Em Busca da Felicidade
Um dos maiores erros de toda a humanidade, na busca pela felicidade é que: estão procurando TER MAIS, DO QUE SER.
A busca da felicidade é uma corrida de galinhas histéricas a ciscar migalhas de um pequeno pão servido por um granjeiro apático.
Muitas pessoas passam a vida toda em busca da felicidade, sem sucesso. Depois de passar alguns dias sem escrever notei o quanto minha vida mudou, logo eu, que procurava sempre pela felicidade, pela cura dos traumas do cotidiano. Cheguei a uma conclusão: a felicidade existe e está nas pequenas coisas. Não é preciso ser rico, ter um carro bacana, não. A dádiva da vida já nos torna alguém. Vivemos, crescemos, amadurecemos e o ciclo continua, basta sabermos por onde começar, e por onde recomeçar.
Estamos vivendo o momento das desconexões. A desconexão do que nos habita para a busca da felicidade no externo, procurando-a em coisas e pessoas. O cenário ideal para a infelicidade. Tudo que precisamos está dentro, basta sabermos acessar, com disciplina e as ferramentas certas, o baú abre e tudo que é, será revelado.
“Na busca pela felicidade
reside um paradoxo universal
da alma humana.
Todos a querem, buscam avidamente,
mas não a compreendem,
não sabem o que procuram.
Enquanto o espírito ignorar
a verdade que há na
prática do bem, na doação total
e irrestrita, enquanto não se saciar
de egoismo, jamais saberá
o que significa a expressão:
"Há mais felicidade em dar
do que em receber."”
―Evan Do Carmo
Busca da felicidade.
A felicidade é algo que não se corre atrás, não há um segredo, uma certeza do que vai ou não te fazer feliz. Então não procure encontrar a felicidade através de lutas sofridas. Fazendo aquilo que você acha que vai te fazer feliz. Não, não faça isso não. Pois, se lutar sofrendo e, quando conseguir aquilo que você acha que vai ser a tua felicidade, e perceber que não era toda aquela felicidade que você esperava, vem um pensamento em sua cabeça de que lutastes em vão. E recomeçar tudo de novo, tendo como consequência: "Nadar nadar e acabar morrendo na praia". E isso vai fazer com que você tenha traumas de tentar lutar novamente. Então viva intensamente, fazendo tudo aquilo que sentir vontade e te faz bem, a felicidade vem espontaneamente através de suas atitudes do bem.
EM BUSCA DA FELICIDADE
Encontrar a paz consiste em se encontrar, se sentir vivo necessariamente, é amar e ser amado.
O verdadeiro amor não se encontra facilmente, nem ao menos se encontra, ele simplesmente acontece e às vezes nem nos damos conta disso...Nem sempre percebemos ou aproveitamos essa manifestação de modo que passam muitos anos sem saber o que é o amor e aos poucos nos perdemos de nós mesmos...
Sem saber o que realmente sentimos ou queremos, tal confusão de sentimentos entram em colapso de modo que passamos a viver como um pequeno barco à deriva, que sem direção e sem destino é lançado em alto mar sem nenhuma autonomia ou opção, levado apenas pelo vento que bate de um lado para outro, sempre em direções contrárias, vemos que quase sempre estamos no mesmo lugar e ainda sem nenhuma direção a trilhar... e muitas vezes sem ter como voltar.
Nasce um novo dia e uma nova esperança. Somos movidos pela fé inabalável da perfeita criação e esperamos que as pequenas pedras se encaixem como num enorme quebra-cabeça que sempre termina com um lindo desenho e sem sobras de nenhuma peça. Mas vejo apenas milhares de pequenas peças sem nexo algum para iniciar tal construção e finalizar o desenho que desconfigurado fica uma imagem sem graça e sem alegria, faltando pedaços como se estivessem machucadas como uma maça mordida e largada.
Em cada sorriso uma nova esperança, em cada toque nas mãos um novo sonho e as peças do quebra-cabeça mais parecem um jogo de xadrez e continuam sempre tão desorganizados e sem nenhuma razão, apenas em xeque, temos que sair do MATE!
Na prática parece tudo muito simples, uma explicação que na teoria seria a felicidade alcançada... Talvez fosse mais fácil desistir de ser feliz e de encontrar a paz, mas afinal a vida se resume em que tipo de sentimento ou desejo?
O sentimento da plenitude só se pode ser sentido quando o coração é preenchido com amor e paz!
O desejo de ser feliz nos dias de hoje mais se parece com uma desprezada UTOPIA em que outrora era prioridade da maioria das pessoas, mas hoje não passa de uma noite de aventura!
O amor não se explica! Apenas se sente! E quando não se sente, se explica para a pessoa ao nosso lado como se isso fosse resolver e ajudá-la a sentir-se melhor, mas na verdade não há nada que possamos falar ou fazer, apenas não deu certo!
Não há razões para definir quando e quem devemos amar,porém sem amor não há paz, não há razão de conquistas e realizações e outros objetivos que a vida nos exige como: o trabalho, o passeio, as festas, tudo parece não ter sentido ou graça quando a pessoa amada não está lá, ou ao nosso lado, pois todo mundo já passou por isso e com você não será diferente.
Acordar e não ter alguém para amar é quase como continuar adormecido na vida vendo o tempo passar.
Então, passam os dias, os meses, os anos e décadas se vão e a cada dia fica mais difícil viver a esmo...Sem eira nem beira como diziam os antigos.
O ser humano precisa sonhar para ter o que realizar, esse é o grande sentido da vida que a torna interessante, por isso vou continuar sonhando, desejando, lutando, esperando e principalmente...acreditando e confiando que tudo vai dar certo!"
"Quem diz que é feliz sozinho tenta enganar-se para esconder a dor de estar só!"
FIM
A busca pela felicidade superficial define a insatisfação do momento vivido.
Pessoas que vivem de "momentos" ainda não deram oportunidade para felicidade fazer morada, fazem da felicidade uma cigana infeliz.
Triste sorriso e olhar
Colocar a alma em busca da felicidade
esse era o seu lema
Da minuta fazer a tese da vida
descartando os problemas
Acreditar que as ditas injúrias
eram inveja do seu emblema
Criar um sinistro jogo
assassinando o apoema
Presumir uma conclusão fiável
resultando num dilema
Querer reinar na guerra fria
levando a sua vida à tormenta
A sobrar um triste sorriso e triste olhar
fechamento do indecoroso tema.
Tenho andado preocupado! Com o que? Sei lá! Há uma estérica corrida em busca da felicidade a todo custo. É uma urgência irremediável pelo amor dos sonhos. É o interesse pelo conforto e o desinteresse pelo amor. É a busca de uma companhia por medo da solidão. O casamento abandonou a democracia, cedeu a corrupção, perdeu-se a liberdade em meio a tirania desmedida de uma minoria. Tem se vivido dias difíceis, diss nublados, dias de chuva. O egoísmo tem se exaltado, quer apenas receber amor e por orgulho, regeita doar-se ao outro na mesma proporção. Os consultórios tem andado lotados de sentimentos feridos, machucados e os centros de reabilitação cada vez mais lotados de dependentes químicos loucos para se curar de amores mal resolvidos, de relações interrompidas e paixonites agudas. É quase uma pandemia de corações desalojados, desabrigados, desamparados e desassistidos, nessa quase guerra de egos e amores mascarados em busca da satisfação pessoal. Do prazer pelo prazer, onde o amor tornou-se a segunda opção.
A infelicidade é o resultado do cansaço e da fadiga da busca da felicidade.
A felicidade não está em lugar algum, mas dentro daquele que compreendeu que ser feliz não é resultado de lugares e momentos ou de uma pessoa, mas da forma como se enfrenta e vê os obstáculos e as adversidades da vida. (Romanos 8:28).
E um dia a gente aprende:
Quando se busca a felicidade na realidade, não precisamos mais nos refugiar na fantasia...
Por estradas extensas
caminho em busca da felicidade,
Paisagens de farta beleza
me cercam pela passagem.
Os pássaros contemplam
com sinfonia
a divina arte da natureza,
flora e fauna se alegram
e as vidas se integram
numa constância feliz.
"Fui em busca da felicidade...
Voltei com um pedaço de pudim.
Fui em busca do amor...
Voltei com um pedaço de você.
Fui em busca de você....
Voltei com um pedaço de saudade."
Vivem-se dias de grande inquietação em busca da felicidade. As pessoas se frustram por nutrir a esperança de encontrá-la no outro quando na verdade ela se encontra em si próprio. A vida com a sua delicadeza apresenta a felicidade a cada instante dos dias, porém ao esperar algo grandioso, na simplicidade do momento ela passa despercebida. Para perceber a felicidade é preciso um olhar sutil, pois ela está nas coisas simples. É através das pequenas coisas que as grandes se realizam.
Viviane Andrade
Ou você escolhe continuar vivendo em busca da felicidade sendo o que os querem que você seja, sendo refém da língua dos outros, ou escolhe ser feliz agora sendo
simplesmente o que você é.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp