Emmanuel Marinho Pao Velho

Cerca de 9354 frases e pensamentos: Emmanuel Marinho Pao Velho

INTENSIDADE DO QUERER

Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. —Salmo 42:1

O pastor A. W. Tozer (1897–1963) leu os grandes teólogos cristãos até que conseguisse escrever sobre eles com facilidade. Ele nos desafia: “Aproxime-se dos santos do passado, homens e mulheres, e logo sentirá o calor do desejo que tinham por Deus. Pranteavam por Ele, oravam, lutavam e buscavam por Ele dia e noite, em tempo e fora de tempo, e quando o achavam, o encontro era muito mais doce devido à longa busca.”
O escritor do Salmo 42 também anelava por Deus assim como Tozer. Sentindo-se distante de Deus, o salmista usou a comparação de uma corça suspirando por água para expressar o seu profundo desejo em sentir a presença de Deus. “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (vv.1-2). A intensidade do seu desejo pelo Senhor era tão grande e a sua tristeza tão intensa, que ele chorou mais do que comeu (v.3). Mas o anseio do salmista satisfez-se quando ele colocou sua esperança em Deus e lhe rendeu louvores por Sua presença e socorro (vv.5-8).
Ah, se tivéssemos por Ele ânsia e sede tão intensas para que outros também sentissem a intensidade do nosso desejo por Ele! —MLW

Somente Jesus, a Água Viva, pode satisfazer a alma sedenta. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

O ABRAÇO DE DEUS

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. —Romanos 12:10

A família de Carolina deixou o hospital, pois já era noite, e ela começou a pensar que o seu quarto era o lugar mais solitário do mundo. A noite havia caído, os temores sobre sua doença estavam de volta, e ela sentiu que o desespero a dominava enquanto estava deitada lá, sozinha.
Ao fechar seus olhos, ela começou a conversar com Deus: “Ó Senhor, eu sei que não estou realmente só. Tu estás aqui comigo. Por favor, acalma meu coração e me dá paz. Deixe-me sentir os Seus braços ao meu redor, segurando-me.”
Enquanto orava, Carolina sentiu seus temores começarem a desaparecer. E quando abriu os olhos, olhou para cima e viu o olhar caloroso e vivaz da sua amiga Margarete, que estendera seus braços para envolvê-la em um grande abraço. Carolina sentiu como se o próprio Deus a estivesse segurando firmemente.
Deus muitas vezes usa os nossos irmãos cristãos para demonstrar Seu amor. “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo […] tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada […] esmere-se no fazê-lo” (Romanos 12:5-7). Servimos aos outros “na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 4:11).
Ao demonstrarmos amor e compaixão de maneiras simples e práticas, seremos parte do ministério de Deus ao Seu povo. —CHK

Demonstramos o nosso amor a Deus quando amamos Sua família. Cindy Hess Kasper

Inserida por pao_diario

HUMILDE BRAVURA

Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse. —Filipenses 2:29

Uma reportagem de um jornal americano dizia: “Um grande número de americanos, de clérigos a advogados e diretores executivos de empresas reivindicam medalhas por bravura, que nunca lhes foram concedidas.” A fabricação de registros de guerra e falsificação de títulos de bravura estão mais disseminadas do que se imagina. Um homem, que de modo falso recebeu uma comenda da marinha, mais tarde se sentiu envergonhado e afirmou que os verdadeiros heróis raramente falam sobre seus feitos.
O heroísmo é reconhecido pela disposição em ariscar a vida de maneira altruísta em benefício do próximo. Em Filipenses, Paulo reconhece dois de seus colegas como verdadeiros heróis da fé. Paulo elogiou Timóteo por seu altruísmo e caráter aprovado, como um verdadeiro filho que serviu ao evangelho junto com ele (2:22). E Paulo descreveu Epafrodito como “meu irmão, cooperador e companheiro de lutas” (v.25) que arriscou a sua vida pela obra de Cristo (v.30).
Paulo disse aos cristãos em Filipos para “honrar sempre a homens como esse” (v.29). Honrar aos irmãos na fé pelo seu serviço magnânimo a Deus é um mandamento bíblico. Não é um culto a um herói, mas uma atitude de respeito por uma vida bem vivida.
Através de uma palavra de encorajamento ou uma expressão tangível de reconhecimento, a quem você pode honrar hoje pela sua humilde bravura no serviço ao Senhor e auxílio ao próximo em Seu nome? —DCM

A fé em Cristo pode transformar pessoas comuns em heróis extraordinários. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

FRÁGIL EXISTÊNCIA

[…] não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos. —2 Coríntios 1:9

Os aspectos geológicos do Parque de Yellowstone me fascinam. Mas quando caminho entre os gêiseres tenho consciência de quanto estou próxima do perigo. Estou andando sobre o topo de um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo.
Quando leio o livro de Jó, me sinto como se estivesse andando por esse parque no dia da erupção do vulcão, rompendo a frágil crosta terrestre e trazendo o desastre.
Como os turistas do parque, Jó estava aproveitando a vida. Ele não tinha consciência de que apenas uma proteção o separava do desastre (Jó 1:9-10). Quando Deus removeu essa proteção e permitiu que Satanás o provasse, a vida dele desmoronou (vv.13-19).
Muitos cristãos vivem em circunstâncias nas quais parece que por alguma razão Deus removeu a Sua cerca de proteção. Outros, também por motivos desconhecidos, vivem numa calma relativa, aparentemente inconscientes da sua frágil existência. Como os amigos de Jó, eles acham que nada de mal vai acontecer, a menos que façam algo para merecê-lo.
Entretanto, como aprendemos com Jó, algumas vezes Deus permite que coisas ruins aconteçam às pessoas boas. Apesar da possibilidade do desastre nos atingir a qualquer momento, nada tem poder para destruir aqueles que confiam em Cristo (2 Coríntios 4:9). Nenhum desastre pode nos separar do amor de Deus. —JAL

O amor de Deus permanece mesmo que tudo desmorone. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

SEM ACORDO!

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem. —Lucas 4:4

Todos nós já vimos e ouvimos propagandas que nos instigam a pegar atalhos para a felicidade. Compre o nosso produto e não precisa pagar nada por um ano! Satisfação imediata!
Quando o diabo tentou Jesus (Lucas 4:1-13), ofereceu um atalho para a “satisfação”. Ele tentou induzir Jesus para que resolvesse as questões com as próprias mãos ao invés de confiar no Seu Pai.
Quando Jesus teve fome após 40 dias de jejum (v.2), Satanás sugeriu que Ele usasse o Seu poder para transformar as pedras em pães. Se o Senhor tivesse feito isso, teria usado Seus poderes em Seu próprio benefício, mas Ele se recusou.
Por que Jesus não aceitou, imediatamente, a oferta do diabo para governar todos os reinos do mundo? (vv.5-7). Ele poderia ter evitado a cruz. Mas isso seria contra os planos de Deus para Ele — entregar a Sua vida na cruz, ser ressuscitado e sentar-se à direita do Pai em Seu reino. A oferta de Satanás para que utilizasse o atalho não era boa.
Tome cuidado com os engodos que parecem custar pouco no presente. Satanás espera que você faça as coisas do jeito dele. E ele não desiste facilmente. Mesmo após Jesus vencer a terceira tentação, Satanás partiu somente “até momento oportuno” (v.13).
Quando lhe oferecerem um atalho para a felicidade, tome cuidado para enxergar quem está por trás da caixa registradora! —CPH

A melhor maneira de escapar da tentação é correr para Deus. C. P. Hia

Inserida por pao_diario

ALEGRIA NA TRISTEZA

…] não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo […] —Esdras 3:13

Após apenas algumas aulas de arte, Joel, de 10 anos, decidiu tentar pintar uma flor. Olhando para uma foto colorida da Rosa de Sharon, Joel conseguiu pintar uma bela mistura de azul, roxo, vermelho, verde e branco. A flor que havia sido fotografada no dia em que a tia de Joel morrera ganhou vida. Para a família, o quadro dele simbolizava uma mistura de sentimentos contraditórios. Ao mesmo tempo em que era uma lembrança permanente da perda que haviam sofrido, também celebrava o talento artístico recém-descoberto em Joel. A pintura trouxe alegrias em meio à tristeza.
Quando o povo de Judá voltou a Jerusalém após o cativeiro na Babilônia, eles também tiveram uma experiência contraditória. Ao reconstruírem o templo de Salomão, muitos na multidão cantavam canções de louvor. Ao mesmo tempo, alguns anciãos que tinham visto a beleza do templo original que havia sido destruído pela guerra, choraram em voz alta. É dito que “não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo” (Esdras 3:13).
O sofrimento pode ser assim. Ao mesmo tempo em que há tristeza em olhar para trás, também inclui a promessa de alegria ao confiar em Deus quanto ao nosso futuro. Mesmo em perdas devastadoras, temos esta esperança: O Senhor concede alegria em meio à tristeza. —HDF

Em tempos mais obscuros, brilha mais a esperança dos cristãos. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

ALEGRANDO A DEUS

É por isso que também nos esforçamos […] para lhe sermos agradáveis. —2 Coríntios 5:9

Andy Warhol, o pintor de pop-art de imagens americanas como a da sopa Campbell, disse uma vez: “No futuro todos serão famosos por 15 minutos.” Mas ele estava errado. Há milhares de pessoas que jamais conquistarão seu momento sob os holofotes. Alguns deles são homens e mulheres que passam a vida cumprindo tarefas como: trabalhar arduamente, educar corretamente os filhos, orar fielmente pelos outros, compartilhar sua fé com aqueles que ainda não conhecem Jesus. Eles ensinam na escola dominical, levam comida para os doentes, levam os idosos às consultas médicas e fazem outras incontáveis gentilezas.
Pode ser que estas pessoas jamais recebam reconhecimento fora do seu círculo familiar e de amizades. Com certeza, os seus nomes não são famosos. E apesar de estarem dispostos, e muitas vezes, se dedicarem sacrificialmente, é provável que não recebam muitas expressões de gratidão ou elogios pelo seu serviço. No entanto, Deus conhece a fidelidade deles e se alegra com a sua obediência.
Aprendemos em 2 Coríntios 5:9 a: “também nos esforçarmos […] para sermos agradáveis” a Deus. Quando, pela fé, cremos nele e entregamos nossas vidas à Sua obra, Ele se alegra (Hebreus 11:6). Essa é a nossa recompensa, pois a aprovação de Deus é sempre mais doce que o aplauso da multidão. —CHK

Deus considera agradáveis as obras que são realizadas a Seu serviço. Cindy Hess Kasper

Inserida por pao_diario

AUTOSSUFICIÊNCIA

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! —Apocalipse 3:15

A cidade de Laodicéia tinha um problema com a água. Uma cidade próxima tinha fabulosas fontes de águas quentes e outra tinha águas límpidas e frias. Entretanto, Laodicéia tinha somente águas minerais mornas com gosto de enxofre. Nem fria nem quente. Apenas repulsiva.
Apresentados esses fatos, as palavras de Jesus aos cristãos de Laodicéia em Apocalipse 3 devem ter causado dor. Jesus os repreendia por não serem “nem frios nem quentes” (v.15). Ao pensar neles sentia vontade de vomitar (v.16) — como o efeito que sentia ao beber a água produzida na cidade.
Qual era o problema deles? Era o pecado da autossuficiência. O povo de Laodicéia se tornara tão rico que esquecera o quanto precisavam de Jesus (v.17).
Ao afirmarmos que temos tudo o que precisamos se Jesus não estiver no topo da lista, Ele se ofenderá profundamente. A autossuficiência nos priva de buscarmos aquilo que realmente necessitamos e somente Ele pode nos dar. Se você preferir ter mais dinheiro do que caráter, se os seus cartões de crédito forem maximizados e a sua justiça for minimizada, se você se tornar esperto, mas não for sábio, então terá adquirido seus valores em lugares errados. Jesus oferece produtos muito melhores (v.18).
Ele está batendo à porta do seu coração (v.20). Deixe-o entrar. Ele lhe dará tudo que você realmente precisar! —JMS

Temos sempre o suficiente, ao nos suprirmos de Deus. Joe Stowell

Inserida por pao_diario

DUAS MOEDINHAS

[…] ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. —Marcos 12:44

Jesus sentou-se perto do gazofilácio e observou as pessoas enquanto elas passavam e depositavam as suas ofertas para o templo (Marcos 12). Alguns se exibiam, talvez para que outros pudessem ver o quanto eles davam. Neste momento, uma pobre mulher passou por ali e jogou duas “moedinhas.”
As moedas eram do menor valor em circulação. Portanto, a oferta da viúva foi bem pequena, insignificante aos olhos da maioria das pessoas. Mas o nosso Senhor enxergou o que os outros não viram. Ela entregara “tudo quanto possuía” (Marcos 12:44). A viúva não estava tentando chamar atenção para si. Ela estava simplesmente fazendo o que podia. E Jesus percebeu isso!
Não devemos nos esquecer de que nosso Senhor vê tudo que fazemos, apesar de parecer insignificante. Pode ser mostrar uma expressão feliz em momentos difíceis ou um ato de amor e bondade em favor de alguém que passa por você ao acaso. Pode ser uma oração curta e silenciosa por um vizinho com necessidades.
Jesus disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste […] Tu, porém, ao dares a esmola […] fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:1-4). —DHR

Deus olha para o coração, não para a mão; para o ofertante e não para a oferta. David H. Roper

Inserida por pao_diario

DEUS, O OLEIRO

Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. —Gênesis 2:7

Isso é literalmente o que o Senhor fez em Gênesis. O soberano Criador formou e moldou a humanidade com um design único. Este processo envolveu a criação do homem a partir do pó da terra. A palavra formou em Gênesis 2:7 descreve o trabalho de um artista. Como um oleiro, moldando e transformando o barro num cântaro ou algum outro tipo de vaso de pó da terra, assim o Senhor formou a humanidade a partir da argila.
A obra de Deus com o pó e o barro continuou quando Ele soprou para dentro do homem o fôlego de vida, transformando-o numa alma vivente. Isto fez do homem um ser espiritual com a capacidade de servir e ter comunhão com o Senhor.
Depois que Adão e Eva pecaram, Deus continuou trabalhando e moldando o barro, enviando Seu Filho Jesus para morrer e regenerar aqueles que o recebem, para que possamos desfrutar da comunhão com Ele. Com gratidão, usemos nossas mãos para realizarmos boas obras para Sua glória. —MLW

Deus é verdadeiramente o único que pode nos moldar. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

FRUTO PRECIOSO

O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio […] —Gálatas 5:22-23

Quanto você estaria disposto a pagar por uma única fruta? No Japão, alguém pagou mais de 12 mil reais por uma melancia Densuke. Ela cresce apenas ao norte da ilha japonesa de Hokkaido, esta bela esfera verde-escura parece uma bola de boliche. A melancia, de cerca de oito quilos, era uma dentre algumas mil disponíveis naquele ano. A raridade da fruta causou o preço astronômico no mercado.
Os cristãos têm frutos mais preciosos que a melancia Densuke. São os frutos do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Cada “fruto” é um aspecto diferente da semelhança com Cristo. Nos evangelhos vemos como Jesus exemplificou estas virtudes. Agora, Ele deseja produzi-las em nossos corações — naquilo que dizemos, na nossa maneira de pensar e nossas reações diante da vida (João 15:1-4).
Uma fruta rara e saborosa pode ter um preço elevado no mercado, mas um caráter semelhante ao de Cristo tem valor muito maior. Ao confessarmos todos os pecados conhecidos e nos rendermos ao Espírito de Deus que habita em nós, nossas vidas serão transformadas à semelhança de Cristo (1 João 1:9; Efésios 5:18). Este fruto espiritual encherá nossas vidas de alegria, abençoará as pessoas ao nosso redor e durará para sempre. —HDF

O frutificar para Cristo depende da nossa comunhão com Ele. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

AJUDA COM UMA REBATIDA

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. —1 Pedro 4:10

Sara Tucholsky, uma jogadora de softbol de uma universidade americana fez a primeira rebatida perfeita da sua vida numa partida contra o time de Washington. Mas ela quase ficou sem receber o crédito por isso. Enquanto ela corria entusiasmada para a primeira base, perdeu a bola! Quando voltou para corrigir o erro, feriu seu joelho. Chorando, ela se arrastou de volta à base. Conforme a regra do jogo, ela tinha que tocar pessoalmente todas as bases para validar o ponto. As colegas da equipe não podiam ajudá-la, de forma alguma.
Então, Mallory Holtman, a primeira batedora do time adversário, gritou: “Estaria tudo bem se nós a carregássemos até as bases?” Depois de verificar, os árbitros concordaram. Sendo assim, Mallory e outras colegas da equipe fizeram uma “cadeirinha” com as mãos e levaram Sara carregada para contornar as bases. No momento em que acabaram de carregá-la, muitos estavam chorando, por este ato altruísta de compaixão e Sara recebeu os créditos pela sua rebatida.
A lição para os seguidores de Cristo é clara. Quando um irmão na fé tropeça e cai, precisamos seguir o exemplo destas jogadoras. Alcançá-los. Levantá-los e carregá-los pelo caminho. É uma oportunidade maravilhosa para “servir uns aos outros […] como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10). —DCE

Ninguém será inútil neste mundo, se aliviar o fardo de outra pessoa. —Charles Dickens David C. Egner

Inserida por pao_diario

ALÉM DA IMAGINAÇÃO!

[…] nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. —1 Coríntios 2:9

Um professor universitário de uma faculdade cristã percebeu que os seus alunos tinham uma visão distorcida do céu; eles achavam que era um lugar parado e entediante. Então, para mexer com a imaginação deles, ele fez as seguintes perguntas:
“Você gostaria de acordar amanhã cedo e descobrir que a pessoa que você mais amou, amou você ainda mais? Acordar escutando a música que você sempre gostou, mas nunca ouviu com tanta satisfação antes? Despertar para o novo dia como se você tivesse acabado de descobrir o Oceano Pacífico? Acordar sem sentir nenhuma culpa? Enxergar o mais profundo da sua alma e gostar de tudo que vê? Acordar respirando Deus como se Ele fosse o próprio ar? Amando amá-lo? E ainda por cima, amar a todos os outros também?”
Todos os alunos levantaram as mãos em resposta às perguntas intrigantes daquele professor. Se o céu for assim ou ainda infinitamente mais que isso, eles certamente gostariam de estar lá.
“Vou preparar-vos lugar,” Jesus disse aos Seus discípulos (João 14:2). Todos nós compartilhamos o desejo — o anseio verdadeiramente profundo — de estar nesse glorioso lar eternamente. É um lugar de êxtase indescritível. E a benção suprema será a presença do nosso Senhor Jesus Cristo! —VCG

Os maiores prazeres da terra não podem ser comparados as alegrias do céu.
Vernon Grounds

Inserida por pao_diario

O CÉU NA TERRA?

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. —Colossenses 3:2

O construtor de um extravagante condomínio em Singapura fez a propaganda do seu novo empreendimento usando a seguinte frase: “Redescubra o Céu na Terra.” Suponho que ele queria transmitir aos possíveis compradores a ideia de que a aquisição seria tão luxuosa, que teriam a impressão de estar morando no céu aqui na terra.
Salomão, o escritor de Eclesiastes era um homem extremamente rico (Eclesiastes 1:12). Ele tentou encontrar o céu na terra e tinha os recursos para viver uma vida tão luxuosa quanto desejasse (Eclesiastes 2:1-10). Ainda assim ele não estava satisfeito. Estava tão desiludido com a vida que a descreveu com apenas uma palavra — “vaidade” (ou “sem sentido”). E repetiu a palavra oito vezes somente no segundo capítulo de seu livro. Enquanto olhava para a vida “debaixo do sol” (Eclesiastes 2:18), sentia-se vazio e insatisfeito. Basicamente todo o seu esforço era fútil. Chegaria o dia em que teria que renunciar a todos os seus bens e deixá-los para outra pessoa (v.18).
Se você é cristão, pode esperar pela promessa de que Cristo foi preparar um lar celestial (João 14:2). Por esta razão, Paulo aconselhou àqueles que estão desfrutando daquilo que Deus concedeu: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:2). Não tente encontrar o céu na terra. Você não conseguirá — não importa o quanto procurar! —CPH

Aqueles que firmam seus corações no céu, não se apegam aos bens terrenos.
C. P. Hia

Inserida por pao_diario

EVITANDO O REMORSO

O rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou […] —2 Samuel 18:33

Nos anos de 1980, uma famosa banda britânica gravou a comovente canção intitulada, The Living Years (Anos de vida). O autor desta lamenta a morte do pai, pois a relação deles fora conturbada e marcada pelo silêncio ao invés do compartilhar. O cantor lastima: “Não consegui dizer-lhe tudo que queria.” Lutando contra o arrependimento por palavras não ditas e amor não expressado, lastima-se: “Eu só queria ter-lhe dito em vida.”
O rei Davi também se lamentou por seu relacionamento conturbado com o filho Absalão. Furioso pela recusa de Davi em punir Amnom pelo estupro de sua irmã Tamar, Absalão matou Amnom e fugiu (2 Samuel 13:21-34). Joabe, o servo de Davi, sabia que ele estava ansioso para encontrar seu filho fugitivo, portanto, organizou tudo para que Absalão fosse trazido à presença dele. Mas o relacionamento entre eles jamais foi o mesmo. A amargura de Absalão detonou um conflito que culminou com sua morte (2 Samuel 18:14). Foi uma vitória amarga para o rei Davi, que lamentou a perda do filho e o relacionamento falho entre eles (2 Samuel 18:33). No entanto, nenhum sofrimento seria suficiente para acabar com a dor no coração de Davi.
Podemos aprender com o remorso de Davi ao lidarmos com relacionamentos destruídos. Pode ser difícil enfrentar a dor ao tentar acertar os fatos, mas é melhor fazermos o possível para acertarmos o que é necessário “durante os anos de vida.” —WEC

Um relacionamento destruído pode ser restaurado — se você estiver disposto a tentar. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

CHAMADO PARA SERVIR

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir […] —Marcos 10:45

Quando George W. Bush era presidente, ele fez uma visita-surpresa para servir o jantar de Ação de Graças aos soldados combatentes no exterior. Um repórter que cobria a história pensou que alguns iriam guardar a refeição como lembrança, justificando: “Não é todo dia que alguém é servido pelo Presidente.”
Todos os políticos eleitos são servidores públicos — de forma geral e simbólica — portanto, estão sempre servindo. O ato de servir a refeição não deveria ter sido uma das maiores notícias daquele dia.
Muitas pessoas têm o desejo genuíno de servir ao próximo, mas para alguns, o servir é realmente para servir-se a si mesmo. Foi exatamente o que aconteceu quando Jesus treinava Seus discípulos. Eles tinham a impressão de que segui-lo os transformaria em grandes homens.
Mas Jesus rapidamente os corrigiu: “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim” (Marcos 10:42-43). Jesus deixou claro que eles estavam sendo treinados para se tornarem servos: “Quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (v.44).
Podemos nos inscrever para quantos seminários de treinamento de liderança quisermos, mas os únicos líderes bons serão somente aqueles que, em primeiro lugar e acima de tudo, são bons servos. —JAL

Um bom líder é um bom servo. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

QUE CAVALGADA!

Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor […] por toda parte […] —1 Tessalonicenses 1:8

Francis Asbury montou seu cavalo quase 10 mil quilômetros, anualmente, por quase meio século. Apesar da saúde frágil, ele prosseguia incansável. Ele se nutria com carne seca defumada — um tipo de alimento que não se estragava durante suas longas viagens. Asbury é lembrado por introduzir o circuito de cavalgada do pregador metodista como uma forma eficiente de conquistar a fronteira americana para Cristo. O seu objetivo era sempre a plantação de novas igrejas em áreas remotas.
Ao final do seu ministério, ele havia recrutado mais de 700 pregadores itinerantes. Quando Asbury chegou às colônias americanas em 1771, havia apenas cerca de 600 metodistas nos Estados Unidos. Após 45 anos o número subira para 200 mil!
A estratégia de Asbury para a plantação de igrejas reflete a abordagem do apóstolo Paulo de muitas maneiras. Para a igreja que ele plantara em Tessalônica, Paulo escreveu: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte” (1 Tessalonicenses 1:8; veja Atos 17:1-10).
Os dias do circuito de cavalgada do pregador se foram. No entanto, cada um de nós tem sua própria “fronteira” onde os amigos, parentes e vizinhos são nossos campos missionários. Você consegue lembrar-se de alguém que hoje precisa ouvir as boas-novas? —HDF

Os que amam a Cristo têm amor pelos perdidos Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

CONFISSÃO E GRATIDÃO

Pois eles no seu reino, na muita abundância de bens que lhes deste […] não te serviram […] —Neemias 9:35

Durante um culto de domingo, nossa congregação fez esta oração em conjunto: “Gracioso Deus, assim como muitos cristãos antes de nós, reclamamos quando o que queremos não acontece do nosso jeito. Desejamos tudo em abundância, ao invés daquilo que é suficiente para nos mantermos. Preferiríamos estar em qualquer outro lugar ao invés de onde estamos agora. Preferiríamos ter os dons que Tu dás a outros ao invés daqueles que concedes a nós. Preferiríamos que Tu nos servisses ao invés de te servirmos. Perdoa a nossa ingratidão por aquilo que Tu nos dás.”
Abundância não é garantia de gratidão ou ação de graças. A prosperidade pode até afastar os nossos corações do Senhor.
Quando um grupo de exilados judeus voltou da Babilônia com Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém, eles se reuniram para confessar os seus pecados e também os dos seus antepassados. Eles oraram: “Os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes e os nossos pais não guardaram a tua lei […] Pois eles no seu reino, na muita abundância de bens que lhes deste, na terra espaçosa e fértil que puseste diante deles não te serviram, nem se converteram de suas más obras” (Neemias 9:34-35).
A confissão é um prelúdio poderoso para uma oração de gratidão. A obediência é o amém. —DCM

A confissão abre a porta para a gratidão. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

BEM-AMADO

A fim de poderdes compreender […] qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo […] —Efésios 3:18-19

Estávamos reunidos com a família para o jantar de Ação de Graças, quando alguém perguntou se cada um poderia compartilhar um motivo de gratidão. Falamos um de cada vez. Josué de três anos era grato pela “música” e Natã de quatro anos estava agradecido pelos “cavalos.” Entretanto, todos nós ficamos em silêncio quando Estevão (que em breve completaria cinco anos) respondeu: “Eu sou grato porque Jesus me ama tanto.” Na simplicidade da sua fé, ele compreendeu e estava agradecido pelo amor de Jesus por ele, individualmente. Também nos disse que Jesus demonstrou o Seu amor morrendo na cruz.
O apóstolo Paulo queria que os cristãos da igreja de Éfeso compreendessem o quanto Deus os amava e orou: “A fim de poderdes compreender […] qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo (Efésios 3:18-19). Ele orou para que eles estivessem arraigados e alicerçados nesse amor.
Para nos firmarmos no amor de Deus seria útil revisarmos estes versículos com frequência e memorizá-los. Também podemos dedicar alguns minutos cada dia para agradecer ao Senhor por maneiras específicas através das quais Ele demonstra Seu amor por nós. Isto nos ajudará a crescer na fé e a sermos gratos — como Estevão — porque Jesus nos ama “tanto.” —AMC

Para renovar o seu amor por Cristo, redescubra o amor de Cristo por você. Anne Cetas

Inserida por pao_diario

ENTREGANDO A SUJEIRA

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. —Provérbios 26:20

O industrial e inventor cristão R. G. LeTourneau tornou-se conhecido por suas enormes máquinas para revolver a terra. Um dos seus produtos era chamado simplesmente de Modelo F. Um possível comprador, esperando deixar o vendedor constrangido, perguntou: “O que significa a letra ‘F’?
“Acho que F significa fofoca” foi a resposta rápida do vendedor. “Porque como a fofoca, esta máquina move muita sujeira e a move rapidamente!”
O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre a fofoca: Os mexeriqueiros não são dignos de confiança (11:13) e devem ser evitados (20:19). O difamador separa os amigos mais íntimos (16:28) e mantém a discórdia fervilhando nos relacionamentos (18:8). A fofoca joga combustível nas brasas do conflito e alimenta as chamas da dor e da incompreensão (26:21-22).
A palavra hebraica para “fofoca” ou “tagarelice” na verdade significa “sussurro que causa dano”. Enganamos a nós mesmos quando pensamos que aqueles comentários sussurrados picantes, aqui e acolá, são inofensivos. A fofoca deixa atrás de si um amplo rastro de destruição e jamais é um crime sem vítimas. Alguém sempre sai ferido. Portanto, aqui está uma palavra para os sábios: “não havendo maldizente, cessa a contenda” (Provérbios 26:20). Vamos deixar a remoção da sujeira para as grandes máquinas. Guarde as pás e celebre a alegria dos relacionamentos livres de fofocas! —JMS

Destrua a fofoca ignorando-a. Joe Stowell

Inserida por pao_diario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp