Dignidade do Empregado
A dignidade do trabalho...
E o salário do trabalhador? O salário é um direito.. Não basta ter salário, é importante ter salário justo e só será quando a remuneração possibilitar fundar e manter dignamente uma família e assegurar seu futuro. É bom lembrar que as necessidades de uma família não se limitam à alimentação, devem abranger toda a vida: a educação, a saúde, a moradia e até o lazer. Numa palavra: tudo aquilo que cria um ambiente familiar sereno para a felicidade de todos.
Então... Valorizemos o trabalho e o realizemos com amor, cumprindo nossos deveres. Seja também um alerta para a importância da organização dos trabalhadores na luta pelos seus direitos e por fim, um apelo a quantos detêm o poder, para que saibam que a construção da justiça passa pelo valor ético e humano do trabalho.
O trabalho é o caminho para a dignidade, onde permanecemos a maior parte da nossa vida, onde podemos multiplicar a vida que recebemos e produzir mais vida. Porém o trabalho e sua remuneração é também fonte de desigualdade! O trabalho deve estar a serviço do homem e não o homem a serviço do trabalho!
A advocacia é uma profissão dos apaixonados pelo Direito e,saber exercê-la, com dignidade e honestidade, é um dever de consciência do advogado.
"A todos que plantam as sementes do trabalho e dignidade, possam colher em sua lavoura, muitas bênçãos de paz, amor e felicidade".
Nen Araújo (1920-2015)
"A dignidade do trabalho e o seu valor, não são mensurados pela ação braçal ou pelo capital intelectual, mas sim pelos resultados sociais que ele é capaz de produzir."
A dignidade do trabalhador está para além de um trabalho que o dignifica, mas de sua postura diante dele.
"Quero viver num lugar onde eu possa viver pelo menos com dignidade pelo trabalho que faço, onde as pessoas valem o quanto pesam. Onde a nossa arte e nosso suor valha o quanto suamos arduamente para poder ter pelo menos um tempo pra viver e curtir a família, viajar e ter o direito de aproveitar a vida com o que ganha. Onde eu possa guardar o dinheiro, e não como se fosse guardado em um saco furado. Um lugar onde não trabalhemos para sobreviver, e sim para viver. Isto é o mínimo para um ser humano que só vive para o trabalho incessante e não pra viver. Um lugar que eu possa aproveitar o tanto que sou feliz dentro de mim comigo mesma. Só me falta este lugar. O resto o mundo me completa. Só preciso chegar lá"
Dignidade é um fato raro poucos conseguem assimilar a questão não é saber é ter coragem de empregar, Nos dias, nas atitudes, nas manhãs e assim fluir.
Fazer valer a palavra, as mãos a se unir.
Riqueza não se consegue através do trabalho
no máximo se consegue com trabalho, honra e dignidade!
Que já é muita coisa para quem vive a lutar;
O emprego é dignidade em ação,
e o Senac-DF, ponte da conexão.
Gratidão imensa, palavras não expressam, mas diante dessa obra, admiração trespassa. Homenagem ao Senac-DF pela sua relevância neste mundo de oportunidade e esperança.
Livro: O Respiro da Inspiração
o advogado no exercício de sua profissão deve agir com decoro, dignidade, honestidade, boa-fé e que deve perseguir a aplicação da justiça para os casos em que representar seu cliente.
A dignidade atribuída ao trabalho refere-se ao exercício de cidadania e não à necessidade de subsistência.
O problema maior não é perder o emprego, mas perder a dignidade também. Porque muita gente, trabalhadora, quer viver do seu trabalho, do seu suor, e não de míseras doações do próximo. Isso ajuda, mas humilha e envergonha também. Por isso o auxílio emergencial do governo, numa pandemia, por exemplo, é de fundamental importância, é menos humilhante para os trabalhadores informais ou desempregados.
SOBRE VIVER
O trabalho traz dignidade ao homem.
A gente trabalha para sobreviver.
APENAS sobreviver!
A vida fica pra depois.
Depois, vem
o cansaço,
as dores,
as dívidas
e as dúvidas.
E a vida fica pra próxima...
(Guilherme Mossini Mendel)
