Divino Espírito Santo
O arrependimento acontece quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo e, por meio da sua imensurável graça, alcançamos níveis cada vez mais profundos de percepção do amor de Deus. Assim, somos convencidos da Sua justiça, bondade e misericórdia, e levados a reconhecer os nossos próprios pecados.
O que é ser alegre no Espírito Santo?
A alegria no Espírito Santo é uma alegria espiritual e transcendente, não baseada em circunstâncias externas, mas na comunhão com Deus e na certeza de Sua presença. Ela é fruto do Espírito (Gálatas 5:22) e, portanto, não depende das condições momentâneas da vida. Essa alegria coexiste com o sofrimento, as crises e até o luto, porque sua fonte não é o ambiente ao redor, mas a confiança em Deus e em Suas promessas.
Veja Jesus em João 16:33: Ele disse que no mundo teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo. Essa alegria é o "bom ânimo" que brota da convicção de que, mesmo em meio ao caos, Deus está no controle.
Alegria no Espírito não é escravidão ao otimismo
A alegria no Espírito Santo não é uma máscara de felicidade, mas uma condição espiritual de confiança e esperança em Deus. Ela não anula o luto, o choro ou as crises, mas nos ajuda a enfrentá-los com coragem, sabendo que Deus está conosco e que há um propósito eterno em tudo isso.
Essa alegria nos faz entender que, mesmo quando estamos chorando, estamos nas mãos de um Deus que transforma dor em crescimento e sofrimento em glória. Como Paulo disse em 2 Coríntios 4:17, "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.
"Quando a presença de Deus, através do Espírito Santo, nos santifica e nos leva ao arrependimento, descobrimos que podemos todas as coisas Nele e na força do Seu poder."
Então o Espírito Santo te faz falar em outras línguas, mas não te faz pedir perdão para o seu irmão em português? Ele te faz falar em outras línguas, mas não faz pregar o Evangelho para o seu próximo em português? Ele te faz falar em outras línguas, mas não te faz parar de fofocar? Falar em línguas é dom, controlar a língua é fruto, pregar o Evangelho é mandamento, pedir perdão é a marca de quem realmente entendeu o Evangelho Verdadeiro.
Precisamos do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, da sua graça renovadora, para que possamos resistir à maléfica influência do mundo!
O Espírito Santo habita nos filhos de Deus (1Co 3:16) e está sempre acessível, pronto para nos guiar, fortalecer e consolar, capacitando-nos a viver conforme a vontade de Deus (Jo 14:16-17)."
O Espírito Santo não é uma mera força impessoal, mas um ser pessoal dotado de atributos divinos—como onipotência, onisciência e onipresença—capaz de interagir pessoalmente com os crentes.
O Espírito Santo é o agente regenerador que restaura a natureza humana caída, capacitando os crentes a renascerem espiritualmente e a refletirem a imagem de Cristo.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, co-igual e co-eterno com o Pai e o Filho, demonstrando a unidade e a diversidade na natureza de Deus.
O Espírito Santo é que ilumina o nosso entendimento, retifica a nossa vontade e afeições, renova a nossa natureza, une a nossa pessoa com Cristo, dá-nos a certeza da nossa adoção como filhos, guia-nos em nossas ações, purifica e santificam a nossa alma e nosso corpo para gozo completo e eterno de Deus.
John Wesley - Cartas: "A um católico romano", 8 (III, 9).
Há uma variabilidade irreconciliável nas operações do Espírito Santo nas almas dos homens, especialmente quanto ao modo da justificação. Muitos o encontram derramando-se sobre eles como uma torrente enquanto experimentam o poder dominador da graça salvadora. Esta tem sido a experiência de muitos, talvez mais nesta última visitação do que em qualquer outra época desde os tempos apostólicos. Mas Ele opera em outros de maneira muito diferente: Ele exerce a sua influência de maneira delicada, refrescante como o orvalho silencioso.
John Wesley - Cartas: A Maria Cooke (VII, 298).
" Ainda na Eternidade, Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo escolhe um povo para pertencer a eles."
__________
Ministério Resgate
# 2025 #
Se não é perceptível mudança de vida, consequentemente não há frutos do Espírito Santo. Não é a frequência a uma igreja que indicará conversão.
O batismo no Espírito Santo que os discípulos experimentaram nunca se tronou uma mera lembrança de algo que aconteceu no passado distante. Foi uma realidade sempre presente.
Teologia Arminiana
- Relacionados
- 43 frases de autoconfiança e amor-próprio que afirmam sua essência
- 37 frases do Espírito Santo que despertam o amor de Deus
- 34 frases de agradecimento pela presença que fazem a diferença
- Frases de adoração ao Santíssimo que conectam com o divino
- Bom dia, que o Espírito Santo te ilumine: mensagens para fortalecer a fé
- Espírito Santo de Deus
- Espírito Santo Abençoa
