Educação Física
Se a educação não der boas vindas,e a simplicidade não fazer sala,nem me acomodo,nem desfaço a mala.
Sucatear a educação enquanto se promove uma cultura de entretenimento raso é a forma mais eficaz de escravidão moderna. Substitui-se a consciência crítica pelo espetáculo efêmero, mantendo as mentes ocupadas para que não percebam as próprias correntes.
Enigma
Sou uma mulher que a vida ensinou a dar valor às pequenas coisas. Talvez pela educação que recebi. Talvez por morar numa cidade pequena. Talvez porque não tive tantas e tantas oportunidades como às de hoje ou talvez porque já nasci com este olhar que crê nas belezas que a natureza oferece.
Sou uma mulher cujo semblante quer dizer muitas coisas. No olhar há um livro a ser decifrado, cada página uma história, cada linha um segredo. Assim sou eu, cheia de enigmas como qualquer ser humano, que tem dentro da caixa seus segredos.
Sou uma mulher, que às vezes se sente tão adulta que leva no ombro o mundo inteiro e outras vezes tão frágil quanto uma criança que ainda brinca de ser feliz.
Assim, sou eu, às vezes uma criança, noutras mulher.
É preciso amor ao próximo, respeitar e ter educação para com as pessoas, precisamos ser honesto conosco e com os outros, buscando todos os dias ter humildade e empatia pelo nosso semelhante, entendendo que somos todos iguais perante a Deus e por isso é nosso dever ter caridade e solidariedade, sem se esquecer de ser ético, ter caráter, senso de justiça e responsabilidade.
Incluir por incluir, simplesmente, na educação
é legitimar a exclusão formalizada,
onde quem é incluído,
sente-se excluídos pelas práticas igualitárias.
A educação é uma relação cultural
onde quem faz a intermediação
e quem é o alvo dela
trocam experiências vividas,
de realidades distintas,
havendo uma ruptura de velhos saberes,
para a construção do novo conhecer.
A visão de educação como meio de produção,
com metas a cumprir e recompensas a ganhar,
caso consiga, estas alcançar.
Faz da escola um a instituição de resultados a questionar.
Os propósitos de mediar
a construção de indivíduos críticos capazes
de sua realidade interpretar
e transformá-la se assim desejar,
a escola, infelizmente, não tem conseguido concretizar.
Conhecer a língua mãe, compreendeer a interpretaçao de seus símbolos e textos, na educaçao básica,
É a chave que permite a criança,
abrir as portas dos demais conhecimentos.
É nessa etapa que se forma ou não o leitor, o pesquisador e o questionador
Não se constroi a autonomia sem desenvolver o hábito de ler, de pesquisar e de questionar
Educação não é uma estória
que podemos recontar alterando
o enrredo de forma mais agradável
que possamos ter o desfecho que desejamos.
A educação verdadeiramente efetiva é aquela que transforma, não para a sociedade, mas para a humanidade, pois o ser social pode atender aos interesses da sociedade que o formou, mas isso não assegura que o mesmo seja socialmente humano.
No mar revolto de desafios da educação,
somos marinheiros, tripulantes de uma
mesma embarcação, lutando pelos os mesmos objetivos
e o sucesso de nossa empreitada
reside na união de nossos esforços.
A educação é um caminho sem volta, quando o adentramos o fim não tem fim, sempre é um recomeço, onde cada um faz a sua parte para que no final estejamos dispostos a recomeçar novamente em prol de um recomeço sempre melhor. Sendo assim, a educação é uma constante união de esforços para que tudo aconteça da melhor forma possível para que não tenhamos que recomeçar do início, mas sempre de um ponto logo a frente.
O maior desafio que enxergo
Para a educação no mundo atual
É fazer com que os sistemas de ensinos
Percebam o que verdadeiramente importa
Dentre a extensa lista
de habilidades e competências
Que a BNCC estipula como metas.
Incluir na educação é mais complexo
Do que os sistemas de ensino
Pregam como conquista, pois
Quando se matricula
Um aluno com necessidades
Especiais de aprendizagem
Os discursos não podem ser
Distorcidos da realidade,
Pois do contrário
A escola passa a ser um
Foco de exclusão.
Quando a educação busca o sucesso no foco de atingir metas, ela não forma, apenas formaliza resultados planejados, porque educar não é um ato pradronizado e muito menos com respostas previstas, por isso as metas não devem ser o destino, mas o caminho para se conseguir o que queremos com o ato educativo.
A educação oriunda dos atos é mais significativa do que a promulgada pelos discursos, pois enquanto a primeira constroi a segunda apenas diz como contruir.
Avaliar no âmbito da educação
é uma oportunidade
que o educador possui
de refazer o caminho
que conduziu aos resultados
não esperados.
Quando pensamos em educação,
associamos à transformação,
logo não há como chegar onde queremos,
sem mudar o nosso olhar de como se educa.
Aprender não é acumular conteúdos
Oriundos de um currículo
Pensado e generalizado
pela educação formal.
- Relacionados
- Mensagens para professor de educação física: textos de orgulho e agradecimento
- Frases de educação física que falam sobre a importância desta disciplina
- Educador físico: frases para celebrar e valorizar este profissional
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
