Egoísmo Individualismo
NARCISO É EXTROVERSO NO ESPELHO QUE REFLETE A BOLHA VIRTUAL
As inúmeras madrugadas, espargidas no tic-tac das horas e sob o compasso das navegações virtuais estruturou uma bolha virtual sobre o navegante internauta. Ressinta-se que as imagens geradas no espelho, antes de repercutirem resultados positivos, refletiram um narcisismo extroverso, que exalta o individualismo, colidente com a marcha existencial, pontuada de diferenças sociais, que desafiam a articulação da solidariedade e tolerância na insuperável coexistência humana.
Reconhece-se por meio de lições filosóficas consolidadas que: “Ninguém é o centro do universo” e, nem tampouco, detém todos os conhecimentos, informações, para se sustentar numa perspectiva de autossuficiência. Isso se dá, acredita-se, para que a interação humana seja uma realidade, permutando informações ou produtos, e, enfim, suprindo aquilo que ainda não possui. Neste âmbito coletivo de ensaios existenciais, não obstante, depara-se com a opção de vidas no insulamento, a exemplo dos monges e ermitões. Ressalte-se, porém, nesta vertente, que o mínimo de gente, esses necessitam para garantirem as suas sobrevivências.
A vox populi continua ofertando lições gratuitas e, por isso, talvez, permaneça com o rótulo de clichê. Dela, não obstante, se colhe o axioma que ensina: “a união faz a força e “duas cabeças continuam pensando melhor que apenas uma.” Constata-se, nessas máximas, de forma ratificadora, que as grandes conquistas, descobertas, foram frutos de esforços de muitos. Aliás, grassa refletir, que nenhum combatente, sozinho, venceu os conflitos bélicos.
Exsurge, neste âmbito do coletivo em face do individual, enquanto necessário, a adoção de cautela, amiúde para evitar interpretações equivocadas, julgamentos preconcebidos e, mormente, não equivocar-se o solitário com a solidão. Há pessoas que gostam, e até necessitam de solidão momentânea para seus estudos e reflexões, no mesmo passo em que, de outro lado, há pessoas solitárias que conduzem felizes suas existências, apesar da ausência de humanos.
Cabe ponderar, neste viés da individualidade, que a superestima de conhecimento, com o ego inflado de informações, a partir das relações virtuais, estruturou em muitos a bolha da exceção social. Esse fato, com pesar, se dá semelhantemente a uma fase obsessiva de fascinação, onde o ser se isola, acreditando saber mais que todos, ou o suficiente para não necessitar mais de vida social.
Consigne, que o paradigma da nova era entre os povos tem sido o pessoalismo, num monólogo virtual, orquestrado sob a quimera de que tudo que se necessita está logo à frente na rede virtual de comunicação. Ressinta-se, que muitos ignorem que o humano é um ser eminentemente social, que necessita interagir, permutar informações, coexistir afetivamente com o sexo oposto ou não, inclusive para ampliar o sentido da sua efêmera existência.
A imagem da bolha virtual, sob a âncora da individualidade, que se reflete no espelho, não é o narciso da beleza que se propugna, antes projeta o ilusionista. Insta ponderar, aliás, que os sociólogos e humanistas admoestam que ninguém consegue viver só. Essa lógica encontra álibi entrementes na seara embrionária dos humanos, haja vista que todos nasceram por consequência biológica de, no mínimo, uma mulher e um homem.
A internet afigura-se a mais expressiva fonte de pesquisa que se dispõe na atualidade. O encurtamento das distâncias é uma realidade, mas não se justifica tantos internautas presos à navegação, quando se distanciam do calor humano. Pondere-se, que possível é ter uma vida prazerosa, simultaneamente com a assessoria da rede virtual de comunicação, sem excessos, com tempo para família, amigos e, acima de tudo, para apreciação da mãe natureza, que continua ofertando lições gratuitas acerca da arte de bem viver.
Palavras chaves da hipocrisia são: amo, odeio, nunca e sempre. Evitá-las é um bom começo para desenvolver o caráter.
Brigas políticas, interesses individuais, ignorância de todos os lados e radicalismo de ambas as partes. Não acredito que, em meio a tantas coisas realmente importantes, ainda valorizem as mais superficiais.
O mundo contemporâneo oferece personalizar tanto a vida do ser humano, que o torna tão individualizado, ao ponto de não caber mais ninguém, apenas a solidão.
Talvez o vazio existencial que tanto assola a humanidade seja proveniente desta perda de valores e referências em que tínhamos laços afetivos genuínos com os outros. Em uma época, estávamos com os outros; hoje estamos para sermos apreciados pelos outros.
A descoberta do amor de Deus,através de Jesus Cristo, é o melhor remédio para a epidemia de individualismo que se alastra nas últimas décadas.
Superficiais demais as pessoas deste mundo chamado Terra são porque acreditam que o que é gratuito é sem valor ou preço.
“A individualidade é uma característica da personalidade na qual diferencia uns dos outros. Diferente do individualismo, ela está ligada ao amadurecimento pessoal, enquanto o outro a estagnação moral.”
O pensamento materialista busca primeiramente a posse, como ideal, de bens materiais ou imateriais, depois a exclusividade e culmina na cristalização do individualismo.(Walter Sasso)
A individualidade só aparece quando a coletividade é muito forte. Um guerreiro sozinho pode até abater muitos oponentes, mas no final perderá a guerra.
As ideologias, que servem a propósitos coletivos, evanescem a partir do instante em que entram em conflito com os interesses individuais!
Oque é bom pra mim, pra você pode não ser; vou fazer oquê? Cada um, cada um, siga sua estrada e não olhe para minha... Fica na sua que eu ficarei na minha!
Uma límpida consciência é o verdadeiro caminho para clarear o ideal da coletividade em detrimento do descompasso do individualismo
Pare de pensar que viver só é bom! Você não nasceu sozinho, sua mãe estava lá para te amamentar e cuidar, teu pai e mãe cuidaram até você poder andar com suas próprias pernas. Suas contas não se pagavam sozinhas! Agora vem a onde de pessoas que não precisam de ninguém, dizendo que nascemos só e morreremos só! Bobagem! Cerque-se de boas pessoas, amigos verdadeiros, amores profundos, a vida é mais do que apenas existir, é um milagre.
Se seu desejo for a felicidade apenas faça o que te falam. Contudo se seu desejo for a paz de espírito, então faça seu próprio caminho.
tive uma epifania
causa dessa poesia,
tava na escada
cheguei atrasada
0 bom dias
de alma,
no máximo uns 3 tímidos e desajeitados,
com um sorriso amarelo ou abraço falso,
com medo da individualidade humana
que emana
pelos poros da vida,
cansada,
sentida,
sofrida.
sozinha na minha,
cheia de amor,
e sobre o amor,
pena q só sentem o odor
da dor
e esquecem o cheiro
da flor.
hora de entrar,
mas aqui fora
ainda resta
o horror
de qualquer flor
que for.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp