E o Tempo da Travessia e se Nao Ousamos Faze-La
A liberdade do homem não é um mal, mas um bem. O mal está no uso dessa liberdade para fins afastados do bem superior. O que não se pode deixar de considerar é que toda e qualquer posição que negue a possibilidade de uma retribuição extraterrena coloca o homem em situação de máxima perplexidade, que só o pode levar do pessimismo ao desespero.
Esse espírito de entardecer, de crepúsculo, que não permite ver a imensa heterogeneidade que há nas causas intrínsecas e extrínsecas dos fatos, nos fatores que cooperam para que ele seja o que ele é.
O marxismo na Rússia não conseguiu abolir o Estado nem sequer diminuir seu poder. Não evitou a polícia nem o exército, muito menos a burocracia. O aumento da produtividade foi risível. Não comunizou a propriedade, não evitou a desigualdade, pior, a acentuou. Não aniquilou o amor à pátria nem estimulou o internacionalismo. Não proscreveu as insígnias honoríficas, mas criou novas e fez ressurgir outras. Não construiu a liberdade, mas a maior opressão registrada na história.
Não está sendo fácil pra mim acordar todos os dias e perceber que não te tenho mais aqui.
Me desculpe. Me desculpe. Por favor, me desculpe. Vou repetir de novo: Me desculpe. Sei que sou covarde, sei que me falta coragem. Porém, preciso disto. Preciso desistir aqui. Minhas forças esgotaram, minha motivação simplesmente acabou.. Você me entende? Eu sei que não, aliás, nunca entendeu não é mesmo? Eu queria ficar, eu queria continuar aqui. Queria ficar com você. Mas algo me obriga a sair, a ir embora, a correr, me esconder. Estou feliz, estou feliz realmente. Te ver feliz, me deixa feliz. Me pergunto todos os dias se essa foi uma escolha sensata a se fazer. Não foi muito boa pra mim tomar essa atitude de me afastar de você. Olhe eu aqui! Sofrendo as consequências disso tudo! Não está sendo fácil pra mim acordar todos os dias e perceber que não te tenho mais aqui. De repente olho pra trás e dá uma saudade, sabe? Uma nostalgia sem fim. É como se algo me puxasse, querendo me levar de volta. Querendo trazer de volta tudo aquilo, todo aquele sentimento que eu sentia por ti. Eu sempre olho aquela nossa foto no parque, que tiramos quando nos conhecemos. Fico horas olhando para ela. Fico horas imaginando a onde você está, com quem está… se está bem, se está feliz… Fico horas olhando para as nossas fotos e aos poucos vou me recordando das lembranças, das juras de amor, de tudo o que você me ensinou e o quanto eu era feliz com você. Era. Mas tudo se esfriou, essa é que é a verdade. O amor existiu e ainda existe dentro de mim. Espero que ele ainda esteja ainda dentro de você. Desculpe-me por tudo que eu lhe causei, desculpe-me pelos meus ciúmes excessivos, desculpe-me por ter feito você chorar enquanto era pra te fazer sorrir, desculpe-me pelos meus erros, desculpe-me por te amar tanto… E esse amor, ao invés de curar…tá me ferindo e te ferindo. Me desculpa.
As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo,
Muita gente tem forma, mas não tem conteúdo,
Eu não sou alienado, eu não vivo esse absurdo,
Eu conheço o fim da linha, eu renasci do submundo,
Eu mergulhei fundo, tomei de tudo pra tentar chegar ao fim
De um poço de um mundo sujo.
Faço dos teus braços um lugar mais seguro,
Procurei paz em outro abraço não achei eu juro,
Saio do compasso, passo apuros que vier,
Abro a janela pra que você possa ver...
A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania
TAO TE KING - LAO-TSÉ
VERSO 4 - INTERPRETADO POR JOSÉ LAÉRCIO DO EGITO
O Mestre não deve esperar que o discípulo chegue à Perfeição Absoluta, desde que por mais que procure dentro do relativo ele jamais chegará à uma coisa chamada, Deus, Perfeição, ao Tao pois somente no Infinito encontra-se a Perfeição, Nele está contido tudo, a Ele coisa alguma pode ser tirada ou acrescida."
O Tao é o vazio inesgotável, e a fonte do profundo silêncio, que o uso jamais desgasta.
Desvalores e valores são próprios do mundo dialético, relativo, portanto condições ainda distantes da Perfeição.
"O Tao é como um vaso inesgotável, mas vazio. Mesmo vazio contém o segredo de toda plenitude"
O Mestre não deve julgar-se perfeito mesmo se ainda estiver imbuído de valores que os considera pureza, pois a pureza ainda está distante da cientificação perfeita. A Perfeição Absoluta está no Tao e o Tao é o vazio inesgotável. Enquanto o ser tiver qualidades ainda não chegou à Perfeição.
"O mestre cheio de conceitos, de hábitos, de pontos de vista dogmáticos, jamais poderá captar o sentido real do Tao, que se expressa justamente pelo vazio"
O Mestre pelo exemplo pode apenas induzir a marcha própria de cada discípulo no sentido da vacuidade de onde, observando o caminho do Mestre, ele siga o seu na busca da perfeição, sinta o Tao, "Origem de todas as plenitudes do mundo".
Do "vazio do Tao" todas as coisas procedem assim na caminhada própria correta o discípulo pode encontrar e trazer valores mediante os quais à cada dia ele chegará mais próximo da perfeição.
Não são repressões, condenações e nem mesmo exaltações que conduzem o discípulo à perfeição pois nos ensina o Tao Te King: "Suavizai o corte, desfazei os nós"...
O Mestre não deve tornar o caminho do discípulo nem árido, afim de que ele não o abandone, e nem muito suave: "Diminui o brilho, deixar que as rodas percorram os velhos sulcos". O Mestre não deve interferir diretamente na caminhada do discípulo, deixar que cada um siga o mesmo caminho que outros percorreram, mas pelo exemplo mostrar o sulco mais eficiente. A carroça segue melhor nos velhos sulcos deixados por outras carroças que já trilharam o mesmo caminho.
O Mestre deve considerar seu próprio brilho a fim de se harmonizar com a escuridão do discípulo; não deve salientar seu brilho para que não ofusque o discípulo.
" ILUMINAR PÁSSARO À NOITE É TORNÁ-LO MAIS CEGO AINDA ".
O Mestre deve ser um farol mas se necessário diminuir o seu para poder se harmonizar com a escuridão dos outros. Isso indica que a luz deve ser mostrada gradativamente ao discípulo, pois se ela se apresentar muito forte este se desestimulará julgando não poder chegar tão distante.