Doutrina
Calvino chamou sua doutrina de “tremendum, horrendum, incomprehensibile, et verissirnum...” (tremenda, horrenda, incompreensível, e verdadeira), mas para mim tal doutrina é “tremendum, horrendum, incomprehensibile, et falsissimum” (tremenda, horrenda, incompreensível e falsa).
Se a doutrina correta não for acompanhada com amor ela tras uma série de problemas, e não uma devoção a Jesus Cristo.
Se uma doutrina incitar o mal e a pessoa, em seu coração, não se afinar com esse mal, naturalmente se afastará dessa doutrina. Por outro lado, se o mal habitar em seu coração, permanecerá, procurará o mal em algum outro lugar, ou criará esse mal por si mesmo.
A Doutrina Espírita em sua essência é muito mais que ver e ouvir espíritos, muito simples! É o seguinte:
Se estiver com algum problema, peça ajuda.
Não está? Ajude quem precise.
A reflexão da sã doutrina causa-nos entusiasmo, mas o fanatismo
religioso condena-nos a ser reféns de
ideologias fúteis e desnecessárias.
O TEMPO VIRÁ
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina. —2 Timóteo 4:3
O artigo de um jornal dos EUA descreve como os pais hoje tentam conduzir seus filhos neste mundo com tantos tipos de fé. Um casal pediu a Sra. Ema Drouillard, que é responsável por cultos cerimoniais, para que organizasse um culto em favor de seu bebê, Letícia. A mãe disse: “Nós só queríamos que um espírito maior guiasse nossa filha, mas não queríamos ser específicos. Gostaríamos que todas as suas necessidades fossem atendidas”. O casal disse: “Queremos que o Cristianismo seja lite; que acredita em “anjos, fadas, duendes e Papai Noel”. Este fato ilustra a desvalorização das verdades das Escrituras, atitude tão predominante na cultura atual.
O apóstolo Paulo advertiu Timóteo que viria um tempo quando as pessoas iriam preferir o alimento espiritual “mais leve” e não tolerariam ensinamentos sólidos e sãos (2 Timóteo 4:3-4). Ele profetizou que ensinamentos falsos iriam aumentar e seriam aceitos por muitos, pois supririam as necessidades de sua carne. Estas pessoas têm o desejo de serem entretidas e querem uma doutrina que lhes proporcione bons sentimentos a respeito de si mesmos. Paulo instruiu Timóteo a combater estes ensinamentos verificando se as doutrinas estão de acordo com a Palavra de Deus. O propósito de sua instrução era a de corrigir, repreender e encorajar a outros (v.2).
Como crentes somos chamados a ensinar e obedecer à Palavra de Deus. —MLW
Permaneça na Palavra de Deus e você não cometerá erros. Marvin Williams
Smooth Talkers
Fale as coisas apropriadas para a sã doutrina. - Tito 2: 1
Escritura de hoje : Tito 1: 5-16
Um homem que estava tentando explicar o significado da palavra oratório comentou com a língua na bochecha: “Se você diz que preto é branco, isso é tolice. Mas se você diz que o preto é branco, você ruge como um touro, bate na mesa com os dois punhos e corre de uma ponta à outra da plataforma, isso é oratório! ”
Podemos rapidamente nos deixar levar pela maneira como as pessoas se expressam, apesar de termos algumas perguntas sobre a mensagem delas. Judas nos alertou sobre aqueles cujas bocas falam "grandes palavras inchadas" (v.16). As massas são frequentemente movidas mais por estilo do que por conteúdo.
Segundo Paulo, chegará o tempo em que as pessoas se afastarão da verdade da sã doutrina e tolerarão apenas aqueles que entretêm e fazem as pessoas se sentirem bem (2 Tim. 4: 3-4). Portanto, devemos analisar e avaliar cuidadosamente à luz das Escrituras tudo o que ouvimos - mesmo o que é ensinado e proclamado pelo mais eloquente dos oradores. Não devemos nos deixar levar pelo mero oratório - especialmente na igreja! Precisamos ter certeza de que os professores da Bíblia que ouvimos estão “falando a verdade em Cristo e não mentindo” (1 Tim. 2: 7).
Não deixe que “faladores e enganadores ociosos” (Ti 1:10) o confundam. A eloquência nunca substitui a verdade.
Refletir e orar
Devemos tomar cuidado com os oradores que
distorcem e distorcem a Palavra de Deus;
Eles vão divertir e motivar,
e chamarão a verdade de absurda. —Sper
Para reconhecer as mentiras de Satanás, concentre-se na verdade de Deus. Richard DeHaan
Evangelho eterno
A doutrina do evangelho da salvação, nunca pode ser alterada, deturpada ou adulterada. O evangelho é o "poder de Deus" para salvação de todo aquele que nele crê. Não podemos ter outro evangelho, além do evangelho 🙏 de Jesus Cristo. Por isso o novo testamento ou nova aliança, tornou antiquada a primeira aliança.
Hoje nos nossos dias e nos dias da presença do Senhor neste mundo, Deus fala e falou, por meio de seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Jesus Cristo é "o fim de toda lei". O evangelho verdadeiro é o único modo de salvação para as almas humanas. O evangelho é a verdade. Jesus Cristo é a verdade. Por isso não pode haver outra verdade ou forma de salvação para o ser humano.
É impossível haver um evangelho para aquele que rouba, ou para adúlteros, ou mesmo para sodomitas ou ainda para homicidas, matricidas, para os impuros, devassos. O evangelho não é ou pode ser modificado, para outro evangelho, de acordo com estas condições que mencionei.
Tudo pode mudar no mundo, os valores humanos, culturas dos povos, a religião, a política. Mudam os anos, mudam os tempos. Mas o evangelho não muda nunca. Nem pode mudar. Qualquer evangelho que tenha pontos diferentes do evangelho da bíblia, não é o "poder de Deus" mas sim o poder do homem. Só é evangelho, aquele que se fundamenta na pessoa de Jesus Cristo. Não há evangelhos de "Maria", de gays ou de idolatria, ou mesmo evangelhos de prosperidade ou ainda de imoralidade, injustiça ou evangelho de "novas éticas".
Jesus Cristo é o evangelho, este morreu por todos os que nele creiem. Sendo portanto a sua salvação. O evangelho é eterno, sem sombra de mudança alguma.
Um feliz Ano Novo, para todos os amigos
Vosso em Jesus Cristo
Hélder Duarte
Há muitos que odeiam os erros teológicos, mas perecem em sua prática; que odeiam a falsa doutrina, mas perecem pelo seu testemunho; são zelosas para com a ortodoxia, mas não para com as suas próprias vidas.
Aparecem mais críticas sobre a ignorância dos líderes de igrejas que pregam a sã doutrina dos apóstolos do que as frases e pensamentos daqueles que convidam seus leitores a serem remodelados à luz da boa moral ou das Escrituras, uma vez que eles mancham a sua reputação e seus relacionamentos fraternais, conjugais ou familiares em casa ou fora para que ninguém mais possa descobrir ou denunciar o seu lado oculto repulsivo, repreensível e sejam reprovados pelas suas atitudes e comportamentos como tais.
Foi o amor e não a doutrina ensinada nas igrejas que, pouco a pouco mostrou-me, qual a religião que verdadeiramente agrada a Deus.
Todo teólogo, líder ou cristão liberal, está de alguma forma tentado relativizar a Sã Doutrina, para que ela se adeque aos padrões imorais desse mundo caído.
O bom do ateísmo, é que ELE não obriga, doutrina ou impõe NADA. Apenas desperta o lado mais racional.
A insanidade da doutrina calvinista da expiação limitada é que se Deus não amou a todos
(João 3.16; Rm 5.8; 1° João 2.2), logicamente, você também não precisa amar a todos
(Mt 5.43-48; Mt 22.36-40; 1° Ts 3.12).
Esta doutrina manifesta e diretamente tende a subverter toda a Revelação Cristã, a mesma coisa ela faz, por evidente consequência, ao fazer a Revelação contradizer-se. Pois ela está fundamentada em tal interpretação de alguns textos (mais ou menos, isto não interessa) que categoricamente contradiz todos os outros textos, e de fato toda a extensão e tendência geral da Escritura.
A doutrina de que Deus é o autor do pecado não é encontrada na Bíblia, na Ortodoxia primitiva, nos concílios gerais da igreja, na escolástica e nem na tradição reformada de primeira geração (Luteranos); mas somente na tradição reformada de segunda geração (calvinistas), no ateísmo e nos filhos de satanás.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp