Ditado popular sobre conselhos
Se queremos conselhos verdadeiros, devemos buscá-lo somente com pessoas que se esforçam para viver a Palavra de Deus na integridade.
Isso importa
Passei boa parte da vida ouvindo conselhos, ordens, críticas e pedidos. Uns vinham com carinho, outros com exigência. "Não faz assim", "isso tá errado", "tem que ser desse jeito", "o que você acha disso?", "faz isso pra mim?," e lá ia eu, pronto pra resolver, agradar, evitar confusão.
Fui dizendo sim em silêncio, engolindo o não por educação. E fiz. Fiz muito. Por amigos, por parentes, por colegas, até por quem nem ficou na lembrança. Fiz porque parecia o certo, porque me ensinaram assim, porque era mais fácil seguir do que explicar por que não queria.
Outro dia, cansado de tanto "tem que", me veio a pergunta: isso importa? Tudo isso que fiz, tudo que cedi, tudo que deixei de lado pra agradar... realmente importa?
A resposta veio com a simplicidade de quem já viveu o bastante pra saber que o tempo é curto e o caixão não tem gavetas. No fim, vou embora com a roupa do corpo, sem medalhas, sem diplomas pendurados, sem recibos de favores prestados. Só eu, meu corpo, e talvez, se tiver sorte, minha consciência em paz.
Não digo que me arrependo. Mas hoje, se me perguntam se posso fazer algo, penso duas vezes. Faço, sim, mas se também fizer sentido pra mim. Porque ajudar é bonito, ser útil é nobre, mas se anular no processo não é.
A vida me ensinou que quem vive pra agradar, morre cansado. E eu, se puder escolher, quero ir leve. Com menos "tem que" e mais "quero". Com menos obrigações alheias e mais verdades minhas.
Porque no fim das contas, isso importa!!!...
Texto de autoria de Romildo Ferraz Filho – Todos os direitos reservados.
Os pais devem aprender que seus filhos não seguirão somente conselhos, mas seguirão tenazmente os exemplos.
CONSEQÜÊNCIAS
São conselhos de velho apaixonado, cuidado sempre tenha muito cuidado. DEUS não vai dar nada de graça a ninguém, deu Seu filho e a humanidade desdenhou dele. Tudo então tem um preço. Temos que pagar caro para termos aqui o que mais almejamos. Então para desfrutarmos de nosso desejo devemos mostrar ao ELE que, estamos dispostos a aceitar todos e quaisquer ônus para alcançarmos o degrau mais alto do podium. O troféu de campeão vai custar caro. Cabe a você decidir se é capaz de suportar as provações.
O amor não vai bater a sua porta duas vezes, será uma única vez. Preste atenção, não perca o prazer máximo dado a nós por Nosso pai, o amor. Sendo o Pai a figura mais importante no universo, quando este estender-lhe um presente pegue-o com as duas mãos e guarde bem, cuide bem, trate bem, foi à melhor coisa que ELE achou para você.
Não tenha duvidas disso, vivemos muito pouco tempo e os anos de experiência do PAI não erram, ele não daria a você nada que não considera-se o melhor.
Se um dia você for agraciado com um novo amor, com uma nova emoção de vida, cuidado, atenção, são conselhos de um velho apaixonado. Se você balançou, se você esta com uma leve tendência a largar tudo e se jogar de cara, apenas pense. Qualquer pai daria o que for melhor a seu filho. Não duvide disso. E o PAI de todos os pais, que ELE reservou a você? É fácil, na duvida entre dois amores só existe um, e não é o primeiro, se fosse nunca existiria o segundo.
No mundo da era digital é quase que impossível você entrar em depressão são frases de efeito, conselhos e declarações tão incríveis que me fascina saber o quanto a mente humana é capaz de conduzir um espírito infeliz ao ápice da reflexão.
Se você é um indecente por natureza e impõe regras morais a si mesmo para ser aceito no clã dos preconceituosos locais, não compre armamentos pesados, e nem dinamite, e nem colecione armas brancas. A sua imagem sempre estará denegrida aos olhos alheios. E, um dia, a imoralidade reprimida se perverterá e romper-se-á como uma barragem de lama sobre as carcaças do povo que você nunca foi capaz de amar e cativar... e o responsável pela desgraça (geral) incontida, terá sido só - e somente só - você!
Não mude seu comportamento bom porque a vida so lhe tras coisas ruim. Permaneça bom pois sua recompensa esta nas mãos de Deus.
O fantástico do amor é quando você o encontra no meio do caos, da turbulência, do delírio, e mesmo assim esse amor te traz paz. Com o passar do tempo aprendemos que o caos faz parte para reconhecermos o verdadeiro sentido da calmaria. Aprendemos que a turbulência pode ser forte, o caos pode ser rande, o delírio pode confundir, mas no final temos a certeza que tudo vai ficar bem, porque existe amor, porque existe vontade, porque existe a gente. A gente se gosta, a gente se quer e a gente se dá bem. Porque somos naturais, transparentes, entendemos e aceitamos nossos defeitos. E o amor é isso, é ser natural, é entender que ninguém é perfeito, que cada um tem sua imensidão de qualidades e sua imensidão de defeitos. É saber cada um dos defeitos, e mesmo assim sentir aquela vontade de estar junto, de estar perto, de sentir o calor do abraço, a sensatez do beijo, o carinho inesperado. O fantástico do amor é a sua naturalidade, sua inocência, sua grandeza em perdoar. Afinal amar é entender também que todos estão condenados a errar um dia, e quando o erro chegar, é ter a coragem para perdoar, porque a falta que o outro faz, não chega nem perto do erro que ele cometeu.
A gente se acostuma tanto com algo ou alguém que permaneceu na nossa vida por muito tempo, alguém que teve uma importância relevante e que acabou se enraizando de alguma forma lá dentro de nós. É por isso que os finais doem, porque de repente a gente tem que passar a se acostumar com a ausência do que antes era uma constante presença. E recomeçar do zero exige uma força de vontade que nem sempre surge rapidamente. Então aí a gente cria um casulo, um próprio abrigo, fecha um pouco mais o coração e abre os olhos para reavaliar tudo o que passou e planejar o que está por vir. Dizer adeus e recomeçar do zero às vezes dói, mesmo sabendo que um dia vai passar. Mas é necessário dizer adeus para amores que já não acalmam mais, para pessoas que já não trazem mais paz. Certos momentos parecem que vão durar para sempre, parecem que não terão fim, mas nada é eterno. Da mesma forma que os sorrisos duram instantes, a dor também não é eterna. Com o tempo a gente aprende a lidar com todo aquele andamento do desapego, tentando recuperar nossa estabilidade, retomar nosso equilibrio, reassumir nosso controle para decidir o que não faz mais sentido ter em nossos corações. O tampo vai passando, o sofrimento vai diminuindo, as lágrimas vão secando, o coração vai se tranquilizando e você vai se redescobrindo, permitindo se encontrar novamente, descobrir novas formas de viver, novos caminhos para seguir e novos sentimentos para sentir. E após todo esse ciclo vem a parte fantástica de todo aquele sentimento que causou tanta turbulência, tanta tristeza: entendemos que toda a dor foi fundamental para conseguirmos abrir espaço para algo melhor em nossas vidas. Quando um ciclo finaliza em nossa vida, é a forma que a vida nos motra que todo aquele relacionamento já deu o que tinha que dar, que já adquirimos tudo o que era preciso ali. E mostra que enfim chegou a hora de tocar a vida em frente, esvaziar um pouco o coração, e passar a enxergar que você tornou-se alguém melhor, alguém que amadureceu com as quedas e as pancadas da vida, e por isso agora merece apenas o melhor. Por fim, você percebe que é mais forte do que antes, mais madura do que antes e o que encontrava-se antes na sua vida, já não faz mais sentido para essa nova pessoa que és.
Enfim minha princesa chegou aos 18!
Sabendo como ela é, tentamos acelerar o tempo, mas tudo tem sua hora de acontecer.
Lembro-me como se fosse hoje o dia que o médico dela olhou a ultrassom e me disse: "É menina..." Foi uma das mais belas frases que ouvi em toda minha vida.
Então Bárbara, a vida da gente é sintetizada em uma sequência de acontecimentos: acorde cedo, vá para a escola, estude muito, faça exercícios, passe no vestibular e vá para a faculdade, trabalhe, trabalhe muito, trabalhe mais um pouco, compre um carro, pule a parte do tal "crush" e arrume um esposo, case e compre uma casa, viaje somente nas férias, Tenha filhos, envelheça e compre remédios e morra.
Assustador não?
Você sabe como seu pai tem dado um duro danado para fazer sua mãe, você e seus irmãos felizes. Então, acho que posso dizer 18 coisas que você precisa saber e praticar (se achar que deve), afinal, são coisas.
1 - Seus pais ESTARÃO SEMPRE AO SEU LADO, independente de suas escolhas.
2 - Seus irmãos TAMBÉM estarão. Serão seus companheiros para o resto de suas vidas quando eu e sua mãe não estivermos mais ao lado de vocês.
3 - VIVA SUA VIDA INTENSAMENTE.
4 - NÃO SE DEIXE ABALAR por decisões erradas. Você sempre pode recomeçar.
5 - O segredo do seu sucesso é VOCÊ. É SÓ VOCÊ, ACREDITAR EM VOCÊ.
6 - VIVA SUA VIDA INTENSAMENTE sem medo.
7 - LUTE POR SEUS SONHOS SEMPRE! Não viva nem queira o sonho de outras pessoas.
8 - NÃO TENHA INVEJA DOS OUTROS. Trabalhe e conquiste. Não se envolva na vida de outras pessoas. Conviva com elas e não com a vida delas.
9 - NÃO MALTRATE AS PESSOAS. Um dia você poderá precisar delas. E, mesmo precisando, NUNCA DEIXE NINGUÉM HUMILHAR VOCÊ.
10 - SEJA SEMPRE SINCERA. Não minta nunca!
11 - NÃO ADIE MUITO SUAS DECISÕES, pois, você terá dúvidas e não tomará decisões decisivas.
12 - VIVA SUA VIDA INTENSAMENTE mais vezes.
13 - OUÇA OUTRAS PESSOAS. Às vezes desejamos tanto uma coisa que não percebemos se estamos certo ou errado ao decidir.
14 - NUNCA PEGUE UM ATALHO. Se atalho fosse uma coisa boa teria o nome de estrada principal.
15 - ESCOLHA BEM seu futuro companheiro. Ele com certeza não deixará nenhum mal te acontecer.
16 - AME A NATUREZA. Ela saberá retribuir no momento certo.
17 - CUIDE BEM DE SEUS IRMÃOS. Vocês vão precisar muito uns dos outros.
18 - Por fim, VIVA SUA VIDA INTENSAMENTE.
Não sei se você percebeu, mas de 6 em 6, sugeri que VIVA SUA VIDA INTENSAMENTE. Todo o resto é administrável.
Felicidades, amamos muito você!
Quando a sabedoria me falta e me socorro nos mais experientes, sinto em muitos o cansaço da paciência que tenho de sobra; ensinar é um dom, não de quem nasce sabendo, mas de quem morre tentando.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp