. Somente então você valorizará a sua necessidade pela graça. E a gratidão e a obediência certamente o seguirão. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

FESTA OU JEJUM?

Leia: Mateus 9:14-15
...Vocês acham que os convidados [...] podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ? Claro que não ! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar ! ( v.15 ).

Examine: - Jó 23:12
- Isaías 58:1-9
- Mateus 6:16-18

Considere: Por que você jejua ? Por que você não deve jejuar da Palavra de Deus ?

Recentemente me pediram para ensinar sobre o jejum. Sabia que estava lidando com um assunto não muito praticado hoje em dia. Além do mais, moro num país onde comer é o passatempo nacional. Vamos ser sinceros - amamos comer. Portanto, é estranho falar sobre o jejum a um grupo de pessoas que prefere falar sobre seu lanche favorito !
Muito tempo atrás, os discípulos de Jesus banqueteavam no momento em que o jejum era considerado a coisa certa para se fazer. Não surpreende que foram criticados por não jejuarem como os outros faziam ( Mateus 9:14 ). Jesus declarou que Seus discípulos só jejuariam após Ele não estar mais com eles ( v.15 ). Muitos estudiosos bíblicos acreditam que estamos vivendo o tempo a que Ele se referia - entre Sua ascensão e Sua segunda vinda ( Atos 1:9-12 ). Se isto for verdade, este é o tempo para jejuarmos.
Jesus perguntou: " ...Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ?... " ( Mateus 9:15 ). Com esta pergunta Ele revelou a principal razão para jejuar - arrependimento e tristeza pelo pecado. Quando convencidos de idolatria, os judeus se arrependiam e jejuavam ( 1 Samuel 7:3-6 ). Em emergências nacionais, jejuavam também pedindo humildemente que Deus agisse em seu favor ( 2 Crônicas 20:1-4 ; Ester 4:16 ).
Nas Escrituras, encontramos apenas uma ordem direta sobre o jejum: Os israelitas deviam jejuar uma vez por ano no Dia da Expiação. Naquele dia, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos para oferecer sacrifícios e expiar os pecados de toda a nação ( Levítico 16:29-31 ).
Jejuar também nos lembra que Deus nos sustenta. O alimento pode nos manter fisicamente, mas a Palavra de Deus nos sustenta espiritualmente ( Mateus 4:4 ).
Deleite-se na Palavra de Deus e jejue quando necessário ! - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

MESMO ENDEREÇO

Leia: Cânticos dos Cânticos 3:1-4
Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... ( v.1 ).

Examine: - Eclesiastes 9:9
- Cânticos dos Cânticos 2:14
- Malaquias 2:14-15

Considere: Por que a unidade é tão crucial para o casamento ? Nesta semana, o que você pode fazer para achegar-se a Deus ?

Certo homem, japonês, que morava sozinho na cidade de Fukoka, percebeu que a comida estava desaparecendo de sua geladeira. Por esta razão, ele instalou uma câmera de segurança que mostrou alguém movendo-se pela casa, enquanto ele estava ausente. Quando a polícia investigou, encontravam uma mulher de 58 anos que estava morando em um minúsculo espaço da dispensa por quase um ano !
É difícil imaginar que duas pessoas pudessem compartilhar o mesmo endereço sem nunca terem qualquer tipo de comunicação. Infelizmente muitos casamentos optam pelo mesmo caminho. Exige-se esforço para permanecer juntos e dois se tornarem " ...uma só pessoa " ( Efésios 5:31 ).
A esposa de Salomão demonstra indícios de que vivia em unidade com seu marido. Ela diz, " Noites e noites, na minha cama, eu procurei o meu amado... " ( Cântico dos Cânticos 3:1 ). Ao gerarmos pensamentos carinhosos sobre nossos cônjuges abrimos os nossos corações para a comunhão quando estamos juntos.
E falando em intimidade, a esposa decidiu, " ...Eu procurei o meu amado... " ( v.2 ). Ela se levantou, colocou sua túnica e saiu pela porta para encontrar seu marido ! Assim como ela, maridos e esposas precisam buscar um ao outro, apesar das inconveniências geradas pelas logas horas de trabalho ; louças sujas e jogos de futebol.
Finalmente, a esposa de Salomão o alcança e diz, " ...abracei o meu amado... " ( v.4 ). Ela está tão feliz de ter encontrado seu marido que o leva à cama ! Manter-se fisicamente envolvido é uma parte do plano de Deus para a " unidade " que faz o relacionamento conjugal tornar-se tão especial.
O casamento deve significar muito mais do que apenas duas pessoas que compartilham o mesmo endereço. Em seu melhor momento, envolve os pensamentos agradáveis, momentos juntos e intimidade física. Em seu pior momento, pode deixá-lo questionando, " O que aconteceu com aquele sanduíche de salame que deixei na geladeira ? - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

O DEUS QUE VÊ

Leia: Gênesis 16:1-16
Então Agar deu ao Senhor este nome: " O Deus que Vê... ( v.13 ).

Examine: - Salmo 34:17-18; 139:13-18

Considere: Você alguma vez duvidou de que Deus tenha visto a sua situação com perfeita clareza e dispensado Sua atenção e graça ? Como Deus afastou essas dúvidas ?

Radiobaliza de Localização Pessoal ( PLB ) são aparelhos de salvamentos usados por pessoas envolvidas em atividades terrestres ao ar livre. Transmitem os sinais de rádio que são detectados por 12 satélites na órbita terrestre. Os satélites retransmitem estes sinais às estações que processam e determinam a localização e o proprietário do aparelho. Em seguida, a informação é repassada à equipe de busca e salvamento.
Mesmo sendo tão útil, este aparelho não teria ajudado Agar. Pois ninguém parecia se importar o suficiente com ela e com seu recém-nascido para monitorar sua localização e progresso no deserto. Ninguém exceto El Roi.
O livro de Gênesis 16 começa com Sarai armando um plano para ajudar Deus a cumprir Sua promessa de permitir que os descendentes de Abraão fossem numerosos como as estrelas. Mas havia um problema - Sarai não podia engravidar ( v.1 ). Ela provavelmente via a si mesma como o elo fraco no plano de Deus, e ofereceu sua serva, Agar, ao marido. Quando Agar engravidou de Abraão, e começou a exibir sua superioridade em " procriar ", Sarai zangou-se e começou a maltratar Agar ( v.6 ).
Agar fugiu para o deserto, sentido o desespero e desânimo. O Anjo do Senhor a encontrou e fez-lhe algumas perguntas, e ordenou que desse à criança o nome de Ismael ( que significa " Deus ouve " ). Então ele a enviou novamente a Sarai. Entretanto, antes de deixar aquele lugar, Agar deu o nome de El Roi ao Senhor, que significa " Tu és Deus que vê ". Isto implicava que Deus viu sua situação com perfeita clareza e que ela era o alvo de Sua maravilhosa atenção
No deserto de aflição e miséria, confie que Deus vê a sua situação com perfeita clareza e lhe concede Sua presença viva ( Gênesis 28:15 ), provisão ( v.20 ) e proteção ( Deuteronômio 2:7 ). - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

15 CENTAVOS

Leia: Lucas 16:1-13
Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes ( v.10 ).

Examine: - Provérbios 2:1-11
- Provérbios 11:1
- Provérbios 16:8

Considere: O que Zaqueu disse a Jesus que faria, ao se arrepender de ter enganado as pessoas ( Lucas 19:8 ) ? Se você agiu desonestamente, de que maneira você pode reparar isto ?

Lembro-me dos dias em que praticava esportes no Ensino Médio e, queria muito uma nova luva de beisebol. Encontrei a luva que queria em uma loja de artigos esportivos e comecei a economizar o dinheiro. Mas no dia da compra, faltou 15 centavos, pois eu me esquecera do imposto sobre a mercadoria.
O dono da loja permitiu que eu levasse a luva, mas queria que trouxesse os 15 centavos que faltavam, assim que os tivesse. Eram somente 15 centavos ! Mas seu pedido estava me ensinando a importância das pequenas coisas.
Passaram-se uns 12 anos. Ao aguardar para comprar um jornal de uma máquina automática, o homem que comprava antes de mim segurou a porta aberta, prendendo-a. Dirigindo-se a mim, ofereceu um jornal " grátis ". Eu rejeitei, eram " somente " 50 centavos. Mas significava muito mais do que isso.
No livro de Lucas 16, ao ensinar uma lição sobre a integridade, Jesus usou uma parábola sobre um homem que era mais astuto do que honesto. Tal homem usava as finanças de seu mestre para assegurar a sua própria segurança financeira. Mas Jesus disse, " Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes ; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes " ( v.10 ).
Deus advertiu o Seu povo Israel sobre a integridade nos negócios " Não prejudiquem os outros... ", Ele disse, " Usem balanças certas, pesos certos e medidas certas... " ( Levítico 19:35-36 ).
Desonestidade, mesmo nos pequenos negócios, permite que outros menosprezem o nome do Deus que servimos. E como disse o sábio, " O bom nome vale mais do que muita riqueza " ( Provérbios 22:1 ).
Se você não tiver integridade nas pequenas tentações, você não terá chance alguma quando as grandes chegarem. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

MARAVILHOSO

Leia: Jó 9:9-11 "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( v.10 )

Examine: Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam ( 2 Coríntios 6:1 )

Considere: O que você acha que é mais maravilhoso em Deus ? De que maneira somos transformados ao nos maravilharmos em Deus e Suas obras ?

Em 2008, as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Pequim foram espetaculares. Os 17 dias de competições repletos de quebra de recordes foram sensacionais. Mas os Jogos Olímpicos foram maravilhosos ?
Antes de responder, primeiramente considere o que a palavra maravilhoso significa. O dicionário Houaiss define maravilhoso como: (1) que provoca grande admiração, deslumbramento, fascínio, prazer etc. (2) que é inexplicável racionalmente. O dicionário Aurélio diz que maravilhoso dignifica: (1) que maravilha; que causa admiração; surpreendente, espantoso. (2) Excelente, primoroso, magnífico. (3) Aquilo que encerra maravilha, que é extraordinário ou sobrenatural.
Sempre que a palavra maravilhoso é usada nas Escrituras, nenhuma vez ela é descrita como qualidade ou realização do homem. Este adjetivo descreve atributos e obras de Deus:
- Seus feitos ( 2 Crônicas 26:15; Jó 5:9,9:10; Salmo 9:1; Apocalipse 15:1,3 ).
- Sua graça ( Gálatas 1:15; judas 1:4 ).
- Sua glória e excelência ( 2 Pedro 1:3 ).
- Sua sabedoria ( Ezequiel 28:7 ).
- Sua habilidade ( Salmo 139:14 ).
- Sua bondade ( 2 Coríntios 6:1 ).
Quem sabe um dos testemunhos mais bonitos desta palavra profundamente descritiva foi quando Jó disse, "Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim" ( Jó 5:9; 9:10 ).
Quando fez estas declarações, Jó estava coberta por feridas extremamente dolorosas e havia perdido sua família e seus bens. Contudo, nada poderia impedi-lo de se maravilhar nos feitos e milagres de Deus.
Medite nas maravilhas coisas que Deus está fazendo hoje. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

E AGORA?

COM QUE PODEMOS CONTAR?
em meio a um mundo incerto, podemos ansiar pelas garantias de um emprego, renda, crescimento e relacionamentos profissionais, mas essas são apenas garantias superficiais. as verdadeiras certezas pelas quais ansiamos são muito mais profundas. portanto, neste mundo tão incerto, com que podemos contar?

A VIDA É CONTURBADA.
no mais antigo livro da biblia, um homem chamado jó conheceu em primeira mão a dor das perdas. ele perdeu seus filhos, posses e até seus amigos. tal magnitude de perdas seria devastadora, mas estas não o surpreenderam. seu testemunho demonstra a crua realidade de se viver em um mundo decaido. jó disse: "todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitado" (jó 14:1). não é necessariamente verdade que tenhamos sido escolhidos para sofrer, ou que estejamos enfrentando algo fora do comum. devemos esperar dificuldades porque a vida é conturbada.

NÃO ESTAMOS SÓS.
se nos sentirmos isolados em nossas circunstâncias, será porque perdemos de vista a mais crucial de todas as certezas; de que deus ainda está presente, mesmo quando tudo ao nosso redor parece ter perdido o chão. lemos em hebreus 13:5-6: "não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois deus disse: eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei. ' portanto, sejamos corajosos e afirmemos: 'o senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. que mal pode alguém me fazer?' '' quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente. nós temos recursos que vão além de nós mesmos. no livro de mateus, jesus falou ás pessoas temerosas. eles também não tinham certeza de como viveriam ou como suas necessidades seriam supridas. jesus queria que elevassem os seus olhos, quando disse: portanto, ponham em prilhes dará todas essas coisas" (6:33).

quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente.

pode ser que as pressões que sentimos resultem da busca por alvos errados. um relacionamento correto com o senhor é importante por deus ser quem ele é, e porque um relacionamento com ele é o que permanece para sempre, em nossas vidas. nele, temos um suprimento eterno, que este mundo não pode destruir

NOSSA DOR PODE AUMENTAR NOSSA FÉ.
odiamos a dor, principalmente porque a consideramos tão negativa. entretanto, nossas lutas podem proporcionar oportunidades para o nosso crescimento, de maneira que os tempos de tranquilidade jamais poderiam produzir. o apóstolo paulo escreveu: "porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a deus e não a nós. muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. ás vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruidos. levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo" (2 corintios 4:7-10) se você conhece a cristo, pode estar certo de que serve um deus que nada desperdiça, nem a dor da perda de um emprego.
NOSSA DOR PODE AJUDAR AOS OUTROS.
nossas lutas têm a capacidade de não apenas ajudar-nos a crescer, mas também de abrir uma oportunidade de ajudar aos outros. as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. com esse propósito, paulo escreveu: " louvado seja o deus e pai do nosso senhor jesus cristo, o pai bondoso, o deus de quem todos recebem ajuda! ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. e nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de deus" (2 corintios 1:3-4). as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. nunca estaremos tão bem equipados para ajudar pessoas que sofrem, como quando já tivermos experimentado dores e perdas. poderemosentão receber o encorajamento de deus e compartilhá-lo com os outros.
ESTE NÃO É O FIM. ao enfrentarmos uma crise séria na vida, como perder um emprego, pode parecer que esse é o fim do mundo, que a vida nunca será boa novamente, e que não hámais motivo para viver. porém, esteja certo, de que esse não é o fim. paulo escreveu: "eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" (romanos 8:18). não importam as sombrias experiências que tenhamos nesta vida, elas serão um dia inundadas pela realidade perfeita e completa da eternidade, na presença do cristo, que nos ama e se entregou por nós. O AMOR DE DEUS É VERDADEIRO. ao passarmos por tempos de provas e dor, é fácil questionar se deus de fato nos ama. porém a experiência de perda não é capaz de nos separar de seu amor por nós. paulo afirmou: "pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de deus, que é nosso por meio de cristo jesus, o nosso senhor" (romanos 8:38-39). a perda de um emprego é um acontecimento profundamente desgastante. no entanto, este não é o evento mais importante de nossas vidas. nada neste mundo pode nos separar do amor de deus, e isso é o mais importante!

Inserida por pao_diario

CUMPRIR O DEVER

Leia: " Esdras 9:3-7 "
...Ó Deus, estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que

sobem até o céu ( v.6 ).

Examine: Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido ( Salmo 66:18 ).

Considere: Quando foi a última vez que você buscou o perdão de Deus para um pecado específico ? Por que a confissão é importante na vida

do cristão ?

Alguma pessoas bem-intencionadas em modernizar uma liturgia na igreja católica enviaram as suas confissões aos padres através de

mensagens de texto. Em resposta, um líder religioso comentou: " Estamos incentivando os católicos a confessarem seus pecados, pessoalmente,

com um coração contrito. "
Na confissão, não existe atalho para o lugar de sermos " ...humildes debaixo da poderosa mão de Deus... " ( 1 Pedro 5:6 ). Nossas confissões

devem envolver um encontro genuíno com Deus - qualquer atitude mais casual será o mero cumprimento de uma obrigação.
Para Esdras, tratar o pecado de Israel, não era simplesmente um dever rotineiro. Embora Deus tivesse advertido a nação quanto à proibição

do casamento misto, os israelitas insistiram em continuar casando-se com estrangeiras.
Ao ouvir isto, Esdras declarou: " ...rasguei as minhas roupas em sinal de tristeza, arranquei os meus cabelos e a barba e me sentei, muito

desgostoso " ( Esdras 9:3 ). Sua intenção não era obter rapidamente o perdão. Ele demonstrou autêntico remorso pelo pecado, e expôs o

desejo de Deus em sua resposta.
A reação de Esdras o levou a confessar em oração: " ...Ó Deus estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua

presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que sobem até o céu " ( v.6 ). Esdras não apresentou justificativas, nem minimizou a

ofensa. Ele esperava que Deus não rejeitasse " ...um coração humilde e arrependido " ( Salmo 51:17 ).
Ao ler esta confissão percebi que às vezes volto facilmente ao pecado. Se você for como eu, pode ser que algumas vezes a sua vida de oração

inclua um rápido " Ops, Senhor " como forma de confissão. Todavia, agir assim significa simplesmente cumprir uma obrigação, quando a

situação exige muito, muito mais. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

TIRE O ÔNIBUS!

Leia: Apocalipse 21:1-5
Aquele que estava sentado no trono disse: - Agora faço novas todas as coisas ! E também me disse: - Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança ( v.5 ).

Examine: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo ( 2 Coríntios 5:17 ).

Considere: Qual a reconstrução total que Deus precisa fazer em sua vida ? Para você, o que significa que um dia Ele fará " tudo novo "

Gosto de assistir o programa de TV Reconstrução Total. Cada semana é mostrada a história de uma família, cuja casa está aos pedaços. Em seguida, entram em cena as equipes de restauração e pessoas da comunidade que desejam ajudá-los. Eles reconstroem o humilde lar e superam os sonhos mais ousados dos donos da casa.
É comovente quando a família volta para ver o novo lar, após breve período de férias. O grande número de pessoas que colaborou reúne-se do lado de fora da casa para dar-lhes as boas-vindas. Com a família posicionada atrás de um ônibus enorme, a multidão grita em uníssono: " Motorista, tire o ônibus ! " Enquanto o ônibus se afasta, a visão do novo lar deixa a família extremamente emocionada.
Talvez a reação da família mexa tão intensamente com os nossos corações por lembrar-nos de uma restauração mais profunda, pela qual todos nós " suspiramos " e " ansiamos " ( Romanos 8:23-24 ). Parte das boas-novas do cristianismo é o fato de Deus ser um restaurador ! Além de sermos salvos da punição pelos nossos pecados ( 1 Tessalonicenses 1:10 ), a salvação através de Jesus também está relacionada a viver " uma vida nova " hoje, experimentando o poder da Sua ressurreição ( Romanos 6:4 ). E só melhora ! Os cristãos podem esperar pelo dia em que Jesus voltará e - de uma vez por todas, restaurará a vida ao que deveria ser originalmente, antes que o pecado e a morte entrassem no mundo. Ele diz: " ...Agora faço novas todas as coisas !... " ( Apocalipse 21:5 ).
Hoje a vida ainda é dura - às vezes extremamente difícil para alguns de nós que o seguimos. Suas palavras nos dizem que Ele conhece os nossos desafios: " ...No mundo vocês vão sofrer... " ( João 16:33 ). Ainda assim, neste mundo decaído e hostil, há novos começos, à medida que vivemos a nossa vida através dele ( 1 João 4:9 ). - Jeff Olson

Inserida por pao_diario

FIRME DEVOÇÃO

Leia: Daniel 1:1-8
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês... ( Romanos 12:2 ).

Examine: - João 17:14-18
- 1 Coríntios 6:14-18
- 1 Pedro 1:14-17

Considere: Quais são algumas áreas da sua vida nas quais você se conformou aos valores do mundo ? Como você vai abandonar estas buscas vazias ?

Em 605 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém, e voltou para a Babilônia com os despojos da sua vitória. Trouxe os judeus de descendência real e nobre como reféns para garantir que Judá continuaria submissa à Babilônia ( Daniel 2:1-3 ).
Daniel, Ananias, Misael e Azarias foram os quatro jovens judeus escolhidos para receber a educação babilônica ( vv.4-6 ). Seriam reprogramados para "...aprender a língua e estudar os escritos dos babilônicos" ( 1:4 ). O rei queria que eles pensassem, falassem e vivessem como os babilônios.
Os seus nomes judeus honravam Javé, os babilônicos não, e por isso receberam novos nomes. Um novo nome denota uma nova aliança ( v.7 ). Daniel ( Deus é meu juiz ), por exemplo, foi mudado para Beltessazar ( Bel, deus supremo dos babilônios, protege o rei ) e Azarias ( o Senhor é o meu auxílio ) foi mudado para Abede-Nego ( servo de Nebo ). O rei queria que eles esquecessem e rejeitassem Javé.
Eles tinham uma vida de luxo e prazer - e se alimentavam da mesma comida do rei ( Daniel 1:5 ). Nabucodonosor queria que vivessem voluptuosamente neste mundo material. Porém Daniel resolveu não ficar impuro ( v.8 ). Além de recusar alimentos dedicados ás divindades babilônias ( Êxodo 34:15 ; 1 Coríntios 10:7, 18-21 ), ele decidiu não assimilar a cultura.
Também vivemos num mundo que tenta moldar nossa maneira de pensar, falar, viver e adorar. Quer que esqueçamos que somos portadores do nome de Jesus e nos seduz para construir altares aos deuses mundanos. Será que você, como Daniel, decidiu não se conformar ? Você precisa ser transformado ! Modifique o seu pensamento sobre este mundo ( Romanos 12:2 ). Em Cristo, você é cidadão do céu ( Filipenses 3:20; Hebreus 11:16; 13:14 ) e deve deixar as coisas do mundo para trás ( João 15:19; Tiago 4:4 ). - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

CIDADANIA

Leia: Filipenses 3:12-21
...nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá (v.20).

Examine: Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo... ( Filipenses 1:27 ).

Considere: O que a cidadania celestial significa para você ? De que maneira você pode refletir melhor o reino do céus para os outros ?

Onde está sua cidadania ? Não estou perguntando se você é um cidadão naturalizando de seu país, nem se você é africano, francês, alemão. De acordo com a Bíblia, existem apenas duas cidadanias - a do mundo e a do céu, o reino das trevas e o reino da luz. Em qual deles está a sua cidadania ? A qual deles você pertence ? Examine as questões propostas pelo reverendo Carl Haak em seu sermão, retoricamente intitulado " Nossa Cidadania Está no Céu ", 1997.
O apóstolo Paulo anuncia com autoridade que todos os verdadeiros cristãos " ... [ são ] cidadãos do céu e [ estão ] esperando ansiosamente o nosso Salvador, O Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e o tornará igual ao seu próprio corpo glorioso... " ( Filipenses 3:20-21 ). " Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados " ( Colossenses 1:13-14 ).
Como declarou um comentarista: " A Bíblia considera a igreja como um posto avançado do Reino de Deus na terra. " E o pastor Charles Spurgeon ilustrou o significado da cidadania celestial através do exemplo de um cidadão inglês vivendo nos Estados Unidos. " Apesar de viver nos Estados Unidos e e ter seus negócios por lá, ainda assim ele é um forasteiro e não pertence àquela nação afligida. "
Como cidadãos do céu e " ...estrangeiros de passagem por este mundo... " ( 1 Pedro 2:11 ), temos privilégios e responsabilidades. Também temos o dever de resplandecer a luz de Cristo pois sabemos que refletimos o próprio reino celestial. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

BOAS PALAVRAS

Leia: " Provérbios 18:15-21 "
O que você diz pode salvar ou destruir uma vida... ( v.21 ).

Examine: As palavras dos bons são como a prata pura ; as ideias dos maus não têm valor ( Provérbios 10:20 ).

Considere: O ditado " Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras jamais vão me machucar, " é verdadeiro ? Quem precisa receber uma boa palavra sua ? Por quê ?

O funeral da minha avó trouxe a oportunidade perfeita para dizer aos meus tios-avôs o quanto lhes era grato. Quando minha avó ficou viúva, eles incluíram meu jovem pai na família deles, levando-o aos passeios de férias e amando-o como mais um de seus filhos. Com lágrimas nos olhos, agradeci-lhes por sua contribuição em minha vida.
" Meus irmãos e eu somos parte o seu legado, " disse. " Fomos criados por um pai amoroso graças a vocês. " " Obrigado, essa foi a melhor coisa que alguém já nos disse, " responderam.
Guardarei esse momento para sempre e estou feliz por ter-lhes agradecido enquanto viviam. E me questiono, por que não compartilho palavras de bênção com maior frequência. Por que esperar por um funeral antes de expressar uma " eulogia ", uma " boa palavra " ?
O livro de Provérbios nos lembra que nossas palavras têm poder para salvar e destruir uma vida ( 18:21 ), pois " ...as palavras amáveis nos alegram " ( 12:25 ) e " ...as palavras do sábio podem curar " ( 12:18 ). Salomão acrescenta que: " A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata " ( 25:11 ).
Se as palavras são tão poderosas - e quem pode dizer que não são - então assumamos o compromisso de engolir o humor sarcástico que fere, as palavras descuidadas que machucam e compartilhemos apenas os pensamentos que revigoram e alimentam a alma. Digamos apenas boas palavras e já que a " eulogia " está intimamente relacionada aos funerais, podemos também chamá-las de boas palavras. ( bon mots, o equivalente em francês soa deliciosamente como bombons ).
Quando bon mots você vai compartilhar hoje ? Distribua-os como doces franceses para a sua família e colegas de trabalho e escreva alguns para que possam ser saboreados muito tempo depois de passado o momento. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

CAMPO MISSIONÁRIO

Leia: João 8:1-11
...onde estão eles ? Não ficou ninguém para condenar você ? [...] Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais ( vv.10-11 ).

Examine: - Mateus 7:1-5
- Romanos 2:1-4
- Tiago 4:11-12

Considere: Você julga precipitadamente outras pessoas cujas tentações e lutas são diferentes das suas ? Como Jesus demonstrou o conceito de amar o pecador e odiar o pecador ?

As palavras de Adão ecoaram estranhamente pela sala como uma banda grunge em festival de polca, a expressão indecorosa pairava no ar como combustível queimado.
Ele tinha acabado de usar um termo inadequado para descrever os homossexuais.
Achei realmente que a palavra escolhida por Adão fora ofensiva, mas parecia menos ofensiva por ele referir-se aos pecadores. Então, tudo bem, certo ? Espere ! Dá um tempo !
Minha amiga Pamela desafia ousadamente os cristãos que usam palavras depreciativas ao referir-se aos outros. E propositalmente pergunta: "Desde quando se tornou aceitável ofender um campo missionário ? Como você acha que Jesus lidaria com isto ? Como Ele enfrentaria esta situação ?
Certo dia um grupo de líderes religiosos de Jerusalém levou até Jesus uma mulher apanhada em ato de adultério ( João 8:3-5 ). Eles não estavam preocupados com o bem-estar espiritual dela, queriam apenas ludibriá-lo e talvez matá-la. Jesus não concordava com qualquer dessas alternativas, e não a via como alvo de escárnio e julgamento, mas via a sua necessidade. E Ele disse aos seus acusadores: "...Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher !" ( v.7 ), e depois disse à mulher: "...Vá e não peque mais !" ( v.11 ).
Quando nós, como cristãos, recorremos a xingamentos perdemos o privilégio de representá-lo àquele mundo. É pouco provável que o vejam em meio à fumaça e a neblina do nosso linguajar frívolo, farisaico e até mesmo envolto em dardos de ódio.
Deus " ...não quer que ninguém seja destruído ", ( 2 Pedro 3:9 ).Não ajudamos " determinados " pecadores a virem a Jesus se os insultamos com palavras em vez de compartilhar com eles as boas-novas do perdão de Deus através de Jesus Cristo. É uma lição que precisamos ter em mente ao lidarmos com as pessoas que fazem parte do nosso campo missionário. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

CONQUISTAR SUBMISSÃO

Leia: Tito 3:1-8
Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom ( v.1 ).

Examine: Obedeçam aos seus líderes [...] Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada ( Hebreus 13:17 ).

Considere: O que lhe impede de respeitar os líderes ? Qual a diferença entre obediência e submissão ?

Em 2008, Usain Bolt, o corredor jamaicano estabeleceu recordes mundiais nas competições das Olimpíadas de Pequim. Com duas medalhas de ouro garantidas, sabia o que era preciso para vencer a terceira e última disputa, o revezamento 4 x 100m masculino. Bolt queria correr o primeiro quarto e " resolver a parada de uma vez por todas ", mas os treinadores pensavam diferente. Optando por submeter-se à autoridade deles, Bolt correu o terceiro quarto, e garantiu a medalha de ouro à sua equipe, acrescentando mais um recorde mundial ao seu currículo impressionante.
A submissão, " rendição de alguém ao poder, controle ou governo de outra, " não é uma inclinação natural para a maioria das pessoas. Muitos acham que sabem melhor, e se recusam a agir contra os seus sentimentos ( Tito 3:3 ). O teste definitivo de submissão para os cristãos, entretanto, não é se concordamos com o que se pede de nós, mas se está de acordo com a Palavra de Deus.
Infelizmente, na igreja de hoje, às vezes espiritualizamos nossa desobediência às Escrituras. Ofendidos por decisões da liderança seguimos outros caminhos e justificamos nossa resolução declarando obediência a orientação do Senhor. Podemos também alardear sobre nossa falta de respeito à autoridade no local de trabalho ( Efésios 6:5-7 ), como se o ser " guiado pelo Espírito " justificasse nosso desrespeito. Tito 3:1 diz: " Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom. "
As Escrituras falam claramente contra o confiar na força da sabedoria humana ( Provérbios 21:30 ; 1 Coríntios 2:5 ). Contudo, a verdade inegociável é esta: Deus estabeleceu a ordem e trabalha de maneiras inesperadas. A submissão às autoridades começa com a verdadeira confiança em Deus e Sua Palavra ( Salmo 56:10-11 ). - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

CURA DEMORADA

Leia: Apocalipse 22:1-6
...Em cada lado do rio está a árvore da vida [...] E as suas folhas servem para curar as nações ( v.2 ).

Examine: - Habacuque 1:1-11
- João 11
- Romanos 8:19-25

Considere: Em que áreas o seu coração precisa ser curado ? Em que áreas você precisa confiar em Deus para curar a sua vida ?

Em setembro de 2008, um desastre natural atingiu a Costa do Golfo nos Estados Unidos mais uma vez. O furacão Ike varreu a Ilha Galveston e Houston, Texas, a quarta maior cidade do país. Um sobrevivente, Bobby Anderson, descreveu a horrenda experiência de se agarrar a um prédio enquanto a tempestade o arrastava. Para o seu espanto presenciou uma mulher que não conseguiu se segurar e foi arrastada para o mar.
Outra testemunha, Aaron Reed, falou sobre uma área da cidade, que foi "quase destruída completamente. Como se alguém pegasse um facão e fosse abrindo picadas." Amigos, casas, comunidades - devastados.
Estas tragédias são desoladoras e também vívidas imagens da verdade que enfrentamos todos os dias - a triste realidade que as Escrituras descrevem em seus capítulos iniciais. Nosso mundo ( governos, estruturas sociais, economias, ambientes, bairros, relacionamentos ) tem profundas e calorosas cicatrizes. Fomos mortalmente feridos pelo pecado e rebelião e toda enfermidade que resulta de tão completa destruição. E o único remédio para este estrago e ruína é uma cura profunda. Precisamos de um Salvador.
À luz da nossa necessidade urgente, a visão do apóstolo João de onde toda esta calamidade está acontecendo oferece uma imensa esperança. Estamos caminhando rumo a uma conclusão feliz onde " ...não haverá [...] nada que esteja da maldição de Deus... " e " ...não haverá mais noite... " ( Apocalipse 22:3, 5 ). Estamos nos aproximado do dia - você consegue imaginar ? - em que Deus vai " curar as nações ", cada uma delas ( v.2 ).
Acabou o mal. Acabou a dor. A cura vai chegar. Mais precisamente, aquele que cura virá. Como João diz: esta restauração emana do " ...Senhor Deus [ que ] brilhará sobre eles " ( v.5 ). - Winn Coller

Inserida por pao_diario

FEITO PELA FÉ

Leia: Gálatas 3:1-6
...Na minha pregação a vocês eu fiz uma descrição perfeita da morte de Jesus Cristo na cruz; por assim dizer, vocês viram Jesus na cruz. ( v.1 ).

Examine: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus ( Efésios 2:8 ).

Considere: Por que é tão importante enxergar a salvação como uma dádiva da graça divina ? Onde se encaixam as boas obras na vivência da nossa fé em Jesus ?

O que acontece quando você escolhe 13 não-cristãos e os faz viver conforme as instruções bíblicas por três semanas ? O reality-show britânico Make me a Christian ( Torne-me um Cristão ) tentou responder essa pergunta.
Entre os competidores incluíam-se: um ciclista ateísta e uma professora primária lésbica. Eles foram mentoreados por quatro clérigos: um anglicano, um católico, um evangélico e um pentecostal.
Apesar da bizarra estratégia para apresentar Jesus aos não-cristãos, alguns competidores afirmaram que pretendiam "aprender mais sobre o cristianismo. " O apóstolo Paulo proferiu palavras duras aos gálatas que tentaram "se tornar cristãos" através das obras ( Gálatas 3 ), e lhes fez quatro perguntas:1. Vocês receberam o Espírito Santo pela obediência às leis de Moisés ? ( 3:2 ). A resposta era não, pois a habitação do Espírito Santo vem pela fé.
2. Por que vocês tentam se tornar perfeitos através do próprio esforço ? ( v.3 ). Os gálatas seguiam estupidamente as orientações dos judaizantes que lhes diziam que eles poderiam progredir espiritualmente através das obras e fatores externos, não pela graça e pelo trabalho do Espírito Santo em nós.
3. Vocês enfrentam tantas dificuldades por nada ? ( v.4 ). O povo de Paulo havia sido perseguido por causa da sua fé alicerçada na graça. Se tivessem voltado a seguir a Lei Mosaica, negando a graça, teriam sofrido por nada.
4. Deus lhes dá o Espirito Santo e realiza milagres entre vocês porque obedecem á lei ? ( v.5 ). A resposta dele: " É claro que não ! " Os milagres não eram da lei, mas se referiam ao ouvir, que conduz á fé.
Ás vezes, podemos perder de vista o fundamento de nossa própria fé, e achar que ela se fundamenta na prática do que é correto. A verdade ? Nossa fé flui da maravilhosa graça divina. Somente Deus pode tornar alguém cristão. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

CORAÇÃO ENDURECIDO?

Leia: "Êxodo 7:1-13" No entanto, como o Senhor tinha dito, o rei continuou teimando e não atendeu o pedido de Moisés e Arão ( v.13 ).

Examine: Salmo 51:7; Ezequiel 11:19

Considere: Que sintoma de um coração endurecido você está sentido neste sentido neste momento ? O que precisa fazer para permitir que Deus amoleça o seu coração ?

O coração é um órgão impressionante. Ele bombeia continuamente oxigênio e sangue rico em nutrientes pelos nossos corpos para manter a vida. Esta casa de força de primeira classe bate 100 mil vezes por dia e movimenta mais de sete litros e meio de sangue diariamente. O coração espiritual também é uma obra de arte. Ele pode ser amolecido pelo toque de Deus e também ser duro como a pedra ao ouvir Sua voz.
A Bíblia apresenta pelo menos quatro sintomas de um coração endurecido:
- Quando alguém se coloca fortemente contra uma obra almejada por Deus. Deus desejava a liberdade do Seu povo, porém o Faraó os manteve como escravos no Egito. Não menos de dez vezes a bíblia diz que o Faraó endureceu seu coração e não deixava o povo de Deus ir ( Êxodo 7:13-22 ; 8:19 ).
- Quando alguém tem atitude crítica em relação a Deus e Sua obra. Em Êxodo 17:1-7, o povo de Deus reclamou e argumentou contra Deus e Sua liderança. Eles não confiavam que o Deus que os liberta era o mesmo que os alimentaria.
- Quando pessoas são descuidadas em ralação às outras ( Deuteronômio 15:7-8 ). Tiago ( 2:15-16 ) e João ( 1 João 3:17 ) lembraram seu ouvintes que a verdadeira fé olha ao redor para ver e satisfazer as necessidades práticas dos outros.
- Quando há falta de compreensão da obra de Deus no mundo. Em vez de os líderes religiosos se alegrarem com a obra de Deus através de Jesus quando Ele curou o homem com a mão deformada, eles o criticaram por curar no sábado ( Marcos 3:1-6 ).
Se você conhece alguém com um coração endurecido, ore para que Deus entre e substitua os caminhos confusos pela Sua graça. Ore também para que Deus continue a amolecer o seu coração . Ele pode transformar um coração endurecido em caloroso e aberto à Sua sabedoria que traz vida. - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

NOSSO CANTO DO MUNDO

Leia: Gálatas 6:7-10
Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé ( v.10 ).

Examine: ...que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.

Considere: Quais são algumas necessidades humanitárias às quais Deus o chama para agir em sua parte do mundo ? De que maneira você pode ajudar alguém que esteja sofrendo hoje ?

Um episódio de seriado conta a história de um piloto de helicóptero que gerenciava um negócio paralelo; vendia ferro-velho no mercado negro. Ele pagava uma ninharia às crianças coreanas para que estas recolhessem o metal dos campos de batalha infestados de minas terrestres. Ao recolherem, muitas crianças se feriam e eram mutiladas.
Um cirurgião do exército, que tratou alguns garotos feridos, descobriu o negócio e indignou-se. Ele internou o piloto, infinidamente, por razões médicas desconhecidas. Frustado, o ganancioso piloto perguntou ao doutor seele queria salvar o mundo. O médico sorriu e respondeu: " Não, só o meu cantinho. "
Que maneira positiva de enxergar a ato de ajudar os necessitados ao nosso redor. Faz-me lembrar um dos desafios de Paulo à igreja de Galácia - " ...sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos... " ( Gálatas 6:10 ).
Apesar de não podermos acabar com a prática do aborto em nossa parte do mundo, podemos auxiliar uma jovem grávida assustada e confusa que tenha optado pela vida do bebê. Da mesma forma, não podemos resolver o problema da fome, mas podemos doar alimentos a alguma instituição de caridade ou levar uma refeição a um vizinho que esteja passando por momentos difíceis. Estas são algumas maneiras de resplandecer a luz e o amor de Jesus em nosso próprio canto do mundo ( Mateus 5:16 ).
Jamais devemos subestimar o grande impacto que nossos pequenos esforços podem ter na vida dos otros. Demonstrar preocupação com alguém em momento de necessidade física ou emocional pode finalmente abrir a porta para compartilharmos sobre como Jesus é capaz de suprir uma necessidade espiritual ainda maior.
Como john Maxwell disse: '' As pessoas não se importam com o quanto você sabe-até que saibam o quanto você se importa. " - Jeff Olson

Inserida por pao_diario

AMAR OS INIMIGOS

Leia: 2 Reis 5:1-5
...amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles quue os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês ( Lucas 6:27-28 ).

Examine: - Provérbios 24:17, 20, 29
- Mateus 5:46-48
- Romanos 12:19-21

Considere: Por que é dificil amar aqueles que lhe prejudicaram ? Como o exemplo de Jesus o inspira a se importar com seus inimigos ?

Naamã, o poderoso general de Arã, de repente ficou impotente. Sob sua armadura fascinante e impernetrável, uma doença o matava lentamente. Ele havia contraído lepra ( 2 Reis 5:1 ), e agora seu poder político e habilidades militares não poderiam ajudá-lo. Em breve perderia todo o poder e os bens na terra, inclusive a própria vida. Ele estava desamparado e sem esperança.
Nessa altura, uma escrava hebreira entra em cena. Não se sabe muita coisa a respeito dela. É bem provável que a sua casa tenha sido destruída e os pais mortos pelos invasores de Arã. Ela fora levada à força como escrava para uma terra estrangeira ( v.2 ). Nem mesmo sabemos o nome dela. Mas, sem ela, Naamã teria sido história.
Certamente, ela poderia estar amargurada e zangada com Deus: Como posso continuar a crer num Deus que é incapaz de proteger a mim e aos meus queridos ? Também poderia ter odiado o povo de Arã. Devia estar feliz por Naamã estar no enfermo e morrendo.
No entanto, ela disse à patroa: "...Eu gostaria que meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença" ( v.3 ). Ela os direcionou ao Deus de Israel, embora naquele tempo ninguém jamais tivesse sido curado de lepra ( Lucas 4:27 ).
Em vez de permanecer em silêncio e deixar que Naamã morresse, ela na verdade quis que Naamã se recuperasse. Em lugar de um espírito de amargura ou desejo de vingança, ela demonstrou um coração cheio de amor e perdão por seu inimigo.
É natural odiarmos quem nos prejudicou. Seria considerado normal não perdoá-los ou desejar que não se recuperassem. Porém Deus nos chama a fazer o sobrenatural e o que não é natural. Interceder, amar e fazer o bem aos nossos inimigos ( Mateus 5:43-44; Lucas 6:27-28 ). - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp