Emmanuel Marinho Pao Velho
AS BOAS-NOVAS
Leia: 1 Coríntios 15:1-4
Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados [...] ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado... ( vv.3-4 ).
Examine: E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados ( 1 Coríntios 15:17 ).
Considere: Quando foi a última vez que você compartilhou as boas-novas com um amigo ? A sua experiência pessoal de conversão o inspira a alcançar outras pessoas ?
Uma grande amiga sua está gravemente doente. Um dia você recebe um telefonema do médico dela - uma mensagem urgente para ir ao hospital. Ao chegar lá o médico lhe diz que sua amiga tem mais 10 minutos de vida.
Com voz mansa e fraca, sua amiga prestes a morrer lhe diz: "Durante todos estes anos você nunca me falou de Jesus. Pode compartilhar as boas-novas comigo ?" A sua amiga quer ouvir o evangelho antes de partir. O que você lhe diria nesses dez minutos ? Aqui estão algumas sugestões para começar:
Cristo morreu pelos nossos pecados ( 1 Coríntios 15:3 ). Muitas vezes, falamos sobre o amor de Deus. Absolutamente certo. No entanto, deixamos de fora toda a realidade da ira divína. Embora Deus ame todos os pecadores, o pecado o deixa irado. Jesus não morreu por uma causa política ou para nos dar uma vida confortável. Ele morreu como um criminoso para aplacar a ira de Deus contra nosso pecado. Ele morreu por nós.
Ele foi sepultado ( v.4 ). Essa foi a expressão usada por Paulo para dizer que Jesus realmente havia morrido. Você não enterra uma pessoa até ter certeza de que ela morreu. O sepultamento de Jesus pavimentou o caminho para a Sua ressurreição. E o sepulcro está vazio porque Jesus ressuscitou dos mortos.
Jesus ressuscitou dos mortos ao terceiro dia ( v.4 ). O cristianismo é a religião da ressurreição. Sem a ressurreição, ele é muito parecido com qualquer outra filosofia ou religião humana. Um salvador morto não pode salvar ninguém, pois não pôde salvar nem a si mesmo. Os romanos crucificaram mais de 30 mil pessoas, mas apenas um morreu pelos pecados do mundo.
Somente Ele venceu a morte, o pecado e ressuscitou. Invista alguns minutos hoje falando de Jesus para alguém. - K. T. Sim
VISITA DIVINA
Leia: Lucas 7:11-17
...Deus veio salvar o seu povo ! ( v.16 ).
Examine: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:13 ).
Considere: Como Jesus tocou a sua vida ? O que significa a compaixão de Cristo para você hoje ?
Se você viajasse para Israel, visitaria Naim ? Provavelmente não. esta antiga vila ( hoje Neim ) não está localizada em qualquer das rodovias principais que atravessam a Planície de Jezreel. É pouco provável que muitos turistas também visitassem este destino longínquo no tempo de Jesus. Porém, foi nesta pequena e obscura vila que o Salvador escolheu trazer de volta à vida do filho de uma viúva.
Jesus encontrou uma procissão fúnebre ( Lucas 7:12 ) em Naim. A expectativa da multidão que o seguia era de Ele ficasse longe dos enlutados - não apenas para ser respeitoso, mas também para manter à distância aceitável entre o corpo do falecido e ele. Entretanto não foi o que aconteceu.
Jesus olhou para a viúva, que caminhava ao lado do caixão do filho sendo levado aos portões da cidade e " ficou com muita pena dela " ( v.13 ). Ele rompeu a barreira da tradição religiosa, da lei da pureza ritual ( Números 19:11,13 ) e tocou o caixão.
A viúva, tendo perdido seu único filho, corria o risco de ficar desamparada, pois iria enterrar o filho que cuidaria dela na velhice. Portanto, quando Jesus trouxe o filho dela de volta à vida ( Lucas 7:15 ), Ele também tirou a viúva de situação desesperadora. Após testemunhar o milagre, a multidão declarou: " ...Deus veio salvar o seu povo ! " ( v.16 ).
Os cristãos do século 21 têm uma compreensão mais abrangente da " visita " de Deus a terra - da obra de Jesus em nosso favor. " De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus " ( Romanos 5:6 ).
Como a viúva, estávamos completamente desamparados, sem esperança. No entanto Jesus veio e voluntariamente entregou a Sua vida. Ele rompeu as barreiras do pecado e da morte para nos salvar. Movido de profunda compaixão, Ele nos tocou. - Poh Fang Chia
ALIMENTO VERDADEIRO
Leia: " Isaías 55 "
...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome ? ( v.2 ).
Examine: Salmo 119:72-74 ; Jeremias 15:16 João 4:31-33 ; 6:27
Considere: Quais são suas experiências recentes ao nutrir-se da Palavra de Deus ? Qual atitude você tomará para transformar o alimento espiritual em prioridade em sua vida ?
Escutem, os que têm sede: venham beber água ! ( Isaías 55:1 ).
No artigo do dia 13 deste mês, escrevi sobre um menino africano chamado Saddam que havia passado quatro anos de sua vida nas ruas de Kampala, Uganda. para assistirem As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Cáspian.
Saddam havia lido recentemente O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, e estava particularmente entusiasmado para ver um filme sobre os mesmos personagens que o fascinaram no livro. Embora Saddam tenha gostado muito do filme, mais tarde ele me disse: " Aquele filme custou muito caro. Você poderia ter usado o dinheiro para comprar comida. " " ...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida ? " ( v.2 ).
Outro garoto, Frederick, oito anos, expressou o mesmo julgamento de valor apenas dois dias depois. Quando lhe perguntei qual fora o melhor presente de sua vida, ele respondeu: " Comida. " " ...se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas " ( v.2 ).
Deus quer que consideremos o " alimento espiritual " da mesma forma que a maioria das crianças ugandenses prioriza o alimento físico - como nosso alvo número um. Ingerir alimento espiritual vai...
- colocá-lo em posição de experimentar o perdão de Deus. " Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente " ( v.7 ).
- orientá-lo nos caminhos mais elevados de Deus: " ...os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus " ( v.9 ).
- capacitá-lo a produzir bons frutos. " Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero... " ( v.11 ).
Você está " nutricionalmente " saudável em sua dieta espiritual ? Caso não esteja, tome atitudes para aumentar a ingestão da Palavra de Deus. É o alimento que você precisa. - Roxanne Robbins
DEUS ESTÁ TRABALHANDO
Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).
Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ).
Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.
Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams
INVISIVEL
Leia: " 1 Reis 17:3-16 "
Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro ( v.16 ).
Examine: Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência ( Provérbios 3:5 ).
Considere: Em que áreas você está tendo dificuldade para confiar em Deus ? Como o seu anseio por consolo limitou a sua obediência a Ele ?
Nunca pensei que tivesse problemas para me controlar - até me casar. De algum modo a união entre duas pessoas revela o quanto desejamos fazer tudo de nosso próprio jeito. Desde a minha preferência em como dobrar ( ou não ) os cobertores à noite até a maneira de tomar decisões. Quero que as coisas sejam feitas de um jeito que me tragam conforto. Expondo a minha necessidade de controlar, Deus me revelou que ajo assim por resistir a confiar nele.
Confiar nunca é fácil. Porém é ainda mais difícil quando tudo parece desanimador. Estamos dispostos a obedecer contanto que tenhamos uma vaga ideia do resultado. No entanto, Deus quer saber nossa reação quandto estamos escondidos numa caverna e sem saída.
Ardoso pelo Senhor, Elias proclamara com ousadia a um rei tolerante que a chuva cairia somente sob as suas ( de Elias ) ordens ( 1 Reis 17:1 ). O que deveria ter sido um momento de triunfo espiritual se tornou uma prova para a fé de Elias. Com a sua vida em perigo, tudo o que ele tinha era uma ordem oficial do Senhor.
Sem saber o que estaria reservado para cada dia, Elias aprendeu que a própria vida procede do que Deus fala ( Números 23:19 ). Ele tinha que confiar que Deus cuidaria dele independente das circunstâncias ( Isaías 41:10 ).
Ao abrir mão da necessidade de saber Elias descobriu...
- que qualquer que seja a direção dada por Deus, vem acompanhada da Sua provisão ( 1 Reis 17:3-6 ).
- Deus usa as circunstâncias para nos levar à Sua vontade ( vv.7-9 ).
- nossa confiança e subsequente obediência traz vida aos necessitados ( vv.14-16 ).
Queremos que Deus seja a nossa porção e esperança, mas às vezes prosseguimos somente quando nos sentimos confortáveis. A própria essência de confiar em Seus caminhos significa perceber que não são os nossos ( Isaías 55:8-9 ). - Regina Franklin
PERMANECER UNIDOS
Leia:" Mateus 19:1-10 "
Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu ( v.6 ).
Examine: ...Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos... ( Gênesis 2:23 ).
Considere: Na perspectiva divina, como deve ser a unicidade no casamento ? O que isso exige de cada um dos cônjuges ?
Ano passado uma mulher chamada Joana abriu a carta recebida de um escritório de advocacia e imediatamente caiu em prantos ao ler o conteúdo. A carta informava que o processo de divórcio de seu marido João " estava encerrado " . Ela não acreditava - o casal tivera um casamento feliz por 36 anos !
Mais tarde descobriu-se que o escritório de advocacia enviara um modelo errado de carta para aquele casal. Apesar da confusão originada por aquela mensagem ter causado choque e tristeza, eles ainda estão casados e felizes.
As palavras de Jesus em Mateus 19:6: " Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu, " testifica que algumas pessoas têm casamentos felizes. Entretanto, em vez de aceitar o divórcio Jesus conclama os casais que enfrentam problemas a não destruírem o que se tornaram - um.
Jesus trata este assunto em Mateus 19:5. O que isto significa ? Em Gênesis 2:24, Deus declarou sobre os casados que: " os dois se tornam uma só pessoa. " Como diz um escritor, os casados " devem ser considerados um só corpo, sem separação ou independência de direitos. [...] A sua união ( deve gerar filhos ) que refletem exatamente a imagem deles como fazem entre si. "
O filho reflete a sua unicidade ! Os atributos transmitidos pelos pais não podem ser separados - um filho é um corpo e a metáfora viva da sagrada união do casamento na perspectiva divina ( Efésios 5:31 ).
A chave para viver um casamento feliz é amar o cônjuge sacrificialmente: " ...O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo " ( vv.28-29 ).
Para um casal permanecer unido e não se separar, o marido e a mulher precisam reconhecer que na verdade eles são uma só pessoa. - Tom Felten
SÓ JESUS
Leia: Atos 4:1-22
Os membros do Conselho Superior ficaram admirados [...] reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus ( v.13 ).
Examine: Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós ( 2 Coríntios 4:7 ).
Considere: Você vive a vida à sua maneira ? Como isto influencia o seu testemunho cristão ?
Recentemente, minha família se deparou com um mendigo que tinha o apelido de "Reverendo". Conversamos e compramos para ele um sanduíche de atum numa lanchonete. Mais tarde, Sandro, meu filho de quatro anos, perguntou: "Papai, por que eu tenho uma casa e ele não?" Tentei dar uma resposta rápida. Entretanto, sabemos que a verdade é complicada. Fiquei sem saber como o "Rev" foi parar ali e como poder ajudá-lo. Tudo que pude fazer por ele foi dar-lhe um sanduíche e bater um papo. Eu oro para que tenha sido suficiente.
No livro de Atos encontramos dois homens que tinham pouca coisa para dar. Pedro e João haviam testemunhado a terrível tortura e morte de Jesus. Cada um reagiu àquele evento cataclísmico de forma diferente, mas ambos foram radicalmente alterados - suas vidas foram abaladas. Nenhum deles continuou sendo o mesmo homem a partir daquele acontecimento.
Ao compartilharem suas histórias, eles o fizeram com um pouco de enfeite ou sabedoria filosófica. Relataram simplesmente o que viram, e plocamaram sua experiência extraordinariamente intensa, "...isso provava que os mortos vão ressuscitar" ( Atos 4:2 ). Mas aquelas palavras eram mais que suficientes para suscitar a ira das autoridades religiosas.
No entanto, quando confrontaram Pedro e João, eles ficaram surpresos pela resposta resoluta dos apóstolos, e reconheceram que estavam simplesmente lidando com homens que eram ''...simples e sem instrução..." ( v.13 ). A única outra coisa que as autoridades notaram sobre os dois era que "...eles tinham sido companheiros de Jesus " ( v.13 ).
Isto não era insulto algum, pois nossa experiência com Jesus é tudo que qualquer um de nós tem a oferecer. A esperança para o mundo não está centradan em nossa inteligência, habilidade, coragem ou genialidade. A esperança para o mundo são pessoas comuns-você, eu- vivendo a profunda, graciosa, curadora, curadora e salvadora presença de Jesus. - Winn Collier
SEM MEDO
Leia: Números 13:25-14:4
Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra ? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito ( 14:3 ).
Examine: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou ; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo ( João 14:27 ).
Considere: Que tipo de medo você está enfrentando neste momento ? Quais verdades da Palavra de Deus lhe ajudarão a libertar-se dessas amarras ?
As Crônicas de Nárnia, a série clássica de C. S. Lewis, dá vida aos elementos essenciais da fé e do amor em nosso relacionamento com aquele que nos amou primeiro. Uma terra presa à frigidez do inverno, Nárnia aguarda o fôlego de Aslam para poder se reanimar e reviver. Lucy, a mais nova dos quatro principais personagens no romance, demonstra confiança e perseverança. Porém, sua irmã mais velha, Susana, às vezes é mais medrosa e tímida. O medo, muitas, vezes, também é meu companheiro infiel.
Onde estiver, o medo rouba. Leva-nos à autossuficiência em uma interminável ladainha de "e se". Inúmeras vezes, Deus supriu os filhos de Israel em sua jornada à Terra Prometida. Ainda assim, eles consideravam apenas as circunstâncias, ao invés de confiar na grandeza de seu Deus. Se aconselharam com o medo ( Números 13:31-33 ) ao invés de confiar em Deus ( 13:30;14:6-10 ). A consequência foi terrível. A provisão do dia anterior pode servir como um lembrete da fidelidade de Deus, mas a perambulação de Israel pelo deserto por 40 anos demonstra que confiar no Senhor é uma atitude diária.
O livro de 2 Timóteo 1:7 diz, " Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." O sacrifício de Jesus por nós na cruz removeu nossa necessidade de temer. Ao segui-lo, ganhamos a segurança e confiança de ter...
- O correto entendimento de Deus ( Números 14:17-20 ).
- Absoluta confiança nele ( Isaías 26:3-4 ).
- Uma vida crucificada ( Romanos 6:4-6 ).
Assim como a salvação requer nossa submissão à cruz, devemos escolher andar na plenitude do imenso poder. Viver com medo é voltar ao " inverno '' de nosso passado, esperando que o Pai nos dê algo que já é nosso ( Lucas 12:32 ). - Regina Franklin
SERVINDO OS OUTROS
Leia: " Filipenses 2:1-11 "
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros ( v.4 ).
Examine: Que o amor de vocês não seja fingido... ( Romanos 12:9 ).
Considere: De que maneira a vida de Jesus é o exemplo máximo do viver para os outros ? O que impede de considerar as necessidades dos outros ?
João e Beatriz precisavam de ajuda. Eles já tinham situações terríveis como a de João ter sido baleado por rebeldes em sua terra natal Libéria ( ele quase morreu ), anos em campos de refugiados infestados por doenças, e a morte de três de seus filhos devido aos combates na região.
Bruce Beakley, empresário cristão, retornava aos Estados Unidos, após ter sofrido uma cirurgia de substituição do quadril na Bélgica, quando conheceu o casala João e Beatriz no aeroporto. Movido pela situação deles, Bruce se tornou seu defensor - ajudando-os a se estabelecerem nos EUA e depois a se reunirem aos dois filhos que tinham sido detidos na Guiné Equatorial por três anos.
Bruce exemplificou o conselho de Paulo aos Filipenses: "Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros" (2:4 ).
O apóstolo não estava lidando apenas com um casal aflito, mas com uma concregação enfrentando a perseguição ( 1:27-30 ).
Mas muito semelhante ao exemplo de Bruce, Paulo instruiu seus irmãos cristãos a seguir o exemplo do Salvador e servir uns aos outros.
O exemplo do Salvador como servo humilde é maravilhosamente apresentado no antigo hino encontrado no livro de Filipenses 2:6-11.
Viver de maneira que agrade a Jesus exige quatro atitudes:
- Unidade em Jesus: " ... participam do Espírito de Deus... " ( Filipenses 2:1 ).
- Compartilhar de Seu amor: " ...viverem em harmonia... " ( v.2 ).
- Corações humildes: " ...considerem os outros superiores a vocês mesmos " ( v.3 )
- Servindo os outros: " Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros " ( v.4 ).
Bruce Beakley poderia ter ouvido educadamente a história do casal e depois ter retornado aos seus negócios como de costume. Em vez disso, escolheu ser humilde e expandir o amor de Deus ( vv.2-3 ). Ele serviu. de que maneira você irá considerar os interesses dos outros hoje ? Como você irá servir ? - Tom Felten
JOGADA EXTRA
Leia: Salmo 14:2-3
...o Senhor Deus olha para a humanidade [...]. Mas todas se desviaram [...] e são [...] corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem [...] nem mesmo uma só pessoa ( vv.2-3 ).
Examine: - Eclesiastes 7:20
- Romanos 3:23
- 1 Timóteo 1:15
Considere: Em que posição você se colocaria numa escala de1a10, com 1 representando maldade pura e 10 representando bondade total ? Como Deus o vê ?
Levei meu filho de sete anos a um jogo de mini-golfe e, para deixar o resultado competitivo, permiti que tivesse uma " jogada extra " - uma segunda tacada para praticar - por buraco. Ele foi bem até chegar ao buraco de 14, pois agora era necessário que jogasse a bola contra uma parede e depois outra antes de correr pelo chão. Sua primeira tacada caiu atrás da parede, como também a segunda, e depois mais boa algumas. Sua quinta tacada finalmente rebateu na parede e rolou pelo campo de golfe - uma bola, olhou pra mim e perguntou, " isso conta como uma jogada, certo ? "
Ri da vontade de meu filho em negligenciar suas diversas jogadas ruins, mas ele só estava fazendo no golfe o que todos fazem em outras áreas. Muitas vezes não tentamos também " escapar das situações " ? O que imediatamente reconhecemos como " pecado " nas outras pessoas desconsideramos quando nós mesmos o cometemos. Ou quando somos apanhados em flagrante, sem desculpa plausível, dizemos a nós mesmos que nosso pecado aconteceu só daquela vez, e que foi uma falha casual.
Ao fugirmos de algumas situações também nos desqualificamos para salvação. Se Jesus veio salvar "...o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ), então somente aqueles que admitem e se arrependem de seus pecados podem ser salvos. Esta foi a resposta de Jesus aos fariseus que indignamente questionavam Jesus por que Ele comia com esta "ralé" como "...cobradores de impostos e outras pessoas de má fama" ( Mateus 9:10-11 ). Jesus respondeu que "...Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." E acrescentou o argumento decisivo, "...Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons" ( vv.12-13 ).
As pessoas boas não precisam de Jesus, mas os pecadores sim. A menos que digamos a verdade sobre nós mesmos, não podemos ser salvos. - Mike Wittmer
RELÂMPAGOS E TROVÕES
Leia: Jó 37:1-16
...pare um instante e escute; pense nas coisas maravilhosas que Deus faz. Será que você sabe como Deus dá a ordem para que os relâmpagos saiam brilhando das nuvens ? ( vv.14-15 ).
Examine: - Deuteronômio 31:18
- Jó 23:10-14
- Mateus 8:23-27
Considere: Qual tempestade você está enfrentando hoje ? Pelo que você vai orar ao defrontar com seus fortes ventos ?
Uma de minhas músicas favoritas quando era garoto contém estas palavras: Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem. Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal.
Era uma música fácil de cantar e era divertido cantá-la encenando. Porém, logo percebi que é difícil sorrir em meio às tempestades da vida.
Jó experimentou tremendas aflições - coisas que esperamos que nunca aconteçam conosco. Ele perdeu três das mais valiosas coisas na vida: família, riqueza e saúde ( Jó 1:14-19 ; 2:7 ). E seus filhos foram mortos por uma - adivinhe - tempestade. Seria bem difícil para ele cantar minha música favorita.
Jó questionou a presença e a justiça de Deus ( 28:8-9 ; 30:26 ) e exigiu uma resposta dele. Deus respondeu falando ao Seu servo aflito do interior de uma tempestade. Uma já havia causado a dor de Jó e agora outra tempestade se tornava o local de onde Deus se comunicava.
Foi Satanás que enviou o primeiro temporal devastador ( Jó 1:12 ; 2:6 ). Mas às vezes é o Senhor que nos envia para dentro das escuras e turbulentas provações da vida ( Marcos 4:35-41 ). Arremessados violentamente pelos poderosos ventos e ondas intensas, tememos afundar, e vamos - se não estivermos ancorados seguramente em Jesus, a Rocha de nossa salvação ( Salmo 18:2; Hebreus 6:19 ). Ouçamos o "...trovão que sai da sua boca [...] [pois] Deus troveja com a sua voz maravilhosa..." ( Jó 37:2-5 ). Ouçamos também a Sua maravilhosa promessa, "...Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei" ( Hebreus 13:5 ). Tal vez nunca saibamos como Deus controla a tempestade. Mas sabemos que Deus está no temporal conosco ( Marcos 4:36-38 ) - e Ele é maior do que qualquer tempestade ( Marcos 4:41 ). - K. T. Sim
PURA ADRENALINA !
Leia: " Marcos 4:35-41 "
E os díscipulos, cheios de medo... ( v.41 ).
Examine: Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu ; ele me livrou de todos os meus medos ( Salmo 34:4 ).
Considere: Quais são algumas lições que Jesus pode estar lhe ensinando através de uma experiência recente com o medo ? O que não deixar que o medo controle sua vida ?
Era um quarto de hotel muito bom. O punico problema, era que o hotel ficava em Manhattan, em Nova Iorque, no décimo primeiro andar de um prédio com janelas que não se abriam. Não sou fã de lugares pequenos e fechados, e as paredes pareciam que estavam me apertando. De repente, comecei a suar e minha pulsação aumentou.
Os díscipulos tiveram um destes momentos " de pura adrenalina " no Mar da Galiléia. Tudo começou quando Jesus disse, " ...Vamos para o outro lado do lago " ( v.35 ). Então o Mestre permitiu um enfrentamento com ondas mortais e ventos para que pudesse ensinar aos Seus díscipulos que Ele era ( e é ) " ...superior a todas as coisas criadas " ( Colossenses 1:15 ).
O medo geralmente tem um propósito maior - um propósito divino. Cabe a nós buscarmos Jesus e aprender Sua lição. Infelizmente, os discípulos deixaram que o medo os tragasse antes de buscarem a ajuda de Jesus. Esperaram até que o barco se enchesse com água para clamar, " ...Mestre ! Nós vamos morrer ! O senhor não se importa com isso ? " ( Marcos 4:38 ). Se lançarmos fota todo o medo, temos que clamar imediatamente a Jesus - no momento que o sentirmos. É como o salmista disse, " Quando estou com medo, eu confio em ti... " ( Salmo 56:3 ).
Estranhamente, esta reação ao medo vem do reconhecimento de que Jesus é muito mais " amedrontador " do que qualquer outra coisa. Marcos registrou que os discípulos ficaram " ...cheios de medo... " ( Marcos 4:41 ) depois do milagre de Jesus. Claro que eles se amedrontaram com a tempestade, mas ficaram mais temerosos ainda após ver Jesus calar um vento impetuoso e acalmar as ondas ensurdecedoras em águas tranquilas.
Seja um mar aberto durante a noite ou um quarto apertado no meio da cidade, o medo pode trazer aqueles momentos " de pura adrenalina ". Mas com a ajuda de Deus, não podemos permitir que o medo venha afundar o barco. - Jennifer Benson Schuldt
ELETROCARDIOGRAMA
Leia: João 3:1-15
Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo ( v.3 ).
Examine: ...alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos [...] pelos meios naturais [...] o próprio Deus é quem foi o Pai deles ( João 1:12-13 ).
Considere: Você depositou toda sua confiança em Jesus ? O que Ele está dizendo sobre a situação atual de seu coração ?
O eletrocardiograma ( ECG ) é um exame que ajuda o médico a determinar a saúde de seu coração medindo a sua atividade elétrica. O padrão destes sinais pode mostrar ao médico se o seu coração está funcionando bem, se está sob estresse ou com problema. Imagine se todo o seguidor de Jesus pudesse ter um ECG espiritual hoje ? Imagino o que este exame diria sobre nossa saúde espiritual.
Jesus fez este tipo de exame num homem chamado Nicodemos ( João 3 ). Exteriormente, Nicodemos parecia um homem espiritualmente saudável, e pertencia à classe alta da sociedade judaica. Ele era fariseu ( pertence à seita rigorosa do judaísmo ) e conservador em suas crenças religiosas, fazia parte do conselho do governo ( Sinédrio ) e deduz-se que era um rabino. Era sensível às tendências doutrinárias prevalecentes na época e tinha a aparência de um homem de intensa espiritualidade.
Conhecia bem a Torá e estava até interessado nos ensinamentos de Jesus.
Nicodemos veio a Jesus à noite ( v.2 ), temendo intensa crítica e perseguição. Mas Jesus não o criticou. Em vez disso, Ele o encontrou em seu momento de necessidade - Nicodemos precisava nascer de novo.
Durante seu encontro com Jesus, Nicodemos descobriu que seu ECG espiritual nem sequer registrava pulsação cardíaca. Ele estava espiritualmente morto. Sua aceitação da Lei, conhecimento da Torá e sua etnicidade judaica, não eram suficientes para experimentar o reino de Deus. Ele precisava de um novo coração, um que pudesse ser dado por Deus.
Muitas pessoas dependem de associações religiosas externas - participação nos cultos, amigos da Igreja e boas obras - para lhes dar acesso à família de Deus. Mas a única forma de ter acesso ao reino de Deus é atraves de um transplante cardíaco, no qual Deus retira nosso coração morto e o substitui por um novo ( Ezequiel 36:26 ). - Marvin Williams
ESQUECIMENTO
Leia: Romanos 1:18-25
Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adoreram e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre Amém ( v.25 ).
Examine: O Senhor, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: " Eu sou primeiro e o último, além de mim não há outro deus ( Isaías 44:6 ).
Considere: Você tem permitido que outros deuses roubem seu tempo com Deus ? O que acontece quando você se esquece dele ?
Posso ser uma pessoa esquecida. Às vezes esqueço coisas pequenas, como a chave do carro ou minha carteira. E também sou conhecido por não retornar um telefonema ou pagar uma conta no vencimento.
Queria que não fosse verdade, mas às vezes esqueço até de Deus - e aposto que não estou sozinho. Isto não acontece todos os dias, mas há dias que acordo pela manhã e vou direto para meus afazeres, esquecendo-me de tudo que Ele já fez e está fazendo por mim e pelos outros.
Esqueço que Ele é o "Bom Pastor" e deseja me levar e guiar a uma vida de paz e alegria ( Hebreus 13:20 ).
Sejamos honestos, a maioria das vezes não é que Deus simplesmente desaparece de nossas mentes. Esquecemos de Deus porque tornamos outras coisas ( boas ou más ) mais prioritárias do que andar com Ele. Preocupados com coisas menores, nos resta menos tempo, se algum, para pensar sobre Seus planos e caminhos.
Esquecer-se de Deus não é uma questão meramente de amnésia espiritual. Pode ser também o resultado de idolatria, em que acreditamos e agimos como se precisássemos de alguém ou algo mas do que precisamos dele. Ninguém está isento de fazer a troca insensata sobre a qual Paulo falou - mudando " ...a verdade de Deus em mentira " e adorando " ...as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador " ( Romanos 1:25 ).
Não fomos criados para investir os nossos dias adorando a criatura em vez do Criador. se fizermos isso, nossa comunhão com a única Fonte de vida será rompida.
Enquanto discursava em Atenas, uma cidade mergulhada em idolatria, Paulo lembrou seus ouvintes que é no Deus Criador que " ...vivemos, nos movemos e existimos " ( Atos 17:28 ). Não esqueça; escolher outros deuses nos afastará do Deus único. - Jeff Olson
ÁGUA PARA O POVO
Leia: " Mateus 25:31-46 "
Pois eu estava com fome e vocês me deram comida... ( v.35 ).
Examine: Pois ele dá água aos que têm sede e coisas boas aos que estão com fome ( Salmo 107:9 ).
Considere: Ore pelos milhões de órfãos por causa da AIDS na África, que se preocupem uns com os outros apesar das provações e perda que experimentaram. Qual a " água " que você compartilhará com os outros hoje ?
Logo após mudar-me para Uganda, abri meu lar para dois órfãos de pais aidéticos. Noutra noite saí com estes garotos para jantar. Ao retornarmos, mirei as luzes do carro em uma pedreira e disse, " há muitos ugandenses que não podem ir à escola. Sem instrução, eles devem trabalhar duro sob o sol escaldante, martelando pedras enormes, transformando-as em pequenos cascalhos ".
No dia seguinte, os meninos correram até a cozinha gritando, " Tia Roxanne, água para o povo ! " Compreendi que eles queriam distribuir garrafas de água para os homens da pedreira. E assim fizemos.
No dia em que estes dois órfãos estiverem na presença de Deus, fico pensando se o Senhor lhes dirá: " Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: " Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai ! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram ; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar " ( Mateus 25:34-36 ).
Os meninos, que tinham apenas cinco anos de idade quando deram água aos estranhos, poderão responder: " senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água ? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos " ( Mateus 25:37-38 ).
E Deus lhes dirá, " ...Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ). peça hoje mesmo que Deus impulsione seu coração para agir em favor deste " mais humilde dos meus irmãos ". - Roxanne Robbins
A IGREJA SE FOI
Leia: " Atos 2:42-47 "
Todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações ( v.42 ).
Examine: ...Ame os outros como você ama você mesmo. Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amor é obedecer a toda lei ( Romanos 13:9-10 ).
Considere: De que maneira você revela seu amor por outros cristãos ? Como você demonstra amor àqueles que ainda não creem nele ?
Rebeca, o professor da Escola Dominical e pastor da igreja faltaram ao culto dominical. Na verdade todos faltaram, pois saíram pela comunidade durante todo o final de semana para servir onde pudessem: cozinhando e distribuindo refeições, cortando o mato das ruas, alimentando os sem-teto.
No domingo seguinte, o pastor local disse à sua igreja, " Vocês foram uma igreja viva, perante pessoas que não fazem parte dela. "
Causou tamanha impressão que foi publicada uma matéria sobre esta experiência da igreja, na primeira página de um caderno do jornal local. Foram boas-novas sobre Boas-novas !
" Nas Escrituras, a igreja, geralmente, estava além das paredes: na comunidade " , disse o pastor, " e Deus colocou pessoas da igreja para ajudar, no caminho de outras ".
A prática à qual o pastor se referia começou logo após Pedro pregar o evangelho a uma grande multidão em Jerusalém. Três mil pessoas creram em suas palavras sobre Jesus, se arrependeram de seus pecados, e foram batizados ( Atos 2:36-41 ). Ansiosos em fazer o que era certo, dedicaram-se a quatro coisas: aos " ...ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos ( incluindo a ceia do Senhor ) e fazendo orações " ( v.42 ).
O seu amor uns com os outros era evidente e se espalhou pela comunidade. A Bíblia diz que " ...partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos... " ( vv.46-47 ). O resultado: " E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. "
Se você depositou sua fé em Jesus para o perdão de seus pecados, junte-se aos seus irmãos e irmãs em uma comunidade de fé. Ao servirmos outros juntos, não há como prever o que o Espírito Santo fará através de nós. - Tim Gustafson
O CÁLICE
Leia: Mateus 26:36-46
...A tristeza quen estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar... ( v.38 ).
Examine: Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito ! ( Lucas 23:46 ).
Considere: Os problemas físicos e dores afetam o seu relacionamento com Deus ? Como o profundo relacionamento com Jesus ajuda-o a enfrentar tais situações ?
No jardim do Getsêmani Jesus afirmou "...A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar..." ( Mateus 26:38 ). Ele já tinha passado noites falando e encontrando forças em Seu Pai. Mas esta noite era diferente. A angústia o assolou. Por três vezes se levantou para buscar Seus discípulos. Ele não conseguia desfrutar da doce comunhão com o Pai, a qual tinha experimentado através da oração, pois sabia que breve seu Pai o deixaria. Isto fazia parte do "cálice" que temia.
Por muitos anos achei que o "cálice" que Jesus temia era somente a crucificação. É horrível até pensar em dor tão excruciante. Sêneca, escritor românico retórico, descreveu desta forma: "Podemos encontrar alguém que preferiria definhar-se na dor, morrendo aos poucos, ou deixar que sua vida se dissipasse gota por gota, em vez de expirar-se de uma vez por todas ? Podemos encontrar algum homem disposto a ser amarrado ao tronco maldito, repugnante, já deformado, dilatando-se pelas duras chicotadas nos ombros e peito, e expirando o fôlego de vida em meio à longa e interminável agonia?"
No entanto, a dor física não é a única razão por Jesus ter pedido libertação ao Pai. A percepção de que a Sua comunhão com o Pai seria desfeita quando Ele levasse os pecados do mundo sobre si, também o levou a clamar por ajuda. Se fosse apenas o sofrimento físico, o medo, ao invés da tristeza, seria a emoção mais apropriada para o Mestre.
Quando Jesus disse ao Pai, " ...que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres " ( v.39 ), Ele escolheu suportar toda dor e vergonha que o esperava - abandonado e sozinho.
Ás vezes nos incomodamos mais pelo desconforto físico do que por estarmos distantes de Deus. A experiência de Jesus no Getsêmani nos ensina a valorizar o nosso relacionamento com Deus mais do que qualquer coisa, até mesmo a dor. - Poh Fang Chia
TERMINARÁ BEM
Leia: Apocalipse 22:1-5
Nunca mais haverá qualquer maldição ( v.3 ).
Examine: ...há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança... ( Hebreus 6:18 ).
Considere: Em que área você mais precisa de cura ? Você já pode ver Deus trabalhando nesta área ?
Como consequência dos desastres naturais que destroem grandes áreas de plantações, e da inflação que eleva os preços vertiginosamente, faltam até mesmo os alimentos de subsistência como arroz e feijão, para muitas pessoas nos países em desenvolvimento. Após a morte mos desnutrição de quase um milhão de norte-coreanos no fim dos anos 1990, os pesquisadores do governo estão desenvolvendo um tipo de macarrão que "retarda o sentimento de fome".
Todos nós esperamos que estas medidas aliviem o sofrimento. Entretanto, não é bom quando o melhor que podemos fazer é apenas abrandar os sinais da fome.
Com a sua visão do fim dos tempos, o apóstolo João nos deu esperança de que toda criação aponta para: o dia quando o povo de Deus viverá na nova cidade de Deus. Nesta cidade, os seres humanos viverão e florescendo da maneira que Deus sempre quis que vivêssemos. Nesta nova cidade, todo vilarejo seco tem esperança porque a água da vida flui "...no meio da rua principal..." ( Apocalipse 22:2 ). Nela, toda nação atingida pela fome se alegrará porque a árvore da vida do jardim do Éden reaparecerá e produzirá " ...doze frutas por ano, isto é, uma por mês " ( v.2 ).
Além da água abundante e festa durante o ano todo, a árvore oferecerá o remédio para todo mal que já atingiu a sociedade humana - todo sistema abusivo de poder, todos os locais de vícios, guerra ou egoísmo. Haverá cura para as tribos devastadas, regiões famintas, subúrbios ricos, porém destruídos. João relata que " ...as suas folhas servem para curar as nações " ( v.2 ).
Nosso mundo parece estar caminhando para o inferno. Mas a esperança do evangelho se reflete nas palavras: " Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram " ( Apocalipse 21:4 ). - Winn Collier
EVITANDO
Leia: 2 Samuel 22:26-37
O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha ( v.32 ).
Examine: Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece ( Salmo 55:22 ).
Considere: Como você lida com seus desafios e inimigos ? Para você, qual o significado de buscar a Deus e o Seu livramento hoje ?
Seria fácil para Teresa Clarke desanimar-se e abandonar os seus planos. Ela havia reprovado em seu teste para carteira de motorista 12 vezes nos últimos 27 anos - sem nunca conseguir obter sua licença. Durante este tempo havia gasto mais de 40 mil reais em 450 horas de instrução para dirigir. Mas Teresa dirigiu novamente no verão passado e passou na prova número 13!
Esta mulher inglesa finalmente pode dirigir para onde quiser.
No livro de 2 Samuel 22, lemos sobre Davi e como ele poderia ter desanimado devido aos "...seus inimigos" ( v.1 ).
Seus adversários eram muitos e variados. Alguns eram humanos ( Golias, Saul, Absalão, os filisteus ), outros eram seus conflitos pessoais ( recaídas, lascívia ). Ele havia falhado muitas vezes ( Salmo 51:3-4 ), mas sua esperança estava em um Deus fiel ( v.26 ) que poderia dissipar sua escuridão com luz santa ( v.29 ).
O cântico encontrado em 2 Samuel 22 ( apresentado também quase literalmente no Salmo18 ) destaca o caráter de Deus - quem Ele é. O rei de Israel poderia escrever estas palavras de vitória, pois o verdadeiro e Único Vitorioso havia provado ser um escudo ( v.31 ), rochedo ( v.32 ), fortaleza ( v.33 ) para ele e seu povo. Davi foi capaz de superar o desânimo porque tirou seus olhos de si mesmo e os focou naquele sobre quem escreveu, " O Senhor é o único Deus... " ( v.32 ). Esse mesmo Deus nos ajuda a superar inimigos e fracassos pessoais hoje e sempre. Como Paulo escreveu, " O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial " ( 2 Timóteo 4:18 ).
Teresa Clarke conhece esta verdade. Quando lhe perguntaram por que ela queria dirigir, suas primeiras palavras foram, " Estou ansiosa para poder levar pessoas à igreja. " Ela quer que mais pessoas conheçam aquele que " ...Tu não tens deixado quemeus inimigos me peguem... " ( v.37 ). - ajudando-os a livrar-se do desânimo. - Tom Felten
NA TENDA
Leia: Josué 11:15-23
Josué tomou toda aquela terra, isto é, a região montanhosa de Judá, toda a região sul... ( v.16 ).
Examine: ...o que eu quero é só isto: [...] viver na sua casa todas os dias da minha vida [...] Em tempos difíceis, eles me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha ( Salmo 27:4-5 ).
Considere: Como você reage quando é tentado pelo desânimo, e como você prioriza o tempo a ser gasto com Deus ?
Ao examinar as correspondências do dia, repentinamente minha vida se juntou à vida de outros cristãos que estavam milhares de quilômetros distantes. Ao olhar para a página de uma revista, as cores marrom e branca do mapa demonstravam os locais em que os cristãos tinham sofrido violentos ataques. O mapa, identificado com precisão os lugares onde o evangelho progride com grande dificuldade, lembrou-me do pedido de Paulo para orar por aqueles que ousadamente pregam a Palavra de Deus ( 2 Tessalonicenses 3:1-2 ).
Se compartilharmos o evangelho em um país onde a liberdade religiosa é assegurada ou num onde predomina a perseguição, as lutas são reais. para ser vitorioso, é vital perseverarmos e termos determinação.
Intimidade com o Senhor solidifica o nosso propósito e sustenta nossa obediência quando as circunstâncias parecem incertas. Em Êxodo 33, lemos que os israelitas ficavam em pé na entrada de suas tendas enquanto Josué seguia Moisés e deixava seu lugar de conforto até entrar na presença de Deus. E ali Josué ficava ( v.11 ). Sua determinação em manter um relacionamento íntimo com o Senhor soberano preparou o caminho dos lugares para onde Deus o estava levando.
Os nossos próprios "momentos na tenda" são essenciais para o nosso relacionamento com Deus. Eles podem incluir reflexões silenciosas ou momentos de angústia e dias de questionamentos. Ao experimentar-mos a presença de Deus, Ele examina os nossos corações e purifica as nossas intenções. Ao experimentarmos um tempo de adoração e submissão, começamos a enxergar o Seu proprósito ( 1 Coríntios 2:12-16 ).
Quando a luta parece ser esmagadora, estar "na tenda" vai determinar nossa reação. Comunhão com aquele que controla o futuro é a única coisa que nos fará superar o desânimo e alcançar a fé desejada. Deste ludar, a vitória é certa ( Lucas 22:41-43 ). - Regina Franklin
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
