ARREPENDIMENTO Sacrifícios agradáveis... pão_diário

ARREPENDIMENTO

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito […] —Salmo 51:17

Todas as nações têm heróis, mas Israel deve ser a única a produzir uma literatura épica com os grandes fracassos de seus heróis (Salmo 51). Este salmo eloquente mostra que Israel se lembrava de Davi mais por sua devoção a Deus do que por suas realizações políticas. Passo a passo, o salmo leva o leitor através dos estágios do arrependimento. Ele descreve as lembranças constantes, a culpa consumidora, a vergonha, e finalmente a esperança de um novo começo que surge do verdadeiro arrependimento.
O Salmo 51 revela de maneira notável como o relacionamento quebrado com Deus é a verdadeira natureza do pecado. Davi clama: “Pequei contra ti, contra ti somente […]” (v.4). Ele vê o sacrifício que Deus quer: “o espírito quebrantado; coração compungido e contrito” (v.17). Esses, Davi os tem.
Em sua oração, Davi procura por algum bem que possa vir dessa tragédia e vislumbra uma luz. Talvez ao ler esta história de pecado, outras pessoas possam evitar as mesmas ciladas, ou ao ler sua confissão possam obter esperança de perdão. A oração de Davi é respondida e torna-se seu grande legado como rei. O melhor rei de Israel atingiu as profundezas. Nem ele, nem qualquer outro podem estar além do alcance do amor e perdão de Deus. —PY

O arrependimento é o solo onde o perdão floresce melhor. Philip Yancey