Educação e Valores Morais
Investir mais dinheiro no setor EDUCAÇÃO é essencial, mas não é a única coisa! Além de valorizar os professores com salários mais justos e plano de carreira, precisam investir em cursos bons de formação continuada, melhores condições de trabalho, acesso às tecnologias (nem máquinas de xerox as escolas têm), material de trabalho adequado. Precisam também ser mais criteriosos com os cursos que formam professores, hoje, em qualquer esquina vemos cartazes de cursos de licenciatura vapt-vupt! E eu, como professora que sou, ouso dizer que precisamos de alunos melhores! Alunos que se interessem em ir à escola para evoluir e não para passar o tempo. Incentivos como bolsa-família, progressão continuada e tantos outros, acabaram com a escola pública! Os brasileiros não estavam preparados pra receber esses tipos de benefícios sem querer "tirar vantagens" deles. Pois é, os estudantes acham que só precisam ir à escola, esquentar a cadeira e pronto. Esquecem-se que lá, é o único lugar onde eles podem melhorar! Que essas manifestações mudem a mentalidade da grande maioria dos alunos de escolas públicas brasileiras! Que eles voltem a respeitar a escola e voltem a se respeitar! Só assim, a escola pública terá uma utilidade, porque hoje ela é nada mais nada menos que um depósito de gente!
A sua mãe pode até ter passado açúcar em você, pena que não "passou" também educação, personalidade e caráter!!!
Vivo na pior geração. Aquela onde a falta de educação impera. Onde o Egocentrismo, as Aparências & a Falsidade são válidas para se obter um 'status quo'. E mais do que isso, onde as pessoas só usam o nome de Deus para se promover e aparecer. E claro não se pode esquecer: aquela que pra ser 'alguém' convém inferiorizar os outros e seguir modinhas desastrosas
Sobre Educação: "O fracasso escolar não deve ser debitado exclusivamente nas costas dos professores, o fracasso esolar começa dentro de casa e tem seu ponto fulminante nos corredores das escolas.
Gentileza gera gentileza, educação gera educação, sentimentos requer sentimentos com palavras que tocam o coração;
O conhecimento transforma, liberta, e se um governo deliberadamente não investe em educação de qualidade, pode ter certeza de que é pra manter um rebanho dócil e alienado, a fim de estabelecer um controle social.
Sem pai e sem mãe ela teve uma educação deficiente, ela chorou pelo futuro incerto, ela chorou pelo fato de estar sozinha, ela chorou, pois não sabia amar, ela não sabia abraçar, ela sofreu arduamente com medo do amor
Os nossos melhores mestres são os nossos pais; é na família, berço da educação, que recebemos uma orientação sadia dos nossos pais... quando faltam estes, falta tudo...
Somente com um pensamento revolucionário poderemos fazer uma verdadeira educação ambiental, uma ecopedagogia. Somente isso seria capaz de obtermos uma prática para revertermos a morte e o extermínio no mundo.
Paragominas-Pa, 01/11/2012 - 20:00
TEMA:
Educação para Serenidade: Proposta de Disciplina Curricular do Ensino Secundário como Reforço na promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica em tempos da Inteligência Artificial
QUESTÃO DE ANÁLISE:
Em que medida a Educação para Serenidade como Disciplina Curricular do Ensino Secundário pode reforçar a promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica em tempos da Inteligência Artificial?
SÍNTESE:
A Educação para Serenidade como Disciplina Curricular do Ensino Secundário pode reforçar a promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica em tempos da Inteligência Artificial ao munir os Alunos com Competências promotoras do Bem-estar e de uma Sociedade Pacífica nos tempos da Inteligência Artificial.
A minha fala é de luta contra esse modelo educacional que está pautado na excelência, na educação da ostentação, onde o foco do ensino se contenta com o desempenho do aluno em avaliações com o único objetivo de aferir a competência da gestão, da escola e do sistema de ensino.
A educação de palanque não constrói, modela; não inclui, promove a exclusão institucionalizada; não desenvolve a autonomia, conduz a heteronomia; não media a criticidade, aliena o aluno; não aplica a equidade, pois foca na meritocracia como motivação; não consegue exercer seu papel social porque seu objetivo não está no que pode fazer, mas no que pode aparecer.
A educação do presente corre o risco de formar consumidores de conteúdo, não pensadores autênticos.
Estamos educando para a profundidade ou para a pressa?
A informação está acessível como nunca, mas sem reflexão crítica, ela se torna apenas um dado que passa, e não um saber que transforma.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação
- Valores Morais
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos de família para refletir sobre os verdadeiros valores
